Como As Redes Sociais Podem Ajudar a Impulsionar Seus Negócios

As redes sociais são cada vez mais populares em públicos de diferentes segmentos e características. Como grande parte das pessoas está presente em pelo menos uma das plataformas atualmente, as redes sociais também se tornaram uma forma de alcançar o público e se aproximar dele.

 

Entretanto, é preciso ter a consciência de que não basta fazer uma página para a empresa em todas as opções disponíveis por aí.

 

Para que as estratégias de marketing nas redes sociais se mostrem eficientes é necessário se fazer presente por meio das publicações, priorizando a interação com os potenciais clientes, ao invés da venda propriamente dita.

 

Como As Redes Sociais Podem Ajudar a Impulsionar Seus Negócios

 

Para ser visto e compartilhado nas plataformas, é preciso produzir conteúdo adequado, de qualidade e relevante para o seu público-alvo. Até porque, nestes ambientes online, as empresas não serão os únicos negócios competindo pelo destaque no mercado.

 

Além disso, atualizações nas plataformas podem alterar a forma como os usuários das redes sociais visualizam as publicações, priorizando postagens de amigos e familiares, por exemplo – um efeito que está fora do alcance da empresa, mas que pode ser contornado com as técnicas adequadas.

 

Portanto, é fundamental que os empreendedores procurem saber quais são as principais redes sociais para a empresa, suas funções e funcionamento, escolhendo a mais adequada para alcançar melhores resultados.

 

A Importância Das Redes Sociais Para Os Negócios

Independente de a empresa ser um negócio digital ou não, é fundamental que ela esteja presente nas redes sociais. Isso pode agregar benefícios tanto para a corporação quanto para os próprios clientes.

 

Uma pesquisa realizada em 2018 indica que Brasil está entre os três países em que a população passa em média 9 horas diárias na internet.

 

Além disso, aponta para o fato de que aqui o tempo diário que as pessoas gastam nas redes sociais supera três horas e meia, sendo que isso só ocorre em mais um país. A conclusão é que o acesso no Brasil é bem acima da média mundial, pelo menos nesses dois aspectos.

 

O avanço das tecnologias e a popularidade crescente dos smartphones conseguiram enfraquecer o alcance dos televisores, do rádio e até de jornais e revistas.

 

Hoje há uma média de 130 milhões de brasileiros nas redes sociais e, por isso, empreendedores e gestores não podem ignorar a oportunidade de melhorar o contato com o seu público-alvo, alcançando ainda mais oportunidades de negócios.

 

Como Escolher Uma Rede Social Para a Empresa?

Mais importante do que estar presente em uma rede social é saber exatamente qual é a mais adequada para atingir o público da empresa.

 

Nem todo público utiliza a mesma rede social, e um exemplo disso pode ser observado na comparação entre os públicos de um treino funcional para iniciantes, por exemplo, e a venda de equipamentos de academia.

 

O ideal é que a empresa, seja uma academia ou uma fabricante de equipamentos, tenha definidos o seu público-alvo e persona, para investir na melhor estratégia para cada caso. Vale a pena ressaltar que público-alvo e persona são termos diferentes.

 

O primeiro se refere a uma espécie de público definido com dados estatísticos, enquanto o segundo está mais ligado à criação de um personagem que representa os clientes ideais, elaborado com base nos dados.

 

Para escolher a rede social mais adequada para a empresa é necessário ter em mente esses conceitos, procurando entender principalmente o fluxo de acesso do público.

 

Certas redes focadas no compartilhamento de textos e imagens costumam ser mais acessadas por um público jovem e feminino, com determinados horários com picos de acesso.

 

Ao compreender quem é o seu público, uma clínica de estética pode alcançar melhores resultados na venda de limpeza de pele profunda com extração, por exemplo, utilizando informações como essas à seu favor, assim como um conjunto de boas práticas nas redes sociais.

 

A Importância Do Conteúdo

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas pecam nas estratégias nas redes sociais por dar pouca atenção ao conteúdo. A criação do conteúdo deve ser bem planejada e desenvolvida, com atenção às necessidades de dúvidas dos clientes, assim como seus principais hábitos online e de consumo.

 

Ao utilizar as redes sociais, uma fabricante de espeto de jardim, por exemplo, pode dar dicas incentivando o seu público à montagem de hortas e jardins, o que pode ajudar, mesmo que indiretamente, a impulsionar as vendas. Se isso for feito de maneira natural, descontraída e bem planejada, melhor ainda.

 

O conteúdo relevante e de qualidade, capaz de surpreender o público, também tende a gerar uma grande quantidade de comentários e compartilhamentos. Isso contribui para aumentar o engajamento dos clientes e potenciais clientes com a marca, agregando ainda mais autoridade e destaque.

 

Dicas Para Usar As Redes Sociais Para Impulsionar Os Negócios

Tendo em vista a relevância de apostar nas redes sociais para estabelecer uma comunicação com o público, outras dicas podem ajudar na elaboração de planos eficientes. São elas:

  1. Definir público-alvo e persona(s) do negócio;
  2. Planejar postagens e definir metas para as estratégias;
  3. Investir na produção e divulgação de imagens;
  4. Criar um relacionamento com a audiência;
  5. Realizar testes e sempre reavaliar as estratégias.

 

1. Definir Público-Alvo e Persona(s) Do Negócio

Isso pode ser feito com pesquisas aplicadas na lista de contatos da empresa. As principais informações coletadas costumam ser idade, gênero, localização, profissão, renda média, entre outras questões.

 

Com as definições realizadas adequadamente, uma empresa especializada na fabricação de barramento trifásico, por exemplo, pode elaborar ações de marketing bem sucedidas com mais facilidade.

 

Existem diversos tipos de redes sociais que podem ser exploradas pelas empresas, dependendo do público que se deseja atingir. Por isso é importante conhecer o próprio público e, depois, as opções que melhor atendem aos seus hábitos.

 

2. Planejar Postagens e Definir Metas Para As Estratégias

A ação nas redes sociais demanda consistência, que fica muito mais fácil com o planejamento adequado.

 

Para não falhar na periodicidade das publicações, o aluguel de empilhadeira retrátil, por exemplo, pode utilizar aplicativos que programam o conteúdo. Assim, é possível planejar previamente as postagens, seguindo calendários comemorativos ou de promoções, dando mais tempo para a produção de materiais.

 

Outra questão importante é a definição de metas, com objetivos que sejam específicos e mensuráveis, ao mesmo tempo em que podem ser atingidos e são relevantes para o negócio.

 

3. Investir Na Produção e Divulgação De Imagens

É preciso se colocar no lugar da persona da empresa e pensar no formato de conteúdo capaz de conquistar a sua atenção. Entretanto, sabe-se que as imagens têm um grande valor apelativo para a venda de serviços, como o aluguel de perfuratriz de concreto.

 

Nesse caso, por exemplo, pode-se utilizar as imagens para informar aos clientes que os equipamentos alugados têm ótimas condições de conservação e funcionamento, ou até dar dicas de como escolher o maquinário mais adequado para cada atividade.

 

4. Criar Um Relacionamento Com a Audiência

Grande parte do sucesso de importantes marcas nas redes sociais está na habilidade de interagir com os internautas. Isso vai além de disparar postagens relevantes e frequentes. Quando a marca posta mas não interage com o público, pode até ficar com uma imagem negativa.

 

Por isso é importante estabelecer uma relação entre a fabricante de um gerador silencioso, por exemplo, e os seus clientes. Isso pode ser feito com a simples resposta e curtida de comentários.

 

Outra dica é o uso de filtro para apagar possíveis comentários desrespeitosos, além do incentivo ao relacionamento humanizado e harmonioso.

 

Grande parte dos clientes também costuma esperar respostas em até 24 horas, o que também demonstra a importância de não demorar muito para as interações.

 

Leia também o nosso post Saiba o Que é Funil De Vendas e Como Usar No Seu Negócio

 

5. Realizar Testes e Sempre Reavaliar As Estratégias

Além de estar frequentemente monitorando os resultados e menções da marca, é importante que a equipe responsável pelas ações nas redes sociais esteja realizando testes frequentes, sempre reavaliando as estratégias escolhidas para a venda de produtos ou serviços, como o polimento de mármore, para exemplificar.

 

Para isso, uma recomendação é atentar-se à aspectos como: quantidade de cliques por postagem, alcance das publicações, horário, e questões ligadas ao conteúdo.

 

Desta forma, é possível estar em um processo de constantes melhorias, com desempenho crescente nas oportunidades de negócios.

 

Para finalizar, é válido lembrar que o sucesso das ações também depende da contratação de profissionais especializados. Com experiência e competências adequadas, eles irão estudar o caso da empresa e se dedicar ao planejamento e execução das estratégias.

 

Assim a empresa se populariza entre o seu público, alcança mais potenciais clientes, ganha autoridade e destaque no mercado, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento com um investimento relativamente baixo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezoito =