Browse By

Vale a Pena Ter Um Chat No Site Da Sua Empresa?

A visibilidade da instalação de um chat no site da empresa é cada vez maior, especialmente ao considerar que os empreendedores buscam cada vez mais formas de se relacionarem com os clientes com eficácia.

 

Dessa forma, a implantação de recursos tecnológicos ocorre especialmente para potencializar fatores como a proximidade, agilidade e assertividade.

 

Certamente, identificar se um chat é, de fato, uma alternativa viável para empregar no site do seu empreendimento pode soar como algo complicado.

 

Vale a Pena Ter Um Chat No Site Da Sua Empresa?

 

Por esse motivo, é interessante ter o suporte profissional e buscar conhecimento, em especial, a respeito dos benefícios desse tipo de aplicação, tais como:

 

Contribui Com a Experiência Do Usuário

O conceito de experiência do usuário, de um modo geral, está associado com a sensação ao utilizar a plataforma da empresa, ou seja, diversos fatores possuem impacto nessa situação.

 

Como exemplo, pode-se citar um dono de pet que está em busca de acupuntura para gatos e já leu a plataforma de uma determinada clínica, mas ainda possui algumas dúvidas.

 

Ao notar que há um chat, pode sentir uma maior satisfação ao obter um suporte com maior proximidade e precisão.

 

Ainda mais, é válido citar que os mecanismos de busca valorizam a experiência do usuário como um dos principais fatores de posicionamento.

 

Alinha a Comodidade Com a Eficácia Na Comunicação

Já ao considerar a relação da comunicação com a comodidade proporcionada pelo chat no site da empresa, por exemplo, de conserto gerador, é interessante abordar que os profissionais da área de atendimento podem alcançar uma maior praticidade.

 

É algo alcançado, principalmente, devido a oportunidade de executar outras tarefas e, até mesmo, atendimentos enquanto a conversa do chat está em curso, o mesmo enquadra-se em relação ao usuário.

 

No caso de sistemas automatizados, como os que contam com inteligência artificial, os profissionais podem direcionar os esforços para outras atividades, uma vez que são requisitados somente a partir do ponto em que questões mais específicas precisam ser tratadas.

 

Reduz Custos

Acrescenta-se a esse cenário a probabilidade de redução de custos, por exemplo, em uma marca que produz elementos para a área farmacêutica, como reator de vidro e demais recipientes.

 

Gastos menores são alcançados devido aos custos relativamente mais baixos que a implantação de um chat envolve ao ser comparada com outros meios de atendimento.

 

Ainda mais, conforme abordado, viabiliza o atendimento de mais de um usuário e dependendo da plataforma, também é possível efetuar o atendimento por telefone de forma direta, o que contribui com a praticidade.

 

Eleva Os Níveis De Satisfação

Com as mudanças no mercado em relação a tecnologia, a rapidez é cada vez mais valorizada e não seria diferente ao tratar-se do chat online.

 

Por essa razão, de um modo geral, os usuários podem obter uma maior satisfação por contarem com esse tipo de atendimento, principalmente quando a marca prioriza informações assertivas.

 

Representa Um Diferencial Competitivo

Ao reunir todos esses fatores, é interessante dar destaque ao fato de que seja na área de fabricação de peças para equipamentos, como calibrador de rosca tipo anel, veterinária ou de qualquer outra, um diferencial competitivo pode ser alcançado com a implantação do chat.

 

Um dos pontos de maior relevância nesse contexto é a maior satisfação do usuário, que tem a oportunidade de obter um esclarecimento mais rápido e preciso de cada uma de suas dúvidas.

 

Imagine o potencial que um visitante satisfeito possui? Além dos aspectos que envolvem as chances de fechar negócio e de fidelização, é preciso considerar as possibilidades de recomendar os serviços da marca devido a percepção positiva.

 

Como Tornar o Uso Do Chat Mais Positivo?

Imagine que um usuário entra no chat de uma cirurgia veterinária retirada de tumor para esclarecer algumas dúvidas sobre um atendimento já marcado ou, até mesmo, para um contato inicial.

 

Nesses e em outros casos, até mesmo com empresas de áreas distintas, como o chat poderia ser considerado satisfatório?

 

Em primeiro lugar, é preciso considerar que um chat eficaz reúne uma série de fatores, tais como:

  • Ferramenta;
  • Abordagem;
  • Layout;
  • Agilidade.

 

Sendo assim, um dos pontos que exigem atenção é a atuação de uma equipe qualificada, tanto para a implantação quanto para o gerenciamento desse recurso.

 

Uma interação coerente com o posicionamento da empresa deve existir, assim como a garantia de atendimentos que indiquem domínio da escrita, prestatividade e que transmitam segurança sobre as informações.

 

Acrescenta-se a esse cenário o fato de que a escolha da ferramenta tem um grande impacto para os fatores abordados, por exemplo, no layout que pode ser adotado, tipos de relatórios obtidos e, até mesmo, na forma de atendimento que viabiliza.

 

Ainda mais, as principais dicas para o atendimento via chat estão associadas com a priorização da satisfação dos clientes.

 

Por exemplo, no chat de uma empresa que realiza investigação confirmatória CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), questões mais técnicas podem estar envolvidas, mas de qualquer forma, inicialmente é crucial que o atendente tenha uma apresentação adequada e que exista um esclarecimento da dúvida do usuário.

 

Além desses pontos, o operador deve sempre questionar a existência de outras dúvidas e caso o sistema seja automatizado, como nos casos de perguntas frequentes, é fundamental que a partir do ponto em que o cliente necessite do auxílio de um atendente, que a abordagem apresente ainda mais assertividade.

 

No entanto, seja na atuação do atendente ou de respostas programadas, é válido apostar sempre em medidas que indiquem proximidade e prestatividade, como pedir para aguardar, orientar de forma precisa, caso necessário, solicitar desculpas e contar sempre com cumprimentos adequados.

 

Leia também o nosso post Como Um Site Pode Ajudar Corretores De Imóveis

 

Dicas Para Otimizar o Site Da Empresa

Além de implantar o chat de uma forma adequada, outras medidas são capazes de otimizar a plataforma da sua empresa e fortalecê-la ainda mais.

 

Entre os aspectos que podem ser trabalhados, por exemplo, em uma marca da área de automação, que realiza a programação CLP siemens (Controlador Lógico Programável), um dos quesitos que devem ser atendidos, é a atualização constante de fatores como:

  • Formas de contato;
  • Endereço;
  • Serviços realizados;
  • Canais de atuação.

 

Dessa maneira, é possível garantir que no site o cliente encontre todas as informações necessárias não apenas para entrar em contato com a empresa, como também para acompanhá-la.

 

Há ainda a necessidade de trabalhar elementos associados com o marketing digital para potencializar o alcance do público e promoção adequada.

 

Por exemplo, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são cruciais para que as marcas alcancem uma maior visibilidade, principalmente ao considerar que são aplicadas em prol de otimizações para obter posicionamentos mais positivos nos mecanismos de busca.

 

Sendo assim, desde a qualidade do conteúdo até títulos e uso estratégico de links são trabalhados.

 

Outro aspecto de grande importância é a implantação de um site responsivo, que viabiliza o uso da plataforma a partir de diferentes telas e consequentemente, reduz as possibilidades de frustrações.

 

Tanto para contribuir com o uso do site responsivo quanto nos navegadores tradicionalmente acessados por computadores e notebooks, é interessante prezar pelo uso prático.

 

Por essa razão, elementos desnecessários devem ser sempre descartados, pois possuem um potencial significativo para impactar negativamente a experiência dos usuários.

 

Além dos aspectos citados, marcas de todas as áreas devem garantir que os sites sejam seguros e profissionais, principalmente para que os usuários, de um modo geral, tenham uma maior segurança para entrar em contato ou realizar uma transação comercial na plataforma.

 

Naturalmente, há uma série de táticas comerciais que envolvem o marketing digital que podem ser trabalhadas, tudo dependerá do setor e dos objetivos de cada corporação.

 

No entanto, o SEO, marketing de conteúdo e uso de email marketing são algumas das táticas de maior destaque.

 

Nesse cenário, deve-se considerar que o site da empresa é um dos canais principais para obtenção de informações sobre as marcas, pois seja em uma área que atua com materiais elétricos como cabine primária de energia ou em qualquer outro setor, essa plataforma comumente é procurada para a obtenção de dados como serviços, produtos e trajetória.

 

Se por um lado o uso eficaz do chat pode contribuir com o gerenciamento mais eficaz da comunicação com os clientes e influenciar em outros setores positivamente, por outro, é preciso considerar que a experiência na plataforma como um todo exige atenção.

 

Sendo assim, é interessante dar a opção para que os clientes em potencial e consumidores antigos avaliem a plataforma, inclusive o chat.

 

É um modo de contribuir com a busca de melhorias constantes, tornando a percepção positiva da marca cada vez mais forte em meio ao mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Vale a Pena Ter Um Chat No Site Da Sua Empresa?”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × três =