Browse By

Saiba Como Contratar Uma Agência De Marketing Pode Ajudar Sua Empresa

Nenhum empresário pode ignorar a importância da divulgação e da propaganda para o crescimento de uma empresa. Porém nem todos sabem a diferença que uma agência de marketing pode fazer nesses casos.

 

Às vezes a correria do dia a dia acaba tomando toda a agenda dos empreendedores, e obrigando-os a enxergar apenas as demandas mais imediatas, ligadas a questões financeiras, parcerias com fornecedores e compradores, etc.

 

Contudo, uma empresa ou marca não pode chegar a ser realmente sustentável sem que antes tenha definido alguns pontos de marketing, tanto no sentido mais teórico do branding, quanto no mais prático da publicidade.

 

Sem falar que nas últimas décadas o portfólio de opções aumentou formidavelmente. O marketing de tipo outbound passou por inovações incríveis, e hoje pode ser praticado na famosa versão Outbound 2.0, que é revolucionária.

 

Saiba Como Contratar Uma Agência De Marketing Pode Ajudar Sua Empresa

Photo by Austin Distel on Unsplash

 

Além disso, temos o marketing inbound, que consiste na geração de conteúdo e na relação de médio e longo prazo com os clientes.

 

Também ele tem uma gama enorme de modalidades e tem mudado a realidade de muitos negócios.

 

Outra divisão comum é entre marketing on-line e off-line. Nesse sentido, o marketing digital cresceu tanto nas últimas décadas, que marcar presença em algumas plataformas já é uma questão de sobrevivência comercial.

 

Mas, como íamos dizendo, é claro que um empreendedor não pode tocar, sozinho, todas as demandas de uma empresa.

 

Ao mesmo tempo em que nem sempre ele poderá ter todo um departamento de marketing em sua folha de pagamento.

 

Nesses casos, contar com os serviços de uma agência de marketing pode ser o empurrãozinho que estava faltando para o negócio realmente crescer e atingir resultados incríveis.

 

Portanto, se você quer compreender melhor quais os benefícios que essa contratação pode trazer, bem como aprofundar um pouco nas ações de marketing referidas acima, siga conosco até o fim da leitura deste artigo.

 

Branding, Marketing e Publicidade: O Que Muda?

O termo branding ainda não está tão disseminado no Brasil, embora já haja bastante material tratando sobre ele na esfera digital e em alguns livros e revistas.

 

Se a sua empresa busca apenas uma peça publicitária, é possível que ele nem entre em questão. Porém se você quiser uma campanha inteira, e falar em parceria com a agência, é bem provável que ele surja.

 

O que o branding faz é definir as personas da marca e do público. Uma empresa que queira trabalhar com acupuntura para cachorro, para exemplificar, precisará compreender a fundo sua missão, visão e valores, bem como a expectativa dos clientes.

 

O branding inclui a criação da identidade verbal e visual da marca, bem como estudos de mercado que mostrarão os perfis dos clientes em potencial.

 

Depois de entender melhor o termo e os dados, suas estratégias e materiais terão muito mais sucesso e frutos.

 

Outro exemplo seria o de uma empresa de retrofit de máquinas. Como esse setor propõe a modernização de certos equipamentos, quem atua nele precisa dominar as tecnologias de ponta da atualidade, tanto quanto as de décadas atrás.

 

Naturalmente, não é possível ter um bom desempenho em um mercado assim apenas com algumas poucas estratégias comerciais, sem um conhecimento profundo do segmento, do público e de outras variantes.

 

O branding é a antessala do marketing, que coloca todas essas cartas na mesa. Adiante veremos como o marketing e a publicidade dão os próximos passos.

 

Expertise e Capacidade De Compreender o Mercado

Quando a empresa já tem a identidade e a cultura bem definidas, ela pode falar seguramente em peças e campanhas publicitárias que tragam o resultado almejado.

 

De fato, a função do marketing não é apenas “aumentar as vendas”, como pode parecer às vezes. Por outro lado, é evidente que ele precisa trazer resultados comerciais, em vez de ficar apenas na teoria.

 

O mais interessante da agência especializada é que ela saberá, com pouco tempo de análise, qual a modalidade indicada para você iniciar, ou para você ampliar nos resultados que eventualmente já estiver conquistando.

 

Realmente, uma empresa de usinagem de peças pequenas pode não se dar conta de que o anúncio que tem feito em uma revista impressa de soluções industriais já não é a melhor ação que ela pode fazer em termos comerciais.

 

Talvez a melhor solução seja recorrer a algumas plataformas digitais, por exemplo. Afinal, a usinagem e a tecnologia andam de mãos dadas, além disso, o fato de uma estratégia ter funcionado até ontem não quer dizer que ela continuará funcionando.

 

É essa expertise e capacidade de se moldar às mudanças de mercado que as agências têm. E que dificilmente um empresário teria sozinho, ou conseguiria garantir por meio de algum funcionário que não fosse especializado.

 

Mas não pense que o exemplo tem a ver com a migração do impresso para o digital, pois não tem. Em outros casos, o aconselhável pode ser o contrário.

 

Por exemplo, uma empresa de montagem de mezanino de aço pode estar investindo erroneamente em uma ação de SEO, sem se dar conta de que os principais clientes estão na sua região e precisam ser contatados por vendedores presenciais.

 

Lembrando que SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização Para Motores de Busca). No caso referido, uma boa solução seria a do Outbound 2.0, que implica a divisão dos setores comerciais da empresa.

 

Assim, em vez de um consultor fazer prospecção, conversão e pós-venda, cada funcionário faria uma parte, e a elite do time de vendas poderia se concentrar naquilo que faz de melhor: vendas e captação de novos clientes.

 

Em Time Que Está Ganhando Não Se Mexe. Será?

A diferença essencial entre o marketing e a publicidade é que o primeiro é mais abrangente, tanto que pode ser praticado internamente na cultura da empresa (vide o endomarketing, por exemplo), ao passo que o segundo é mais específico.

 

Nesse sentido, a publicidade é sempre praticada da porta para fora, e visa a impactar os clientes de modo mais propriamente comercial.

 

Os outdoors ou anúncios de link patrocinado que uma empresa de compressor de ar a diesel faz para aumentar as vendas em determinada temporada do ano dizem respeito à publicidade, e não tanto ao marketing em sentido estrito.

 

Todavia, é importante frisar que, como essa divisão é teórica, as boas agências de marketing praticam todas essas frentes (desde o branding até a publicidade).

 

O importante é compreender, tal como desenvolvido até aqui, que esses campos são distintos, e nem sempre o problema está exatamente onde você imaginou que estava.

 

Se você estiver surfando uma onda de crescimento e só quiser uma agência para tornar isso escalável/sustentável, valerão as mesmas regras: talvez a segurança esteja em continuar fazendo o que você fez, talvez em começar a conciliar outras estratégias.

 

Se um negócio cresceu bastante graças ao seu blog que aprofunda temas como teste hidrostático em mangueiras de incêndio, captando cada vez mais leads de gente interessada, pode chegar um momento em que as publicações saturem um pouco.

 

Qual seria a solução a partir desse momento? Somente uma agência de marketing, que conta com um time especializado de profissionais com expertise em vários nichos diferentes, poderia definir o melhor caminho, após os devidos estudos de caso.

 

Leia também o nosso post Inbound ou Outbound: Qual a Melhor Estratégia De Marketing Para Varejo?

 

Sobre Todas As Vantagens e As Ações Possíveis

Tanto para crescer quanto para manter, é preciso método. Isso deve ter ficado bastante claro na explicação desenvolvida acima.

 

Seja como for, há algumas técnicas que, se bem aplicadas, costumam trazer resultados para todo tipo de negócios, desde os que vendem perfume e roupas até os que vendem álcool etílico absoluto e outros produtos de aplicação industrial.

 

As principais delas já foram referidas aqui, e vão desde estruturação para Outbound 2.0, passando por marketing de conteúdo (tanto em blogs quanto em redes sociais), até links patrocinados e SEO.

 

Também assim, as principais vantagens de aplicá-las por meio de uma agência de marketing são:

  • A experiência da agência;
  • A organização do serviço;
  • O suporte que será prestado;
  • A otimização dos custos gerais;
  • O aumento dos resultados;
  • Entre outros pontos.

 

Existe um ponto central em desfrutar da expertise de outra empresa especializada em um nicho de mercado, como é o caso da agência de marketing.

 

É o seguinte: se você cometer um erro nessa área por três ou quatro vezes consecutivas, é possível que seu negócio nunca mais se recupere.

 

Já a agência trará um know-how de quem errou muitas vezes, até chegar onde está. Além disso, ela garantirá em contrato que contigo atingirá determinados resultados.

 

No fundo, trata-se da boa e velha regra da terceirização. Uma empresa de jateamento com granalha, por exemplo, jamais poderá dominar sozinha os cargos contábeis, jurídicos e organizacionais da corporação, pois isso foge totalmente ao foco dela.

 

Com os dados, vemos que, realmente, a contratação de uma agência de marketing pode agregar uma série de vantagens, tanto para uma empresa que pretenda começar a crescer quanto para aquela que quer manter uma curva de expansão.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Saiba Como Contratar Uma Agência De Marketing Pode Ajudar Sua Empresa”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − três =