Browse By

5 Dicas Para Melhorar o Engajamento Com o Conteúdo

Com tantas opções de conteúdos e informações disponíveis hoje na internet, torna-se cada vez mais fundamental estudar e criar estratégias relacionadas ao consumo das produções em um blog ou site, possibilitando o engajamento com o conteúdo por parte do público.

 

Diferente de outras épocas, quando a quantidade de clientes e leitores em um site ou blog eram os únicos que importavam, o engajamento com o conteúdo produzido passou a ser essencial para levar uma empresa a outros patamares.

 

Fixando, assim, ainda mais seu nome e seus produtos no mercado.

 

De acordo com uma pesquisa feita pelo InsideView, empresas que trabalham vendendo para outras empresas, as chamadas B2B, e que utilizam os blogs, geram 67% mais oportunidades de vendas, em comparação com as que não trabalham.

 

5 Dicas Para Melhorar o Engajamento Com o Conteúdo

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

 

Essa é uma realidade ainda mais concreta para os tomadores de decisões das empresas. Conforme um levantamento feito pela HubSpot Academy, cerca de 80% deles optam por se informar sobre uma empresa por meio de posts de blogs, e não pela publicidade.

 

Por isso, trabalhar estratégias de marketing de conteúdo, focando no engajamento das produções de um blog, é tão importante e precisa ser trabalhado por equipes de comunicação, que podem ainda, melhorar e ampliar a divulgação.

 

Por Que é Tão Difícil Engajar?

Embora essa seja uma necessidade empresarial, que tem a devida importância em um fechamento de negócios, levar um conteúdo de blog para um público pode ser muitas vezes um grande desafio, mesmo que algumas práticas já estejam sendo executadas.

 

Primeiro, é preciso entender que, atualmente, um consumidor tem acesso a inúmeros canais digitais, e grande parte desses locais são acessados, em sua maioria, para momentos de diversão e lazer, como no caso das redes sociais.

 

Por isso, para engajar um conteúdo em uma plataforma, como um blog no site da empresa, é preciso criar maneiras de fazer o público se sentir interessado.

 

As estratégias também são utilizadas dentro da própria internet, por meio de materiais construídos para melhorar o processo nas pesquisas que direcionam o público para uma página, com maior rapidez e exatidão para o conteúdo desejado.

 

Todo esse trabalho de estratégia de conteúdo focado no engajamento do público em postagens de blog proporciona às empresas:

  • Maior produtividade;
  • Menos desgaste no trabalho;
  • Resultados mais certeiros;
  • Trabalho com propósito;
  • Economia com serviços.

 

Podemos tomar como exemplo uma autoescola, que acaba de fazer uma reestruturação na equipe de marketing.

 

A primeira tarefa da nova gestora é focar na melhoria do engajamento das publicações do blog, já que muitos alunos encontram a empresa por meio de textos de informação.

 

Uma pesquisa aprofundada, seguida de uma escrita detalhada sobre a primeira aula de direção pode ser capaz de trazer alunos o suficiente para fechar uma turma para iniciar as aulas, algo que pode animar as equipes de marketing, de vendas e até mesmo professores.

 

Além dessa diminuição de desgaste que a empresa poderia ter com péssimos resultados, houve uma cópia do modelo anterior para o lançamento de um acompanhamento em consultoria para motoristas que tiveram a cnh suspensa ou cassada.

 

Novamente, a autoescola pode ser capaz de ver resultados ótimos aparecerem e, consequentemente, seus colaboradores podem passar a trabalhar mais animados e com maiores propósitos.

 

Toda essa reformulação na produção de conteúdo ajudou, inclusive, na não-contratação de equipes de panfletagem, além da exclusão de gastos com anúncios na internet, algo que afetou positivamente o financeiro da empresa.

 

Afinal, Como Engajar Meu Conteúdo?

Agora que você sabe um pouco mais sobre como o engajamento é importante para o desenvolvimento de uma qualidade de vendas e melhoria nos processos de uma empresa, conheça agora algumas formas de atingir esse resultado no seu negócio:

 

1 – Identifique Seu Público

Talvez a primeira coisa que você deve fazer para conseguir um melhor engajamento do seu conteúdo, independente de onde está sendo divulgado, é o conhecimento profundo do público da sua empresa, aquele que realmente tem interesse e vai comprar seu serviço.

 

Se o seu negócio está começando, você pode fazer algumas pesquisas, sejam em formulários físicos ou online, justamente para saber o que as pessoas querem e você seja capaz de fazer um levantamento de tipos de conteúdo que podem ser produzidos.

 

Por exemplo, se você tem uma empresa de reboque para carros de passeio, procure saber quem são os principais clientes do seu serviço. Pergunte gênero, idade, profissão, faixa salarial, local de moradia e principais destinos em cidades próximas de estradas.

 

É interessante entender, ainda, de que forma essa pessoa prefere acessar o seu conteúdo. Apesar das redes sociais serem responsáveis por grande parte do tráfego na internet, é possível que o seu público prefira uma página na web.

 

Saiba ainda quais os outros serviços secundários que essas pessoas gostariam de ter. Por exemplo, por meio de pesquisas e uso de dados, você pode entender que além de reboque, essas pessoas querem apenas um serviço de troca de bateria de carro 60 amp.

 

2 – Planeje Seus Conteúdos

A partir das informações retiradas de pesquisas, formulários e outros dados que sua empresa já tem sobre o público e o mercado que atua, é hora de organizá-las e transformá-las em conteúdos, algo que demanda tempo e estratégia.

 

É nessa fase que o entendimento sobre quais são as plataformas ideais para a produção de conteúdo mostra-se essencial e, posteriormente, vem o engajamento do público.

 

Se você tiver uma oficina focada em restauração de carros, e a pesquisa mostrou que o seu público prefere ler artigos completos em blogs, é interessante que grande parte do seu trabalho tenha esse foco específico, mesmo que ainda produza para outros lugares.

 

Saiba que você deve definir suas estratégias nessa etapa, colocando metas, números a serem alcançados, bem como interligando esses dados aos conteúdos que devem ser criados, organizando um mapa de materiais a serem produzidos.

 

3 – Cuide do Visual do seu Blog

Ainda que você produza conteúdos atrativos e cheios de informações importantes, é preciso cuidar do visual de onde as pessoas vão vê-lo, para que sintam-se interessadas em clicar e ler os seus conteúdos. Sim, aqui as pessoas julgam o livro pela capa!

 

Opte pelo desenvolvimento de sites que prezam pela experiência do usuário (o famoso UX, sigla para User Experience), seja no visual como na organização da plataforma, em um foco de palavras de fácil entendimento e figuras minimalistas e bem localizadas.

 

Algo interessante é dar destaque aos títulos, seja sobre troca de categoria cnh ou qualquer outro assunto, além do tamanho de cada um deles e de onde ele está localizado.

 

Além das melhores formas de leitura, como por exemplo, deixar o texto alinhado à esquerda, o que facilita a leitura.

 

4 – Otimize o SEO

Para que o seu conteúdo seja consumido, é preciso que eles sejam encontrados rapidamente pelos seus futuros clientes, algo que pode não acontecer tão facilmente se você não estiver otimizando suas páginas e artigos.

 

Por exemplo, ao pesquisar cartão idoso estacionamento no Google, você encontra algumas opções de locais na sua cidade onde você pode obter o serviço de retirada desse tipo de documento. Provavelmente, essas empresas utilizaram SEO.

 

O Search Engine Optimization (SEO) nada mais é do que uma estratégia de marketing de conteúdo onde as palavras-chaves de assuntos relevantes para marcas e empresas são inseridas em conteúdos, o que facilita que sejam encontradas nos resultados de buscas.

 

No entanto, não use sem estratégia ou aleatoriamente, uma vez que os mecanismos de buscas podem entender que seu conteúdo é falso, o que pode prejudicar fortemente sua ideia de melhorar um engajamento do seu conteúdo por parte do seu público.

 

5 – Foque nos Canais Certos de Divulgação

Com as informações certas sobre o seu público e conteúdos desejados por eles, e após o planejamento e desenvolvimento de estratégias visuais e textuais para atração de visitantes, é interessante que você saiba em quais canais você realmente deve divulgar.

 

Essa é uma informação que provavelmente você já conseguiu na pesquisa inicial, e deve ser ainda mais focada na hora do desenvolvimento do conteúdo, afinal, no caso de redes sociais, a linguagem deve ser uma; em um blog, deve ser outra.

 

Mas para além da linguagem, os conteúdos e as formas de fazê-lo podem ser ainda mais implementadas, dependendo do canal que será utilizado.

 

Se você pretende fazer um artigo no blog da sua empresa de carros sobre escapamento de fusca, por exemplo, é interessante que você utilize vídeos, imagens, links e outras possibilidades que uma plataforma na web oferece.

 

Caso seja um conteúdo para as redes sociais, você pode utilizar enquetes, textos mais curtos e precisos, lives com profissionais, que além de promover um contato próximo com o público, ainda pode complementar os conteúdos com perguntas e respostas.

 

Uma boa saída, que pode unir plataformas online e as mídias sociais, são conteúdos que levem os leitores para os artigos. Essas produções devem apresentar textos instigantes, que ofereçam uma complementação em um outro local.

Leia também o nosso post Qual a Importância e o Impacto de Linkar Outros Sites No Conteúdo?

Conclusão

Embora você siga todas as estratégias de marketing e de engajamento do seu conteúdo, uma questão que deve ser pensada é no diferencial e ineditismo.

 

Não esqueça que muitos dos seus clientes podem já ter visto um mesmo conteúdo no seu concorrente, que pode, ainda, divulgá-lo de uma forma melhor e mais atrativa.

 

Aliando as práticas de engajamento a uma pesquisa profunda sobre qual conteúdo é interessante, você certamente verá mais oportunidades de destaque, seja nas redes sociais ou no seu blog ou site.

 

Entender o que de fato seu público busca e de que forma ele mais se sente atraído é a chave para o sucesso da sua empresa. Comece a melhorar seu engajamento com as práticas aqui abordadas e você perceberá os resultados!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “5 Dicas Para Melhorar o Engajamento Com o Conteúdo”

  1. Pingback: Público-Alvo: 4 Dicas Para Ser Mais Assertivo na Comunicação - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Público-Alvo: 4 Dicas Para Ser Mais Assertivo na Comunicação - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − doze =