Browse By

Como Um Bom Conteúdo Pode Impactar No Crescimento De Um Negócio?

O crescimento de um negócio depende de muitos fatores, sendo que um deles é a produção de conteúdo. Aliás, entregar um material relevante para seu público é a moeda de troca do marketing digital.

 

A internet mudou o comportamento de consumo das pessoas, que estão sempre em busca de informações antes de realizarem a compra de qualquer coisa. É dessa maneira que os consumidores fazem comparações e tomam as melhores decisões.

 

Só que além de entregar aquilo que os consumidores modernos estão procurando, uma marca que invista em marketing de conteúdo também consegue aumentar a sua autoridade de mercado e educar os leads a caminho da conversão.

 

No entanto, ele precisa ser bem produzido, persuasivo, chamar a atenção das pessoas e levar uma solução. Para chegar até as mãos dos usuários, também é necessário adaptar esses conteúdos às estratégias de SEO.

 

Como Um Bom Conteúdo Pode Impactar No Crescimento De Um Negócio?

 

Da mesma maneira, as empresas devem saber em quais canais vão veicular seus materiais, visto que eles precisam estar onde o público está, dentre outros fatores.

 

O fato é que essa estratégia é fundamental para fazer o negócio crescer e traz muitos benefícios. É exatamente sobre esse assunto que vamos abordar neste artigo. Acompanhe!

 

Importância da Produção de Conteúdos

Estamos vivendo na era digital, e com isso, é necessário investir em práticas relacionadas a ela, como o marketing de conteúdo.

 

O objetivo dessa estratégia é atrair, encantar, converter e fidelizar clientes por meio de materiais relevantes e que levem uma solução até quem os consome.

 

Hoje em dia, uma pessoa pesquisa na web tudo o que precisa ou está interessada em comprar. Por exemplo, se alguém teve problemas com a fechadura de seu carro, acessa a internet e busca por informações sobre chaveiro profissional.

 

Ela pode estar procurando pelos serviços desse profissional, ou simplesmente quer saber como pode resolver um problema, como retirar uma chave emperrada.

 

Esse é o objetivo da produção de conteúdos: apresentar uma saída ou esclarecer uma dúvida. Inclusive, eles podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Imagens e vídeos;
  • Infográficos;
  • Entre outros.

 

Marcas que não investem nessa estratégia acabam ficando para trás, tanto nos resultados de pesquisa do Google, quanto sob o ponto de vista do consumidor moderno.

 

Com relação a este buscador, a produção de conteúdo é fundamental para garantir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa de maneira orgânica.

 

A não ser que você pague por um anúncio, seu site ou blog só vai aparecer entre os primeiros resultados se os robôs do buscador classificarem os conteúdos como relevantes.

 

O objetivo do Google é oferecer a melhor experiência a seus usuários, então para ele, pouco importa se o seu negócio oferece o melhor produto ou serviço. O válido é que você solucione uma dúvida com algum material.

 

Mesmo que o consumidor precise de uma solução mais incisiva, como um computador novo, ele só vai perceber isso depois que tentar consertar de alguma forma seu antigo computador.

 

É aqui que também entra a perspectiva dos clientes. Ninguém gosta de marcas que tentam vender a todo custo, sem realmente se importarem com seus problemas.

 

Lembre-se de que as pessoas têm inúmeras oportunidades de comprar o que precisam, mas vão ficar com a empresa que provou que o seu objetivo é ajudá-lo, e não vender acima de qualquer coisa.

 

O marketing de conteúdo tem essa como principal função, além de que mostra que a sua empresa é uma autoridade no que faz. Muitas vezes, uma pessoa só tem curiosidade em lembrancinha de maternidade diferente para um futuro próximo.

 

Por exemplo, uma mulher que pretende engravidar está se inserindo nesse universo, então, se ela encontrar um site ou blog de fabricante de lembrancinhas que lhe dê boas ideias, certamente vai se lembrar dele quando chegar a hora de providenciar.

 

Com base nessas perspectivas, começamos a entender como a produção de conteúdo ajuda um negócio a crescer.

 

Como o Conteúdo Pode Fazer Minha Empresa Crescer?

A produção de conteúdos é uma das principais estratégias de marketing digital porque, mais do que levar informação para seu público, consegue fazer o negócio crescer.

 

Um exemplo disso é que o marketing de conteúdo garante mais visibilidade para uma marca. No entanto, para que isso aconteça, é necessário seguir uma frequência de publicações.

 

Quanto mais conteúdos um buffet de aniversário infantil ou um salão de beleza publicar, maiores serão as chances desses negócios serem encontrados e vistos pelo seu público-alvo.

 

Esses materiais também encantam os clientes e os transformam em propagadores de sua marca. Ou seja, a empresa fortalece a propaganda boca a boca, a mais poderosa de todas.

 

Isso acontece porque a produção de conteúdos reforça o relacionamento com o público e desperta a confiança das pessoas. Então, elas passam a indicar a marca para seus conhecidos.

 

Portanto, é possível alcançar dois resultados com uma única estratégia: conquistar novos clientes e fidelizar os que você já tem.

 

Claro que tudo isso só é possível porque o marketing de conteúdo também melhora o relacionamento entre marca e cliente.

 

Uma empresa de aluguel som para festa, por exemplo, cria um material e publica no seu site ou blog.

 

As pessoas consomem e interagem com aquele texto de alguma maneira. Ou seja, consequentemente, elas se tornam mais próximas dessa organização sem se darem conta.

 

Quem deseja ter um bom posicionamento no Google deve investir pesado nessa estratégia, pois é a ele que elas vão recorrer quando tiverem alguma dúvida, curiosidade e, claro, quando querem pesquisar um produto ou serviço.

 

O marketing de conteúdo faz parte das estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca), que visa otimizar o site ou blog para que ele esteja bem posicionado.

 

Não podemos nos esquecer do fato de que, para os consumidores, as empresas que aparecem entre os primeiros resultados do buscador (SERP) são as mais confiáveis.

 

Inclusive, as primeiras posições do ranking alcançam uma taxa de 31,7% de CTR (Click Through Rate, ou taxa de cliques). Então, as pessoas se sentem mais seguras em fechar negócio com essas marcas.

 

Por fim, apesar de esse não ser o seu foco, o marketing de conteúdo também é capaz de aumentar as vendas dos mais variados produtos e serviços, como aluguel de estúdio para ensaio.

 

Isso acontece porque ele ajuda a posicionar suas páginas na web entre os primeiros resultados e também porque desperta a confiança dos consumidores.

 

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Agora que você já sabe como essa prática pode ajudar o seu negócio a crescer, vamos falar de alguns de seus impactos positivos, que podem ser traduzidos como benefícios. Dentre eles:

 

1 – Reduz o Custo de Aquisição de Clientes

Para conseguir aumentar a sua carteira, é necessário investir no CAC. Mídias tradicionais ou até mesmo as campanhas pagas pela internet podem ser mais caras.

 

No entanto, por meio da produção de conteúdo, é possível atingir um público mais segmentado e reduzir os gastos com outros tipos de ações, como anúncios.

 

Com isso, as empresas de entregas ou qualquer outro negócio têm em mãos uma estratégia mais eficiente ao mesmo tempo em que aumentam o retorno sobre os investimentos.

 

Para chegar a esse resultado, é necessário criar um material rico e informativo que sirva como um ímã para atrair novos leads.

 

Ou, ainda, investir na produção de materiais para clientes que já compram com você, para que eles voltem a fazer novas compras.

 

2 – A Marca é Vista Como Referência

O mercado está cada vez mais competitivo, e se destaca quem tem uma boa imagem e é uma referência naquilo que faz. Isso, inclusive, é um fator de peso na decisão final do cliente.

 

Se, por exemplo, uma fabricante de doces finos para aniversário produz constantemente materiais de qualidade, melhora sua presença digital e aprimora seu relacionamento com os clientes e com o público-alvo.

 

Assim, ela consegue se destacar e começa a ser vista como autoridade e empresa de confiança. O segredo é oferecer informações de qualidade para se manter na mente dos consumidores como a principal opção para eles.

 

3 – Estimula o Cliente a Tomar Uma Decisão de Compra

Por fim, a produção de conteúdo também influencia de maneira positiva a decisão de compra das pessoas.

 

Se a sua empresa oferece material de qualidade e que mostre como ela pode ser útil para o cotidiano dos consumidores, ela será vista com bons olhos e encontrará boas oportunidades de negócio.

 

O cliente se sente mais seguro, afinal, tem a certeza de que está prestes a adquirir um produto ou serviço de uma marca que sabe o que faz.

Leia também o nosso post Métricas de Vaidade: Entenda Quais São e Porquê Você Deve Evitá-las

Conclusão

Para estar sempre em evidência e se relacionar com seu público, o melhor caminho é investir na criação de conteúdo.

 

Somente essa estratégia tem o poder de elevar a competência e preparo do seu negócio para solucionar as dores e necessidades dos consumidores, assim como mostrar sua autoridade no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Como Um Bom Conteúdo Pode Impactar No Crescimento De Um Negócio?”

  1. Pingback: Descubra os Melhores Caminhos Para Desenvolver Uma Estratégia de Marketing Digital do Zero - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Descubra os Melhores Caminhos Para Desenvolver Uma Estratégia de Marketing Digital do Zero - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =