Browse By

Qual a Diferença Entre Facebook e Instagram? Entenda Qual é o Melhor Para o Seu Negócio

Facebook e Instagram são as duas principais redes sociais usadas hoje, tanto no Brasil como no mundo. Ambas fazem parte do dia a dia das pessoas e dos negócios, colaborando para interação entre usuários e empresas.

 

Dessa forma, entende-se que elas são essenciais para que uma marca possa conquistar a atenção de seu público-alvo e aumentar a sua carteira de clientes.

 

No entanto, não basta apenas fazer um perfil em cada uma delas e esperar que tudo aconteça. É preciso conhecê-las para identificar se realmente atendem aos propósitos do negócio e saber como usá-las.

 

Apesar de serem as principais plataformas, isso não significa que qualquer negócio vai encontrar seu público. É importante entender isso para não desperdiçar tempo e dinheiro com algo que não vai trazer resultado.

 

Qual a Diferença Entre Facebook e Instagram? Entenda Qual é o Melhor Para o Seu Negócio

 

Desse modo, as ações realizadas nessas redes sociais de forma correta tornam-se mais assertivas e trazem benefícios para a marca.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre as diferenças entre Facebook e Instagram e qual sua importância para os negócios. Entendendo isso, as estratégias por meio dessas plataformas serão muito mais inteligentes. Acompanhe!

 

Facebook e Instagram no Brasil

O Facebook e o Instagram são as duas redes sociais mais usadas no mundo inteiro, por isso, a situação não é diferente por aqui.

 

O Facebook, por exemplo, possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo, e esse número continua crescendo. O Brasil é o terceiro país que mais usa a plataforma, com cerca de 90% dos usuários da internet presentes nela.

 

Isso a transforma em uma grande oportunidade para empresas de todos os tipos, como uma escola que ofereça aula de jazz dance iniciante, uma vez que assim, ela consegue encontrar o seu público-alvo.

 

Além disso, os índices de alcance e engajamento são os maiores entre todas as redes sociais, melhorando também o relacionamento entre empresas e consumidores.

 

O Instagram, por sua vez, possui 69 milhões de usuários só no Brasil, sendo a rede social que mais cresce no país. Quase 50% dos usuários da internet estão cadastrados nessa plataforma, utilizando-a com frequência.

 

Esse crescimento contínuo se deve ao fato de que o Instagram está constantemente inovando suas funcionalidades, e isso inclui formatos de anúncios. Por isso, além de conquistar pessoas, também conquista empresas.

 

Diferenças Entre o Instagram e o Facebook

Agora que você entendeu como essas redes sociais têm crescido no Brasil nos últimos anos, vamos falar um pouco mais sobre as diferenças entre elas. É dessa forma que você vai entender como elas podem atender o seu negócio e trazer bons resultados.

 

O Facebook, como já falamos, é a maior rede social do mundo e possui, em uma única plataforma, todos os funcionamentos que encontramos nas outras.

 

Por meio de seu perfil, uma escola de aula de ballet masculino, por exemplo, consegue realizar ações como:

  • Compartilhar fotos;
  • Fazer uso dos stories;
  • Postar conteúdos;
  • Interagir com o público;
  • Falar com outros usuários.

 

Também é possível monitorar e segmentar o público, melhorando o relacionamento com eles.

 

O Instagram, por sua vez, é uma rede social focada no compartilhamento de imagens. Nele, empresas e usuários seguem diferentes perfis, podendo curtir as imagens, comentar e enviá-las a outras pessoas pelo direct.

 

Pelo fato de ser focado no compartilhamento de imagens, o Instagram possui diversos recursos de edição, para torná-las mais atraentes.

 

Em ambas as plataformas, é fundamental que as empresas entendam seu público e suas características.

 

Exemplo disso é o fato de mais de 90% dos usuários acessarem as redes por meio de seus dispositivos móveis.

 

Dessa forma, significa que o público se trata de pessoas que acessam essas plataformas de maneira rápida. Por isso, as publicações precisam facilitar a interação, principalmente no Instagram.

 

No caso do Facebook, as pessoas permanecem um pouco mais de tempo, pois além de visualizarem o que seus amigos publicam, elas também têm acesso à notícias e outros conteúdos.

 

Assim, fica claro que as publicações precisam ser diferentes em cada rede, além de linguagem e formatos adequados.

 

Por exemplo, no Facebook, os conteúdos possuem diversas características, podendo ser informativos ou divertidos, além de serem sazonais. Por isso, uma empresa de pintura de fachada de escola infantil deve estar atenta aos assuntos do momento.

 

No entanto, isso não significa se envolver em polêmicas e assuntos opinativos, como questões políticas e religiosas. De qualquer forma, as publicações devem chamar a atenção dos usuários e despertar o interesse de cada usuário.

 

No caso do Instagram, seu foco está nas imagens, portanto, elas devem transmitir uma mensagem. Textos podem ser usados, mas eles não são o principal foco e, por isso, não devem ser tão extensos.

 

Além do mais, as imagens precisam das hashtags, pois elas são uma maneira estratégica de atrair a atenção de pessoas que estejam interessadas no que você publica.

 

Independentemente de qual plataforma um negócio utilize, ou se utiliza as duas, é fundamental investir em campanhas veiculadas por elas.

 

Trata-se de uma estratégia barata, se comparada a outras mídias, mas que possui um amplo alcance, ajudando as empresas a atingirem seus objetivos.

 

As campanhas nessas plataformas, principalmente no Facebook, são direcionadas e levam a marca até as pessoas que realmente tenham interesse no produto ou serviço oferecido, como aula fitdance iniciante, por exemplo.

 

Vantagens de Cada Plataforma Para os Negócios

A internet mudou a maneira como as pessoas vivem e se relacionam, principalmente com o surgimento das redes sociais. Para se ter uma ideia, atualmente, mais de 130 milhões de brasileiros estão conectados a essas plataformas.

 

São pessoas que usam essas redes para se manterem em contato com outras pessoas e marcas, bem como para consumir os mais variados produtos e serviços e informações.

 

É exatamente isso que faz delas excelentes canais de comunicação entre empresas e consumidores. Por meio delas, uma empresa de restauração de piso de madeira em são paulo consegue chegar até os usuários que estejam em busca de seus serviços.

 

Existem muitas outras redes sociais além do Facebook e do Instagram, o que pode deixar as organizações confusas. O primeiro passo é analisar cada uma delas e conhecê-las um pouco mais.

 

Até aqui, você pôde se informar um pouco melhor sobre o Facebook e Instagram – que são as principais plataformas – e conhecer um pouco suas particulares. Por isso, vamos agora falar um pouco sobre as vantagens delas.

 

Devido seu grande alcance, o Facebook permite que uma marca atinja um extenso número de pessoas em um único local.

 

Dessa forma, ele é ideal para veicular ações e campanhas que vão fortalecer a marca e aproximá-la de seu público, estreitando o relacionamento com ele.

 

Isso é possível porque essa rede social trabalha com diversos formatos de conteúdo, que atendem a diferentes objetivos, aumentando a interação e também as taxas de conversão.

 

Já o Instagram, apesar de seu foco no apelo visual, nada impede que ele seja usado para divulgar conteúdos.

 

Exemplo disso são as produtoras de eventos em Curitiba que usam essa plataforma para mostrar seus bastidores, levando até o conhecimento do público a maneira como trabalham, por exemplo.

 

Quando os seguidores conhecem o que está por trás de uma marca, eles se sentem mais confiantes para se aproximar dela e fazer negócio.

 

Além de imagens e vídeos, é possível usar textos pequenos para adicionar ainda mais informações aos seguidores. Junto com eles, a empresa pode usar as hashtags para aumentar o alcance de suas publicações.

 

Por exemplo, uma empresa de revestimento externo textura publica uma foto de seu trabalho, e no texto, a hashtag #revestimentoexterno ou #texturização.

 

Além dessas publicações no feed, é possível usar os stories, que ficam disponíveis por 24 horas e aguçam a curiosidade dos seguidores, principalmente por serem interativos.

 

Devido a isso, muitos negócios usam essa ferramenta para falar sobre promoções, lançamentos e outras estratégias que despertam o sentimento de urgência.

 

Por exemplo, uma empresa de alimentos em atacado para restaurantes pode divulgar pelo stories que agora usa serviço de entrega com fiorino para levar seus produtos aos clientes.

Leia também o nosso post Quais São As Melhores Estratégias Para Potencializar Um E-commerce?

Conclusão

As redes sociais são parte da vida das pessoas e das empresas, sendo capazes de ajudar em muitos objetivos, desde a divulgação da marca até o atendimento aos clientes.

 

Tudo isso é conseguido a partir do momento em que se compreende essas plataformas e os objetivos que queremos atingir.

 

O primeiro passo é conhecer as particulares do seu público para entender qual rede social – ou quais – ele utiliza, mas certamente ele estará no Facebook ou no Instagram.

 

Essas são as mais importantes e populares, reunindo públicos-alvo dos mais variados tipos, o que auxilia todo tipo de negócio a se conectar com quem importa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Qual a Diferença Entre Facebook e Instagram? Entenda Qual é o Melhor Para o Seu Negócio”

  1. Pingback: Por Que as Empresas Devem Possuir Seguros? - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Por Que as Empresas Devem Possuir Seguros? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + sete =