Browse By

Como Manter a Autoridade da Página do Seu Site?

A autoridade da página é uma métrica que compreende o quanto um conteúdo específico de seu site ou blog é relevante junto às ferramentas de busca. Essa métrica permite que você compreenda o quanto as pessoas buscam e interagem com esta página específica.

 

O conceito de autoridade é importante para conseguir identificar os pontos positivos de um determinado site junto às ferramentas de pesquisa e como ele se encaixa.

 

É ideal para pessoas que querem começar a aplicar técnicas de SEO, para que consigam compreender que passos devem ser tomados primeiro.

 

Assim, acabamos encontrando alguns níveis importantes de autoridade, que definem pontos específicos de um site.

 

 

A Autoridade de Domínio

A autoridade de domínio é uma métrica mais genérica, que impacta diretamente todo o conteúdo produzido por um site ou blog.

 

Ela delimita o quão forte é um domínio frente aos motores de busca, baseado em uma série de fatores.

 

Se você possui uma escola de dança, é importante que todos os seus conteúdos estejam atualizados para gerar uma melhor autoridade, desde a página inicial até uma matéria sobre aula de dança sertanejo.

 

Quanto mais força um domínio tiver, melhor será o conceito de SEO que está sendo aplicado nele.
Então, basta continuar as ações que estão funcionando e repensar naquelas que podem não apresentar resultados tão bons.

 

Os principais fatores que determinam a autoridade de um domínio são a idade, que é um representativo do tempo de serviços prestados pelo site.

 

Esse elemento indica a quanto tempo um veículo está no ar, e normalmente é um indicativo de estabilidade e profissionalismo.

 

O segundo ponto é a popularidade do domínio, o quanto as pessoas o conhecem e procuram por ele.

 

As métricas usadas aqui incluem links de referência que outros sites e blogs fazem para encaminhamento, e o quão bons esses links são.

 

Por isso, uma excelente forma de conquistar uma relevância maior para seu site é por meio do conceito de guest post, no qual você oferece conteúdo para outros blogs ou sites para gerar backlinks.

 

No caso de uma escola de música, você pode oferecer seus serviços de aula de bateria iniciante ao aparecer em outros sites falando sobre sua expertise no instrumento em questão.

 

Esse tipo de autoridade não é fácil e nem rápido de otimizar, uma vez que o trabalho deve ser constante e sempre buscando excelência. Mas, um site com boa autoridade de domínio tem um poder forte no mercado, e pode gerar um interesse muito maior.

 

Autoridade de Página

Enquanto a autoridade de domínio é uma métrica genérica, que abrange todo seu site, a autoridade de página é utilizada para cada um de seus conteúdos especificamente. Isso significa tanto matérias publicadas quanto páginas estáticas.

 

Para conseguir compreender a métrica, é preciso se atentar a alguns fatores importantes para a nota de autoridade de página.

 

O primeiro deles é a idade e confiança que a página traz. Quanto mais tempo ela tiver, maior será a quantidade de acessos.

 

Se o conteúdo tiver qualidade, isso significa que será procurado muito mais vezes, aumentando sua confiança e por consequência sua autoridade. O segundo fator diz respeito aos links.

 

Uma página com um conteúdo sobre os benefícios de um espaço de coworking precisa ser otimizada para conseguir receber um nível alto de autoridade.

 

A quantidade de links externos e internos que existem dentro do texto e a qualidade do material externo que leva a uma página específica são pontos importantes para definir corretamente a autoridade da página que você está analisando.

 

Por fim, uma importante métrica com relação a uma página diz respeito a quantidade de atualizações.
Isso porque uma página possui um conteúdo específico, que tende a ficar defasado com o tempo e a movimentação da sociedade.

 

Por isso, é importante que você revisite suas páginas periodicamente para conseguir um melhor resultado em sua análise de autoridade.

 

Como Melhorar Sua Pontuação?

A empresa criadora do conceito de autoridade da página, define em uma escala de 1 a 100 o nível de cada página ou domínio, para conseguir uma melhor compreensão de como seu conteúdo está se apresentando para as ferramentas de pesquisa.

 

Dito isso, é possível determinar os níveis como:

  • 0 a 60 – Insatisfatório;
  • 40 a 50 – Regular;
  • 50 a 60 – Bom;
  • Acima de 60 – Excelente.

 

Quanto melhor sua empresa estiver qualificada nesta métrica, maiores são as chances de o público encontrar seu conteúdo quando estiver pesquisando elementos de seu nicho.

 

Por isso, é importante manter um controle sobre seu conteúdo para conseguir inseri-lo corretamente no mercado.

 

Faça uma Auditoria de Palavras-Chave

As palavras-chave são elementos essenciais para o engajamento. É por meio destas palavras que seu conteúdo chega até as pessoas que estão procurando um assunto ou tópico específico.

 

Para falar sobre empresas de motoboy, é importante que você identifique quais serão os tópicos abordados e as melhores palavras-chave para isso.

 

Os algoritmos de motores de busca caçam essas palavras por meio da internet, tentando encontrar os melhores resultados para apresentarem aos clientes.

 

Portanto, quanto mais você se preocupar com a qualidade de suas palavras-chave, melhor posicionado ficará.

 

Esse aumento de visitas realizado pela utilização correta de palavras-chave acaba aumentando naturalmente seu nível de autoridade.

 

Assim, o serviço motoboy citado anteriormente tem muito mais chance de ser encontrado pelos mecanismos de busca.

 

Marketing de Conteúdo

Quanto mais conteúdo você criar, maiores as chances de aumentar sua autoridade.

 

Isso porque cada novo conteúdo é uma possibilidade nova de engajamento, por meio da utilização correta de todos os elementos de análise de autoridade de página.

 

Esse tipo de conteúdo também pode chamar a atenção de outros portais e sites, que procurarão seu conteúdo para parcerias, vincular suas publicações em links externos e até mesmo oferecer a possibilidade de escrever guest posts.

 

Assim, você logo começa a se tornar uma autoridade em sua área de atuação, conseguindo receber bons resultados das ações efetuadas e aumentando seu score na pontuação de autoridade.

 

Atente-se ao SEO

SEO, que já foi citado anteriormente, é uma sigla para Search Engine Optimization ou Otimização dos Motores de Busca. Trata-se de uma série de técnicas para conseguir adequar seu conteúdo e encontrar mais espaço nestas ferramentas.

 

Ao criar um conteúdo sobre entrega expressa transportadora, é importante se atentar aos detalhes que fazem a diferença para os motores de busca.

 

Isso porque a maioria das pessoas hoje em dia procura diretamente nos motores qualquer necessidade que tenha.

 

As páginas de pesquisa estão cada vez melhores, por conta do avanço tecnológico e do aprimoramento de algoritmos.

 

Por conta disso, todo o conteúdo deve ser otimizado para que você seja encontrado mais facilmente, e esteja sempre entre os primeiros resultados, para aumentar suas chances de engajamento.

 

A autoridade de página é uma métrica que analisa exatamente o quanto estas técnicas de SEO estão funcionando para sua página, identificando as possibilidades de seguir utilizando o que está dando certo e modificar elementos que podem não apresentar resultados adequados.

 

Apoie-se nas Redes Sociais

Embora não exista SEO específico para redes sociais, as ferramentas de pesquisa costumam usar o engajamento em redes como uma de suas métricas de relevância para um site.

 

Por isso, é importante que você saiba se posicionar nas redes para conquistar um bom espaço.

 

As redes sociais também são ótimas fontes de interação, gerando um relacionamento mais próximo entre cliente e empresa.

 

Dessa forma, mais pessoas começarão a consumir seu conteúdo, e os cliques acabarão gerando um resultado melhor na análise de autoridade.

 

Quanto mais você publicar em suas redes sobre seu serviço de reforma predial, maiores serão as chances de encontrar um público interessado.

 

O compartilhamento de links em redes sociais tem um grande potencial de viralização.

 

Por conta disso, é importante ter em mente que seu conteúdo pode explodir em acessos, com milhares de usuários encontrando-o.

 

Isso se dá por conta da qualidade de sua produção, e você deve buscar sempre que possível um resultado desses.

 

Por isso, é importante ficar atento aos efeitos causados pelo aumento de autoridade de suas páginas.

 

Diminua a Rejeição

A taxa de rejeição é o número de pessoas que entra em seu site, vê apenas uma página e sai. Embora essa métrica tenha algumas variações, no geral ter uma taxa de rejeição alta pode ser um problema. Por isso, é importante pensar em técnicas que diminuam esse tipo de atitude.

 

Um dos principais motivos que afasta usuários de sites é o tempo de resposta dele. Hoje em dia, as coisas precisam ser rápidas, e uma página que demora muito tempo carregando pode acabar sendo prejudicial.

 

Uma pessoa procurando por conteúdo de paisagismo e jardinagem quer agilidade, e poderá ir para um concorrente se você não cuidar desse tipo de conteúdo.

 

Por isso, a velocidade de carregamento é um importante ponto para conseguir uma melhor pontuação de autoridade.

 

Além disso, um layout responsivo ajuda seu site a ser visualizado de forma melhor independente do dispositivo que os usuários estejam acessando.

Leia também o nosso post 4 Dicas Para Aumentar o Percentual de Vendas Utilizando Técnicas de SEO

Considerações Finais

A autoridade de página não é só uma métrica relevante para sua produção de conteúdo e para ficar no topo dos mecanismos de busca, é uma ferramenta importante para conquistar novos clientes e potenciais oportunidades de negócios.

 

Por isso, focar-se nas técnicas que permitem um melhor acesso para sua empresa é fundamental. Busque sempre a evolução de seu conteúdo para se tornar uma autoridade relevante em seu nicho de atuação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Como Manter a Autoridade da Página do Seu Site?”

  1. Pingback: 6 Vantagens do Ranqueamento Orgânico no Google - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: 6 Vantagens do Ranqueamento Orgânico no Google - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + dezessete =