Browse By

5 Dicas De Produção De Conteúdos Para o Blog Do Seu Consultório Médico

Se você deseja trazer um número interessante de leitores para o blog do seu consultório médico, o primeiro passo é investir na produção de conteúdos de qualidade.

 

Para que se consiga um destaque eficiente na internet, é preciso que você atinja uma boa quantidade de pessoas.

 

Mas isso não é possível sem que a sua página leve conhecimentos de grande importância para o seu público.

 

Isso é fundamental para empresas de qualquer segmento, seja ela uma gráfica que confecciona placas decorativas personalizadas ou mesmo um cirurgião plástico.

 

5 Dicas De Produção De Conteúdos Para o Blog Do Seu Consultório Médico

 

Mas há um destaque especial na área médica: muitas pessoas acabam recorrendo aos sites disponíveis na internet para entender mais sobre algum sintoma que elas estejam apresentando, como um modo de encontrar uma solução rápida para o seu problema.

 

Por isso, não apenas é necessário postar informações de qualidade, mas principalmente dados assertivos, que possam dar uma referência do que o potencial paciente esteja sentindo, mas sem que isso vire uma “consulta virtual”.

 

Até porque existem regulamentações a respeito do marketing médico, onde uma das mais importantes trata justamente do fato de que não se deve dar um diagnóstico ou sugerir tratamentos sem uma consulta presencial.

 

Sendo assim, desenvolver conteúdos especiais para o seu blog envolve dedicação e cuidados.

 

Se você quer saber como produzir bons materiais para a sua página, como um modo de conseguir mais leitores e também mais pontos positivos para o seu espaço médico, continue acompanhando o artigo.

 

Produção De Conteúdos e Marketing Médico

Elaborar bons conteúdos não é uma tarefa simples. É preciso planejar e saber qual a melhor forma de abordar um determinado tema, levando em consideração as questões principais que devem ser mencionadas.

 

Isso, porque as pessoas utilizam a internet para solucionar dúvidas sobre os mais diversos temas, indo desde uma incerteza sobre se um neurologista trata depressão até a identificação do que pode ser uma dor de cabeça mais persistente.

 

Por isso, abordar assuntos de saúde é, sem dúvida, o meio mais prático de elaborar materiais de interesse geral.

 

Mas, o marketing médico envolve uma série de questões éticas. Por isso, existe uma regulamentação que ajuda a guiar a produção de conteúdos de maneira mais profissional e adequada.

 

No portal do CFM (Conselho Federal de Medicina) é possível encontrar o Manual de Publicidade Médica, em um arquivo para download.

 

Nele, há diretrizes que conduzem o desenvolvimento de um material ético e bem confeccionado.

 

Por isso, caso um urologista de plantão queira alimentar o seu blog com conteúdos de qualidade, que sejam elaborados de acordo com o marketing médico, é preciso realizar a leitura do manual para que se tenha a base necessária para o momento da escrita.

 

Entre as principais restrições mencionadas no arquivo que regulamenta a publicidade médica, podemos elencar:

  • Dizer-se especialista sem ter certificação;
  • Fazer um diagnóstico ou sugerir tratamento sem uma consulta;
  • Prometer resultados em um tratamento;
  • Dizer-se o único profissional capaz de solucionar um problema;
  • Classificar-se como o melhor da sua área.

 

Seguindo essas diretrizes, além de outras mencionadas no manual, a produção dos seus artigos para o blog certamente seguirá a conduta ética que exige o marketing médico, garantindo a segurança dos seus pacientes.

 

Mas ainda existem outros elementos que podem ajudar na elaboração dos seus conteúdos, e que serão abordados no próximo tópico.

 

5 Dicas De Produção De Conteúdos Para o Seu Blog

Manter um vínculo com os seus pacientes pode ser um desafio. Isso porque muitas pessoas ainda não possuem o hábito de realizar check-ups periódicos.

 

Por isso, você deve investir na criação de um relacionamento mais próximo, para que os seus clientes estejam sempre voltando a marcar consultas.

 

Assim como uma clínica de estética pode disponibilizar artigos para que suas clientes conheçam mais sobre a função da drenagem linfática abdominal, você deve elaborar bons conteúdos para atrair o seu público de modo mais ativo.

 

Para ter mais sucesso no seu consultório médico, você precisa investir na sua presença virtual. Afinal, as pessoas buscam por soluções na internet, justamente pela praticidade que ela oferece.

 

Desse modo, você deve se preocupar em ser mais visível no meio onde grande parte dos seus potenciais clientes estão atualmente, ou seja, no mundo virtual.

 

Uma das estratégias mais utilizadas pelos médicos para levar bons conteúdos para o seu público é a produção de artigos para blog.

 

Isso, porque eles reconhecem que os seus pacientes utilizam os buscadores na internet para identificar grande parte dos seus sintomas e entender qual é o próximo passo que devem tomar.

 

Nesse sentido, tão importante quanto ter um cartão de visita fisioterapia para que os seus clientes conheçam o seu consultório, é marcar presença na internet por meio da produção de bons artigos.

 

Por isso, selecionamos 5 dicas que podem ajudar no desenvolvimento de novos artigos para o seu blog.

 

Dica 01: Forneça Materiais De Interesse Geral

Existem temas de interesse geral, que despertam a atenção de muitas pessoas. Entre eles, certamente estão as dicas de alimentação saudável para emagrecimento.

 

Há ainda quem pesquise meios de fortalecer a imunidade e, até mesmo, indicações para praticar exercícios sem causar lesões.

 

Esses são alguns exemplos de conteúdos que despertam a atenção das pessoas e atraem um bom número de visitas.

 

Por isso, você pode criar artigos como esses e postá-los no seu blog, para que os seus pacientes possam ser alimentados com informações de grande importância, que possam agregar maiores conhecimentos para a sua saúde.

 

Dica 02: Crie Uma Série De Artigos Especiais Para Amenizar Dificuldades

Pelo marketing médico, não é permitido dar diagnósticos sem que haja uma consulta presencial, mas você pode indicar algumas práticas que podem amenizar possível sintomas incômodos nos seus pacientes.

 

Se uma pessoa vai passar por um procedimento cirúrgico e quer se preparar para o pós-operatório, ela certamente vai pesquisar na internet dicas para ajudá-la a passar pelo período sem muitas dificuldades.

 

Utilizar um sutiã pós cirurgia de mama, manter-se em repouso e buscar sessões de drenagem linfática para aliviar os incômodos com inchaços corporais são exemplos práticos disso.

 

Por isso, você pode criar uma série especial que traga a indicação de cuidados para quem passou por procedimentos médicos e quer amenizar as dificuldades que surgem após o procedimento.

 

Essas dicas podem fazer com que o seu público se motive de modo mais ativo na leitura dos seus conteúdos, fazendo com que as visitas na página cresçam.

 

Dica 03: Opte Por Uma Linguagem Mais Simples

Os termos médicos podem ser facilmente entendidos por profissionais da área, mas talvez os seus pacientes não estejam habituados com expressões muito técnicas.

 

Se você elaborar um conteúdo que indique meios para diminuir os sintomas tão incômodos causados pela migrânea, pode ser que o seu público não saiba do que você está falando.

 

Por isso, indicar a acupuntura para enxaqueca é um meio de traduzir o termo técnico “migrânea”, que se refere ao quadro de dores de cabeça crônicas.

 

Assim, utilizar uma linguagem acessível para que os leitores possam compreender mais facilmente o que você está transmitindo é um meio de produzir conteúdos mais atrativos para as pessoas.

 

Dica 04: Formate o Seu Texto e Utilize Imagens

Os artigos são ótimas maneiras de passar um determinado tema para o seu público, mas é importante que eles sejam formatados para tornar a leitura mais agradável.

 

Por isso, invista em parágrafos curtos e em tópicos, para que a escaneabilidade da sua página seja mais atrativa.

 

E que tal tornar o conteúdo ainda mais didático? A melhor maneira para isso é incluir imagens que possam facilitar a compreensão dos leitores, mostrando figuras relacionadas ao tema.

 

Desse modo, a leitura do seu blog pode cativar os seus leitores, e fazer com que eles queiram sempre acompanhar as novidades da sua página.

 

Leia também o nosso post Vale a Pena Ter Um Chat No Site Da Sua Empresa?

 

Dica 05: Transmita Conteúdos Em Vídeos

Se você quer abordar um tema como o preenchimento mandibular e sabe que ele pode ficar um pouco mais complicado de ser entendido se for escrito, você pode apostar na confecção de vídeos informativos.

 

Muitas pessoas hoje buscam se informar por meio de vídeos, justamente porque o formato é muito mais fácil de ser acessado, principalmente em momentos onde ela não consegue parar para ler um material.

 

Além de ser uma maneira mais simples de se expressar, você ainda faz com que os seus conteúdos ganhem mais personalidade, além de possibilitar que os seus clientes conheçam o profissional que leva materiais tão valiosos para eles.

 

Com as dicas abordadas neste artigo, você pode fazer com que os conteúdos postados no seu blog sejam mais interessantes e atrativos, de modo que a sua página ganhe cada vez mais visitantes e o seu consultório médico esteja sempre com a agenda cheia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 thoughts on “5 Dicas De Produção De Conteúdos Para o Blog Do Seu Consultório Médico”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro − um =