Como aparecer no google em primeiro

Se você é um desenvolvedor web ou administrador de um site, tenho certeza que já perguntaram para você (ou perguntou isso para si mesmo): como aparecer no google em primeiro?

 

Você não irá aparecer no google em primeiro.

criança chorando

 

Agora, antes de se irritar comigo pelo título de caça-clique, deixe-me explicar. Você não irá aparecer no google em primeiro, porque está fazendo a pergunta errada. A verdadeira questão é como você pode aparecer na primeira página do google para palavras-chave específicas. Faz mais sentido, não é?

 

Por que as palavras-chave são relevantes para aparecer no google em primeiro? Simples, porque você não quer classificar alto nos resultados de pesquisa quando alguém está procurando termos completamente não relacionados ao negócio em que você está. Por exemplo, você tem uma loja online que vende sapatos e alguém está buscando como importar sapatos para o Brasil, este tipo de lead não é interessante atrair para o seu site, certo?

 

Codeable deixou no topo do Google para WordPress experts
Codeable deixou no topo do Google para "WordPress experts" mas não para "WordPress support"

 

Então, como aparecer no google em primeiro para palavras-chave específicas?

Tenho boas notícias! Para aparecer no google em primeiro você não precisa de um grande orçamento de marketing, você não precisa contratar agências caras (que muitas vezes estão vendendo besteira), você nem precisa de muito conhecimento sobre marketing online. A única coisa que você precisa fazer é …

 

Escreva

Sim, você precisa escrever, e você precisa escrever muito. E não apenas qualquer coisa, você precisa escrever sobre o seu negócio, ou mais importante, sobre os tópicos em que seus potenciais clientes estão mais interessados.

 

Uma das desculpas que recebo com maior freqüência é que as pessoas não têm muito material para escrever e sempre provo que estão erradas. Você sabe aquele potencial cliente que sempre está fazendo uma série de perguntas, querendo saber tudo sobre seu produto ou serviço? Torne este cliente a sua fonte de inspiração para aparecer no google em primeiro.

 

Agora para a parte mais importante: Certifique-se de que seus posts e textos forneçam valor aos seus clientes potenciais (ou existentes), e não ao Google. O Google pode dizer quando você está escrevendo apenas por escrever. Em vez disso, comece uma discussão sobre um tópico importante, responda e esclareça uma questão complexa, aponte os leitores na direção certa. O valor é a chave!. E você não pode superar o Google, então nem tente.

 

Benefícios

Vejamos um site típico de uma loja de materiais de construção. Eles geralmente têm (além da página de destino principal):

  • Uma página sobre nós (listando funcionários, sua visão e missão)
  • Uma página de contato / localização (mapa do Google + um formulário de contato)
  • Uma página de notícias (muitas vezes com a última notícia publicada há anos)
  • Uma (s) página (s) de galeria, com algumas fotos de seus produtos

 

Em suma, eles geralmente têm 5 a 10 páginas diferentes, que só são atualizadas uma vez por ano. Agora, apenas publicando um artigo por semana, você pode dobrar a quantidade de URLs únicos do seu site em um mês ou dois. São 10x as páginas em um ano. Ou mais, se você decidir publicar mais de uma vez por semana.

 

Como seu site será constantemente atualizado, o rastreador do Google notará, assim retornará com mais freqüência e suas chances de aumentar a sua posição na busca aumentará. Desde que você escreva sobre tópicos, relevantes para seus visitantes. Se assim for, a sua densidade de palavras-chave será automaticamente alta o suficiente para aumentar suas classificações e fazer o seu site ou blog aparecer no google em primeiro.

 

Uma frase de advertência: nada acontece do dia para a noite para aparecer no google em primeiro. Você terá que aguentar pacientemente este tempo de produção de posts por algum tempo (pelo menos alguns meses), antes de ver os efeitos positivos do seu trabalho. E uma vez que você começou a fazer, não pare por nada neste mundo, senão acabará diminuindo seu ranking devido ao conteúdo desatualizado e você estará de volta na segunda página do google.

 

Não trapaceie

Como administrador de um site, você provavelmente foi abordado por agências de marketing que prometem que você irá aparecer no google em primeiro assim que assinar um contrato com eles. Não se apaixone-se por isso – não há tal coisa! A menos que práticas da agência sejam desonestas.

 

Isso pode produzir benefícios a curto prazo, sim, mas o Google está melhorando constantemente seu algoritmo de indexação e, mais cedo ou mais tarde, você será penalizado por negligência. E sair dessa lista negra é difícil, se não impossível.

 

O mesmo vale para os links de entrada. Alguns webmasters fazem spam com a URL do seu site em vários fóruns de discussão e cadastram em fazendas de backlinks para aumentar seu ranking. Para que isso seja efetivo, você precisaria criar uma grande quantidade de contas em toda a web e trazer valor a essas comunidades – não faça isso, esta prática pode retroceder o ranking do seu site de forma negativa.


Efeitos Positivos

Além de classificar-se mais alto nas páginas de resultados de pesquisa do Google (SERPs), você também terá muito material para compartilhar nas mídias sociais – e, eventualmente, sua escrita será tão boa e valiosa que as pessoas vão compartilhar por conta própria, promovendo seu negócio para você.

 

Uma vez que isso começa a acontecer, outras pessoas na indústria começarão a segui-lo nas mídias sociais e fazendo links para os seus posts.

 

Com isso, você se tornará uma autoridade. Sendo uma autoridade, por sua vez, aumenta a confiança de seus clientes em sua direção e traz mais negócios.

 

Não ignore os aspectos técnicos

Além do conteúdo do seu site, também é importante verificar o seu site tecnicamente: ele deve ser carregado rapidamente (use o PageSpeed ​​Insights para verificar como você classifica, qualquer coisa abaixo de 85 vale a pena analisar), o resultado HTML deve ser válido, As imagens devem ser nomeadas adequadamente, ter legendas e atributos adequados, e assim por diante.

 

No final do dia é importante ter um conteúdo incrível, mas se você dificultar para o Google (e os visitantes) para interpretá-lo adequadamente, então você não está aproveitando todo o potencial do seu esforço.

 

Para aumentar ainda mais seu esforço de escrita, certifique-se também:

  • Que os visitantes têm uma maneira fácil de compartilhar seu conteúdo. Isso é mais comum com um plugin de compartilhamento social.
  • Se você usa o WordPress SEO por Yoast, o que torna infantilmente simples configurar as meta-informações sobre seu artigo. Isso torna mais fácil para o Google entender seu conteúdo e apresentá-lo eficientemente nos resultados de pesquisa.

 

Aprenda outras técnicas para fazer 
o seu site aparecer no google em primeiro

 

Como começar

Fácil! Na próxima vez que você visitar um dos seus clientes, preste muita atenção nas perguntas e anote-as. Nenhum detalhe é pequeno para ignorar. E provavelmente (espero que?) você adora o que faz, por isso não deve ser difícil explicar com entusiasmo as coisas que você é especialista. Agora, tudo o que você precisa fazer é colocar essa minha dica por escrito.

 

Ainda assim, é fácil levantar-se e explicar tudo de uma só vez. Em vez disso, divida as coisas e em cada artigo apresente um ângulo do que você está escrevendo. Deixe o resto para artigos futuros.

 

Mesmo que a natureza do seu negócio não o coloque em contato direto com seus clientes – faça isso de qualquer maneira. É uma ótima experiência de aprendizagem, não só sobre como seus clientes percebem seu negócio, mas quais são seus pontos de dor e preocupações. Eles também podem dar uma ideia para um novo produto. Pergunte e escute – não venda nada.

 

Mais uma ótima fonte de tópicos são as conferências – independentemente do tipo de negócio em que você estiver, tenho certeza de que você pode participar para se conectar com seus parceiros/concorrentes e obter muita inspiração. E a exposição, que é sempre uma vantagem.

 

Uma vez que você esteja equipado com uma tonelada de tópicos para escrever sobre – configure um cronograma e não publique tudo de uma vez! Em vez disso, escreva um artigo por semana e aumente a frequência uma vez que se sinta confortável com a sua nova posição de criador de conteúdo! 🙂

 

Lembre-se, a consistência é muito mais importante do que o ataque de palavras-chave relevantes de vez em quando.

 

Agora é com VOCÊ

Mas não sou bom escrever? Então, eu também não sou um gênio da lingua portuguesa e isso não significa que eu não posso explicar as coisas aqui neste blog. A prática torna perfeita e todos nós tivemos que começar do zero em algum momento.

 

Quando você está apenas começando, dê seus artigos para alguém que é bom com gramática (não precisa ser um profissional) para apontar ou corrigir os erros mais óbvios e isso deve ser o suficiente. Lembre-se do que eu disse anteriormente – o valor importa mais e, se você o fornecer, os visitantes nem sequer notarão o erro de ortografia aqui e ali.

 

Agora você adquiriu o conhecimento suficiente para aparecer no google em primeiro para palavras-chave relevantes por sua conta. Muito sucesso para você e o seu empreendimento.

 

Curso de SEO Online

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o curso de SEO Online para fazer o seu site ou blog aparecer no google em primeiro.

 

Fonte: Codeable

Augusto Viante

Já trabalhei no setor de Tecnologia da Informação de grandes empresas como O Boticário, Electrolux, Bematech e New Holland.Também já trabalhei em pequenas empresas desenvolvendo soluções para ajudar micro e pequenas empresas a crescerem em seu nicho.Agora a minha missão é formar parcerias duradouras com nossos clientes oferecendo inovação tecnológica e soluções com resultados.Eis o serviços que eu trabalho: hospedagem de sites, criação de sites e marketing digital e sou um profissional certificado pelo Google para trabalhar com google adwords e também tenho certificado de gestor de marketing emitido pelo Prof Olimpio Araujo Junior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *