Browse By

Descubra os Melhores Caminhos Para Desenvolver Uma Estratégia de Marketing Digital do Zero

O marketing digital é, atualmente, uma das principais maneiras para divulgar uma marca, bem como seus produtos e serviços. Muita coisa mudou desde o boom da internet, e uma delas é o modo como conversamos com o público e levamos soluções até ele.

 

Se antes as pessoas consumiam tudo o que viam na TV, hoje elas se informam com tudo o que veem na internet. Isso é muito vantajoso para os consumidores, pois além dos produtos e serviços em si, eles têm acesso à informação.

 

A web é o principal meio de comunicação atualmente, e isso é muito benéfico para as empresas de qualquer porte ou segmento.

 

Fazer marketing pela internet é trabalhar com uma vertente mais democrática, em que todos podem obter bons retornos com os meios que têm, assim como com os investimentos que podem fazer.

 

Descubra os Melhores Caminhos Para Desenvolver Uma Estratégia de Marketing Digital do Zero

 

Não é preciso mais gastar rios de dinheiro para conquistar clientes e se destacar. O segredo é conhecer boas estratégias de marketing digital e saber como aplicá-las.

 

Se você é novo no assunto, neste artigo, vamos explicar a importância das estratégias de marketing digital, como começar a aplicá-las e quais são os impactos dessa ação. Então, confira até o final para se tornar uma referência no assunto!

 

Importância das Estratégias Digitais

Primeiro, vamos esclarecer o que é marketing digital: trata-se de qualquer ação realizada pela internet, com o intuito de atrair e reter clientes. Também são ações voltadas para a divulgação das empresas, seus produtos e serviços.

 

Explicar a importância das estratégias digitais é uma longa tarefa, que talvez não caberia em um único artigo. Mas o fato é que elas são usadas por absolutamente todo tipo de negócio, até mesmo por buffet de aniversário infantil.

 

No que diz respeito ao mercado brasileiro, por exemplo, podemos citar alguns motivos, como o fato de que cerca de 134 milhões de pessoas têm acesso à internet no Brasil.

 

Desse número, 90% acessam a web todos os dias, e 92% usam algum aplicativo de mensagem, como o WhatsApp. Além de que o comércio eletrônico também tem crescido, visto que 34% dos usuários de internet no Brasil fazem compras pela internet.

 

Portanto, no dia a dia dos brasileiros, a internet está presente de maneira bem ampla. É por esse motivo que precisamos repetir que os canais digitais são o meio de comunicação e marketing mais acessível e praticável atualmente.

 

Somente essa estratégia consegue compreender a expansão da internet e trazer os resultados que as empresas estão buscando.

 

Também é uma forma de levar ofertas até os clientes, de maneira segmentada, sempre priorizando seus desejos e necessidades.

 

Independentemente de qual seja o objetivo do seu negócio, como aumentar as oportunidades em aluguel de som e iluminação, o marketing digital tem uma solução.

 

Em vista disso, no próximo tópico, vamos mostrar algumas práticas que você pode começar a usar para implementar estratégias de marketing digital do zero.

 

Como Começar uma Estratégia de Marketing Digital?

Os novos negócios no mercado podem se sentir um pouco desorientados frente a tantas soluções trazidas pelo marketing digital. Mas para você não se perder no meio do caminho, vamos mostrar as melhores opções para quem está começando. São elas:

 

1 – Definir os Objetivos

A primeira atitude é definir quais são seus objetivos, para que dessa forma seja possível conduzir melhor as estratégias. Um estúdio ensaio para locação, por exemplo, pode ter como metas:

  • Aumentar as vendas;
  • Gerar mais leads;
  • Tornar a marca mais conhecida;
  • Aumentar as conversões.

 

Quanto mais claros os objetivos estiverem, melhores serão os resultados e mais fácil será para aplicar as estratégias de marketing digital. Também fica mais fácil mensurar todas as suas ações.

 

2 – Fazer Bom Uso das Redes Sociais

Usar as redes sociais adequadamente não significa estar presente em todas elas, mas sim, naquelas em que seu público está.

 

Para saber qual (ou quais) plataformas usar, é interessante observar seus concorrentes. Além disso, uma empresa de locação de som também terá uma noção melhor de quem interage e criará estratégias de como engajar essas pessoas.

 

Os resultados não são imediatos, mas ainda assim, quanto mais conteúdos você publicar no perfil do seu negócio, com mais seguidores você será capaz de estabelecer um engajamento.

 

Ademais, já que falamos dos conteúdos, é importante que eles sejam relevantes e que assumam diferentes formatos, como textos, vídeos, áudios e também que sejam variados, como dicas, listas e até cupons de desconto.

 

O ideal é usar uma ferramenta para te auxiliar na criação desses materiais, bem como para organizar seu fluxo de publicação.

 

3 – Fazer Cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta especialmente importante para os negócios locais. Ele faz uma varredura nas informações cadastradas e disponibiliza todas elas, para que o usuário encontre o que precisa rapidamente.

 

Então, se alguém digita nos buscadores “montagem de stands no bairro x”, por exemplo, logo encontra uma série de opções de empresas que realizam esse serviço no local desejado.

 

É a chance que a sua empresa tem de ser facilmente encontrada, mas, para isso, é fundamental manter os dados sempre atualizados, com informações completas, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Descrição;
  • Horário de funcionamento;
  • Entre outras.

 

Depois, o Google faz todo o trabalho cada vez que uma pesquisa é realizada. Então, para quem tem um negócio local, é essencial criar um perfil nessa ferramenta gratuita do Google.

 

4 – Ter um Site

Hoje em dia, chega a ser estranho pensar que uma marca não tem um site ativo. Aliás, trata-se de uma situação que levanta suspeitas e pode derrubar sua credibilidade.

 

Esse é o canal oficial da marca, onde os consumidores podem saber mais sobre ela e as soluções que tem a oferecer, sem interrupções e sem dividir o espaço com a concorrência, como acontece nas redes sociais, por exemplo.

 

5 – Criar um Blog

Os blogs são um dos canais mais importante em marketing digital, especialmente para o marketing de atração e para acompanhar o funil de vendas.

 

Se antigamente um chaveiro de carros 24 horas ou uma imobiliária precisavam apenas oferecer seus produtos ou serviços para vender, hoje os consumidores priorizam mais informação antes de fechar um acordo.

 

É por meio do blog que uma marca veicula conteúdos informativos e que ajudam os leitores a esclarecer uma dúvida ou resolver um problema. É por isso que esse canal ajuda a construir um bom relacionamento entre empresas e clientes.

 

O blog dá voz à organização e cria a oportunidade perfeita para mostrar todo o seu conhecimento e autoridade no que faz.

 

Impactos do Marketing Digital

Investir nas estratégias de marketing digital é vantajoso para qualquer tipo de negócio, como no caso de uma empresa de motoboy entregador. Podemos observar isso por conta de seus impactos positivos.

 

Por exemplo, para quem está começando agora, trata-se de um investimento inicial baixo.

 

Independentemente de qual estratégia você queira aplicar, como anúncios pagos ou estratégias orgânicas, o marketing digital é muito mais barato do que a comunicação em mídias offline, como anúncios em jornais, revistas, TV e rádio.

 

O alcance do público também é muito melhor. Você deve estar pensando que vai atingir um número maior de pessoas, já que está no maior meio de comunicação atual: a internet.

 

Pode até ser que você consiga falar com mais consumidores, mas a verdade é que você vai falar com as pessoas certas e no momento certo.

 

Todas as ações de marketing digital são segmentadas e direcionadas para um público-alvo, e é por esse motivo que ele também tem custos reduzidos.

 

Dessa forma, empresas de entregas ou escritórios de advocacia vão falar de modo certeiro com quem está interessado em seus serviços, e não com uma pessoa que esteja procurando enxoval de bebê.

 

Os resultados obtidos com algumas estratégias de marketing digital são muito mais rápidos, porque elas ainda são fáceis de mensurar.

 

Então, ao perceber que uma campanha pelo Facebook está dando certo, por exemplo, você pode investir em outras ações do mesmo tipo e chegar até seus objetivos muito mais rápido.

 

Do mesmo modo, se perceber que alguma ação não está trazendo resultados, pode interrompê-la ou melhorá-la, investindo em formatos e soluções realmente interessantes para a sua empresa.

 

Em outras palavras, o marketing digital não abre espaço para erros ou estratégias que não funcionem, a não ser que você não elabore estratégias adequadas para seu tipo de negócio e não faça o devido acompanhamento de todas as suas ações.

Leia também o nosso post Como Um Bom Conteúdo Pode Impactar No Crescimento De Um Negócio?

Conclusão

Saber trabalhar no ambiente virtual é fundamental para qualquer estabelecimento que queira crescer. Mesmo parecendo um mar de informações, aos poucos, seu negócio começa a se organizar e os resultados aparecem.

 

Para quem vai pisar nesse terreno fértil pela primeira vez, basta seguir as nossas dicas e ir se aprofundando aos poucos. Não tenha pressa, pois à medida que você for colocando algumas ações em prática, pode começar a aperfeiçoá-las.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre marketing digital, é só arregaçar as mangas e começar a organizar as melhores estratégias e fazer sua marca crescer.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Descubra os Melhores Caminhos Para Desenvolver Uma Estratégia de Marketing Digital do Zero”

  1. Pingback: Influência Digital: 6 Dicas Para Influenciar Leitores a se Tornarem Clientes - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Influência Digital: 6 Dicas Para Influenciar Leitores a se Tornarem Clientes - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 10 =