Browse By

Engajamento vs Visualização; Entenda Como Buscar Um Equilíbrio e Possuir Um Melhor Resultado

Engajamento e visualização são dois aspectos muito importantes para as estratégias de marketing dos negócios, principalmente quando são utilizados pelas redes sociais.

 

Essas plataformas são necessárias para que as marcas consigam compartilhar seus conteúdos para um número maior de pessoas.

 

Por meio delas as organizações conseguem aumentar o tráfego em sites, blogs e outros canais que utilizam, o que também é importante para as estratégias de marketing.

 

Para chegar lá, é preciso ser visto e ter um público engajado, ou seja, pessoas que interagem com a marca, compram com ela e a indicam para amigos, familiares e conhecidos.

 

Engajamento vs Visualização; Entenda Como Buscar Um Equilíbrio e Possuir Um Melhor Resultado

Imagem de Mudassar Iqbal por Pixabay

 

Tudo isso também tem um peso para o reconhecimento da marca, que chega até um número maior de pessoas e com isso consegue atrair mais clientes.

 

Existem algumas estratégias que aumentam tanto o engajamento quanto a visibilidade das empresas nas redes sociais, então fazer uso delas é uma necessidade, principalmente tendo em vista a quantidade de pessoas que usam essas plataformas.

 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as mudanças trazidas pelas redes sociais, dar dicas para melhorar o engajamento e aumentar a visualização, bem como mostrar os benefícios dos dois aspectos.

 

Mudanças Trazidas Pelas Redes Sociais

Qualquer tipo de negócio usa e precisa das redes sociais para alavancar a sua imagem, conquistar clientes e se tornar mais conhecido. Com as técnicas certas, é possível aumentar os lucros e chegar a resultados excepcionais.

 

Dentre as principais mudanças trazidas por elas podemos destacar o marketing orgânico. As estratégias antigas de publicidade são vistas, hoje, como algo forçado e até voltado para uma questão de interesse.

 

Com a chegada das redes sociais, empresas, como um estúdio ensaio de bandas, se depararam com consumidores que estão mais interessados em conteúdos do que em propagandas.

 

Os negócios começaram a investir em conteúdos valiosos, focados nos interesses das pessoas e que transparecem a marca e as soluções que ela pode oferecer.

 

Tudo isso acabou gerando um medo de errar com o público, com ações que geram reações negativas e que prejudicam a imagem da empresa.

 

Um deslize tem uma velocidade impressionante e pode se tornar viral, então tudo o que puder evitar essa situação é colocado em prática. Dentre as maiores preocupações estão:

  • Funcionários impulsivos;
  • Vazamento de informações;
  • Publicações politicamente incorretas;
  • Abrir espaço para a concorrência.

 

Outra mudança trazida por essas plataformas é a possibilidade de prestar atendimento em tempo real para os clientes.

 

Por exemplo, uma loja de fantasia infantil de carnaval masculina pode tirar dúvidas de seus clientes pelo Messenger, no Facebook, sem que para isso ele precise ligar ou ir até a loja.

 

E as mudanças não param nos negócios, elas interferiram no modelo de sociedade que vivemos hoje, uma vez que as pessoas têm acesso à informação e meios de comunicação muito mais rápidos.

 

Essas plataformas influenciam o estilo de vida dos usuários, em seu trabalho, o que comem, para onde viajam, os produtos e serviços que consomem, etc.

 

Sua importância levou as empresas a buscarem alternativas para conquistar maior engajamento do público e visualização. No próximo tópico vamos dar algumas dicas sobre esse assunto.

 

Dicas Para Aumentar o Engajamento e a Visualização

Como falamos, tanto uma empresa de aluguel som festa quanto qualquer outra precisa ter um público engajado, bem como precisa ser vista nas redes sociais. Então, alguma maneiras para conseguir isso são:

 

Usar Imagens

Os textos geram bons resultados, mas as imagens são ainda mais surpreendentes, principalmente porque elas prendem a atenção do público. Há um aumento de 40% na interação em comparação às publicações textuais.

 

O segredo é encontrar uma imagem que transmita uma mensagem, sem ser apelativa. Também é importante que ela esteja relacionada ao mercado de atuação do negócio e que seja de qualidade.
Esses fatores vão aumentar a visibilidade da marca e possibilitar os compartilhamentos, que são um bom sinal de engajamento.

 

Postagens Curtas

Nem sempre é possível transmitir uma mensagem usando apenas uma foto, algumas vezes é preciso usar a linguagem escrita para isso.

 

Uma fornecedora de pista led casamento, por exemplo, pode apostar em um formato mais curto, simples e objetivo. Aliás, essa é uma boa estratégia porque as pessoas não querem ler textos grandes nas redes sociais.

 

Para se ter uma ideia, um texto de 250 caracteres atrai 60% mais pessoas do que uma publicação muito pequena ou muito grande.

 

O segredo é um conteúdo escrito que entregue de maneira simplificada a mensagem e que tenha uma chamada interessante.

 

Usar Hashtags

As hashtags se popularizaram há pouco mais de uma década com o surgimento do Instagram. Elas são usadas não apenas nas redes sociais, mas também em outros tipos de campanha e têm a missão de ressaltar um assunto.

 

Só que é preciso saber usá-las para engajar o público e fazer com que as pessoas visualizem a publicação. Um bom exemplo de uso é um buffet para aniversário de 30 anos usar hashtags como #trintou ou #festade30anos

 

Postar Quando o Público Está On-line

É importante postar quando o seu público está on-line, pois as chances de eles visualizarem horas depois são bem menores.

 

Para saber qual o melhor horário, a empresa pode usar o Analytics para descobrir quando as pessoas mais acessam, além de analisar em quais horários os concorrentes publicam.

 

Fazer Promoções e Concursos

Se tem uma estratégia que engaja o público é fazer promoções e concursos, mas é importante estar atento às políticas impostas pelas plataformas.

 

O Facebook, por exemplo, exige que os concursos aconteçam pela Caixa Econômica Federal, dentre outras obrigatoriedades.

 

As promoções devem realmente oferecer algo interessante. Um buffet de crepe para casamento, por exemplo, pode oferecer 30 crepes gratuitos para uma pessoa que compartilhar uma publicação primeiro.

 

Também é importante respeitar o orçamento na hora de criar uma promoção, pois a intenção é beneficiar o negócio e não prejudicá-lo financeiramente.

 

Vantagens do Engajamento e Visualização

Ter visibilidade nas redes sociais é importante para que cada vez mais pessoas tomem consciência do seu negócio. Quem não é visto não é lembrado, certo?

 

Se você quer conquistar mais clientes e mais oportunidades de negócio, precisa fazer com que sua página e publicações nas redes sociais cheguem até mais pessoas.

 

Só que ao mesmo tempo em que a visibilidade é importante, ela não é o único fator a ser analisado quando falamos da presença da empresa na web, tanto para uma prestadora de serviços quanto uma fabricante de estrutura metálica leve.

 

Além do número de pessoas impactadas, o engajamento mede a eficácia das ações em curto e médio prazo. Ou seja, boa visibilidade e bom engajamento são importantes para desenvolver boas estratégias.

 

Se muitas pessoas visualizam, mais pessoas respondem e mais eficaz é a ação colocada em prática. E quando isso acontece, o Facebook ou outra plataforma começa a priorizar os seus conteúdos.

 

Sim, eles priorizam a divulgação de quem tem mais engajamento e isso é feito pelos algoritmos dessas mídias. Então, como uma coisa leva a outra, se você impacta mais pessoas, tem mais engajamento e com isso vai atingir outros potenciais clientes.

 

É como um ciclo e todo negócio precisa se esforçar para estar dentro dele. O reconhecimento da marca também melhora, pois se um buffet com um bom salão de festa de aniversário engajar mais pessoas, ele se torna referência.

 

As pessoas preferem comprar com marcas conhecidas, por isso a concorrência é mais acirrada dentro das redes sociais.

 

Essas plataformas oferecem um espaço cheio de possibilidades e com investimentos mais baixos, então todo mundo quer estar lá.

 

Só que é preciso se destacar, pois existem milhares de marcas oferecendo o mesmo produto ou serviço, mas aquelas que estão em evidência, sendo vistas e engajando o público, tornam-se a escolha dos consumidores.

 

Ter uma marca reconhecida é ter autoridade, sendo que com isso as empresas despertam a confiança dos consumidores. E qual o resultado disso? Aumento das vendas, claro.

 

Pensando por esse lado, a conclusão que se chega é que ter boa visualização e engajamento nas redes sociais é o primeiro passo para conquistar outros objetivos.

 

Como dissemos no começo do texto, se a organização sabe trabalhar com boas estratégias nessas plataformas, ela alcança resultados surpreendentes.

Leia também o nosso post 4 Dicas Para Melhorar o Funil de Vendas e Ser Mais Assertivo Na Conversão

Considerações Finais

Ser notado e ter um público engajado são essenciais para a presença na web de qualquer negócio. Tendo em vista a importância do marketing digital e a influência das redes sociais na vida das pessoas, é preciso saber trabalhar com elas.

 

Com as dicas apresentadas aqui, o seu negócio vai conseguir equilibrar visualização e engajamento, bem como colher bons resultados. Com o passar do tempo, eles devem ser aperfeiçoados e moldados aos novos parâmetros do seu público.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Engajamento vs Visualização; Entenda Como Buscar Um Equilíbrio e Possuir Um Melhor Resultado”

  1. Pingback: 6 Dicas Para Tornar Um Conteúdo Mais Assertivo e Atrativo - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: 6 Dicas Para Tornar Um Conteúdo Mais Assertivo e Atrativo - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =