Endomarketing Para Empresas em Tempos de Pandemia

A crise global causada pela pandemia da Covid-19 revelou a importância do trabalho de Endomarketing nas empresas.

 

Afinal de contas, estamos vivendo um momento histórico, em que as pessoas são afetadas tanto financeiramente, quanto psicologicamente e, por esse motivo, é fundamental pensar em estratégias de bem-estar para os colaboradores.

 

Além disso, em um período em que é necessário mudar alguns comportamentos, como adotar o home office para cumprir as recomendações de isolamento social, muitos trabalhadores precisam do amparo das empresas.

 

Tudo isso para que se mantenham ativos e empenhados em suas atividades.

 

Endomarketing Para Empresas em Tempos de Pandemia

 

Mesmo antes da pandemia, um estudo conduzido pela SocialBase tinha demonstrado que 20% dos profissionais não se sentem felizes onde trabalham e buscam novas oportunidades. Outros 49% apontam o desejo de empreender.

 

Ou seja, cerca de 69% dos trabalhadores procuram uma nova forma de recolocação no mercado de trabalho.

 

Em um cenário de crise, além da insatisfação profissional, várias pessoas enfrentam transtornos no âmbito de saúde mental, visto que o cenário de incertezas traz muita instabilidade. Por isso, o Endomarketing torna-se indispensável.

 

No artigo de hoje, saiba como adotar estratégias de Endomarketing para empresas em tempos de pandemia. Acompanhe a leitura!

 

Mas, Primeiro, o que é Endomarketing?

O Endomarketing é uma estratégia institucional, com o objetivo de melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores, por meio de ações internas.

 

Popularmente conhecido como “marketing interno”, a iniciativa busca melhorar a motivação da equipe e reduzir o turnover (índice de rotatividade) dos funcionários. Ou seja, o Endomarketing é o trabalho feito de dentro para fora.

 

Dessa forma, é possível trabalhar diretamente com os colaboradores, levando em conta que eles possuem contato diário com todos os processos e, por isso, estão mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca.

 

Por exemplo, imagine que em uma empresa de motoboy, os condutores se sentem satisfeitos e são constantemente incentivados. É provável que ao atender os clientes e realizar uma corrida, os funcionários passem uma boa impressão aos clientes.

 

O resultado só tende a ser positivo. Afinal, colaboradores satisfeitos prestam um bom serviço e atendimento, revertendo em clientes também satisfeitos.

 

Vale dizer que os empregados são os embaixadores da marca. Assim, eles são os responsáveis por transmitir aos familiares, amigos e clientes as impressões acerca da empresa.

 

Por isso, traçar ações de motivação é uma forma não só de promover o bem-estar das equipes, mas também aumentar a produtividade e o faturamento.

 

Afinal de contas, ao comprar uma cortina para sala moderna, temos a tendência de preferir um produto bem indicado pelo vendedor.

 

Daí a importância de investir no engajamento com iniciativas de Endomarketing.

 

E Qual a Necessidade do Endomarketing na Pandemia?

No momento em que mais de 100 países procuram refletir ações para diminuir os impactos da crise da Covid-19, as empresas têm como responsabilidade tomar as rédeas da economia, conduzindo negócios e cuidando dos colaboradores.

 

Dessa maneira, será possível enfrentar este período com resiliência e comprometimento.

 

Importante ressaltar que, diante da crise global, as organizações estão expostas a uma série de riscos, como interrupção no fornecimento de matérias-primas, novas demandas dos clientes, aumento de custos, obstáculos logísticos, entre outros.

 

Tudo isso influencia diretamente na saúde e segurança dos funcionários.

 

Por exemplo, salões que trabalham com microagulhamento rosto tiveram que suspender suas atividades, por recomendação legal, o que gera sentimentos de medo, ansiedade e angústia aos funcionários.

 

Por isso, o Endomarketing se faz ainda mais necessário na pandemia do novo coronavírus, para evitar o estresse em massa de toda a equipe e orientar tarefas em um cenário disruptivo, como forma de manter a produtividade e não prejudicar a empresa.

 

Além disso, as organizações devem entender quais são as preocupações e dificuldades dos funcionários neste período, para elaborar estratégias viáveis.

 

Por exemplo, com o fechamento de instituições de ensino, muitos professores tiveram que se adaptar ao ensino a distância.

 

Nesse sentido, como as escolas de música, por exemplo, podem ajudar seus colaboradores no planejamento de aulas de violino online?

 

Uma alternativa viável é oferecer plataformas de comunicação e videoconferência, para facilitar o contato entre professor e aluno.

 

Também é preciso verificar a saúde mental dos empregados, já que muitas pessoas podem ter dificuldade para se concentrar no home office.

 

Assim, pode ser interessante oferecer conteúdos que estimulem a produtividade, mesmo fora do escritório.

 

Independentemente da ação, é importante que as organizações compreendam que o Endomarketing faz toda a diferença, especialmente em cenários de crise.

 

Mesmo para profissionais que estão parados, como clínicas de massagem shiatsu, vale a pena pensar em estratégias para a volta dos negócios.

 

5 Ações de Endomarketing Para Empresas em Tempos de Pandemia

A crise do novo coronavírus não é a primeira situação adversa enfrentada no Brasil.

 

O nosso país já sofreu com inúmeros problemas de ordem econômica, política e social, portanto, as seguintes ações de Endomarketing podem ser usadas para outros períodos de instabilidade.

 

A seguir, confira algumas iniciativas que podem ajudar a promover o bem-estar dos colaboradores e na continuação dos negócios em tempos de pandemia.

 

1 – Crie Canais de Orientação

Durante uma situação adversa, é comum que os funcionários fiquem com dúvidas sobre como prosseguir e o que é preciso fazer.

 

Com a Covid-19, também houve um boom de notícias falsas e, por esse motivo, é importante criar canais de comunicação capazes de oferecer conteúdo verídico e de qualidade aos trabalhadores.

 

Algumas questões abordadas podem incluir:

  • Quais as principais medidas de segurança;
  • Pessoas que compõem do grupo de risco;
  • Como irá funcionar o trabalho durante o período;
  • Como evitar a disseminação do vírus no trabalho.

 

Vale também abordar questões de ordem técnica. Afinal de contas, alguns equipamentos, como microfone sem fio profissional não poderão ser compartilhados entre os funcionários ou, então, será preciso uma higienização completa dos aparelhos.

 

2 – Tenha Uma Rede de Apoio

Um dos maiores desafios na crise é superar os transtornos psicológicos que podem ser desencadeados nos funcionários.

 

Sendo assim, para promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida, é interessante ter uma rede de apoio dentro da organização.

 

Isso pode ser feito com o estímulo de encontros virtuais entre os colaboradores, ou até um atendimento em grupo, também online, com psicólogos.

 

Dessa maneira, as pessoas podem conversar sobre seus anseios, medos e angústias.

 

3 – Estabeleça Uma Comunicação Aberta

Visto que muitas empresas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto, inclusive venda de produtos, como carga de extintores, passou a ser feita por e-commerce, é importante que os gestores tenham uma comunicação aberta e frequente com os funcionários.

 

Isso vale não só para a orientação de como fazer um bom trabalho, mas também é uma forma de manter os colaboradores empenhados e mais concentrados em seus afazeres (principalmente, para quem não tinha nenhuma experiência em home office).

 

4 – Avalie os Riscos

O Endomarketing também inclui a avaliação do cenário em conjunto com toda a equipe.

 

Desse modo, é possível pensar em respostas emergências mais assertivas, além de construir uma comunicação transparente, para que todos tomem ciência das condições da organização.

 

Assim, se uma empresa estiver com dificuldades para importar um moedor de carne industrial indispensável para o trabalho, é preciso levar em conta esse risco e traçar algumas metas (substituição do maquinário, oferta de outros produtos, entre outros).

 

5 – Ofereça Atividades Além do Trabalho

Em períodos de isolamento social, em que as pessoas passam todo o tempo em casa, as organizações podem oferecer atividades além do trabalho.

 

Eles incluem programas de exercícios físicos, meditação, cursos e outras tarefas para estimular a criatividade e o bem-estar dos funcionários.

 

Isso ajuda não só a melhorar a produtividade e o desempenho, mas também pode colaborar com a superação de muitos transtornos, causados justamente pela necessidade de se manter em quarentena.

 

Vale a pena incentivar a participação de todos os colaboradores, em ações online em conjunto, como forma de diminuir a angústia causada pela solidão (em especial, para as pessoas que moram sozinhas).

Leia também o nosso post Marketing de Relacionamento no Seu E-commerce

Conclusão

O Endomarketing, ou marketing interno, é uma estratégia positiva para todas as organizações.

 

Não é à toa que cada vez mais as empresas compreendem a importância das iniciativas para a promoção de bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

 

Em tempos de pandemia, como a da Covid-19, as estratégias de comunicação interna tornam-se ainda mais importantes, devido ao cenário instável que reflete diretamente nos aspectos psicológicos dos funcionários.

 

Além disso, é preciso considerar a crise financeira que caminha lado a lado com a pandemia, também causando inúmeros problemas para os empreendimentos.

 

Por esse motivo, o Endomarketing visa analisar os possíveis riscos e traçar um plano emergencial com toda a equipe, de modo a tornar o trabalho orientado, direcionado e produtivo, em um cenário repleto de incertezas.

 

Como consequência, as organizações serão capazes de atravessar esse período e, ao mesmo tempo, serem reconhecidas por suas ações empáticas, que levam em consideração todas as angústias enfrentadas pelos colaboradores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Referências

https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/04/06/covid-19-tambem-testa-forca-do-endomarketing.html
https://revistadafarmacia.com.br/colunista/efeitos-do-endomarketing/
https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/about-deloitte/articles/10-acoes-empresas-pandemia.html#
https://www.medicalfair-brasil.com.br/pt/noticias/gestao-e-rh/endomarketing-e-sua-importancia-em-periodo-de-pandemia
https://blog.socialbase.com.br/pesquisa-apenas-13-dos-colaboradores-estao-realmente-engajados/
https://rockcontent.com/blog/endomarketing/

1 comentário em “Endomarketing Para Empresas em Tempos de Pandemia”

  1. Pingback: As Vantagens do Marketing de Conteúdo Para Sua Loja Virtual - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 13 =