Como Fazer Linkagens Pode Aumentar a Relevância do Seu Site

Muitas empresas que estão no ambiente online, já perceberam a importância de aperfeiçoar os conteúdo, a partir da oferta de novos materiais aos usuários, especialmente por meio de linkagens de outros sites ou de páginas internas.

 

Isso deve-se aos novos comportamentos dos internautas, que se alteram com a dinâmica da internet, afetando as prioridades na hora de procurar por produtos e serviços.

 

Ou seja, ao contrário de uma propaganda massiva, os usuários desejam ser bem informados, contemplados com materiais aprofundados a respeito de um assunto.

 

No caso das menções por meio de links, os leitores têm contato com novos materiais, que podem ampliar a experiência de navegação, pelo redirecionamento a novos conteúdos, isto é, um conhecimento “a mais”, além daquilo que já estão consumindo.

 

Como Fazer Linkagens Pode Aumentar a Relevância do Seu Site

 

Imagine, por exemplo, procurar por uma bolsa feminina pequena e se deparar com um conteúdo sobre moda, mas com links para fotos do último desfile, ajudando o usuário a ter uma visualização melhor sobre aquele tema lido.

 

É por essa experiência única, que influencia diretamente na qualidade da sua página, que cada vez mais empresas buscam maneiras de inserir hiperlinks e introduzir o link building em suas estratégias.

 

O artigo de hoje vai mostrar como fazer linkagens pode aumentar a relevância do seu site, e dar dicas de aplicação do link building e SEO Off Page.

 

Ficou curioso(a)? Então, continue com a leitura!

 

O Que é Link Building?

O link building consiste em um conjunto de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, que tem como principal objetivo construir uma rede de links para uma página, direcionando o tráfego de usuários e fortalecendo a autoridade dentro dos buscadores, como o Google.

 

Isso porque, quanto mais linkagens um conteúdo receber, como um artigo sobre enxovais de bebês com uma rede de links de qualidade, melhor será a classificação dentro dos resultados de pesquisa.

 

Os links podem ser externos (menções do seu site em outras páginas) ou internos (menções que você faz dentro da sua página). Mas, quando nos referimos a link building, em geral, se pensa nos links externos, que são os chamados backlinks.

 

Por meio dos backlinks, é possível mostrar ao Google a popularidade e a autoridade do site diante do mercado. Desse modo, o buscador investiga quais são os links que direcionam para a página e identifica se ela tem boas referências e citações.

 

Com isso, quanto mais menções o seu conteúdo receber de sites confiáveis, populares e referenciais, melhor será a classificação nos mecanismos de busca.

 

Por isso, ao falar de qualquer assunto, como o funcionamento de um pressurizador de água, é importante produzir um conteúdo relevante e informativo, para que outros sites possam compartilhar o material e contribuir para o rankeamento da sua página.

 

O link building também inclui os links internos, quer dizer, as menções que são incluídas no seu site e redirecionam para uma outra seção dentro da sua página, ou para fora do seu domínio.

 

O Google analisa esses links para compreender a relação que você estabelece com o restante da internet, algo que também influencia no rankeamento.

 

Mas, tanto para os links internos quanto externos, é necessário voltar a atenção para a experiência do usuário, como fator determinante do SEO.

 

Por isso, as menções são, em primeiro lugar, uma maneira de melhorar a navegabilidade do leitor ao mostrar novos conteúdos interessantes.

 

Como o Google Avalia as Linkagens?

Os robôs do Google, responsáveis pela classificação dos resultados, utilizam uma série de fatores para determinar o rankeamento de uma página.

 

Entre eles, encontra-se a avaliação de links e menções, sejam internas ou externas.

 

Por conta disso, ao produzir um material apresentando um forno industrial a gás, é importante considerar as mais diversas técnicas de otimização para os mecanismos de busca. A seguir, vamos tratar sobre algumas delas, com relação ao link building. Confira!

 

1 – Quantidade de Links

Esse é o primeiro critério adotado pelo Google, já que a quantidade de links demonstrava a popularidade de uma página web.

 

No entanto, atualmente esse é apenas mais um dos fatores de rankeamento e ele não pode vir sozinho – ou seja, não adianta ter uma grande quantidade de menções, se elas não têm qualidade.

 

2 – Diversidade das Menções

Imagine que o seu artigo sobre lente de contato colorida foi citado em vários sites, como em páginas de oftalmologistas, lojas de fantasia e óticas.

 

Quer dizer que você recebeu uma diversidade de menções e que várias pessoas estão falando sobre o seu conteúdo.

 

Diante dessa situação, o Google avalia que, quanto mais sites diferentes citarem o seu texto, melhor é o seu material e, consequentemente, melhor a sua classificação.

 

3 – Contexto em Torno do Link

Como o SEO leva em conta a experiência do usuário, como chave de sucesso para o rankeamento, já era de se esperar que os links citados tivessem relação com o contexto.

 

Em primeiro lugar, o Google compreende que os links da mesma área de atuação têm mais valor, pois fazem mais sentido para o público. Por exemplo, uma citação sobre aula de canto é melhor avaliada dentro do contexto de música.

 

O Google também verifica a relação com os demais links citados e a posição. Se eles são de qualidade, a página ganha mais relevância.

 

Ao mesmo tempo em que citações no início do texto costumam ter mais valor, do que links mencionados em cabeçalhos e rodapés.

 

4 – Texto-Âncora

O texto-âncora diz respeito ao que é clicável dentro do link.

 

Em geral, ele é uma palavra-chave ou uma pequena descrição, para que o usuário já saiba, mais ou menos, o que irá encontrar ao clicar no link.

 

Por isso, recomenda-se usar a correspondência exata da palavra-chave no texto-âncora, que é uma forma de reforçar a autoridade do termo e, assim, ter maior relevância dentro do buscador.

 

5 – Confiança do Site

É importante que o seu conteúdo seja citado em páginas confiáveis, ao invés de sites de spams, ou sem certificação de segurança.

 

Esse é um dos fatores levados muito a sério pelo Google, já que sites não confiáveis podem ser canais para a entrada de invasores digitais e malwares.

 

3 Dicas Para Conseguir Linkagens Para o Seu Site

Colocar o link building em prática não é algo tão simples. Afinal, não depende apenas de você, é necessário considerar a influência de terceiros, que podem ou não citar o seu conteúdo.

 

No entanto, há algumas dicas para alcançar mais linkagens para o seu site. Veja algumas:

 

1 – Crie Ativos de Marketing Digital

Já sabemos que o marketing de conteúdo é fundamental para ter um bom número de links. Mas que tal incrementar a estratégia com a produção de ativos?

 

O objetivo dos ativos de marketing digital é oferecer um material mais atraente ao público. Por exemplo, ao invés de um artigo sobre como instalar telas de proteção, é possível formular um jogo online, para o usuário interagir com aquele conteúdo.

 

Ou seja, são peças com alto potencial de compartilhamento.

 

Alguns dos ativos mais conhecidos são:

  • Infográficos;
  • Jogos;
  • Quizzes;
  • Calculadoras;
  • Vídeos;
  • Animações.

 

Mas vale a pena abusar da criatividade para desenvolver uma peça de conteúdo atrativa e relevante para a audiência.

 

2 – Firme Parcerias com Outros Sites

Uma das formas de conseguir citações para o seu conteúdo é firmar parcerias com outros sites. Você pode começar com páginas relacionadas à sua área de atuação, mas que não necessariamente são suas concorrentes diretas.

 

Por exemplo, uma fábrica de sacolas de papel pode ter uma parceria com um site sobre sustentabilidade.

 

Vale dizer que, para encontrar parceiros, é necessário optar por sites com autoridade dentro do Google, que sejam de confiança e também produzam conteúdo de qualidade.

 

3 – Faça Guest Post

O guest post, ou artigo de convidado, é uma forma de conseguir linkagens pela troca de um material informativo altamente especializado.

 

Por exemplo, você pode escrever sobre um assunto no qual é especialista para o blog de um parceiro e, assim, receber backlinks.

 

Além do mais, o guest post também ajuda a melhorar a autoridade do seu domínio, pois o público terá melhor confiança em um artigo produzido por profissional qualificado.

Leia também o nosso post Vale a Pena Montar Um Blog Para Sua Clínica Veterinária?

Conclusão

Além dos links, a relevância do seu site é determinada por uma série de fatores. Porém, todos eles giram em torno de oferecer uma experiência agradável ao usuários, em conjunto de um material de qualidade.

 

Por conta disso, vale a pena investir na produção de conteúdo, em conjunto com a prática de link building, que será fundamental para conquistar um bom posicionamento no Google.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Como Fazer Linkagens Pode Aumentar a Relevância do Seu Site”

  1. Pingback: Como Imobiliárias Podem Atender Clientes Por Chamadas de Vídeo? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =