5 Fundamentos Básicos para Gerar Tráfego e Conversão em Seu Site ou Blog

Neste post vou explicar sobre os 5 fundamentos básicos para gerar tráfego e conversão em seu site ou blog e ter um projeto estratégico funcional.

 

Fundamento 1 – Mapeamento do Público-Alvo

Se você não souber com quem está falando ou para quem está escrevendo, dificilmente conseguirá mostrar o valor do seu produto ou seu serviço para quem precisa. O preço a ser pago para quem não faz este mapeamento é ficar refém da sorte do destino para realizar as suas vendas. Você pode ter um site lindo e maravilhoso, cheio de recursos visuais de última tecnologia, mas não envia o público correto, o seu site lindo e maravilhoso não vai converter. O seu anúncio usa imagens lindas e um texto super persuasivo e mostrar para as pessoas erradas, você ainda continuará com problemas de conversão.

 

Então como fazer para achar o público correto?

Fazendo testes e mais testes. Procure especificar o público em seus anúncios colocando nome de cargos e funções, vou dar um exemplo de um título de anúncio: Vendedores de carros, aprendam como vender pelo mercado livre. É muito importante você entender que tudo parte do público-alvo. Ao impactar o público-alvo correto as consequências são as vendas. Para que as vendas aconteçam você precisa ter uma visão clara de quem são as pessoas que fazem parte do seu público, o que estas pessoas leem, o que elas pensam, qual a faixa etária, gênero, interesses, faixa de rendimento, região do país, etc.

 

Fundamento 2 – Geração de Conteúdo

Aqui estamos falando do conteúdo do seu anúncio, da sua página de captura, da sua página de vendas, da sua sequência de emails e da página sobre o seu produto ou serviço que está oferecendo. Ao ter conhecimento sobre as pessoas do seu público-alvo, você irá desenvolver conteúdo que chame a atenção para gerar relacionamento e em seguida fazer a conversão. Se você está vendendo e não está se relacionando com o seu público, você poderia estar vendendo muito mais e caso não esteja vendendo nada, comece o relacionamento agora com o seu público e logo uma transformação enorme irá acontecer e a vendas começarão acontecer. É através de um conteúdo de qualidade que geramos engajamento e autoridade no assunto.

 

Fundamento 3 – Tráfego do Público

Como validar se o conteúdo é de qualidade?

 

Através do tráfego você tem que enviar pessoas para validar o conteúdo. Ninguém tem a obrigação para acertar de primeira, mas é preciso primeiro testar e gerar um tráfego de testes.

 

Após realizar o tráfego de testes e encontrar o anúncio que gera mais visitas e o custo por clique é mais baixo ou qual post do blog converte mais ou qual vídeo do seu canal do youtube gera mais engajamento, você deve escalar o valor a ser investido para gerar tráfego e realizar as suas vendas. Tráfego é o combustível para a sua estratégia de vendas, sem tráfego é impossível realizar alguma coisa.

 

Fundamento 4 – Engajamento

Uma vez que o seu público está consumindo seu conteúdo e se relacionando com seu negócio, você passar a responde e interagir com essas pessoas, algumas vezes este relacionamento é automático através de um sequência de emails ou uma sequencia de vídeos. A parte de engajamento é onde começamos a acelerar o processo de conversão para chegar na venda.

 

Nesta etapa você deve criar ações para conseguir identificar a melhor forma de enviar uma oferta para o seu prospect (lead) e a conversão ou venda seja concretizada no final deste funil de relacionamento.

 

Fundamento 5 – Conversão

Uma decisão de compra ocorre quando a pessoa percebe que o valor daquele produto ou serviço é maior que o preço. Vamos supor que eu seja um corredor de rua e existe um tênis xpto que custa R$ 1.500,00. Para mim este tênis vai trazer muito beneficio porque tem inserido nele tecnologia que vai ajudar em meu desempenho durante as corridas. desta forma o valor dele fica muito acima do preço e então eu compraria, mas se eu não sou um corredor de rua e uso um tênis somente nos finais de semana para passear, este preço de R$ 1.500,00 seria um absurdo e eu não iria compra-lo. Por isto que a sua comunicação precisa ser bem especifica para atrair somente pessoas certas para o seu produto. Valor maior que o preço gera vendas.

 

Conclusão

Ao ter clareza sobre os 5 fundamentos básicos para gerar tráfego e conversão em seu site ou blog e afinando ao longo do tempo estes fundamentos com a prática que será adquirida, dificilmente a sua estratégia falhará. No fim das contas, tudo se resume as testes e mais testes.

 

“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.” – Peter Drucker

3 comentários em “5 Fundamentos Básicos para Gerar Tráfego e Conversão em Seu Site ou Blog”

  1. Bruno Oliveira Cunha

    Excelente post. Já estou colocando em prática estes 5 fundamentos em meus blogs para gerar mais tráfego e conversões nos meus infoprodutos.

  2. Erick Marcus

    Muito boa a sua explicação sobre os fundamentos básicos para aumentar o tráfego de usuários em sites ou blogs. Parabéns pelo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 1 =