5 Dicas de Link Building que vão te Auxiliar a ter um Bom Posicionamento

Já não é segredo para ninguém o quanto a internet se tornou importante nos negócios, e como os motores de busca são fundamentais nisso. O que nem todo mundo sabe é como a estratégia de link building pode ser o grande diferencial nessa equação.

 

Embora o Google tenha sido fundado em 1998, ele só começou a desenvolver seus algoritmos mais revolucionários a partir de 2005, e no Brasil, a ferramenta só começou a se disseminar massivamente de 2010 para cá.

 

Hoje, no entanto, é quase impossível encontrar um usuário da internet que não reconheça o logotipo da marca. Ou mesmo, alguma pessoa que não utilize a plataforma, seja como buscador, seja como provedora de e-mail e de outras facilidades digitais.

 

Em números absolutos, a próprio Google Inc. divulga dados segundo os quais mais de 95% das buscas realizadas no mundo todo são feitas por meio dela. Quando se fala em busca mobile, feita em celulares e tablets, o número sobre para quase 98%.

 

5 Dicas de Link Building que vão te Auxiliar a ter um Bom Posicionamento
Imagem de PIRO4D por Pixabay

 

Diante disso, nenhuma empresa pode deixar passar batido o quanto é importante e do seu interesse marcar presença nessa plataforma, o que permite impactar milhões de pessoas do dia para a noite.

 

No entanto, um erro seria imaginar que o único modo de participar desse divisor de águas seria por meio de anúncios pagos, os famosos links patrocinados do AdWords. Eles realmente são uma estratégia importante, porém não são a única.

 

Para quem nunca se aprofundou no tema, pode parecer até estranho imaginar que com esse poder todo em mãos, o Google vai permitir que alguém desfrute de destaques na plataforma sem pagar por isso. Mas a verdade é que sim.

 

Aí é que entra o papel do SEO (Search Engine Optimization), cuja base é, justamente, a do link building, que nada mais é do que a “construção de links” que você precisa fazer em cada uma das páginas do seu site.

 

Inclusive, não só a plataforma permite que vários sites estejam posicionados na primeira página de buscas (no campo orgânico do SEO), como podemos dizer que isso sempre vai ser assim, pois se trata de algo que atende uma demanda indispensável dos navegantes.

 

Na verdade, a página costuma apresentar mais resultados orgânicos do que pagos, pois isso enriquece a experiência dos usuários do Google, já que apenas os melhores sites são bem ranqueados nessa seção.

 

Então, se você quer saber como colocar sua marca ali por meio do link building, mudando seu negócio de patamar, é só seguir adiante na leitura.

 

1. Backlinks: Por Que Fazer Quest Post

Acima, dissemos que a base do SEO é o link building. Na verdade, a plataforma é meio misteriosa sobre a quantidade e o funcionamento real dos seus algoritmos, porém, isso não nos impede de ter algumas certezas.

 

Quando você procura algo como locação de vasos para casamento, não é difícil imaginar o que o motivo da sua busca. Você quer alugar o produto, portanto, os dados que fariam sentido para uma indústria da área, ou para um técnico, não fazem para você.

 

Neste ponto básico temos toda a questão, que é sobre como fazer com que os resultados sejam cada vez mais eficientes para os leitores.

 

Aqui, a regra universal sempre vai ser a mesma: a da relevância, da autoridade e até da popularidade.

 

Pois bem, não pode haver autoridade maior do que você estar inteirado do assunto, ou melhor, do que você ser citado por outros sites do mesmo segmento. Isso é baseado em trabalhos acadêmicos, que sempre têm uma bibliografia de referências ao final.

 

Na prática, quanto mais um trabalho é citado, melhor para ele, certo? Por isso, a primeira grande dica de link building é a do guest post, pois seria um erro ficar parado esperando que outros sites indicassem seu conteúdo e seu trabalho.

 

Se você atua com manutenção impressora laser, faça parceria com outras assistências e troque conteúdos com ela, postando artigos seus com um link para o seu site e vice-versa. Assim, os dois lados crescem ao mesmo tempo.

 

Se a concorrência direta parece ser um problema para você, invista em nichos transversais. Dessa maneira, a mesma assistência de impressoras pode fazer guest post com uma loja que apenas vende os equipamentos, mas não os conserta, e daí em diante.

 

2. Como Não Desperdiçar os Demais Links

Acima falamos sobre os backlinks, que são a regra de ouro do SEO. Contudo, não despreza os links que você mesmo pode fazer, e sobretudo os internos, pois eles também podem trazer bastante diferença.

 

Lembre-se que o foco do ranqueamento é gerar experiências positivas de navegação pela internet. Logo, um site que faz links internos pertinentes também entrega algo de valor ao seu público, concorda?

 

Se a página fala sobre plotagem veicular, links para grandes portais que expliquem melhor o que é a plotagem e qual sua história vão ajudar. Internamente, você pode fazer conexão com outras páginas que você desenvolveu sobre um assunto parecido.

 

Tudo isso enriquece a maneira como o leitor compreende o tema e ajuda no link building da página. Além disso, é preciso levar em conta quais links externos você vai usar.

 

Se você vai falar sobre fertilizante foliar para flores, considere uma pesquisa mais aprofundada, que traga conexão até mesmo com plataformas acadêmicas de estudo sobre fertilizantes e afins.

 

Algo que também conta bastante, mesmo que seu leitor não fale outra língua, é fazer link com sites em inglês. Afinal, a relevância desse idioma é indiscutível atualmente, e isso pode servir como um algoritmo de ranqueamento.

 

3. Investigue a Internet Atrás de Oportunidades

Além do foco explícito em links e backlinks, há todo um esforço que você pode fazer no sentido de investigar a internet atrás de conteúdos que tenham mencionado seu trabalho. Existem dois passos que você pode dar nessa direção.

 

O primeiro deles tem a ver com quem cita seu trabalho, mas não faz a devida referência. Ao falar sobre pista led casamento, pode ser que a pessoa até coloque seu nome ou o da sua empresa na página dela, porém sem o link, isso não ajuda muito.

 

Você pode fazer um contato construtivo no sentido de pedir que a pessoa ative um link nas palavras onde mencionou seu conteúdo. Caso ela não tenha nem sequer feito a devida citação, você começa do zero e explica como e por que é importante fazê-la.

 

O segundo passo que você dá nessa dica tem a ver com quem citou você, fez o devido link e tudo o mais. Neste caso, a ideia é simplesmente estreitar a relação, propor uma troca de conteúdos ou mesmo algo a mais.

 

Algo que faz muito sucesso hoje são os podcasts e lives. Portanto, se uma plataforma de chaveiros fala sobre abertura de carros e cita seu trabalho, pode ser que eles queiram uma entrevista em um desses formatos.

 

Tudo isso vai gerar mais conteúdos e, consequentemente, mais oportunidades de link building para o seu site. Além disso, ao mesmo tempo em que pensa em algoritmos e tecnologia, sua autoridade vai crescendo entre as pessoas do seu público.

 

4. Monitoramento Próprio e da Concorrência

Além de todo esse contato com pessoas do seu segmento e de nichos transversais, não pense que você só deve se aproximar da concorrência se for para propor algo. Na verdade, é preciso estar sempre atento aos seus números e também aos dela.

 

Se você trabalha com aluguel som festa, faça uma lista dos melhores sites de festas e eventos da sua região e monitore o trabalho de link building deles.

 

Hoje existem ferramentas que automatizam esse processo, gerando relatórios comparativos entre o seu e outros sites, baseado em períodos que você determina.

 

Os indicativos mais importantes são:

  • Linking Root Domains: quantidade de domínios associados;
  • Domain Authority: a autoridade de cada domínio;
  • Page Authority: a autoridade de cada página em si;
  • Texto ncora: classificação por presença de palavra-chave;
  • Posição do link: classificação por links bem destacados.

 

O importante é nunca perder de vista o seu mercado como um todo. Além disso, se você descobrir que a concorrência tem conseguido dez vezes mais backlinks, você já sabe que precisa mudar algo, não é mesmo?

Leia também o nosso post 3 Dicas de Como Aumentar Sua Visibilidade com Marketing Digital

5. O que, Afinal, é “Broken Link Building”?

Quem nunca teve a experiência de pesquisar algo nos buscadores, ver um link com título interessantíssimo que tinha tudo a ver, mas ao clicar encontrar uma página de erro?

 

Pode parecer meio óbvio isso, mas muitos sites acabam deixando alguns links quebrados ou páginas fora do ar e nem percebem. Sobretudo quando têm muitos conteúdos.

 

Acontece que esse é um dos algoritmos de ranqueamento, e não apenas seu leitor vai ficar insatisfeito, como sua página vai ser punida em termos de SEO.

 

Então, você pode ter uma plataforma com dezenas ou centenas de páginas sobre motoboy, porém, cada uma vai ser posicionada separadamente.

 

Além disso, não basta que a página específica de motoboy pequenas encomendas esteja no ar. Também é preciso que cada link interno dela funcione bem, garantindo uma experiência boa de leitura, do início ao fim.

 

Hoje também existem programas que auxiliam no mapeamento de links quebrados, seja do seu próprio site, seja de uma plataforma que você mencionou no seu conteúdo.

 

Com isso, vemos como o link building pode mudar sua empresa de patamar, melhorando sua geração de conteúdo e a experiência que você promove, especialmente quando as cinco dicas dadas acima são levadas em conta.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

3 comentários em “5 Dicas de Link Building que vão te Auxiliar a ter um Bom Posicionamento”

  1. Pingback: Qual a Melhor Maneira de Entrar em Contato Com a Sua Rede de Leads? - Blog da Agência7 Soluções WEB

  2. Pingback: Acervo Digital: O quanto é importante para o um negócio? - Agência7 Soluções WEB

  3. Pingback: Marketing de conteúdo: Qual é o impacto que essa estratégia proporciona ao seu site? - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =