Browse By

Como a Ferramenta Audience Insights do Facebook Pode Ajudar Nas Estratégias De Marketing

O Audience Insights é uma das maiores provas de que o Facebook já não é apenas uma rede social, mas, também, uma verdadeira rede de negócios.

 

Essa plataforma tem se posicionado como um dos principais canais de comunicação entre empresas e clientes.

 

Isso porque a veiculação de anúncios nela é cada vez maior, fazendo com que as marcas consigam atualizar suas formas de conversão.

 

O Audience Insights ajuda a criar campanhas bem eficientes que enviam uma mensagem da maneira correta para o público.

 

Como a Ferramenta Audience Insights do Facebook Pode Ajudar Nas Estratégias De Marketing

 

Tal envio é minimamente construído, aumentando de maneira considerável a capacidade de conversões on-line.

 

Para alcançar esse feito, é realizada uma análise do comportamento do usuário, da maneira como ele consome informação, além de investir em práticas que se atentem aos seus hábitos de compra e estilo de vida.

 

Estar atentas a essa questão é importante para as empresas para que elas possam oferecer ao seu público-alvo as soluções que ele precisa.

 

Conhecendo melhor o perfil do cliente, fica mais fácil vender, ao mesmo tempo em que economiza os recursos em marketing.

 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o Audience Insights, sua funcionalidade e dar dicas de como aplicá-lo nas estratégias de marketing.

 

O Que é Audience Insights?

Audience insights é uma das ferramentas oferecidas pelo Facebook Business, que trabalha juntamente com o Facebook Ads, plataforma de anúncios dessa rede social.

 

Por meio dessa ferramenta é possível analisar diversas informações sobre tipos diferentes de público. Para isso, são classificados em dois, sendo aquelas pessoas conectadas à página de uma empresa e aquelas que são usuárias da plataforma.

 

O Facebook possui uma maneira relativamente simples de coletar informações, com base na grande liberdade que os usuários têm para definir seus gostos e preferências e inserindo suas informações pessoais.

 

Mesmo pessoas que não são usuárias frequentes do Facebook já liberaram algumas informações básicas como nome, localização, escolaridade entre outros.

 

Também há aqueles usuários que se aprofundam em suas especificações, preenchendo listas com suas preferências musicais, políticas, religiosas dentre outras.

 

Dessa forma, o Facebook Business trabalha em cima dessas informações, oferecendo-as para muitos tipos de empresas, como uma fabricante de grampeador de tapeceiro.

 

Isso permite que as marcas trabalhem em cima de anúncios mais certeiros, direcionando-os para aquele público que, de fato, possui algum interesse em determinado produto ou serviço.

 

Durante um bom tempo, a coleta de informações por parte do Facebook foi questionada, mas seus próprios administradores alegam que o tipo de informação preenchida pelo usuário depende exclusivamente de uma decisão dele.

 

Como o Audience Insights Funciona?

O Audience Insights funciona entregando uma grande quantidade de dados para as empresas para que estas trabalhem em suas campanhas.

 

Tais informações podem partir de dados mais simples, como a idade dos usuários, por exemplo. A partir disso, as informações vão se afunilando, como o estado civil dos usuários.

 

O gênero pode ser uma informação importante, por exemplo, para empresas que oferecem produtos específicos, como prótese capilar masculina.

 

Independente do tipo de dado fornecido, a coleta é feita por meio de vários filtros que podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada marca.

 

Existem coletas minimamente realizadas que podem entregar a uma empresa absolutamente tudo o que uma pessoa pensa.

 

Dentre as principais informações fornecidas para as marcas estão:

  • Dados demográficos;
  • Estilo de vida;
  • Interesses;
  • Escolaridade.

 

Tendo como base essas informações, não fica difícil entender por que é importante para empresas, como uma vendedora de compressor de ar Schulz, o uso do Audience Insights.

 

Por Que As Empresas Devem Usar o Audience Insights?

Além de entregar às marcas informações valiosas e pertinentes relacionadas ao público-alvo de cada uma, o Audience Insights também traz outras possibilidades importantes, como:

 

Entregar Conteúdo Para o Público Certo

Uma das principais, e mais importantes, possibilidades trazidas pelo audience insights é o fato de que as empresas passam a trabalhar em cima de conteúdos certeiros.

 

Trata-se de um dos maiores desejos cobiçados desde empresa de motoboy até joalherias de marca famosa.
Isso porque a marca não perderá mais tempo com pessoas que não têm nenhum interesse no que ela oferta.

 

Para o marketing de uma empresa, trabalhar com o público certo significa economia de investimento financeiro.

 

Além disso, são feitas campanhas mais criativas, estratégicas e um atendimento ao cliente mais focado.

 

Melhores Propostas De Valor

Sabendo quem de fato é o seu público, uma empresa como uma clínica de endocrinologista esportivo consegue desenvolver uma campanha que realmente converse com o público.

 

Esse tipo de campanha traz uma proposta de valor, com base em um estudo e informações que permitem formatos melhores, peças mais criativas, discurso melhorado e identidade visual assertiva.

 

Análise De Dados Valiosos

Muitas empresas acreditam que conhecem de verdade o público com o qual trabalham. No entanto, podem estar errando por não possuírem dados realmente valiosos.

 

Podemos usar como exemplo uma plataforma e-commerce que queira vender whey protein para emagrecer para pessoas de 30 a 35 anos, mas descobriu que 80% delas já fazem uso desse suplemento diariamente.

 

Quando nota isso, essa empresa pode mudar completamente o seu discurso e criar um novo tipo de abordagem, mais significativo.

 

Neste momento, ela percebe que chegou o momento de ofertar outro produto para aquelas pessoas.
Tendo como base a importância das informações fornecidas pelo Audience Insights, torna-se fundamental aplicá-lo às estratégias de marketing de uma empresa.

 

Como Usar o Audience Insights Nas Estratégias De Marketing?

De nada adianta ter um caminhão de informações preciosas, se não souber como utilizá-las. Principalmente, quando se trata de aplicar essas informações a campanhas de marketing digital.

 

O marketing digital, em si, já é baseado no conhecimento que a empresa tem, como uma oficina de retífica de motor sobre seu cliente.

 

Por isso, não basta apenas pegar todas as informações fornecidas pelo Audience, é necessário trabalhar bem elas, para produzir campanhas de marketing de maneira otimizada e certeira.

 

Isso permite que a empresa alcance seus objetivos rapidamente, trabalhando com quem realmente interessa. Algumas dicas são:

 

Compreender Os Objetivos Da Campanha

Existem alguns objetivos pré-veiculação que uma empresa conta na hora de criar uma campanha de marketing no Facebook.

 

Esses objetivos podem variar de empresa para empresa, mas, de modo geral, estão relacionados com aumento de tráfego para o site, acrescentar o envolvimento com determinada publicação e aumentar o reconhecimento de uma marca.

 

Independente de qual seja a campanha, faz parte de uma boa estratégia entender qual é a principal meta de um anúncio.

 

Esse entendimento é um verdadeiro guia na hora de definir os aspectos criativos da campanha.
Dentre esses aspectos podemos citar:

  • Imagem;
  • Texto;
  • Legenda;
  • CTA.

 

Além desses, alterar o perfil de público de um caso para outro também faz parte da estratégia.
Também é importante que a marca saiba qual é o melhor horário para veicular a sua propaganda no Facebook.

 

Por exemplo, o horário de uma fabricante de solda exotérmica veicular suas campanhas não é o mesmo que de uma loja de brinquedos.

 

Saber definir corretamente o horário de veiculação torna os conteúdos ainda mais atraentes.
Isso porque, naquele horário em que ele será veiculado é o horário que o público consumidor de determinada marca está on-line no Facebook.

Leia também o nosso post O Que é CRM e Como Pode Ajudar Nas Estratégias Da Sua Empresa

Conhecer Bem o Público

Os dados fornecidos pelo Audience Insights são bem volumosos, o que pode surpreender aqueles que possuem menos experiência com a ferramenta.

 

Quando uma marca não possui conhecimentos, além de dados, sobre seu público, suas campanhas podem não surtir os efeitos esperados.

 

Além dos dados, é importante fazer um estudo deles para conhecer o público, antes de começar a criar a campanha.

 

Além disso, quanto mais informações são coletadas, maiores são as possibilidades de cruzamento de dados mais profundos e específicos.

 

Com isso, é possível construir uma persona que possibilite que a empresa compreenda ainda mais o tipo de cliente ideal de sua marca.

 

Dentre as principais informações da persona estão faixa etária, localização, cargo ou ocupação profissional.

 

Quando mais informações, mais complexa se torna a campanha e maior é a possibilidade de conversão.
Por isso, o ideal é trabalhar em cima de anúncios que tragam uma proposta de valor.

 

O Audience Insights é mais uma ferramenta que prova que é importante as empresas estarem preparadas para entregar conteúdo relevante para seu público.

 

O objetivo continua sendo ir além das vendas, entregando ao público-alvo algo que realmente resolva seus problemas com soluções inteligentes. E o Facebook tem ajudado as empresas a conquistarem esse objetivo.

 

O Audience Insights é uma das melhores maneiras de aplicar o que há de mais moderno e assertivo em comunicação nas redes sociais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Como a Ferramenta Audience Insights do Facebook Pode Ajudar Nas Estratégias De Marketing”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =