Como o Instagram Pode Ajudar Nas Estratégias De Marketing De Uma Empresa?

O Instagram foi o aplicativo que mais cresceu nos últimos anos. Em 2018, a rede social bateu o número de 1 bilhão de usuários ativos, sendo considerada a plataforma mais popular da atualidade.

 

Em comparação ao Facebook, o Instagram apresenta um crescimento 2% maior. Além disso, o Brasil é o segundo país que mais utiliza o aplicativo em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

 

Diante desse cenário, não há como negar o papel do Instagram entre as estratégias de Marketing Digital.

 

Segundo o próprio Instagram, cerca de 85% dos usuários seguem um perfil comercial e mais de 1.400 marcas grandes têm conta na rede.

 

Como o Instagram Pode Ajudar Nas Estratégias De Marketing De Uma Empresa?

 

Instagram para Empresas: Como As Estratégias Na Rede Podem Alavancar o Seu Negócio

O Instagram oferece várias vantagens para as empresas que desejam investir em Marketing Digital.

 

A principal delas está no tipo de conteúdo publicado na rede, com destaque para as fotos e vídeos.

 

Em um mundo cada vez mais imagético, priorizar materiais nesse formato pode ser a oportunidade para atrair novos usuários.

 

Assim, uma barraquinha de crepe suíço, por exemplo, pode conquistar muito mais clientes com fotos dos crepes, ao invés de produzir uma série de artigos longos, em texto. É aquele famoso ditado: “comer com os olhos”.

 

O uso de imagens também aproxima e humaniza o conteúdo. Afinal, quando bem produzidas e estrategicamente divulgadas, as fotografias atraem muito mais o público.

 

Por exemplo, pode ser difícil descrever as características de um reator de vidro para laboratório – mais ainda, destacar as finalidades do objeto.

 

Desse modo, uma foto de uma cientista manuseando o componente, pode facilitar a compreensão sobre o produto, aproximando as pessoas da informação.

 

Além disso, desde que o Instagram foi adquirido pelo Facebook em 2011, a rede incorporou os mais completos recursos publicitários.

 

Ou seja, além do compartilhamento de conteúdos orgânicos, é possível investir em anúncios integrados entre o Facebook e o Instagram.

6 Dicas Para Promover a Sua Empresa Com o Instagram

O primeiro passo para iniciar uma estratégia de Marketing Digital com o Instagram é criar um perfil corporativo, isto é, no Instagram for Business.

 

A conta pode ser criada a partir de um e-mail ou um perfil no Facebook. Depois, coloque o nome da sua empresa e mude para uma conta comercial.

 

O mais importante é fazer com que as pessoas associem a sua marca ao perfil da empresa. Por conta disso, é preciso manter o nome do seu empreendimento, bem como a identidade visual da marca.

 

Quer dizer que se você tiver uma clínica especializada em exame para toxoplasmose em gatos, com o nome “Gatos & Cia”, esse mesmo nome deve ser mantido para a conta comercial.

 

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas acabam usando contas pessoais para divulgar a empresa e isso pode comprometer o engajamento.

1. Desenvolva Um Planejamento

Toda estratégia de marketing precisa de um planejamento – e não é diferente com o Instagram.

 

É necessário definir os objetivos de divulgação e o porquê a mídia é importante para a sua empresa.

 

Entre os principais objetivos de ter um Instagram, destacam-se:

  • Aumentar o tráfego no seu site/blog;
  • Realizar mais vendas através do aplicativo;
  • Melhorar o engajamento do público (por curtidas, comentários, etc.);
  • Aumentar o número de leads (potenciais clientes).

 

Ao definir um planejamento e os objetivos principais da sua estratégia, você pode ter um norte para as suas métricas, isto é, as ferramentas para avaliar se a sua empresa está realmente alcançando o sucesso.

 

Por exemplo, se o objetivo de um despachante cnh cassada é aumentar o número de contatos oriundos de seguidores do Instagram, a empresa pode ter uma métrica para avaliar se está implementando a estratégia da forma correta.

 

O planejamento também envolve um cronograma de postagens. Lembre-se que você está lidando com um perfil comercial, por conta disso, não é possível postar conteúdos na hora que bem entender.

 

Verifique quais são os melhores horários para postagem e compartilhamento, dando preferência para os dias da semana em que há maior interação dos usuários.

 

Além disso, é importante manter um equilíbrio entre as publicações: nem em excesso, nem em defasagem. A recomendação é de, pelo menos, uma postagem por dia.

2. Tenha Um Feed Organizado

Um feed bonito e bem organizado é capaz de atrair os mais diversos usuários, bem como influenciadores e marcas interessados em parcerias.

 

Isso porque a estética e a qualidade das postagens é uma boa maneira de estabelecer uma identidade visual para a sua conta, tendo um branding digital (gerenciamento da marca).

 

Além disso, o feed funciona como uma espécie de portfólio, ainda mais para empresas e profissionais que desejam mostrar seus serviços.

 

Por exemplo, pode ser interessante para uma oficina mecânica mostrar os resultados após uma troca de óleo automotivo para carros toyota; assim, organizar o feed pode ser a chave para atrair os interessados, por meio da coesão e beleza do perfil.

3. Utilize As #Hashtags

As populares hashtags foram criadas pelo Twitter, mas hoje ganham espaço nas mais diferentes redes sociais, inclusive no Instagram.

 

Popularmente conhecidas como “jogos da velha”, as hashtags são termos unidos com o símbolo de cerquilha (#), usado nos aplicativos e redes sociais com o objetivo de direcionar os usuários a páginas e conteúdos sobre o mesmo assunto.

 

De maneira geral, as hashtags são muito parecidas com as palavras-chave, no entanto, com a possibilidade de hiperlinks.

 

Assim, quando um usuário estiver procurando por fotos de embreagem de disco no Instagram e clicar em uma hashtag “#embreagemdedisco”, ele será redirecionado a outros conteúdos que tratam sobre isso.

 

Para as empresas, uma boa dica é criar uma hashtag própria da marca, muitas vezes, com o nome institucional da organização ou alguma expressão que faça referência ao negócio.

 

Dessa forma, os usuários criam uma identificação melhor com a sua conta corporativa, sendo possível criar uma comunidade virtual.

 

Apesar de ser um recurso muito interessante, é preciso utilizá-lo com moderação. Quando a mesma hashtag é usada várias vezes, em diferentes conteúdos, mas em um mesmo perfil, o Instagram pode achar que é spam e, assim, limitar o alcance das publicações.

 

Por isso, o recomendável é sempre variar as hashtags utilizadas e não ultrapassar o número de até 10 palavras com cerquilha por conteúdo.

4. Diversifique Os Conteúdos

Embora o Instagram tenha foco com fotografias, é possível desenvolver conteúdos diversificados para a rede, incluindo vídeos de curta duração, ilustrações e animações.

 

Optar por formatos diferentes é uma boa maneira de encantar os usuários, além de aumentar o engajamento dos seguidores.

 

Além disso, quem está no Instagram também deseja receber conteúdo relevante. Ou seja, de nada adianta postar uma foto de um disco de freio iveco daily 3510, se na legenda da imagem não há mais informações sobre o componente.

 

Vale ressaltar que os usuários querem qualidade e não propagandas sensacionalistas. Por isso, mesmo em anúncios pagos, lembre-se de dar informações corretas, ser transparente e objetivo com os seguidores.

5. Poste No Stories

O Instagram Stories foi lançado em 2016, tendo como objetivo ser um concorrente do Snapchat.

 

Desse modo, o recurso permite a criação de postagens em textos, imagens e vídeos, que permanecem visíveis por 24 horas.

 

A grande vantagem do Stories está na aproximação com o público, já que é possível publicar conteúdos sobre o dia a dia das empresas e os bastidores da marca.

 

Quer dizer que, uma indústria pode mostrar como é o processo de fabricação de uma barra roscada com olhal diretamente no Stories.

 

Além disso, após diversas atualizações, o Instagram Stories passou a produzir lives, isto é, vídeos ao vivo de longa duração e sem edições.

 

Mais do que aumentar a proximidade com o público, as lives trazem credibilidade para a empresa, pois “quem sabe faz ao vivo”!

 

O Instagram Stories também permite o engajamento dos seguidores de forma rápida e dinâmica.

 

Através da ferramenta “criar”, é possível publicar enquetes, fazer perguntas e outras formas de interação com o público.

Leia também o nosso post A Importância De Definir Os KPIs Da Sua Empresa

 

6. Responda As Direct Messages

As Direct Messages, ou DM, são mensagens enviadas por seguidores diretamente para a sua conta no Instagram.

 

Elas funcionam de maneira similar ao Messenger do Facebook, porém com menos recursos e ferramentas.

 

Quando lidamos com uma conta comercial, é importante que a empresa mantenha um relacionamento saudável com os leads, principalmente com os usuários que tomam a iniciativa de entrar em contato com a companhia.

 

Por conta disso, recomenda-se que as marcas sempre respondam aos seus usuários. Se isso não for possível, dado ao imenso volume de requisições, pode-se pensar em alternativas como chatbots.

 

O mais importante é não ignorar o usuário. Afinal, os seus seguidores querem se sentir especiais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Como o Instagram Pode Ajudar Nas Estratégias De Marketing De Uma Empresa?”

  1. Pingback: Instagram: 5 Dicas para administrar seu perfil comercial e conseguir um melhor número de vendas - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + sete =