Saiba Como Utilizar o Facebook Ads Para Impulsionar Seu Negócio

O Facebook Ads é uma das ferramentas pagas mais usadas nas estratégias de marketing digital, devido à sua eficácia e ao potencial de atingir diversos públicos.

 

A rapidez e a facilidade de criar campanhas publicitárias em mídias pagas fazem com que esses canais sejam cada vez mais atrativos, independentemente da empresa.

 

Isso quer dizer que todo e qualquer empreendimento pode ser beneficiado pelos anúncios no Facebook e ter ótimas taxas de conversão de clientes (leads).

 

De maneira geral, o Facebook Ads consiste em um canal de anúncios dentro da própria plataforma do Facebook.

 

Saiba Como Utilizar o Facebook Ads Para Impulsionar Seu Negócio

 

A ferramenta pode ser usada de várias maneiras, dependendo da finalidade e do objetivo da campanha. No entanto, o resultado depende muito da estratégia de marketing utilizada.

 

Mas Por Que Usar o Facebook?

O Facebook conta com mais de 115 milhões de usuários no Brasil. Isso corresponde a cerca de 67% da população brasileira.

 

Não é a toa que o país ocupa o terceiro lugar no ranking entre os locais que mais utilizam a plataforma diariamente, ficando atrás somente dos Estados Unidos (segundo lugar) e da Índia (primeiro lugar).

 

Além disso, o Facebook também é líder mundial de usuários em seus produtos, com mais de 1 bilhão de pessoas só no WhatsApp.

 

Com esses números, não é de se admirar que muitas empresas tenham voltado esforços de marketing para atingir as pessoas conectadas à rede social.

 

Em termos de conversão, o Facebook também é extremamente eficiente.

 

Isso, porque muitas pessoas tendem a procurar por produtos e/ou serviços online, comparando preços, especificações e, mais do que isso, consumindo conteúdo relevante para buscar uma empresa que tenha autoridade no assunto.

 

Com o Facebook Ads, essas estratégias podem ser aprimoradas, pois a ferramenta não somente divulga anúncios publicitários da marca, mas também materiais informativos e qualquer outro tipo de postagem interessante.

 

Até mesmo cursos podem ser anunciados no Facebook Ads. Um treinamento para trabalho em altura pode ser oferecido aos usuários via internet, com possibilidade de aprofundamento sobre o tema para colaboradores que necessitam desse curso online.

 

Ou seja, impulsionar postagens no Facebook é considerado uma das formas mais efetivas de criação de anúncios online e esse método é utilizado em praticamente todas as estratégias de Marketing Digital.

 

Como o Facebook Ads Funciona?

O Facebook Ads funciona de uma maneira bem simples. Ao rolar o feed de notícias, já se deparou com uma publicação diferente, provavelmente de uma página que você ainda não segue ou curtiu?

 

Isso costuma acontecer com produtos e serviços que os usuários procuram. Por exemplo, se você está procurando um sistema de combate a incêndio, é possível se deparar com um anúncio sobre extintor a base de água.

 

Isso ocorre porque o Facebook Ads disponibiliza conteúdos de acordo com as preferências dos usuários, tendo como análise o banco de dados e o histórico de buscas.

 

Quer dizer que o Facebook identifica as ações na rede social, como páginas curtidas, tipos de imagens compartilhadas, assuntos pesquisados, entre outros conteúdos e, dessa forma, sugere assuntos relacionados.

 

Com isso, o Facebook Ads seleciona os anúncios e os disponibiliza no feed dos usuários. Portanto, a ferramenta é altamente direcionada a um determinado nicho de público, o que aumenta a probabilidade de conversão de usuários em potenciais clientes.

 

Ademais, comparando o Facebook Ads com outras formas de divulgação, o impulsionamento de anúncios no Facebook assegura muito mais visibilidade da empresa perante a audiência.

 

Ao fornecer informações sobre algum assunto, como controle de acesso digital, o empreendimento acaba ficando conhecido no ramo, já que os conteúdos disponibilizados são gratuitos, educativos e estão disponíveis online para um grande número de pessoas.

 

Outro ponto muito vantajoso do Facebook Ads está no preço de investimento. A ferramenta permite que você estipule um valor máximo de gastos e, em alguns casos, é possível investir um valor baixo por dia.

 

Assim, mesmo com um valor pequeno, a empresa pode anunciar seus produtos ou serviços para um grande público, tendo um ROI (Retorno sobre Investimento) relativamente alto.

 

Como Divulgar No Facebook Ads

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, para promover um anúncio no Facebook Ads, a empresa precisa ter uma página no Facebook.

 

Isso vale para todos os tipos de negócios, mesmo os pequenos empreendimentos, até empresas B2B (business to business), que vendem para outras empresas ou indústrias — que podem trabalhar com gerador aluguel, entre outros produtos.

 

Com a página do Facebook criada, começa a divulgação.

 

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios

O “Gerenciador de Anúncios” é o canal para criar e gerar conteúdo publicitário no Facebook. Para acessá-lo, basta clicar no ícone com o mesmo nome, na barra superior da sua página no Facebook.

 

A partir daí, você pode escolher o processo básico de criar um anúncio por meio de:

  • Uma campanha;
  • Um conjunto de anúncios;
  • Uma postagem publicada.
  • Uma postagem não publicada.

 

O tipo de publicação depende diretamente dos objetivos do anúncio. Por exemplo, se você deseja maior reconhecimento da marca, o mais interessante pode ser a criação de uma campanha.

 

Já se o intuito é divulgar um produto, como um filtro para piscina pequena, pode ser melhor investir em uma postagem publicada na página (com a oferta do item, preço, etc).

 

Por isso, reconhecer o objetivo do anúncio é o segundo passo para usar o Facebook Ads.

 

2. Escolha o Seu Objetivo

Entre os principais objetivos da divulgação com o Facebook Ads, encontram-se:

  • Reconhecimento da marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Geração de cadastros;
  • Visitas ao estabelecimento.

 

Todos eles estão concentrados no próprio Facebook Ads e você pode escolher diretamente ao iniciar um anúncio.

 

2.1. Reconhecimento Da Marca

Quando falamos de reconhecimento da marca, a intenção é alcançar um maior número de pessoas que têm a probabilidade de abrir a publicação.

 

Com isso, é possível atrair mais usuários até a sua página no Facebook, especialmente, quem já demonstrou interesse por produtos e/ou serviços iguais ou semelhantes aos da sua empresa.

 

Assim, se o seu empreendimento é focado em manutenção de fachada predial, o interesse é criar conteúdos sobre essa atividade, demonstrando as vantagens, resultados e por que o usuário terá benefícios ao procurar o seu negócio.

 

Com isso, é possível aumentar a autoridade da empresa e, consequentemente, o reconhecimento da marca.

 

2.2. Alcance

Esse tipo de anúncio tem como objetivo alcançar o maior número de usuários possíveis, para transformá-los em potenciais clientes.

 

Essa é uma das estratégias mais usadas, visto que, quanto maior o alcance de uma publicação, mais vista ela é e há grandes chances de chegar às pessoas interessadas.

 

2.3. Tráfego

Ao escolher o “tráfego”, o objetivo principal da empresa é atrair visitantes para uma página fora do Facebook, seja ela um blog, website, ou outra mídia social.

 

Nesse caso, a publicação conta com um link que redireciona o usuário a um site – ou, até mesmo, para uma conversa no Messenger.

 

Assim, ao anunciar um tijolo de concreto para calçada em promoção, o anunciante pode vincular a postagem com um link de redirecionamento para a página de compra, onde o usuário tem acesso ao preço, condições de pagamento e, além disso, já pode concluir a negociação.

 

2.4. Envolvimento

Esse tipo de anúncio tem o intuito de gerar engajamento do público com a marca, por meio de comentários, compartilhamentos e curtidas, despertando o interesse dos usuários, permitindo maior interatividade.

 

Desse modo, ao anunciar um produto e/ou serviço, a empresa pode fornecer informações sobre o assunto e pedir opinião das pessoas, sendo também uma forma de mensurar o engajamento.

 

2.5. Geração De Cadastros

Esse tipo de anúncio visa a coletar informações sobre os usuários. Dessa forma, é possível ter em mãos dados importantes, que vão orientar as demais estratégias de marketing e contribuir para a divulgação da empresa.

 

Assim, ao anunciar um serviço de sonorização de ambientes fechados, a empresa pode oferecer um e-book gratuito para os usuários, mediante o cadastro de um e-mail. A partir disso, o seu negócio já tem uma forma de contato, por meio do e-mail marketing.

 

Leia também o nosso post Saiba o Que é Marketing Omnichannel

 

2.6. Visitas Ao Estabelecimento

O Facebook Ads também atravessa os limites do mundo digital e pode influenciar no número de visitantes do seu estabelecimento.

 

Isso é possível por meio de publicações que citam os pontos comerciais, com foco em pessoas que estão próximas à sua empresa.

 

Claro que, para ter a eficácia necessária, o anunciante precisa cadastrar corretamente o endereço comercial e orientar uma estratégia para chamar a atenção do público, como uma oferta, um brinde, um serviço gratuito, um diferencial, entre outros.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − oito =