Browse By

5 Dicas De Endomarketing Para o Setor Industrial

O endomarketing consiste no conjunto de ações, planejamentos e estratégias que visam melhorar a comunicação interna dentro de uma organização.

 

Promovendo assim o engajamento dos colaboradores, redução de turnover (funcionários que deixam a empresa) e uma comunicação interna mais efetiva.

 

Nesse sentido, o endomarketing é visto como campanhas de Marketing Interno, com o objetivo de melhorar o desempenho dos colaboradores e propor um ambiente de trabalho mais confortável.

 

Assim, através da estratégia, é possível melhorar o reconhecimento da empresa no mercado, oferecer melhor qualidade aos clientes e, consequentemente, aumentar as chances de vendas.

 

Mas, Como o Endomarketing Pode Ser Aplicado Na Indústria?

Da mesma forma como em outras organizações, o endomarketing para indústria visa uma comunicação clara e objetiva, para melhorar a performance dos colaboradores.

 

Contudo, é preciso levar em conta as especificidades do setor, principalmente o tipo de negócio industrial, que é majoritariamente B2B (Business to Business – de negócio para negócio).

 

Quer dizer que, diferentemente de um personal trainer para idosos, que irá atender o consumidor final, a indústria fornecerá produtos e/ou serviços para outras empresas, companhias e fábricas.

 

Diante disso, o planejamento de endomarketing deve levar em consideração o tipo de cliente, mesmo tratando de comunicação interna.

 

Isso porque a mudança ocorre de dentro para fora, isto em, com um ambiente de trabalho próspero, a relação com o cliente também será próspera.

 

Além disso, é importante que os empregados se sintam à vontade para estabelecer uma comunicação aberta com os gestores da indústria.

 

Afinal, se houver algum problema durante o processo de fabricação, ou o funcionário perceber a necessidade de realizar a manutenção preventiva geradores diesel, o colaborador deve ter a liberdade de avisar o profissional responsável.

 

Saiba Como Aplicar o Endomarketing Na Sua Indústria

Conforme dito anteriormente, ter um clima organizacional agradável é a chave para o sucesso de qualquer organização.

 

Imagine uma academia para obesos, com uma rede de treinadores empenhados. Provavelmente, os alunos ficarão mais satisfeitos com o serviço.

 

O mesmo vale para a indústria. Fora que, com um planejamento de endomarketing muito bem elaborado, o trabalho do setor pode ser otimizado, com produções mais rápidas, de qualidade e com uma redução significativa de erros.

 

Neste artigo, confira 5 dicas de endomarketing para o setor industrial.

 

1 – Torne As Informações Sobre a Organização Acessíveis

Para que o seu planejamento de endomarketing tenha eficácia, é necessário compartilhar as informações com toda a organização, não só apenas com líderes e gestores.

 

Afinal, todos os funcionários precisam conhecer a indústria a fundo, compreendendo os principais valores, as metas e a missão da empresa.

 

Por exemplo, imagine uma fábrica especializada na produção de disco de freio iveco daily 35s14.

 

É um componente muito específico, portanto, é fundamental conhecer as finalidades do produto, as especificações da peça, bem como o modo de trabalho da indústria, durante o processo produtivo.

 

Ademais, além das questões técnicas, compreender quais são as principais concepções que envolvem a fábrica, ajuda os colaboradores na execução de tarefas, em consonância com o princípio da organização.

 

De modo mais prático, para facilitar a visualização, pense em um nutrólogo para emagrecer que possui uma clínica de reeducação alimentar.

 

O propósito da empresa é oferecer um atendimento de excelência, mostrando aos clientes e pacientes que o emagrecimento não deve ser visto como fim, mas como um meio para conquistar a vida saudável.

 

No entanto, se não houver compartilhamento dessas informações, a clínica pode contratar uma recepcionista que não está sintonizada com os mesmos valores da organização e, com isso, comprometer o relacionamento com o cliente.

 

Sendo assim, é fundamental manter um bom compartilhamento de informações com os colaboradores, para que todos estejam a par dos objetivos da empresa.

 

2 – Fortaleça a Conexão Entre Gestores e Funcionários

Um dos grandes problemas do setor industrial é a má comunicação entre os gestores e funcionários da fábrica. Muito disso, deve-se ao próprio fluxo de trabalho, por vezes intenso, que pode afastar os colaboradores.

 

Por conta disso, é importante fortalecer a conexão entre os empregados e empregadores, para manter uma comunicação mais clara e objetiva.

 

Além disso, quando os laços entre os próprios colaboradores são melhorados, o clima organizacional fica mais agradável e, consequentemente, o ambiente fica mais leve.

 

O fortalecimento da conexão entre gestores e funcionários também aprimora o trabalho em equipe e estimula o treinamento integrado dos departamentos.

 

Por exemplo, em uma fábrica que trabalha com programação CLP Siemens, um software de automação dos processos produtivos.

 

É interessante que todos os colaboradores conheçam o funcionamento do sistema, para poderem acessar os dados de planejamento de manufatura diretamente do chão de fábrica.

 

Com isso, em casos de possíveis falhas, erros ou queda de desempenho, os próprios funcionários podem verificar essas informações e iniciar atividades para melhorar àqueles resultados.

 

3 – Tenha Transparência e Honestidade

Uma comunicação clara e objetiva depende diretamente da transparência na transmissão de mensagens. Por esse motivo, mantenha os seus funcionários sempre atualizados sobre mudanças, planos futuros e demais informações que envolvem a indústria.

 

Há muitas formas de manter um diálogo aberto com os colaboradores, como:

  • O envio de boletins informativos periodicamente;
  • O compartilhamento de informações em mural;
  • As reuniões com membros da organização;
  • Uma rede social própria para os funcionários.

 

Muitas indústrias utilizam, inclusive, das próprias ferramentas de marketing para aproximar os colaboradores e manter uma comunicação efetiva. Um dos exemplos é o e-mail marketing.

 

Por meio do correio eletrônico, é possível enviar informações a respeito da organização e, não somente isso, qualquer outro conteúdo que os funcionários possam achar relevante.

 

Por exemplo, uma newsletter para os colaboradores pode contar com técnicas para dobrar guardanapo papel casamento.

 

Mesmo que seja um assunto não relacionado com a indústria em si, é uma forma de oferecer conteúdos interessantes e, até mesmo, oferecer um pouco de distração aos funcionários.

 

4 – Promova Eventos e Festas Corporativas

Nada melhor do que uma boa festa para conhecer melhor as pessoas.

 

No ramo industrial, os eventos corporativos são uma estratégia muito eficiente para promover o encontro entre colaboradores de diferentes departamentos, além de ser uma oportunidade para estabelecer um relacionamento mais amistoso e próximo.

 

Algumas organizações optam pelas famosas “festas de fim de ano” para a realização de eventos corporativos. Mas, isso não é uma regra.

 

Os eventos não precisam, obrigatoriamente, serem feitos em datas comemorativas promocionais.

 

A indústria pode aproveitar o lançamento de um novo produto, a vinda de um palestrante e, até mesmo, um encontro periódico um pouco mais informal para estreitar laços entre os funcionários.

 

Importante destacar que os eventos corporativos não precisam ser pomposos e formais. Por exemplo, estimular um happy hour ao final do expediente já pode ser considerado um encontro entre os colaboradores.

 

O que se mantém é a intenção: aproximar todos da empresa.

Leia também o nosso post Como Estratégias De Link Building Podem Alavancar Seu Site

5 – Realize Treinamentos Com os Funcionários e Gestores

Imagine uma indústria de usinagem de peças pequenas. É bem provável que ela trabalhe de um modo bem diferente que uma indústria de injeção plástica, afinal, cada uma delas produz um tipo de produto.

 

Por esse motivo, é indispensável que todos os funcionários e gestores passem por um treinamento, antes de iniciar o trabalho nas indústrias.

 

Mesmo os profissionais experientes devem ser devidamente treinados, justamente pela mudança do método de trabalho entre as fábricas.

 

Ademais, os treinamentos também são válidos quando a organização instala um novo sistema, automatiza os processos produtivos ou lança algum novo produto ou serviço no mercado.

 

É uma forma de fazer uma demonstração aos funcionários, para que eles aprendam mais sobre a inovação.

 

Nas indústrias, outro tipo de treinamento fundamental é o de Segurança no Trabalho. As fábricas podem ser locais insalubres e propensos a acidentes, por conta disso, até mesmo a legislação prevê a execução de treinamentos.

 

Assim, os colaboradores são ensinados sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC), formas de evitar acidentes de trabalho.

 

Assim como as leis que regulamentam a execução de determinada atividade, entre outros temas importantes relacionados à segurança.

 

Por fim, outro tipo de treinamento muito comum no setor industrial ocorre com a visita de palestrantes.

 

Em geral, os convidados falam sobre diferentes temas, que podem ajudar na melhora do clima organizacional, bem como na realização de uma determinada tarefa, ou no conhecimento acerca de um produto diferenciado.

 

As palestras são ótimas oportunidades para as indústrias conhecerem mais do mercado, da concorrência e ficarem por dentro das principais inovações.

 

É importante destacar que os treinamentos, principalmente os de segurança, devem ser obrigatórios.

 

Por isso, o melhor horário para essas apresentações é durante um dia normal de trabalho. Lembre-se de avisar todos os funcionários, para que eles possam se preparar devidamente para esses eventos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “5 Dicas De Endomarketing Para o Setor Industrial”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 11 =