Browse By

Comunicação Integrada de Marketing Para Casa e Construção

Você sabe o que é a Comunicação Integrada de Marketing (CIM), e como ela pode ser importante para o seu estabelecimento de casa e construção?

 

O marketing de uma empresa é fundamental para que ela se comunique com o seu público e, dessa forma, traga um aumento positivo no número de negócios.

 

Mas o marketing é dividido em diversas áreas de comunicação que, se não estiverem devidamente alinhadas, podem ser de difícil administração.

 

Isso quer dizer que, integralizar toda a comunicação do seu marketing de casa e construção é essencial para criar uma campanha mais efetiva, unificando assim todas as estratégias de maneira contínua e coerente.

 

Comunicação Integrada de Marketing Para Casa e Construção

 

A Comunicação Integrada de Marketing é fundamental para qualquer tipo de segmento, seja para um estabelecimento de licenciamento de moto, ou para uma loja de materiais de construção.

 

Afinal, a maneira como você fala com o seu público, é importante para o sucesso da sua divulgação.

 

Sendo assim, as campanhas de marketing e comunicação do seu negócio devem caminhar ao lado do branding, além de ser essencial para que toda a maneira de promover o negócio seja contínua e siga uma linha uniforme.

 

Por isso, se você se preocupa com a forma de falar com o público, garantindo que a mensagem transmitida seja compreensível para ele, conhecer a Comunicação Integrada de Marketing pode ser um estratégia essencial para o sucesso do seu negócio.

 

Então, siga na leitura deste artigo para aprofundar o seu conhecimento, e utilizá-lo a favor da sua empresa.

 

O Que é Comunicação Integrada de Marketing?

O primeiro passo para compreender o que é a CIM, é entender que o marketing pode ser dividido em quatro “Ps” fundamentais, sendo eles:

  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção;
  • Produto.

 

O preço refere-se ao custo com a adição do lucro, e inclui os possíveis descontos oferecidos.

 

É o valor que vai ser pago pelo pacote de concreto oferecido pela sua loja de casa e construção, por exemplo.

 

A praça se trata dos locais onde você oferta o seu produto, ou seja, se você vai anunciá-lo na internet, em revistas, em panfletos, etc.

 

A promoção é a maneira como você vai apresentar o que está vendendo ao público, ou seja, as estratégias de divulgação e a maneira de se comunicar com os clientes.

 

Um exemplo disso é o de uma autoescola que quer oferecer aos alunos a possibilidade de adicionar categoria a na carteira de motorista, devendo, por isso, utilizar as ferramentas oportunas para comunicar isso aos clientes de modo interessante.

 

Por fim, o produto é aquilo que você oferece ao público.

 

Normalmente, essa categoria abarca itens físicos, como um conjunto de tijolos, ou algo intangível, que pode ser transmitido ao comprador de diversos modos, agregando valor para ele.

 

Ao entender sobre os “Ps”, a compreensão da Comunicação Integrada de Marketing é mais efetiva.

 

Isso porque a CIM se refere ao P da Promoção, ou seja, a maneira como você passa para os seus clientes a apresentação ideal do seu produto.

 

É importante mencionar que a publicidade de uma empresa não pode ser apenas direcionada para os seus atuais compradores.

 

Ela deve ser sempre bastante abrangente, para que o seu número de negócios possa crescer positivamente e gerar maior valor para a marca.

 

Isso quer dizer que, um estabelecimento especializado em artigos para casa e construção, assim como uma clínica que realiza o tratamento rugas profundas, deve utilizar a CIM para falar com os seus potenciais clientes, funcionários, fornecedores, gerentes, entre outros.

 

Assim, é possível dizer que a Comunicação Integrada de Marketing cria uma lógica, para que a maneira com que uma marca se dirige às pessoas funcione da melhor forma possível, e traga benefícios para o negócio.

 

O Objetivo da Comunicação Integrada de Marketing

A CIM não é apenas um modo de falar com as pessoas, ela agrega uma série de objetivos para que um estabelecimento de casa e construção consiga maiores resultados nas suas vendas, bem como na divulgação dos seus produtos.

 

Sendo assim, um dos fundamentos da Comunicação Integrada de Marketing é passar para o público uma mensagem coerente, facilitando o entendimento, e diferenciando uma empresa das suas concorrentes.

 

Ela também é importante para ajudar na fixação de um produto ou serviço na mente do comprador, fazendo com que uma pessoa que precise levar o seu cachorro para um banho e tosa de animais, tenha sempre aquele estabelecimento como referência.

 

Ademais, a CIM é um modo eficiente para transmitir informações significativas para o público, fazendo com que o cliente reconheça a autoridade de um negócio no interior do segmento, e seja um fiel à marca.

 

Depois de compreender melhor os objetivos da Comunicação Integrada, é importante saber como aplicá-la no seu negócio, para conquistar o sucesso desejado para o seu estabelecimento de casa e construção.

 

Como Utilizar a Comunicação Integrada de Marketing na Sua Empresa

Se você reconhece que a CIM pode ser a estratégia que falta para o seu negócio, ao utilizá-la entre as suas principais ferramentas de comunicação, certamente os frutos serão colhidos.

 

Os benefícios são vários, fazendo com que um despachante especializado em renovação de cnh vencida consiga obter maior sucesso no seu faturamento, ao investir na Comunicação Integrada de Marketing do estabelecimento.

 

Do mesmo modo, um negócio de casa e construção pode atingir os seus objetivos de venda, ao reconhecer a importância da CIM e começar o quanto antes a implementá-la na sua empresa.

 

1 – A Integração das Equipes do Estabelecimento é Fundamental

Como não poderia deixar de ser, a integração das diferentes equipes da sua empresa é o primeiro passo para o sucesso da CIM.

 

Isso porque os departamentos do seu negócio devem saber traduzir para o público a mensagem que deverá ser transmitida, sendo fundamental que eles falem a mesma língua.

 

Nesse caso, é importante propor reuniões periódicas de alinhamento, para que todos os envolvidos saibam o que deve ser feito, e como a comunicação da empresa será feita com o público.

 

Sendo assim, as campanhas de email marketing, a impressão de panfletos, o padrão do design e a forma de falar com os clientes, deve seguir sempre a mesma linha.

 

Com isso, uma empresa de instalação do kit gnv 5 geração, por exemplo, mantém o seu atendimento e as suas campanhas seguindo um formato coerente, e que faça o público identificá-la facilmente, independentemente do canal de comunicação.

 

2 – O Investimento da Comunicação Interna é Essencial

Que uma empresa só funciona adequadamente quando sua comunicação interna é feita de modo eficiente, disso ninguém duvida.

 

A Comunicação Integrada de Marketing também vai ter resultados mais efetivos quando a sinergia entre os gestores do estabelecimento de casa e construção ocorre de modo fluido, estabelecendo boas práticas internas.

 

Ter reuniões para conversar com os colaboradores e ajudar na divulgação das principais ações da empresa, seja por meio de um mural de recados ou enviando instruções por email, também auxilia na fixação das diversas informações relacionadas à comunicação.

 

Uma equipe alinhada pode ajudar uma loja de materiais de casa e construção, assim como uma oficina especializada em reparos de carro rangendo, a realizar um excelente atendimento ao cliente, oferecendo auxílio e apresentando soluções eficientes ao público.

Leia também o nosso post O Que é Marketing de Serviço e Como Utilizar na Sua Empresa

3 – A Comunicação Digital Também Deve Ser Adaptada

A Comunicação Integrada de Marketing não diz respeito apenas ao ambiente físico da empresa.

 

Isso quer dizer que a comunicação digital do negócio também deve estar alinhada.

 

As redes sociais hoje são essenciais para que uma empresa consiga alcançar resultados cada vez melhores, o que quer dizer que os usuários e os seguidores das principais plataformas vão ter acesso mais fácil ao seu negócio, graças à internet.

 

É cada vez mais frequente que um indivíduo que esteja buscando por uma consulta gastroenterologia, procure por referências nas redes, principalmente porque elas se transformaram em um meio efetivo de comunicação com diversos estabelecimentos.

 

Além disso, as redes sociais são ótimas ferramentas para que um negócio de casa e construção informe aos seus clientes sobre promoções internas, e divulgue os seus produtos de modo simples e eficaz.

 

Criar um plano para a transmissão de informações valiosas, que façam o público-alvo do negócio entender mais sobre as funcionalidades e os benefícios do que a empresa está oferecendo, é fundamental para a CIM.

 

Alinhar tudo isso com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da sua empresa, com os vendedores e os atendentes do seu negócio, pode fazer toda a diferença para uma Comunicação Integrada de Marketing muito mais eficiente e produtiva.

 

Afinal, ao utilizar a mesma linguagem e transmitir ao seu público uma uniformidade na maneira de atender e de prestar esclarecimentos, é essencial para o negócio.

 

Por isso, a Comunicação Integrada de Marketing é uma das estratégias mais importantes para que uma empresa de casa e construção consiga melhorias internas no seu estabelecimento, influenciando positivamente nas suas vendas e resultados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Comunicação Integrada de Marketing Para Casa e Construção”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    10 − 2 =