Browse By

Como Lojas Virtuais Podem Aprimorar o Atendimento aos Clientes Nas Redes Sociais

Se você tem uma loja virtual e quer garantir um atendimento de qualidade que vá além da sua página de vendas, é importante investir nas redes sociais.

 

Isso ocorre porque grande parte das pessoas que navegam na internet diariamente utilizam esses plataformas para diversas finalidades.

 

Seja para ler notícias ou para conversar com amigos e parentes, os usuários das redes sociais também aproveitam para conhecer diferentes empresas e seus produtos, de acordo com a recomendação de outras pessoas, ou apenas ao visualizar um anúncio na plataforma.

 

É muito comum que, durante o período em que um usuário esteja passando pelo seu feed de notícias, ele seja impactado por um anúncio de depilação a laser virilha, por exemplo, e dê alguma atenção para aquela postagem.

 

Como Lojas Virtuais Podem Aprimorar o Atendimento aos Clientes Nas Redes Sociais

 

Se ela for do interesse do usuário, a probabilidade de ele aproveitar aquele momento para enviar uma pergunta ou conhecer melhor a página da empresa na rede social, para saber mais sobre os serviços oferecidos, é enorme.

 

Sendo assim, é indispensável que uma loja virtual invista em meios de se fazer mais visível na internet, garantindo que o seu e-commerce ganhe um número maior de clientes.

 

Com as redes sociais, outra frente pode ser de grande importância para a empresa: o atendimento aos clientes.

 

Por isso, se você reconhece os benefícios das redes sociais e quer aprimorar o contato com o público da sua loja nessas plataformas, siga na leitura deste artigo para saber como.

 

Por Que Estar Presente Nas Redes Sociais?

É inegável que as redes sociais trouxeram várias comodidades para as pessoas. Além de serem utilizadas como uma ferramenta de comunicação diária, muitos usuários aproveitam o seu feed para acompanhar notícias ou adquirir novos conhecimentos.

 

Ou seja, as redes sociais possuem um grande valor no dia a dia das pessoas, permitindo que elas utilizem as plataformas para diversos fins.

 

O contato com empresas, como as de tela de proteção para janela, por exemplo, pode ser muito mais simples e eficiente do que parar e fazer uma ligação telefônica.

 

Afinal, os chats ou o próprio campo para comentários nas publicações ajudam no envio de pequenas mensagens, que vão gerar um aviso para a página da loja, possibilitando um retorno rápido por parte do estabelecimento.

 

Estar presente nas redes sociais é essencial por vários motivos, sendo alguns deles:

  • Aumento de visibilidade da loja;
  • Conquista de autoridade para a marca;
  • Divulgação de campanhas de publicidade;
  • Interação com os seguidores;
  • Contato mais próximo com os clientes;
  • Entre outros.

 

1 – Aumento de Visibilidade da Loja

Quem acompanha de perto as redes sociais sabe que o número de usuários ativos nas plataformas como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e WhatsApp cresce continuamente, chegando na casa dos bilhões de pessoas.

 

Não à toa, elas acabam tornando-se indispensáveis para que uma loja virtual amplie a sua visibilidade na internet, justamente porque o alcance de uma postagem pode ser de grandes proporções.

 

Uma publicação falando sobre a importância do laudo cautelar de um veículo pode atingir milhares ou mesmo milhões de pessoas que utilizam as redes sociais, despertando a atenção delas para a página do negócio.

 

2 – Conquista de Autoridade Para Uma Marca

Ao marcar presença nas redes sociais, uma loja consegue se destacar das suas principais concorrentes, garantindo que mais pessoas saibam da sua atuação virtual.

 

Além disso, ao investir em postagens de qualidade, que abordem assuntos do seu segmento e que podem chamar a atenção dos usuários, a empresa mostra a sua autoridade, e pode cativar o seu público mais facilmente.

 

3 – Divulgação de Campanhas

Certamente você já se cansou de ouvir que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo?

 

Com as redes sociais, é possível divulgar o anúncio de uma mangueira de led de modo simples e eficiente, além de poder direcioná-lo para o público de maneira assertiva.

 

Com isso, a loja virtual consegue se destacar nas redes sociais e garantir a conquista de novos pedidos e clientes.

 

4 – Interação Com Seguidores

As redes sociais também são ferramentas eficientes para a comunicação e a interação com o público da loja virtual.

 

Por meio delas, é possível responder dúvidas, falar sobre os produtos oferecidos no site, e enviar o status de um pedido, tanto pelo chat das plataformas, quanto pelo campo de comentários.

 

5 – Contato Mais Próximo Com os Clientes

Além dos pontos abordados, vale ressaltar que as redes sociais são de grande importância para aproximar a loja virtual do seu público.

 

A compra de uma caixa acústica feita pelo site pode ter mecanismos para tornar o processo automatizado, enquanto nas redes sociais o contato com o consumidor é mais direto e pessoal.

 

Por isso, investir no atendimento ao cliente pelas redes sociais é uma forma prática de aprimorar o relacionamento da marca com o comprador do produto.

 

Como Aprimorar o Atendimento ao Cliente Nas Redes Sociais

Ter um site bem desenvolvido, que ofereça uma ótima experiência ao cliente, é essencial para o sucesso de uma loja virtual.

 

Ao investir, em paralelo, na atuação da empresa nas redes sociais, é possível que o negócio alcance melhores resultados, justamente porque ele se mantém próximo do seu público, e interage com ele mais facilmente.

 

É possível aprimorar o atendimento ao cliente de diversas maneiras dentro das redes sociais, conforme veremos a seguir.

 

1 – Fale a Língua Das Redes Sociais

Uma ótima maneira de começar a aprimorar o atendimento ao cliente nas redes sociais é investir em uma linguagem mais leve e descontraída.

 

Isso porque, quando o comprador vai solicitar uma encomenda de flyer de festa, por exemplo, ele certamente não compreende os termos técnicos envolvidos na produção.

 

Além disso uma linguagem muito formal pode deixar a comunicação menos produtiva, causando lentidão nas negociações realizadas pelas redes sociais.

 

2 – Tenha um Prazo de Atendimento Rápido

É muito comum que as empresas comuniquem um prazo de 24 ou 48 horas para responder às solicitações do cliente pelo seu site de vendas.

 

Em tempos de tecnologia e uso das redes sociais, esse tipo de prazo deve ser diminuído, permitindo que os seguidores tenham respostas bastante rápidas.

 

Para isso, é preciso manter as plataformas sempre acessíveis, para que os atendentes da sua loja virtual possam estar empenhados no atendimento ao público, não apenas nos canais de contato do site, mas também das páginas das redes sociais.

 

3 – Configure as Respostas Automáticas ou Chatbot da Rede Social

As redes sociais oferecem recursos práticos para que uma página consiga se comunicar com os seus seguidores de modo simples e eficiente.

 

Para tornar a experiência ainda mais prática, elas oferecem a configuração de mensagens automáticas e, algumas delas, possuem o chatbot, que deixa o atendimento aos clientes intuitivo e dinâmico.

 

Sendo assim, se um seguidor entra na sua página do Facebook para perguntar algumas informações sobre uma coifa industrial, por exemplo, o chatbot coleta os dados do que ele quer saber para agilizar o contato com o cliente.

 

Assim, um atendente consegue oferecer as respostas necessárias para a conclusão do pedido de modo mais assertivo.

 

4 – Ofereça Suporte Especial Para Solucionar Problemas

Ao entrar em uma página comercial das redes sociais, é muito comum visualizar a opinião dos clientes, sejam elas boas ou ruins.

 

Esse campo de avaliação possui espaço para a resposta da empresa, que é muito importante para mostrar o comprometimento da loja virtual em solucionar as dificuldades do cliente com um pedido.

 

Nenhum tipo de negócio está blindado contra erros, afinal, desde o momento da visita do cliente na página da loja até o recebimento do produto em casa, existem diversas etapas, que não dependem necessariamente do estabelecimento.

 

O serviço de entrega, que é realizado por transportadoras, é um exemplo disso.

 

Então, mesmo que a loja virtual se empenhe em diminuir os desafios comuns dos pedidos online, eles podem ocorrer por outros motivos.

 

Ao receber um feedback negativo, é preciso que a empresa tenha uma postura clara com o seu público, mostrando a sua idoneidade e transparência, principalmente diante dos problemas apresentados com um pedido.

 

Dessa forma, é possível garantir que os clientes conheçam a sua reputação e confiem na sua marca.

Leia também o nosso post Como Imobiliárias Podem Atender Clientes Por Chamadas de Vídeo?

5 – Separe Contatos que Devem ser Públicos e que Devem Ser Privados

As redes sociais permitem conversas privadas com os clientes por meio do chat, e também públicas por meio dos comentários.

 

Muitas vezes, ao responder dúvidas técnicas sobre as piscinas pequenas oferecidas na sua loja virtual, esse tipo de assunto pode ser tratado nos próprios comentários da sua postagens, pois são informações importantes para vários seguidores.

 

Quando o assunto trata-se de um pedido específico, que envolve a solicitação de dados pessoais, esse tipo de atendimento deve ser feito de modo particular, pelo chat.

 

Essa postura é importante para proteger os dados do cliente, garantindo a segurança do comprador e da empresa.

 

Por isso, é importante distinguir as particularidades no tratamento com cada cliente, levando o tipo de atendimento mais adequado de acordo com o assunto.

 

Com as práticas abordadas neste tópico, é possível aprimorar o seu contato com o público dentro das redes sociais, influenciando positivamente na sua loja virtual.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 thoughts on “Como Lojas Virtuais Podem Aprimorar o Atendimento aos Clientes Nas Redes Sociais”

  1. Pingback: Mulher, Quer Empreender? Antes Saiba Essas 9 Coisas!!! - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Mulher, Quer Empreender? Antes Saiba Essas 9 Coisas!!! - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =