Email Marketing, Guia Para Iniciantes

Você tem um email

Você se lembra de ouvir isso? É uma daquelas lendárias perguntas histórica da Internet quando ela ainda estava sendo pavimentada e estávamos procurando nosso caminho através do deserto que era a World Wide Web versão 1.

 

Embora os tempos tenham mudado e AOL já não envia CD's através do correio, podemos ainda agradecer-lhes por nos apresentar o email e a inclusão dele em nosso meio de comunicação.

 

email-marketing-guia-para-iniciantes

 

Nos dias de hoje, substituímos essa mensagem por Tweets, Likes e atualizações de status, mas isso não significa que nossa afinidade com o e-mail seja menor. De fato, por causa do ruído que é a mídia social, pode-se argumentar que a caixa de entrada se tornou nosso dojo virtual, nosso lugar de solidão entre o caos.

 

É por isso que, como Analista de Marketing Digital, acredito que a construção de campanhas de email marketing de sucesso nunca foi tão importante do que é agora. Mas há um problema; A maioria das pessoas não sabe como fazê-lo direito. Assim, no interesse de promover as melhores práticas e ajudá-lo a ter sucesso em suas campanhas, vamos voltar ao básico e falar sobre como uma grande campanha de e-mail é construído, a partir do zero.

 

Você Está na Casa Deles

 

As pessoas são inundadas com interrupção, pitches de vendas e propagandas em todos os lugares que olham, e embora você possa pensar que o seu é especial, há uma alta probabilidade de que para o leitor, parece mais do mesmo. É por isso que é importante lembrar onde você está e usar suas boas maneiras como resultado.

 

Entrar na caixa de entrada de alguém é como ser convidado para sua casa para o jantar. Se eles pedirem para você tirar os sapatos, você respeitosamente faz. É o mesmo com o email marketing, então antes de começar eu quero lembrá-lo para estar em sua mais fina educação em todos os momentos e lembre-se … você está na casa deles.

 

Passo 1: Solicite Permissão

 

Claro, nenhuma campanha de emai marketing foi construída sem obter permissão para começar, então primeiro precisamos nos concentrar na construção de uma lista de e-mail considerável.

 

banner-principal-gestores

 

Há muitas maneiras que você pode fazer isso, é claro. Alguns preferem dar algo de graça, enquanto outros simplesmente oferecem um boletim informativo ou atualizações de produtos.

 

Não posso dizer qual é a resposta certa ou errada neste caso, mas posso dizer-lhe que é importante ter um objetivo claro ao pedir um endereço. Este é o lugar onde um forte chamado à ação entra em jogo, e o texto de persuasão é super importante.

 

O que recebo em troca quando lhe dou meu endereço de e-mail?

  • Você vai me enviar spam?
  • Com que frequência você me enviará um e-mail?
  • Vou receber descontos?
  • Receberei uma serial válida da versão beta do seu aplicativo?
  • Você vai me enviar ofertas relevantes ou mais lixo?

 

Estes são os tipos de coisas que você precisará abordar se você quiser ser bem sucedido no passo 1. Simplesmente escrever "digite seu e-mail para atualizações" não vai deixar ninguém animado para entrar em sua lista. Em vez disso, considere compartilhar detalhes:

free-catalog-email-sign-up

six-way-to-change-world

Observe a chamada clara e concisa à ação nos exemplos acima

 

Dê uma olhada nos exemplos acima e você verá que o primeiro me diz que eu estou recebendo um catálogo gratuito e uma série de opiniões e ofertas especiais, enquanto o segundo me diz exatamente quando eu vou receber as atualizações e boletins. Esta é uma forma muito mais específica e eficaz de fazer negócios.

 

Ao dar uma rápida olhada nas minhas próprias práticas, percebo que eu assino mais frequentemente:

Email Series '(ou seja, 6 maneiras de mudar o mundo)
Downloads Grátis
eBooks sobre Marketing Digital
Listas de Atualização (Novas Notificações de Problemas, Atualizações de Produtos, Novos Lançamentos)

 

Por fim, e a Amazon faz isso muito bem, seus clientes se tornam grandes candidatos a fazer uma segunda, terceira, quarta compra e assim por diante. Então não se esqueça de integrar alguma forma de inscrição ou assinatura de e-mail como parte de seu processo de compra. Basta lembrar de tratar esses endereços com atenção especial, que vamos falar sobre isto no passo 2.

 

Obtenha Uma Lista Branca

 

Enquanto quase todos os prestadores de serviços de email marketing respeitáveis trabalham muito duro para se certificar de que seus e-mails não serão bloqueados por grandes ISP, eles não podem controlar se seus e-mails irão para a caixa de entrada ou spam. Embora a maioria se esforça ao máximo, fornecendo uma pontuação de qualidade para ajudá-lo a chegar na caixa de entrada, obter uma lista branca é a maneira mais eficaz para garantir que seus e-mails sejam entregues corretamente.

 

Essencialmente, obter uma lista de permissões é equivalente a ser marcado como um amigo, e a melhor maneira de conseguir isso é adicionado ao catálogo de endereços do destinatário. A melhor maneira de fazer isso é fornecendo instruções para fazê-lo no topo de cada e-mail, especialmente no primeiro email de obrigado e no primeiro e-mail de acompanhamento.

 

Além disso, aqui está uma lista de alguns dos mais populares prestadores de serviços de email marketing:

 

Passo 2: O Jogo de Números

Gerenciando a Expectativa com Acompanhamento

 

E-mail marketing é tudo sobre as expectativas, e cabe a você defini-las. Se o seu apelo à ação é forte, e seu acompanhamento é consistente, então você pode contar com uma campanha positiva. No entanto, se você promete enviar um e-mail por semana e ao invés disto, envia diariamente, então você está se preparando para o fracasso. No caso inverso também, se alguém está esperando atualizações diárias ou atualizações críticas do produto e você não "entrega", então a sua lista provávelmente ficará chateada nesse caso também.

 

É por isso que o primeiro e-mail de acompanhamento é tão crucial para o sucesso de seus esforços de marketing por e-mail. Quase todos os prestadores de serviços de e-mail oferecem esta opção de criar uma seqüência de autoresponder, e é crucial que você tire proveito desta função.

 

O e-mail de acompanhamento inicial deve ser enviado imediatamente como uma forma de se apresentar e detalhar o que você planeja fazer com o endereço de e-mail do novo assinante. É melhor ser longo e detalhado do que ser rápido e discreto, mas se você puder ser rápido e direto ao ponto, será mais poder para você.

 

A partir daqui, é simplesmente uma questão de viver de acordo com suas expectativas.

 

Quando Vender

 

Pergunte a si mesmo se sua mensagem é consistente com as expectativas que você definiu. Como eu disse antes, a Amazon faz isso bem, porque eles enviam ofertas relevantes com base em meus hábitos de compra. Aqueles que enviam ofertas cegas são muito mais propensos a perder a permissão para continuar a fazê-lo.

amazon-recomendacoes

Observe como a Amazon recomenda produtos com base nos meus hábitos de compra anteriores.

 

Outra opção a considerar é o valor que você está fornecendo. Enquanto a Amazon pode fornecer valor em uma oferta, você pode ter que fornecê-lo com um boletim informativo ou em links para posts do blog ou outras formas de conteúdo de mídia.

 

Novamente, cada empresa tem necessidades diferentes e não há regras rígidas e rápidas sobre quantas vezes você pode enviar ou fornecer conteúdo, mas lembre-se que uma lista de e-mail é um recurso de permissão e é melhor errar para o lado da cautela do que para o lado sem controle.

 

O Que é Uma Newsletter ou Broadcast

 

o-que-e-uma-newsletter-ou-broadcast

 

O boletim de notícias do Sprouter é um email bem-vindo a minha caixa de entrada porque fornecem o valor com insights, updates, e novos conteúdos. Cada e-mail é escrito por uma introdução, e inclui uma lista de notícias bem interessantes, eventos locais e startups do momento.

 

Enquanto estamos no tema do conteúdo, vamos falar sobre a diferença entre um bom boletim e um boletim ruim.

 

O primeiro sinal que você recebeu um boletim ruim é que você não se lembra de nunca pedir para recebê-lo. Normalmente, isso acontece quando uma empresa não consegue manter uma rotina de e-mail regular ou usa formulário deficiente e adiciona-me manualmente à sua lista depois de receber um cartão de visita ou e-mail pessoal.

 

Acho que os boletins mais atraentes são aqueles que fazem um ótimo trabalho de misturar mensagens e atualizações. Por exemplo, enquanto o e-mail pode conter uma lista de atualizações de produtos e imagens, e também é equilibrado com uma mensagem pessoal e única.

 

Como regra geral, tente usar o seu boletim informativo como uma forma de promover o seu relacionamento com o leitor/cliente, em vez de tentar vender a todo momento. Use os textos de vendas para atualizações, ofertas e anúncios exclusivos.

 

Usando o Autoresponder

 

Quando alguém faz o próprio Marketing Digital, uma das manias mais frequentes é não conversar com freqüência com a lista e só correr para ela quando tem algo para vender. Obviamente, isso não é ideal.

 

emails-370x258

 

Este é o lugar onde um autoresponder pode salvá-lo, e por isso eu recomendo o agendamento de conteúdo para ser entregue em uma base consistente ao longo de vários meses.

 

Por exemplo, Copyblogger oferece um boletim intitulado "Marketing Digital para Pessoas Inteligentes", e contém uma dúzia de grandes textos sobre as melhores práticas do mercado para quem é um empreendedor on-line. Não consigo me lembrar quando me inscrevi, mas sei que recebi um e-mail ocasional pelo menos uma vez por mês nos últimos 6 meses.

 

O benefício disso é quando você precisa anunciar um novo produto ou venda, você pode contar com o fato de que você já esteve em contato, tendo construído um relacionamento ao longo de várias semanas/meses/anos e é muito menos provável que você irá irritar os seus leitores. Naturalmente, é importante programar sua seqüência do autoresponder em dias específicos de modo que você saiba quando você pode ter recursos para enviar um email de broadcast.

 

Se você se perguntar "Será demais eu enviar mais um email?", Então é provavelmente é demais.

 

Passo 3: Segmentação e Análise

 

Análise

 

leadlovers-exemplo-estatistica

Observe as estatísticas diárias detalhadas sobre a taxa de abertura em uma campanha recente do leadlovers.

 

Nós já falamos antes sobre a importância da análise dos dados na web, e e-mail não é diferente. Cada prestador de serviços com quem já trabalhei fornece análises complementares. Embora eles são todos importantes, os 3 mais importantes para mim são taxa de abertura, cliques (CTR), e unsubscribes.

 

Sua taxa de abertura lhe dirá como você construiu seu relacionamento. Se o número estiver baixo, isso significa que as pessoas começaram a sair da sua lista após o recebimento, o que significa que você precisa trabalhar mais para fornecer valor real.

 

Se a sua CTR for baixa, isso significa que sua mensagem não é direcionada o suficiente ou simplesmente não está passando pelo firewall. Nesse caso, concentre-se em melhorar seu texto.

 

Se a sua taxa de cancelamento for mais alta em relação ao sua taxa de opt-in, você tem algum trabalho sério a fazer. Se este é o seu caso, tente examinar quando as pessoas estão saindo e agir com base nesses cancelamentos.

 

Se eles estão deixando depois de um certo e-mail autoresponder, volte a trabalhar este email. Se eles estão deixando depois de emails de marketing, em seguida, volte a trabalhar o texto que você apresenta suas ofertas. Se eles estão saindo no início do seu funil, então você precisa corrigir o seu convite original.

 

As análises de e-mail são críticas para que, se você está prestando atenção, elas lhe darão pistas muito específicas sobre o que você está fazendo de errado. Claro que a variável-chave aqui é "prestar atenção".

 

Segmentação

 

Se você não estiver familiarizado com o termo, a segmentação é a prática de dividir sua lista de e-mail em grupos mais direcionados.

 

Por exemplo, as seguintes formas de segmentar uma lista maior e mais unificada:

  • Lista de Clientes
  • Atualização de Produtos
  • Newsletter
  • Lista Diária de Notícias
  • HTML (Sim, algumas pessoas preferem somente texto)

 

Ao dividir sua lista dessa maneira, você ganha a capacidade de enviar uma comunicação mais direcionada. Alguns clientes querem atualizações de produtos e vendas, enquanto outros só querem ouvir sobre novas versões. Se você não dar a chance de ele escolher, corre o risco de perdê-los todos juntos. Desde que os clientes se tornam ótimos compradores, é bastante óbvio por que você deve mantê-los inscritos em sua lista de e-mail de clientes.

 

Com a segmentação, você pode enviar um broadcast apenas para aqueles que não abriram sua última mensagem (pergunte por que), ou para aqueles que mostraram interesse (um segundo passo). Você também pode dividir mensagens de teste entre diferentes grupos, a fim de refinar suas melhores práticas.

 

Como você pode ver, a segmentação não é ciência de foguete, mas é trabalho. A maioria não toma este cuidado no momento de fazê-lo. Se você fizer isso, você vai imediatamente se separar da média.

 

O Valor da Sua Lista

 

No futuro, falaremos sobre técnicas mais avançadas, como medir o custo da aquisição de leads, mas por enquanto, sabemos que sua lista de e-mails é um dos seus recursos mais valiosos e se você aprender a tratá-lo corretamente. O custo de construi-lá vai se pagar ao longo do tempo.

 

Se você pode imaginar que cada pessoa na sua lista vale um valor definido, digamos R$ 5,00, então você pode entender imediatamente que perder várias centenas de reais pode ser um prejuizo enorme para você.

 

O que você acha? Como o marketing por e-mail funcionou para você. Quais práticas ajudam você a manter seus números crescendo e seus leitores engajados? Compartilhar nos comentários.

 

Fonte: kissmetrics

Augusto Viante

Já trabalhei no setor de Tecnologia da Informação de grandes empresas como O Boticário, Electrolux, Bematech e New Holland. Também já trabalhei em pequenas empresas desenvolvendo soluções para ajudar micro e pequenas empresas a crescerem em seu nicho. Agora a minha missão é formar parcerias duradouras com nossos clientes oferecendo inovação tecnológica e soluções com resultados. Eis o serviços que eu trabalho: hospedagem de sites, criação de sites e marketing digital e sou um profissional certificado pelo Google para trabalhar com google adwords e também tenho certificado de gestor de marketing emitido pelo Prof Olimpio Araujo Junior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 7 =