O Inbound Marketing, também conhecido como “Marketing de Atração”, é uma estratégia que visa atrair clientes, por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante.
Ou seja, é um método que se afasta dos meios tradicionais de propaganda, não se contentando somente com publicidade invasiva e sensacionalista.
Embora pareça uma estratégia nova, o Inbound Marketing já vem sendo usado pelas empresas há muito tempo.
Porém, o conceito foi relatado somente em 1999, por Seth Godin, em seu livro “Permission Marketing”.
A ideia do inbound é atrair o cliente, para que ele forme uma percepção positiva sobre a marca e, desse modo, seja possível construir um relacionamento saudável e duradouro – que irá resultar em vendas.
Assim, ao invés de um comercial de TV chamativo sobre persiana escritório, o inbound irá desenvolver um artigo com dicas de decoração para home office, citando o móvel, mas não necessariamente focando no produto.
Ou seja, é uma maneira de informar a audiência sobre um determinado assunto, respondendo questionamentos válidos e, ao mesmo tempo, apresentando produtos e serviços indiretamente.
Em uma análise, podemos perceber que o inbound surgiu em conjunto com o marketing digital e os precoces avanços da internet.
Não é à toa que as lojas virtuais, e-commerce e demais negócios, como indústrias e varejos online, se beneficiaram da estratégia.
Hoje em dia, o inbound é cada vez mais usado nos comércios eletrônicos, incluindo em segmentos B2B (Business to Business), pois se trata de um método eficaz, mensurável e com foco nos ambientes digitais.
Entretanto, a estratégia não é restrita aos e-commerces, afinal, até mesmo uma escola particular infantil pode usar o inbound.
Seja para tratar sobre assuntos da área de educação, ou demais temas relacionados, como forma de atrair pais e/ou responsáveis para sites, blogs e redes sociais da instituição.
No artigo de hoje, confira algumas dicas de como utilizar o Inbound Marketing para a sua loja virtual e no segmento fabril, para impulsionar as vendas e construir uma imagem positiva da empresa. Acompanhe a leitura!
1 – Use Blog Posts Para Atrair o Público
O Inbound Marketing está dividido em quatro principais etapas:
- A atração;
- A conversão;
- O relacionamento;
- A venda.
Quer dizer que o primeiro passo é atrair um grande número de visitantes para o seu ambiente digital, com a oferta de conteúdo relevante.
Posteriormente, esses usuários serão convertidos em leads (potenciais clientes), sendo possível construir um relacionamento que irá resultar na venda.
Portanto, uma dica para quem deseja começar a investir no Inbound Marketing é iniciar com a produção de blog posts (artigos).
Assim, a sua loja virtual pode tratar de vários temas, educando a audiência a respeito do produto ou serviço, bem como o nicho de atuação do seu negócio.
Por exemplo, se uma indústria realiza banho de prata por imersão em diversos componentes, acessórios e bijuterias, é possível produzir um blog post, falando sobre como é o processo e quais as vantagens do revestimento com material nobre.
De acordo com um estudo realizado pelo Inside View Archived Page, os profissionais de marketing B2B com blogs têm 67% mais leads, em comparação com as empresas que não utilizam a estratégia.
Além do mais, os blogs são conhecidos como os melhores canais para compartilhamento e produção de conteúdo relevante e, por causa disso, grande parte dos planejamentos de inbound recomenda a criação dessas páginas.
2 – Aplique as Técnicas de SEO
O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, nada mais é que um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas ao longo do conteúdo do seu site ou blog.
Sua intenção é melhorar a classificação da página nos buscadores, especialmente no Google.
Atualmente, grande parte do tráfego das lojas virtuais, e-commerces e do segmento industrial é oriundo dos mecanismos de busca e, por esse motivo, ter um bom rankeamento é a chance de aumentar o número de visitantes e, consequentemente, os leads.
Uma das principais iniciativas do SEO é o emprego de palavras-chave no conteúdo, que são os termos mais pesquisados no Google.
Assim, ao tratar de rolo compactador liso, por exemplo, aplica-se essa palavra-chave, para que o algoritmo do buscador possa reconhecer o artigo e, com isso, classificá-lo melhor.
No entanto, o SEO não se esgota aí. Outras técnicas são:
- Privilegiar a boa experiência de leitura para o usuário;
- Investir na produção de conteúdo informativo;
- Disponibilizar links internos (link building) no artigo;
- Oferecer uma boa navegabilidade em dispositivos móveis.
Segundo o SEO Trends, os e-commerces que investem em SEO conseguiram 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes no país.
Além disso, o State of Inbound mostra que 66% dos profissionais afirmam que têm a intenção de melhorar o SEO, sendo uma das prioridades do planejamento de marketing.
3 – Esteja Presente nas Redes Sociais
Mais do que o Google e blog posts, é importante que as lojas virtuais também estejam presentes nos principais canais da internet.
Afinal de contas, hoje em dia é possível encontrar praticamente tudo nas redes sociais – desde um piso vinílico para cozinha, até empresas dos mais diversos segmentos.
Sendo assim, uma boa maneira de atrair mais visitantes e aumentar o reconhecimento da marca é estar presente nas redes sociais.
Conforme aponta o Merkle, cerca de 61% de todas as visitas dos sites são oriundas do Facebook.
Mas não basta criar uma página ou um perfil corporativo e achar que já está marcando a sua presença.
É preciso ter um planejamento detalhado, verificando quais assuntos podem ser compartilhados no feed e na timeline, bem como as especificações de cada rede social.
Isso porque o Facebook, por exemplo, permite o compartilhamento direto de um blog post sobre corrente de ouro masculina. Por outro lado, o Instagram não tem essa opção.
Ou seja, é necessário adequar os conteúdos, conforme cada um dos canais, além de levar em consideração a linguagem do público-alvo.
4 – Crie Landing Pages Para Converter Leads
As landing pages, ou páginas de aterrissagem, são focadas na conversão dos visitantes em leads.
De modo geral, elas têm poucos elementos e apenas um CTA principal, para evitar distrações e garantir a conversão desejada.
Normalmente, as landing pages oferecem algo aos visitantes, em troca de um endereço de e-mail, como inscrição em newsletter, cupons de desconto, e-books, acesso a um vídeo exclusivo, entre outros conteúdos.
Para criar essas páginas, é fundamental ter um título chamativo, uma descrição objetiva e um design atrativo.
Nesse sentido, uma landing page pode oferecer, por exemplo, desconto na revelação de foto digital para os clientes que preencherem um formulário com o contato de e-mail.
5 – Elabore Estratégias de E-mail Marketing
Depois da conversão dos visitantes em leads, é o momento de nutrir esses potenciais clientes, com conteúdo ainda mais aprofundado sobre o nicho, como forma de criar um relacionamento saudável do público com a marca.
Uma estratégia de inbound muito eficiente na nutrição é o e-mail marketing.
De forma resumida, o método consiste no envio de mensagens informativas e relevantes aos usuários cadastrados, através do correio eletrônico.
Desse modo, é possível oferecer um e-book, boletins informativos, mas também promoções exclusivas aos clientes, como uma oferta na divisoria de madeira para quarto, com dicas de como aplicar o material nos cômodos.
O e-mail marketing também pode ser usado como parte do pós-venda, requisitando um feedback dos clientes, pesquisas de satisfação e fazendo com que a sua loja virtual seja lembrada.
Assim, há chances do público comprar novamente no seu comércio, principalmente quando a experiência é positiva.
Apesar de muitas pessoas não investirem no e-mail marketing, devido ao boom das redes sociais, o canal ainda é considerado o meio mais confiável de troca de mensagens entre empresa e os clientes.
Além disso, é possível ter acesso às métricas, como taxa de abertura de e-mails, cliques nas mensagens e outros indicadores que demonstram a eficácia da estratégia, sendo possível adaptar determinadas iniciativas, quando necessário.
Leia também o nosso post As Vantagens do Marketing de Conteúdo Para Sua Loja Virtual
Conclusão
Aplicar a estratégia de Inbound Marketing na sua loja virtual é a receita de sucesso para aumentar as vendas e, além disso, se destacar perante a grande concorrência na internet.
Isso porque as ações do marketing de atração são capazes de melhorar a imagem da empresa, ganhar a confiança dos consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas e a lucratividade.
Atualmente, é possível encontrar várias ferramentas de automação que colaboram com a eficácia das iniciativas em Inbound Marketing, para uma estratégia ainda mais assertiva e direcionada ao público-alvo.
As dicas acima são apenas algumas das maneiras de aplicar o Inbound Marketing da sua loja virtual ou e-commerce do segmento B2B, no entanto, vale a pena pesquisar mais sobre o método e conhecer novas formas de usar a estratégia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Referências
https://rockcontent.com/blog/o-que-e-inbound-marketing/
https://rockcontent.com/blog/landing-page/
https://inteligencia.rockcontent.com/estatisticas-de-seo/
https://www.iset.com.br/blog/como-fazer-inbound-marketing-para-ecommerce-algumas-taticas-para-voce-usar-em-sua-loja-virtual/
Pingback: Marketing de Conteúdo Para Empreendedores - Blog da Agência7 Soluções WEB
Pingback: Quais estratégias adotar para conseguir clientes fora da bolha nas redes sociais? - Agência7 Soluções WEB