O Que é Automação de Marketing Digital?

A automação de marketing digital refere-se aos sistemas que existem com o objetivo de automatizar as tarefas de marketing digital.  Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, mídias sociais e outras ações do site, loja virtual ou blog.  A tecnologia de automação de marketing digital facilita essas tarefas.

 

O Que é Automação de Marketing Digital?

 

O Ideal

Na melhor das hipóteses, a automação de marketing são softwares e estratégias que permitem às empresas comprar e vender como a Amazon – ou seja, cultivar leads com conteúdo altamente personalizado e útil que ajuda a converter leads em clientes e transformar clientes em clientes satisfeitos. Esse tipo de automação de marketing normalmente gera novas receitas significativas para as empresas e fornece um excelente retorno sobre o investimento necessário (ROI).

Embora não seja a iniciativa de marketing mais fácil de executar, a automação de marketing digital certamente não é impossível. Imagine que você está tentando cultivar uma planta. Primeiro você precisa de solo fértil e maduro para o crescimento de sua planta. Em seguida, você precisa de sementes para cuidar e por último, precisa de água e luz para transformar essas sementes em uma planta exuberante e florescente.

 

Em nossa história, a automação eficaz de marketing digital serve para nutrir essa planta. No final do dia, esperamos ter alimentados nossos leads (as mudas) bem o suficiente para produzir clientes pagantes reais (uma planta exuberante e madura).

 

 

A Realidade

No entanto, o termo “automação de marketing digital” tornou-se uma palavra de ordem, em que os profissionais de marketing procuram softwares de automação de marketing com a impressão de que todas as ferramentas de marketing digital são necessárias para o crescimento, incluindo aquelas para gerar novos leads.

 

Esse conceito equivocado deixa muitos profissionais de marketing com ferramentas sofisticadas para automatizar o meio de seu funil, mas não tem estratégias para gerar novos leads e nutri-los, que é o que deve ser criado em primeiro lugar.

 

A consequência é que os profissionais de marketing começam a comprar listas de endereços de e-mail para cultivar em vez de gerar novos leads. Embora pareça uma solução rápida, não é uma solução de longo prazo, nem cria um terreno fértil para um relacionamento mais saudável e duradouro com seus futuros clientes.

 

Em nossa analogia com a planta, é como usar químicos artificiais ou intensificadores para fazer a sua planta crescer mais rapidamente. Claro, parece ser uma solução boa e rápida – mas não o prepara para o sucesso a longo prazo.

 

 

Por Que a Automação de Marketing Está Longe Da Perfeição?

Quando não há um topo de funil bem definido e desenvolvido para nutrir o meio do funil, muitos profissionais investem em automação de marketing digital antes de terem um terreno fértil para o florescimento de campanhas avançadas. Os profissionais de marketing não terão os ingredientes necessários para uma automação de marketing digital eficaz, até que tenham um fluxo constante de leads orgânicos que passam pelo funil.

 

 

Muitos profissionais de marketing sem estratégias de geração de leads gastam seu tempo tentando descobrir como aproveitar a pequena lista de contatos que já possuem em seu banco de dados e como extrair mais deles. Enquanto eles estão fazendo isso, a concorrência descobre como aproveitar melhor os 99,99% do mercado que ainda está por aí.

 

Você já tem todos os leads necessários em seu banco de dados para atingir suas metas de receita? Você está recebendo a sua fatia financeira do mercado?

 

É ineficaz, dado o esforço necessário para ver resultados significativos. Quando feita corretamente, a automação de marketing digital eficiente leva tempo, esforço e recursos para implementar e manter o crescimento da receita.

 

Mesmo que seu banco de dados esteja repleto de leads de qualidade de primeira linha, qual será o grau de eficiência de sua automação de marketing digital quando você converter todos esses leads em clientes ou quando seu banco de dados começar a cair a uma taxa de 23% ao ano.

 

Mesmo quando investiram tempo e esforço para dominar a arte da automação de marketing digital “semelhante à Amazon”, sem leads suficientes para trabalhar, muitos profissionais de marketing acabam insatisfeitos com o ROI de seu investimento em automação de marketing digital.

 

Isso abre as portas para mensagens irrelevantes, com spam e automatizadas. Entendendo que um grande banco de dados de leads é necessário para que a automação de marketing digital tenha algum efeito em seus resultados, muitos profissionais de marketing acabam comprando listas de contatos para nutrir com automação de marketing digital.

 

 

As conseqüências da compra de lista são inúmeras, mas o mais importante é que essa tática de spam produz um ROI incrivelmente baixo. Juntamente com o custo de comprar essas listas, o envio de e-mails não solicitados para pessoas que nunca solicitaram qualquer informação sua leva a um baixo engajamento e prejudica a reputação do seu endereço IP, diminuindo suas taxas de entrega de e-mail.

 

Quando a automação de marketing digital é limitada a um canal (mais comumente, e-mail). Dizer “e-mail não funciona” seria uma mentira. No entanto, tratar o e-mail como o único meio de comunicação com seus contatos é um desserviço ao seu negócio e à experiência de seus leads.

 

Devido ao constante fluxo de e-mails de marketing digital para suas caixas de entrada, os compradores começaram a bloquear muitas dessas comunicações, seja por meio de filtros da caixa de entrada ou por um filtro para mensagens irrelevantes. Em vez disso, esses compradores estão fazendo pesquisas no Google e pedindo recomendações aos amigos. Eles estão escrevendo nas redes sociais pedindo opiniões para ver se sua empresa oferece uma solução adequada aos desafios deles.

 

Se você está se comunicando com esses leads apenas por e-mail, não está apenas perdendo uma oportunidade de alcançar seus leads por meio de vários canais durante várias etapas do processo de decisão, mas também está ignorando uma série de pontos de dados comportamentais do seu possível cliente.

 

Se você não estiver aproveitando interações em todos os canais de marketing digital, como mídias sociais, seu website ou o conteúdo que seus leads estão consumindo, é como se você estivesse ouvindo seus leads apenas 30% do tempo. Você já esteve no telefone com um representante de vendas que não respondeu suas perguntas e leu diretamente de um script pré-gerado sem levar em conta suas necessidades específicas? Você acabou comprando da empresa?

 

Automação De Marketing Digital é “Ruim” ou “Bom”?

As campanhas de automação de marketing digital podem funcionar em termos de funcionalidade e eficácia. Vamos explorar o que parece quando uma abordagem de automação de marketing digital é ineficaz e quais abordagens produzem o maior ROI para seus esforços de automação de marketing digital.

 

Automação Tradicional de Marketing: Uma Abordagem Limitada

A automação de marketing tradicional geralmente se refere ao acionamento de e-mails com base em atrasos ou ações, como abertura de e-mail e cliques por e-mail. Mas com apenas um e-mail é possível extrair dados suficientes para executar uma estratégia eficaz de nutrição de leads que ajude com consumidor com as suas necessidades?

 

Limitar sua automação de marketing dessa maneira falha em fornecer ao profissional de marketing qualquer contexto sobre quem são seus leads, onde eles estão em seu funil ou o que eles estão interessados. Isso fornece pouca base para campanhas automatizadas baseadas apenas em ações de email e em última análise, resulta em uma experiência de usuário ruim para esses clientes em potencial.

 

 

Automação de Inbound Marketing: Centrada Na Pessoa

A automação de inbound marketing usa todas as informações que sabemos sobre uma pessoa para entender quais são seus desejos e necessidades e fornece as informações de que precisam para fazer uma compra, exatamente quando precisam dessas informações, no lugar em que estão procurando.

 

A boa automação de marketing digital leva em consideração as necessidades em evolução de seus leads e os comportamentos e interações que eles têm com você em todos os seus canais de marketing. não apenas email. O uso de entradas comportamentais de vários canais, como cliques sociais, visualização de uma página de preços ou o consumo de um conteúdo específico oferece aos profissionais de marketing o contexto necessário para entender completamente os desafios de um lead e como guiá-lo pelo funil.

 

A automação de marketing digital mais eficaz não apenas coleta dados de vários canais, mas também usa esses vários canais para enviar suas mensagens de marketing. Isso significa que o sucesso de sua campanha depende menos do e-mail e utiliza totalmente os vários canais que influenciam a decisão do comprador.

 

 

Como Saber Se é Hora De Investir Em Automação de Marketing?

Se você está produzindo um conteúdo de inbound marketing eficaz, está gerando um fluxo constante de novos leads orgânicos e está pronto para aumentar seus esforços bem-sucedidos, é provável que seja hora de concentrar seus esforços em uma estratégia de automação de marketing que estimule esses leads a se tornarem em clientes pagantes.

 

 

Abaixo estão algumas boas perguntas a serem feitas ao decidir se a automação de marketing é o movimento certo para o seu negócio.

  1. Você está gerando um fluxo constante de leads novos e qualificados?
  2. Sua equipe de vendas está sobrecarregada com o número de leads de qualidade que você está passando para eles?
  3. O marketing e as vendas concordaram em quais conversas devem acontecer com o marketing e com as vendas?
  4. Você tem uma estratégia de conteúdo eficiente mapeada para a jornada de seu comprador?
  5. Você está acompanhando a linguagem digital de seus leads em todos os pontos de contato e canais de marketing (não apenas em e-mails)?
  6. Você tem uma estratégia de nutrição de leads que deseja escalar?

 

Estes são todos bons sinais de que a automação de marketing digital (quando feita corretamente) poderia funcionar para o seu negócio. A chave aqui é entender que a automação de marketing digital não faz marketing para você, mas pode ajudar a escalar seus esforços bem-sucedidos.

 

Embora haja muitos processos que devem ser colocados em prática para estabelecer uma estratégia de automação de marketing digital bem-sucedida, há dois princípios extremamente importantes a serem considerados ao desenvolver uma estratégia que se adapte e evolua com seus clientes.

 

(1) Reconhecendo que a automação de marketing digital não faz marketing e geração de leads para você, mas pode ajudar a escalar seus esforços bem-sucedidos.

 

O primeiro passo é construir um canal de leads de boa qualidade, gerando conteúdo relevante e otimizado que atenda às necessidades e desafios de seu cliente em potencial. É aqui que o inbound marketing se torna os blocos de construção do seu funil de marketing.

 

(2) Centralize suas mensagens de marketing em torno da pessoa real e que chegue ao final de suas campanhas viva.

 

Isso significa que devemos tratá-los como uma pessoa real, não um eu fragmentado em diferentes ferramentas como e-mail, mídia social etc. Se pudermos aproveitar todas as ferramentas de marketing, canais e dados comportamentais possíveis para pintar um quadro completo de uma pessoa, pode alimentá-los com base em seus desafios e interesses exclusivos, não apenas com base nos e-mails que eles abrem ou clicam.

 

Como Escolho o Melhor Sistema de Automação de Marketing Para o Meu Negócio?

Ao considerar um provedor de automação de marketing digital, é importante escolher o software e a empresa que melhor se adequam ao seu negócio e aos seus objetivos exclusivos.

 

Nós da Agência7 – Soluções WEB usamos e indicamos o leadlovers. O leadlovers é uma plataforma de automação de marketing digital. A ferramenta certa para conquistar novos leads para seu negócio, transformar leads em clientes, criar sequências de email marketing, construir páginas personalizadas e muito mais.

 

Clique aqui para conhecer o Leadlovers

 

Vídeo Como Começar Um Negócio Digital Com Diego Carmona

Leia também o nosso post A Fórmula Mágica Para Escrever Um Post Que Vende Qualquer Coisa

 

Conclusão

Queremos saber o que você gostou e o que não gostou, use os comentários abaixo para deixar a sua opinião.

 

Se você gostou, clique nos botões aqui embaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

 

Fonte: what is marketing automation?

1 comentário em “O Que é Automação de Marketing Digital?”

  1. Pingback: 7 Ferramentas De Marketing Digital Para Automatizar Sua Pequena Empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =