Como Estratégias De Link Building Podem Alavancar Seu Site

Você sabe o que significa Link Building e como essa técnica pode ser um instrumento essencial para melhorar a posição da sua página na internet?

 

Quando as pessoas utilizam os chamados motores de busca na internet para realizar as suas pesquisas, podem visualizar uma lista de links que trazem as informações que elas precisam.

 

Para estar presente entre os resultados exibidos, é necessário que o seu site atenda aos parâmetros impostos pelo buscador, ou seja, seguir as características que otimizam a sua página.

 

No meio das estratégias para esse fim, encontramos as técnicas de SEO, que comportam o uso de palavras-chave, página com carregamento rápido, conteúdo de qualidade e títulos atrativos são algumas delas.

 

Como Estratégias De Link Building Podem Alavancar Seu Site

 

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca.

 

O Link Building, também chamado de backlink, faz parte desse conjunto de técnicas que podem melhorar o posicionamento de uma página dentro dos buscadores da internet.

 

Isso quer dizer que se você possui um site para, por exemplo, a sua empresa de manutenção de geradores de energia e aplica o SEO para que ele seja exibido nas primeiras posições de uma busca, certamente você terá maiores resultados.

 

Sendo assim, o Link Building pode ser uma ótima ferramenta para isso. Se você quer saber mais sobre ele e aprender a aplicá-lo na sua página, siga na leitura deste artigo e conheça as principais dicas relacionadas ao tema.

 

O Que é Link Building?

Ao navegar em um site na internet, principalmente nos que oferecem conteúdos de qualidade, você já deve ter percebido a existência de algumas palavras ou expressões com um certo destaque.

 

Normalmente, elas estão relacionadas a algum link, e são chamadas de texto âncora. Esse nome se dá pela sua relação com outras páginas na internet, sejam elas do mesmo domínio ou de outros sites parceiros.

 

O Link Building se trata de uma estratégia de ligação de domínios, ou seja, diferentes páginas na internet se relacionam entre si, por meio da inserção de links em sua estrutura.

 

Nesse sentido, é possível dizer que há duas principais formas de fazer o backlink da sua página: a interna (on -page) e a externa (off-page).

 

No formato interno (on-page), você pode relacionar um texto âncora com uma outra página presente no seu site, como um modo de complementar um assunto, fazendo com que o seu leitor conheça melhor sobre um determinado tema.

 

No backlink externo (off-page), você relaciona a sua página com outro domínio na internet, criando uma conexão fora do seu site.

 

Ou seja, uma loja que revenda lava louça profissional, por exemplo, pode fazer o Link Building de duas formas principais.

 

A primeira é inserindo o site da fabricante do produto em seu âncora. E a segunda é levar o cliente para conhecer as principais características do produto oferecido em um link próprio.

 

Do mesmo modo que você pode investir nos backlinks na sua página, um outro domínio na internet pode achar interessante inserir o seu link nas postagens dele.

 

Mas, para que o Link Building utilizado na sua estratégia não surta o efeito contrário e faça com que a sua página seja mal avaliada pelos buscadores, é preciso ter cautela.

 

Isso porque o Link Building não se trata de inserir links em um conteúdo de modo aleatório, ou mesmo de rechear a sua página com eles.

 

Nesse sentido, as melhores estratégias de backlinks são:

  • Ter uma quantidade interessante de links;
  • Ter boa qualidade de links;
  • Escolher o texto âncora adequadamente;
  • Posicionar links com naturalidade.

 

A Quantidade De Links

Anteriormente, o site de uma empresa de ferramentaria de precisão ou de qualquer outro segmento, precisava ter uma quantidade consideravelmente alta de links para que ele fosse bem posicionado na internet.

 

Mas, os parâmetros dos buscadores hoje possuem outros requisitos, o que quer dizer que a quantidade ainda importa.

 

Sendo assim, é essencial que além de posicionar adequadamente os links no seu texto, você receba linkagens de outros sites da internet.

 

Com isso, a sua página ganha maior visibilidade e pode ser acessado por um grande número de usuários.

 

A Qualidade De Links

O número de links é importante, mas também é essencial possuir ligação com páginas de grande relevância na internet.

 

Isso porque os parâmetros analisam se o seu conteúdo possui qualidade suficiente para ser indicado por outros portais.

 

Se antigamente o cenário era ter um bom número de links no seu texto, hoje eles precisam ser bem avaliados e indicados por outras páginas que já possuam a sua fama reconhecida na internet.

 

Há quem diga que a idade do domínio seja um fator determinante, mas, é preciso levar em conta a visibilidade da página na internet.

 

Principalmente porque isso vai influenciar no tráfego recebido no seu site, o que vai ser responsável por alavancá-lo nos buscadores.

 

Texto Âncora

O site de uma empresa de pintura de estrutura metálica pode optar pelo uso do texto âncora de diferentes maneiras. Há cinco tipos: o perfeito, parcial, de marca, URL e aleatório.

 

O texto âncora perfeito é aquele onde o termo utilizado se refere ao assunto tratado no domínio.

 

No caso do parcial, o link estará relacionado com uma descrição maior, geralmente uma frase, que aborde o tema principal do backlink.

 

O âncora de marca é aquele que menciona o nome do site que será linkado, enquanto o de URL é exibido com o endereço da página do Link Building.

 

O aleatório é o que menciona expressões como “clique aqui” para levar o leitor ao domínio indicado.

 

Em uma mesma postagem, é possível utilizar os diferentes tipos de textos âncoras, que devem ser posicionados com estratégia, para que o seu site possa ser bem avaliado.

 

Posicionar Links Com Naturalidade

Depois de entender um pouco mais sobre os textos âncoras, é mais fácil posicioná-los no seu conteúdo de modo natural.

 

Assim, uma página que esteja abordando a importância do treinamento para trabalho em altura e deseja levar os seus leitores para um domínio que venda os equipamentos essenciais, deve fazer o Link Building com essa página.

 

Nesse sentido, ela precisa mencionar o link de modo adequado, levando em conta o desenvolvimento do assunto, para que a sua leitura seja fluida e natural, ficando bem posicionado dentro de uma pesquisa.

 

Com isso, o Link Building traz melhores resultados para o seu site e faz com que ele ganhe um maior número de visitantes.

 

Como Aplicar o Link Building Na Sua Página

Há algumas formas bastante eficientes de aplicar o Link Building no seu site e conseguir alavancá-lo de modo interessante.

 

Com essas técnicas, é muito mais simples trazer mais pessoas para a sua página, gerando aumento de tráfego para o blog, seja ele de vendas de compressor de ar a diesel ou de qualquer outro segmento.

 

Guest Post

O guest post é uma maneira válida de criar parcerias com outros sites ou autoridades do seu segmento de atuação, e fazer com que mais pessoas conheçam a sua página.

 

O “post convidado” se trata da elaboração de um artigo ou podcast para um site parceiro, além de trazer um texto de outro site, para tornar o conteúdo mais atrativo para os seus leitores.

 

Assim, com o aumento de tráfego e o Link Building, a sua página ganha um melhor posicionamento nos buscadores, rendendo resultados interessantes para a sua página.

 

Fazer Referência a Uma Marca

Pode ser que durante a escrita de um artigo sobre opções de tijolo de concreto para calçada você já tenha mencionado uma determinada marca no seu conteúdo.

 

Você pode firmar uma parceria com essa empresa para que o backlink seja feito entre as páginas.

 

Melhorando assim, o posicionamento de ambas por meio do uso de texto de ancoramento que levarão os leitores a conhecer mais sobre os estabelecimentos.

 

Assim, além de aumentar a confiança do seu site na internet, você também pode desenvolver uma parceria interessante com outros tipos de negócios.

Leia também o nosso post Conheça 8 Benefícios Em Utilizar o Marketing Digital Na Sua Empresa

Traduzindo Conteúdos

Se você trabalha com produtos importados, como pode ser o caso de alguns modelos de embreagem de caminhão, uma boa maneira de realizar o Link Building é traduzindo os conteúdos da fabricante do item.

 

Afinal, um artigo que esteja presente no site da importadora pode fornecer informações de grande importância, ou tratar de assuntos relacionados que possam levar mais conhecimento para os seus leitores.

 

Desse modo, ao oferecer a tradução e o uso de backlinks na sua página, você poderá aumentar o tráfego do seu site e firmar parcerias com outras empresas de segmentos similares.

 

Essas são algumas das principais técnicas do Link Building que podem ser de grande ajuda para fazer você alcançar boas posições nos resultados de pesquisas da internet.

 

Desse modo, é possível melhorar ainda mais o número de visitantes, alavancando o seu site na internet, por meio de links que possuam relevância e que possam ser de grande importância para os seus leitores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Como Estratégias De Link Building Podem Alavancar Seu Site”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =