Browse By

Como Conscientizar os Funcionários da Sua Empresa Sobre Sustentabilidade?

De uns anos para cá, o termo sustentabilidade tem estado no topo dos assuntos em pauta, afinal, é um tema muito importante.

 

Trata-se de um assunto que não é só importante para o bem do meio ambiente, como também para a saúde e sobrevivência do ser humano.

 

Isso acontece porque, apesar de não parecer, somos todos interligados em um mesmo ecossistema e precisamos protegê-lo.

 

É fato que as organizações sempre tiveram um impacto negativo no meio ambiente, principalmente há anos atrás, quando esse assunto ainda não era importante.

 

Como Conscientizar os Funcionários da Sua Empresa Sobre Sustentabilidade?

 

Isso acabou por resultar em um estrago em grande escala que, agora, mais do que nunca, é necessário reverter. Mas, a sustentabilidade não quer apenas reverter um quadro negativo, ela também quer construir ações melhores.

 

Como resultado dessas ações existe um fator positivo e também maiores chances de preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Mas, não é só nelas que as empresas estão pensando.

 

Também é importante garantir uma boa qualidade de vida para as pessoas que já estão por aqui. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é sustentabilidade, por que ela é importante e como o uso do endomarketing pode ajudar as empresas nesse assunto.

 

O Que é Sustentabilidade?

Sustentável é um termo que vem do latim “sustentare” que, por sua vez, significa sustentar, favorecer, defender, apoiar, conservar ou cuidar.

 

O termo teve origem em Estocolmo, na Suécia, em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

 

Desde então, muitas coisas têm sido questionadas pelas empresas e pelas pessoas, como esse modelo de sociedade de consumo em que se vive atualmente. Mas, mais do que isso, as consequências de nossa ações.

 

Um exemplo disso seria a maneira correta com que um buffet para bodas de ouro descarta os materiais que consome no dia a dia de trabalho. Quando feito corretamente, não traz malefícios.

 

No entanto, quando pessoas ou empresas não se conscientizam sobre estes descartes, demonstram estarem desatentas ou não se preocuparem com os impactos negativos dessas ações para o meio ambiente.

 

Além disso, um consumo e um comércio desenfreados também trazem muitos prejuízos, tanto no âmbito coletivo quanto no pessoal.

 

Os principais problemas a serem combatidos quando o assunto é a sustentabilidade ainda estão no âmbito empresarial e governamental. Por isso, é imprescindível que a empresa esteja atenta à importância da sustentabilidade.

 

Por Que a Sustentabilidade é Importante?

Quando se fala em sustentabilidade no âmbito das organizações, como no caso de uma farmácia de manipulação não diz respeito apenas à responsabilidade ambiental ou social.

 

Isso porque ela também é importante para tomadas de decisão estratégica, que visa não apenas o bem-estar do meio ambiente, mas também das pessoas.

 

No entanto, as organizações ainda encontram muitos desafios pela frente na hora de implementar a sustentabilidade. E o maior desafio está em implementá-la sem comprometer o faturamento da empresa.

 

Portanto, no âmbito empresarial, sustentabilidade é um conjunto de ações adotadas por uma fabricante de bloco de vidro em Curitiba, por exemplo, com o objetivo de atuar conscientemente.

 

Além de ser importante para o meio ambiente e sociedade, atitudes sustentáveis ajudam a empresa a se posicionar de maneira positiva perante o público. Portanto, são ações que trazem benefícios para todos.

 

Só que para funcionar, a organização precisa entender como a sustentabilidade deve ser adotada e colocada em prática. Isso porque é por meio dela que um negócio vai se manter e sobreviver, mesmo perante a alguns desafios.

 

Ser sustentável é importante porque ajuda a preservar o meio ambiente e faz com que o público interno da empresa, no caso, os colaboradores, se sintam também mais valorizados e colaborando com essa ação.

 

Além disso, essas ações sustentáveis engajam o público-alvo de uma empresa, como no caso de uma fabricante de barraca sanfonada.

 

Indo mais além desses benefícios, para organização em si, um comportamento sustentável traz muitos ganhos para a imagem da empresa.

 

Um exemplo disso são os recorrentes descuidos de uma empresa que levou ao rompimento de algumas barragens no estado de Minas Gerais.

 

Atualmente, a imagem dessa instituição está ferida, pois esse descuido trouxe graves prejuízos.

 

Independentemente de qual seja o mercado em que uma empresa atua, ela deve estar atenta ao seu comportamento, para que ele seja o mais sustentável possível.

 

Ao prejudicar o meio ambiente de alguma forma, ou então interferir negativamente na vida de seus funcionários ou da população, a empresa terá a sua imagem extremamente prejudicada.

 

O contrário também pode acontecer, por exemplo, uma loja para comprar porta corta fogo que esteja sempre engajada com a preservação do meio ambiente acaba fortalecendo positivamente a sua imagem perante a sociedade.

 

Além disso, atitudes sustentáveis podem trazer muitos ganhos financeiros. Isso acontece porque, quando a sociedade percebe as atitudes sustentáveis de uma marca, passa a fazer mais negócios com ela.

 

Também dentro das organizações é possível notar, por exemplo, economia, quando atitudes sustentáveis estão presentes.

 

Por exemplo, se um lava rápido optar por água de reuso ou água da chuva, estará economizando recurso natural e gastos com a conta de água.

 

Além disso, as empresas colhem bons frutos quando conscientizam seus funcionários acerca da sustentabilidade.

 

Uso do Endomarketing Para Implantar a Sustentabilidade

Em vista da grande importância das atitudes e comportamentos sustentáveis discutida neste conteúdo, é fundamental que qualquer empresa saiba trabalhar a sustentabilidade com seus colaboradores.

 

Sejam empresas dos ramos industriais, buscando diminuir a quantidade de resíduos na rotina de produção, despachantes que busquem diminuir a quantidade de papel no processo de renovação de CNH suspensa e vencida, ou em diversas outras situações e ramos de atuação.

 

Isso porque, as maiores mudanças acontecem de dentro para fora e os colaboradores são o espelho da instituição.

 

Por isso, algumas estratégias de endomarketing para conscientizar os colaboradores são:

 

Kit Sustentável

Um kit sustentável, além de conscientizar os colaboradores sobre a importância da sustentabilidade, é uma maneira de reconhecê-los por seu esforço e trabalho.

 

Nesse kit pode conter:

  • Lápis e caneta ecológicos;
  • Ecobag;
  • Canecas;
  • Canudo biodegradável;
  • Cartilha com dicas e boas práticas;
  • Mudas de plantas;
  • Sementes de árvores.

 

Sessão Sustentável

Reunir os colaboradores e transmitir um filme ou documentário sobre ações sustentáveis dentro e fora da empresa é uma excelente maneira de conscientização.

 

Na internet é fácil encontrar títulos e, inclusive, plataformas dedicadas a essas ações. Após a sessão, é interessante promover um debate sobre a obra.

 

Criar um Código Verde de Conduta

Outra boa ideia seria uma agência de book infantil preço organizar, com a ajuda de seus colaboradores, um código verde de conduta para a empresa.

 

Nele devem conter boas práticas, além de cuidados no dia a dia que são favoráveis ao meio ambiente, como a separação do lixo, por exemplo.

 

Desafio Sustentável

No Brasil, entre os dias 1 e 5 de junho é celebrada a semana do meio ambiente, oportunidade perfeita para criar o desafio sustentável.

 

Uma boa ideia seria desafiar a todos com uma semana sem plástico ou uma semana sem papel. Após o final da semana, proponha que todos descrevam como foram esses dias e como substituíram esses materiais por outros mais sustentáveis.

 

Gincana do Meio Ambiente

Também durante a semana do meio ambiente, uma empresa de limpeza para eventos pode promover uma gincana entre os colaboradores.

 

Para isso, uma boa sugestão é separar os colaboradores em equipes e pedir para que separem materiais recicláveis para a coleta.

 

Outra ideia pode ser pedir que os colaboradores tragam de casa lixos eletrônicos como celulares, baterias, pilhas e outros para o descarte correto desses materiais.

 

Carona Sustentável

Outra dica é sugerir aos colaboradores para que se organizem de modo a pegarem ou darem carona uns aos outros para diminuir o impacto da poluição no meio ambiente.

 

Isso promove a redução de veículos nas ruas, beneficiando o ar que todos respiram.

 

TV Corporativa Sustentável

Usar a TV corporativa da empresa para orientar os colaboradores e conscientizá-los também é uma excelente estratégia de endomarketing para a sustentabilidade.

 

Por meio dela, é possível divulgar dados, dar dicas de atitudes sustentáveis, oferecendo programas de conscientização.

Leia também o nosso post Saiba o Que é AEO

Pequenas Atitudes Fazem a Diferença

Os descuidos com o meio ambiente já prejudicaram demais a vida das pessoas e causaram problemas, como desalojamentos a muitas outras.

 

As organizações são grandes organismos que têm impacto direto na sociedade, por isso, devem se conscientizar e realizar de bom grado ações que ofereçam segurança ao meio ambiente.

 

As próprias empresas se beneficiam com essas ações, pois em longo prazo, cultivam sua própria possibilidade de crescimento perante as novas gerações e as que ainda estão por vir.

 

Cuidar do meio ambiente e pensar na sustentabilidade é uma maneira de garantir o futuro, promovendo ações que beneficiam todo o ecossistema, do qual a própria humanidade faz parte.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Como Conscientizar os Funcionários da Sua Empresa Sobre Sustentabilidade?”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =