25 Plugins Para Criação De Sites Em WordPress

Por acaso você escolheu a plataforma CMS WordPress para criar a seu site?

Se a resposta é sim, você não está sozinho. Atualmente, o WordPress é utilizado por aproximadamente 25% da web.

Além de ser um dos melhores sistemas “pré-preparados” de gestão de conteúdo, o WordPress tem mais um fator que faz dele a melhor opção: O acesso a dezenas de milhares de plugins.

25-plugins-criacao-de-sites-wordpress-1200

No passado, falamos sobre várias categorias diferentes de plugins. Este post, por exemplo, examina 11 dos melhores plugins para melhorar a usabilidade do seu blog.

Apesar de eu mesmo publicar conteúdo há muitos anos, eu sempre faço consultas com clientes que estão apenas começando. E em muitos casos, as empresas não têm a menor ideia de quais plugins seriam os melhores para o seu site.

Abaixo, vou avaliar 25 plugins que você deve considerar logo que o seu primeiro site WordPress entrar no ar. Você provavelmente não usará todos eles, mas é muito provável que vários deles te ajudem a alcançar seus objetivos.

 

1. Akismet

O Akismet vem pré-instalado com a maioria das instalações do WordPress, e por isso deve ser um dos primeiros plugins que você deve utilizar. Veja o que ele faz:

“O Akismet verifica os seus comentários com o serviço Akismet Web para determinar se são ou não spam”.

Se você nunca gerenciou um site WordPress, talvez não tenha ideia da quantidade de comentários com spam que vai receber. Pode haver um ponto em que você terá que passar horas todos os dias gerenciando comentários. E isso não é o que você deseja.

O Akismet é o melhor plugin contra spam no mercado. Assim, comece a usá-lo desde o primeiro dia.
plugin-askimet

2. All in One SEO Pack

Com aproximadamente 30 milhões de downloads, esse é o plugin de WordPress mais popular de todos os tempos. Esse fato já deve te dar uma ideia do porquê esse plugin deve ser quase obrigatório para o seu primeiro site WordPress.

Como o nome indica, esse plugin aperfeiçoa o seu blog para a otimização para mecanismos de busca. Do suporte sitemap à habilidade de atualizar rapidamente títulos e palavras-chave, esse plugin faz tudo.

O WordPress é adaptado a SEO, mas esse plugin adiciona mais funcionalidade e desempenho.
plugin-all-in-one-seo-pack

3. NextGEN Gallery

Desde o seu lançamento em 2007, o NextGEN Gallery é o melhor plugin de galeria do WordPress.

Com um sistema completo de gestão de galeria WordPress, incluindo funções que não são oferecidas pela concorrência, esse plugin é sempre a escolha certa.

aprenda-como-ganhar-dinheiro-com-site-blog-2

Se as imagens são um elemento importante em seu negócio, você com certeza vai querer usar esse plugin. Ele traz algumas funções incríveis quando se trata de exibir imagens em uma variedade de formatos.
plugin-nextgen-gallery

4. W3 Total Cache

Aqui está a descrição desse plugin:

“Otimização de performance (WPO) fácil usando caching: Suporte a navegador, página, objetivo, database, minify e rede de entrega de conteúdo.”

Esse plugin talvez seja ignorado por aqueles que não entendem os benefícios do caching. Mas não deixe que esse seja o seu caso.

Considerando a habilidade de aperfeiçoar tanto a velocidade da página quanto a experiência do usuário, não há razão para não instalar esse plugin. Ele vai beneficiar você e os seus leitores, além de ter um impacto positivo em seus rankings em mecanismos de busca.

 

5. Really Simple CAPTCHA

Você já viu algo assim ao tentar deixar um comentário em um blog? Ou talvez ao enviar um e-mail usando um formulário de contato?

plugin-really-simple-captcha
Com esse plugin, você pode combater o spam em comentários e formulários de contato, dois elementos que podem diminuir o seu ritmo.

O plugin é fácil de instalar e tem uma avaliação de 4,3 em 5 estrelas.

Se você está procurando uma solução CAPTCHA simples, esse é o plugin certo.

 

6. Google XML Sitemaps

Você tem o objetivo de um dia dominar os resultados dos mecanismos de busca para as suas palavras-chave segmentadas?

Se a resposta é sim, você precisa de todos os plugins mais importantes do WordPress. E o Google XML Sitemaps é um dos melhores. Veja o que ele faz:
“Esse plugin vai gerar um sitemap XML especial que vai te ajudar a pesquisar mecanismos de busca para indexar melhor o seu blog.”

Em três aulas GRATUITAS, você aprenderá como os Americanos 
fazem para gerar centenas de $ com Money Sites.

Esqueça a ideia de fazer isso manualmente. Você pode usar esse plugin para criar rapidamente um sitemap XML abrangente, o que vai assegurar que os mecanismos de busca possam encontrar e indexar as páginas e os posts que você adicionar ao seu site WordPress.

Sem isso, o seu site WordPress talvez tenha dificuldades para se estabelecer nos mecanismos de busca. É por isso que muitos usuários instalam esse plugin antes mesmo de publicar qualquer conteúdo.

plugin-google-xml-sitemaps

 

7. Wordfence Security

Talvez você se preocupe com a segurança em seu site WordPress. A última coisa que você quer é ter que se preocupar com problemas de segurança, como alguém invadindo o seu painel.

O plugin Wordfence Security te protege contra esses incidentes, com funções como:

Uso de uma firewall de aplicativo web
Segurança para login
Ferramentas de monitoramento
A segurança não é um fator que você deve começar a considerar somente quando alguma coisa der errado. É melhor ser proativo. O uso desse plugin gratuito vai te permitir fazer isso.

plugin-wordfence-security

 

8. Contact Form 7

Conhecida como um dos melhores plugins de formulário de contato, essa ferramenta é simples, flexível e tem a capacidade de atender todas as suas necessidades.

aprenda-como-ganhar-dinheiro-com-site-blog

O melhor é a habilidade de personalizar formulários sem a necessidade de conhecimento avançado. Tudo aquilo de que você precisa está incluído. Tudo o que você tem que fazer é fazer as mudanças necessárias, pré-visualizar o formulário e ativá-lo no momento certo.

Com mais de um milhão de instalações ativas, você não estará sozinho se decidir instalar e utilizar o Contact Form 7. Ele realmente é um dos melhores plugins de formulário de contato disponíveis no mercado.

plugin-contact-form-7

 

9. Disable Comments

Há momentos em que você não deseja dar aos leitores a possibilidade de deixar comentários em seu site WordPress. Essa é uma opção comum quando você está recebendo spam demais, por exemplo.

Independente da razão pela qual você quer desativar os comentários, esse plugin te permite fazer isso com facilidade.

Você não precisa desativar os comentários em todas as páginas, se não desejar. Você pode selecionar as páginas em que vai desativar os comentários com controle total o tempo todo. Além disso, você também pode optar por remover o espaço de comentários em certos tipos de post.

plugin-disable-comments

 

10. Ninja Forms

Além do nome legal, veja como esse plugin é descrito em sua página oficial:
“Crie formulários e lide facilmente com as submissões com uma interface simples de arrastar e soltar. Formulários de contato, de assinatura ou qualquer outro formato para o WordPress.”

Esse plugin é voltado para a criação de formulários visualmente atraentes, sem muito trabalho.

Se o Contact Form 7 não é avançado o suficiente para você, é seguro afirmar que o Ninja Forms vai suprir o que falta.

Aprenda como fazer Link Building e Gerar Links para o seu Blog WordPress

O plugin traz muitas funções, incluindo dezenas de campos que você pode adicionar rapidamente a um formulário. Além disso, há quatro funções antispam integradas. Isso te permite criar formulários sem a possibilidade de abuso – uma preocupação a menos para você.

plugin-ninja-forms

 

11. BackWPup – WordPress Backup Plugin

Qual foi a última vez em que você fez backup de seu site WordPress?

Mesmo que o seu blog tenha apenas alguns dias de vida, você precisa criar o hábito de fazer backup. E com esse plugin, fica fácil criar um fluxo de trabalho.

Com o BackWPup, você pode programar backups automáticos, garantindo que nunca vai se esquecer de fazê-los manualmente.

Comece usando a versão gratuita. A partir daí, se decidir que precisa de mais funções, considere migrar para a versão paga.

Se você não tem um plugin que faz backup de seu site regularmente, está assumindo um risco enorme. Você precisa instalar e ativar o BackWPup ou outro plugin similar logo no primeiro dia.

plugin-backwpup-wordpress-backup-plugin

 

12. WP-Optimize

A descrição oficial do plugin já diz tudo:

“Esse plugin, simples mas eficaz, permite que você limpe profundamente a sua database de WordPress e a otimize sem consultas manuais.”

Você provavelmente não precisará desse plugin nos primeiros dias do seu site WordPress. Mas é uma boa ideia instalá-lo e deixar tudo pronto para o futuro.

Algumas das funções principais são:

Remoção de comentários apagados
Limpeza de lixo dos posts
Remoção de trackbacks e pingbacks
Há muitas funções associadas a esse plugin. Assim, reserve algum tempo para avaliar exatamente o que pode ser feito antes de ativá-lo.

plugin-wp-optimize

 

13. Broken Link Checker

Preocupado com links quebrados em seus posts e páginas?

Você poderia verificar cada página manualmente, mas imagine como isso será difícil quando o seu blog crescer? E é por isso que esse plugin já foi instalado mais de 400.000 vezes.

Do monitoramento de links à detecção daqueles que não funcionam mais, esse plugin faz todo o trabalho duro por você.

Instale o plugin logo que criar o seu site WordPress. Assim, ele estará disponível na medida em que o seu blog cresce.

 

14. The Events Calendar

Nem todo site WordPress precisa desse plugin, mas já falei com muitos usuários que apreciam suas múltiplas funções.

Como o nome sugere, você pode usar esse plugin para compartilhar eventos com o seu público.

Além da facilidade de uso, o resultado final é um belo calendário, com aparência profissional. Veja só:

plugin-the-events-calendar
Se você está procurando um plugin simples e flexível para compartilhar eventos em seu site WordPress, essa ferramenta é tudo que precisa para começar.

 

15. WP Maintenance Mode

Seu site está fora do ar para manutenção? Você está interessado em comunicar ao seu público que o site estará de volta em breve?

O Modelo Tradicional De Criar Blogs Está Morrendo

Você pode usar esse plugin para criar uma splash page com visual atraente. A ferramenta deixa a personalização fácil, é divertida de usar e cheia de funcionalidades.

Algumas das principais funções incluem:

Opção para implementar um formulário de assinatura
Design responsivo
Opções de SEO
Cronômetro de contagem regressiva
Esse é um dos plugins que você deve instalar antes de colocar seu site WordPress no ar.

plugin-wp-maintenance-mode

 

16. WP Google Maps

Você está procurando uma forma simples de adicionar um mapa do Google Maps personalizado ao seu site WordPresss?

Esse é o plugin que você precisa. Você pode usá-lo em uma página de contato, por exemplo, para ajudar seus leitores a encontrarem a sua localização física (um escritório, uma loja etc).

Recheado de funções, o WP Google Maps tem mais de 300.000 instalações ativas. Ao começar, experimente cada um dos nove temas de mapas disponíveis. Isso vai te ajudar a encontrar o design e o layout que funcionam melhor para o seu site WordPress.

plugin-wp-google-maps

 

17. Yet Another Related Posts Plugin (YARPP)

É importante manter os leitores em seu site pelo máximo de tempo que for possível. Esse é um hábito que você precisa desenvolver, já que aumenta as chances de conversão e ao mesmo tempo ajuda os seus esforços de SEO.
O objetivo desse plugin é manter os seus leitores engajados, graças à forma como ele exibe uma lista de posts relacionados. A ideia é que isso ajude a levar leitores de um post para o outro, mantendo-os dentro do seu site por um período mais longo.

O algoritmo exclusivo garante que você só precisa instalar o plugin e observar o funcionamento dele.

 

18. Simple Custom CSS

Se você não entende de WordPress e não sabe como fazer alterações no código, vai precisar desse plugin.

Com o Simple Custom CSS, você poderá adicionar CSS personalizado ao seu site WordPress sem as dificuldades do método tradicional.

O plugin foi concebido tanto para usuários iniciantes quanto para avançados, assegurando que qualquer pessoa possa acrescentar CSS personalizado ao site para chegar ao estilo que deseja.

Dicas: alguns temas disponíveis para sites WordPress já incluem essa funcionalidade. No entanto, os outros vão se beneficiar desse plugin.

plugin-simple-custom-css

 

19. WP Statistics

Se você deseja rastrear estatísticas de tráfego (e você deve fazer isso), esse plugin deve ser considerado.

Existe a possibilidade de usar serviços externos, como o Google Analytics, mas esse plugin talvez seja mais do que suficiente para quem está criando o seu primeiro site WordPress.

As funções incluem:

Habilidade para rastrear usuários online, visitantes, estatísticas de página e muito mais
Dados avançados, incluindo estatísticas de país, fontes de referência, melhores palavras-chave e tipo de navegador
Mapa interativo mostrando a localização de cada visitante
Além das funcionalidades listadas, você pode também configurar o plugin para enviar relatórios diários por e-mail.

plugin-wp-statistics

 

20. Disqus Comment System

O sistema integrado de comentários do WordPress não é nada de especial. Se você quiser elevar essa parte do seu site ao próximo patamar, pode usar o plugin Disqus.

Há muitas vantagens nesse plugin, incluindo a aparência visual em seu site WordPress. Você também vai apreciar a experiência mais interativa que ele oferece.

É difícil imaginar um momento em que todos os seus posts receberão comentários, mas isso vai acontecer mais cedo do que você imagina. Quando a hora chegar, você precisará de um sistema de comentários poderoso e avançado.

plugin-disqus-comment-system

 

21. Instagram Feed

Você já implementou um plano de marketing em mídias sociais?

Se a resposta foi sim, o Instagram provavelmente está incluído nesse plano. E nesse caso, você deve considerar a instalação desse plugin. Veja abaixo a descrição dele:

“Mostre feeds minimalistas, personalizáveis e responsivos de múltiplas contas do Instagram.”

Se isso não te diz o suficiente, esse print de tela do plugin em funcionamento vai te dar uma ideia melhor do que ele oferece:

plugin-instagram-feed
Graças à habilidade de personalizar por completo a aparência do feed, você sempre vai apreciar o resultado final.

 

22. SEO Friendly Images

Há muitos detalhes envolvidos na criação de um site adaptado para SEO. Infelizmente, muitas pessoas ignoram a importância do SEO quando se trata de imagens.

Esse plugin vai garantir que você nunca cometa erros nessa área.

Ao adicionar automaticamente os atributos atl e title, você terá a segurança de saber que todas as imagens estão otimizadas para mecanismos de busca.

O uso do plugin é tão fácil quanto a instalação. Além disso, ele pode ser personalizado para atender às necessidades específicas do seu site e da sua abordagem de SEO.

plugin-seo-friendly-images

 

23. Pretty Link Lite

Esse plugin supereficiente inclui muitas funções.

Em termos simples, o plugin te dá o poder de encurtar links usando o nome do seu domínio. É isso mesmo: Você nunca mais vai precisar do bit.ly.

modelo-tradicional-de-criar-blog-esta-morrendo

Apesar da função principal ser a criação de links simplificados, você também pode usar esse plugin para rastrear e gerenciar qualquer URL.

Talvez você não comece a usar o Pretty Link Lite imediatamente, como é o caso de alguns outros plugins nessa lista. Mas na medida em que você adiciona mais páginas ao seu site WordPress, esse plugin vai naturalmente se tornar útil.

 

24. Social Media Widget

Procurando um plugin que ajude os usuários a compartilharem seu conteúdo em plataformas sociais?

O Social Media Widget pode ser a solução. Existem muitos plugins similares, mas o Social Media Widget é uma boa opção para usuários iniciantes, já que é flexível e fácil de usar.

Os ícones podem ser personalizados em três tamanhos e quatro estilos. Melhor ainda: Há quatro opções de animação.

Este print de tela mostra como o plugin é fácil de usar:

plugin-social-media-widget
Tudo o que você tem que fazer é inserir suas URLS de mídias sociais e ajustar o estilo. Simples assim.

 

25. WP Google Fonts

Veja descrição oficial do que esse plugin é capaz de fazer:

“O plugin WP Google Fonts te permite adicionar fontes do Google Font Directory ao seu tema do WordPress facilmente.”

Às vezes você precisa de uma fonte especial. E às vezes o WordPress não tem o que você está procurando. Com esse plugin, você ganhará acesso rápido a centenas de fontes adicionais.

Isto é o que você verá ao começar:

plugin-wp-google-fonts

O sistema é fácil de usar, e em pouco tempo você vai começar a adicionar novas fontes.

Dica: Não hesite em instalar esse plugin antes de lançar o seu site, já que talvez você queira usar algumas fontes do Google em vez daquelas que acompanham o site WordPress.

Fonte: Blog do Neil Patel

2 comentários em “25 Plugins Para Criação De Sites Em WordPress”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + onze =