Browse By

Descubra o Impacto Gerado por Uma Comunicação Visual Assertiva

A comunicação visual é uma das ferramentas mais importantes para o marketing das empresas. Segundo uma pesquisa da Brain Rules, as pessoas tendem a lembrar de 65% das informações exibidas com recursos visuais, o que torna a mensagem mais efetiva.

 

Além do mais, grande parte da interação humana é não-verbal. Por esse motivo, nossos cérebros costumam preferir melhor os sinais visuais.

 

Daí o porquê muitos produtos e embalagens, como tag personalizada para laços, são feitos em uma mescla com informações textuais e visuais.

 

No artigo de hoje, descubra o impacto gerado por uma comunicação visual assertiva e conheça os benefícios dessa estratégia. Acompanhe a leitura!

 

Descubra o Impacto Gerado por Uma Comunicação Visual Assertiva

Foto de Anthony Shkraba no Pexels

 

O Que é Comunicação Visual?

A comunicação visual em marketing envolve toda a estratégia de construção de uma identidade para empresa através de elementos imagéticos, como fotografias, cores, logotipos, ilustrações, formas, etc.

 

Ou seja, ela envolve todo o estilo gráfico de comunicação interna e externa dos negócios, incluindo os produtos publicitários.

 

Por exemplo, na confecção de uma sacola kraft lisa, é importante seguir a identidade visual da empresa, visto que é esse recurso o grande responsável por aproximar o cliente da sua marca e promover a imagem do seu negócio.

 

A expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras” é perfeita para representar o conceito da comunicação visual. Afinal, além de usar elementos imagéticos, a principal intenção é transmitir uma mensagem para a audiência.

 

Quais os Benefícios de uma Comunicação Visual Assertiva?

Assim como toda estratégia corporativa, a comunicação visual precisa ser muito bem planejada para que ela tenha o efeito desejado. Até porque a falta de padronização pode prejudicar o reconhecimento da sua empresa e, consequentemente, as demais campanhas.

 

A seguir, conheça os principais benefícios de uma comunicação visual assertiva.

 

1 – Informações Diretas e Objetivas

A linguagem visual é conhecida por ser muito mais simples e direta, em comparação às mensagens escritas.

 

Dessa forma, fica mais fácil transmitir os valores e ideais da sua empresa, de forma rápida e efetiva.

 

Por exemplo, com uma fachada acm vazado, as pessoas podem identificar rapidamente a sua marca, através da representação do logo e padrões de cores. Por esse motivo, é importante que a empresa adote e siga um manual de identidade visual.

 

2 – Flexibilidade de Aplicações

As informações textuais nem sempre cabem em todos os tipos de mídia, ainda mais quando são muito grandes. Além do mais, os textos nem sempre são efetivos para a comunicação em outras línguas e, quando oralizados, necessitam de equipamentos para reprodução.

 

Ao contrário, a comunicação visual é muito mais simples de ser aplicada e pode aparecer em vários materiais da empresa.

 

Por exemplo, o logo da marca pode ser impresso em um talão de rifa personalizado. Desse modo, as pessoas identificam logo de cara qual é a empresa.

 

Além disso, as imagens podem ser colocadas em diferentes tamanhos ou formatos.

 

3 – Reforça o Branding

A comunicação visual é um dos principais elementos para trabalhar com o branding, isto é, a construção da identidade da marca.

 

Ela diz respeito à impressão que o público terá do seu negócio e, por conta disso, os elementos visuais têm fundamental importância nesse processo.

 

Como consequência, quanto melhor é o branding, maior é o reconhecimento da sua marca no mercado.

 

Assim, é possível criar unicidade e uniformidade para as propagandas. Ou seja, quando alguém pensar em um produto ou serviço específico, já pode relacionar com o seu negócio.

 

4 – Aumenta a Atração de Clientes

Não se pode ignorar o papel que o marketing visual tem para a atração de novos clientes. Ao veicular peças com uma identidade visual padrão, as pessoas criam uma relação mais próxima com o marca. Além disso, novos públicos podem conhecer a empresa.

 

Por exemplo, quando um cliente usa uma agenda personalizada logo do seu negócio, outras pessoas acabam conhecendo a sua marca, tornando o marketing muito mais efetivo.

 

Alguns produtos publicitários que ajudam em um bom marketing visual são:

  • Flyers e cartazes;
  • Outdoors;
  • Adesivos de vitrines;
  • Brindes promocionais;
  • Entre outros.

 

É importante que todos esses itens sigam corretamente o manual de identidade visual da marca, a fim de criar uma identificação do público-alvo.

 

5 – Excelente Custo-Benefício

Assim como toda estratégia corporativa, o investimento em comunicação visual tem um custo para as empresas, no entanto, o ROI (Retorno sobre Investimento) é muito satisfatório, principalmente a longo e médio prazo.

 

Um branding bem feito, associado a outras iniciativas de marketing, pode tornar o seu negócio conhecido e transformá-lo em uma referência no mercado.

 

6 – Fideliza os Clientes

A identidade visual é a grande responsável pela fidelização dos consumidores, justamente porque eles conseguem reconhecer a sua empresa rapidamente.

 

Ou seja, ao ver um backdrop portatil da marca, os clientes já se lembram do seu produto ou serviço e, dessa maneira, é possível influenciar na decisão de compra.

 

A médio e longo prazo, a sua empresa passa a ser vista como uma das principais referências no nicho de atuação, ainda mais quando o produto ou serviço tem a devida qualidade.

 

Quer dizer que uma comunicação visual bem desenvolvida, de modo eficiente e cuidadoso, é capaz de fortalecer a marca junto ao consumidor, aumentando as vendas, o posicionamento no mercado e trabalhando a percepção do negócio junto ao público-alvo.

 

Como Implementar a Comunicação Visual na Sua Empresa

O primeiro passo para implementar a comunicação visual na sua empresa é fazer o branding, associando a marca a uma identidade específica. A partir disso, os demais materiais publicitários devem seguir o mesmo padrão.

 

Isso vale tanto para empresas quanto para eventos. Afinal de contas, até a decoração de um salão de festa casamento depende de uma identidade visual prévia, geralmente estabelecida pelos noivos.

 

Abaixo, listamos uma série de peças publicitárias que podem ajudar a expandir a comunicação visual da sua empresa. Confira!

 

1 – Banners e Propagandas Fixas

Os banners já são velhos conhecidos da publicidade tradicional e são muito eficientes como canais de marketing visual.

 

O segredo para a construção desses materiais é escolher imagens representativas da empresa, para atrair a atenção do público.

 

Hoje em dia, as pessoas não querem uma publicidade invasiva e, por esse motivo, na elaboração de uma propaganda fixa, vale a pena investir em algo menos sensacionalista, mas que atraia a audiência.

 

2 – Anúncios no YouTube

A comunicação visual também envolve a produção de vídeos, ainda mais nas redes sociais.

 

Para termos uma ideia, um levantamento feito pela Cisco mostrou que o tráfego global da internet será majoritariamente composto por vídeos, que serão responsáveis por 82% dos materiais de marketing nos próximos anos.

 

Sendo assim, uma possibilidade para a comunicação visual assertiva da sua empresa é investir em anúncios no YouTube, ou conteúdos informativos na plataforma.

 

Desse modo, é possível mostrar como é uma sala de reunião para alugar em formato audiovisual, o que ajuda a aproximar os colaboradores da compra.

 

Segundo o Think With Google, 70% dos espectadores do YouTube assistem a algum vídeo em busca da resolução de um problema. Ou seja, é um grande percentual de usuários que pode se impactar com o seu conteúdo.

 

3 – Publicações no Instagram

O Instagram é uma rede social com forte apelo visual. Portanto, nada melhor do que trabalhar a comunicação assertiva no aplicativo.

 

A dica é seguir a identidade visual da empresa e, ao mesmo tempo, produzir conteúdos informativos e interessantes para a audiência.

 

Além disso, vale a pena manter o seu feed organizado e, se possível, colocar o logo da empresa em todas as publicações.

 

Não se esqueça de investir em imagens de alta qualidade, visto que o público tende a se interessar muito mais por fotos e ilustrações com boa resolução.

 

4 – Brindes Promocionais

Os brindes promocionais são os grandes responsáveis por expandir a sua marca para novos públicos. Isso porque eles podem ser usuais para os clientes e, ao mesmo tempo, ter o logo da empresa.

 

Alguns brindes convencionais são: canetas, camisetas, bonés, blocos de anotação, etc.

 

Dessa forma, o reconhecimento do seu negócio se expande, de uma forma muito rápida.

Leia também o nosso post Quais Vantagens o Marketing de Conteúdo Proporciona Para Um Site?

Conclusão

A comunicação visual é imprescindível para qualquer empresa. Por meio dela, o seu público cria uma identificação e vínculo com a marca, o que contribui diretamente para a decisão de compra e o reconhecimento do seu negócio no mercado.

 

Por esse motivo, é importante manter uma comunicação assertiva e estratégia, seja no simples uso de imagens no Instagram ou para a elaboração do branding.

 

Afinal de contas, os impactos gerados por uma comunicação visual assertiva são inúmeros, incluindo o aumento de vendas, a fidelização dos clientes e o destaque da sua marca perante à concorrência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-rapidas/comunicacao-visual-o-que-e-e-por-que-e-importante/
https://duomo.com.br/comunicacao-assertiva-qual-o-impacto-no-ambiente-organizacional/
https://www.spletras.com.br/4-vantagens-da-comunicacao-visual-que-voce-nao-pode-ignorar
https://blog.sansuy.com.br/comunicacao-visual-impacto/
https://www.liguesite.com.br/blog/comunicacao-visual-5-motivos-para-investir-e-atrair-mais-clientes/
https://rockcontent.com/br/blog/estatisticas-de-marketing-visual/

One thought on “Descubra o Impacto Gerado por Uma Comunicação Visual Assertiva”

  1. Pingback: Vale a Pena o Investimento no Facebook Ads? Entenda Qual é o Melhor Momento. - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Vale a Pena o Investimento no Facebook Ads? Entenda Qual é o Melhor Momento. - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + quinze =