Browse By

Estratégias De Marketing De Relacionamento Para Instituições De Ensino

O marketing de relacionamento é uma estratégia adotada pelas marcas que estão dispostas a oferecer uma experiência positiva para os seus clientes.

 

É comum que as pessoas tenham experiências muito positivas com empresas dos mais diversos setores. Quando isso acontece, embasado no marketing de relacionamento, as pessoas não apenas se tornam clientes, mas também verdadeiras defensoras da marca.

 

Por se tratar de uma situação muito marcante positivamente, essas marcas ficam registradas na memória dos consumidores. Isso significa que, ao precisar de determinada solução, essas pessoas recorrerão a marcas que se tornaram referência.

 

Essas empresas investem em criar boas experiências aos seus consumidores, inclusive as instituições de ensino.

 

Mais do que obter ou fidelizar clientes, investir em marketing de relacionamento ajuda a construir a marca e sua identidade, dando a elas mais autoridade no mercado em que atuam.

 

Para fazer isso, é importante que as empresas saibam o que é o marketing de relacionamento, entendam sua importância e estejam por dentro de estratégias adequadas a elas.

 

Neste artigo, vamos mostrar essas estratégias, mas também mostrar o quanto o marketing de relacionamento é importante para empresas dos mais variados setores.

 

O Que é Marketing De Relacionamento?

Indo direto ao assunto, o marketing de relacionamento engloba um conjunto de estratégias que tem como objetivo construir e disseminar uma marca.

 

Além disso, também colabora para a prospecção e fidelização de clientes, tornando-os verdadeiros fãs da marca.

 

Como resultado desses focos, a marca que investe nessas estratégias, como uma empresa de pintura estrutura metálica, se torna referência no mercado, por oferecer boas experiências aos seus clientes.

 

Isso é possível porque, por meio do marketing de relacionamento, a empresa cria um relacionamento com o consumidor, oferecendo vantagens e agindo por intermédio de diversas outras ações estratégicas.

 

Por agir na conquista da fidelidade dos clientes, esse marketing estimula interações relevantes, prolongando e atribuindo mais qualidade ao relacionamento entre cliente e empresa.

 

Consequentemente, diminui os custos, melhora as vendas e traz para a marca clientes fiéis que se tornam verdadeiros seguidores.

 

Quando uma empresa, como no caso de uma instituição de ensino, aplica as estratégias em marketing de conteúdo, ela prolonga a relação de consumo dos seus clientes.

 

Podemos citar como exemplo, no caso de uma escola que ofereça desde a educação infantil até o ensino médio, quando pais matriculam um filho e depois matriculam outro ou outros, fazendo rematrícula todos os anos.

 

Para conquistar essa fidelidade, tanto uma instituição de ensino quanto uma empresa de plotagem arquitetura, precisam manter o foco total no cliente.

 

Podemos dizer, ainda, que quando se trata de uma empresa que ofereça um serviço mais específico, que reduza o seu público-alvo, o uso do marketing de relacionamento se faz ainda mais importante.

 

Essa estratégia abrangente e altamente eficaz é necessária para a sobrevivência e para melhorar a competitividade entre as empresas. Mais do que isso, ela é importante por diversas razões para todas as marcas.

 

A Importância Do Marketing De Relacionamento

A importância das estratégias em marketing de relacionamento vai muito além de ajudar a aumentar o fluxo de vendas. Isso porque o objetivo não é criar mais clientes, mas sim fazer com que eles se tornem fiéis, fãs da marca.

 

No entanto, a competitividade no mercado, em qualquer que seja, desde uma universidade particular até uma empresa de teste hidrostático em mangueiras de incêndio, está muito alta.

 

Por isso, uma marca deve oferecer o seu cliente aquilo que nenhuma outra oferece. Ou seja, oferecer um diferencial, algo que ele não teria com a concorrência.

 

Agindo dessa maneira, a marca está aplicando esse marketing que não age apenas no curto prazo. Seu efeito é prolongado, criando uma relação contínua e progressiva entre marca e consumidor.

 

Além de transformar um simples cliente em um fã, aumenta também o nível de consumo dele. Isso quer dizer que ele passa a comprar mais com o tempo, adquirindo soluções mais complexas ou caras.

 

Gerar receita é importante para qualquer organização, principalmente para uma instituição de ensino. Mas, aproximar o cliente de uma marca é ainda mais importante.

 

Para o cliente, isso significa respostas mais rápidas e suas necessidades atendidas em um tempo hábil muito melhor. Para a empresa, o marketing de relacionamento é importante para obtenção de feedbacks sinceros que aprimoram seus produtos ou serviços.

 

Esse conjunto de estratégias também possibilita que o que é oferecido pela empresa se torne mais conhecido, possibilitando ao público entender esses produtos ou serviços com mais detalhes.

 

Isso ressalta o valor dos serviços oferecido, desde um curso extracurricular oferecido pela escola até produtos como álcool etílico absoluto. Quando o cliente tem noção do valor do que é oferecido, ele tende a comprá-lo.

 

Outra importância que se destaca é o fato de que quando o consumidor tem uma experiência positiva com uma marca, ele tende a divulgar essa experiência para outras pessoas.

 

Essa é a famosa propaganda boca a boca, considerada até hoje a melhor maneira de atrair clientes. Se alguém fala bem da sua empresa para outra pessoa que preciso do que a sua marca oferece, certamente ela irá procurar as suas soluções.

 

Sendo assim, podemos resumir que o marketing de relacionamento é importante por diversos motivos, e que traz vantagens como:

  • Aumento da compras;
  • Baixo custo;
  • Publicidade gratuita (boca a boca);
  • Clientes fidelizados;
  • Atendimento personalizado.

 

Para ter acesso a todas essas vantagens, a instituição de ensino precisa saber aplicá-la e usar as estratégias corretas, que veremos mais a frente.

 

Mas, para qualquer tipo de empresa, como uma de jateamento com granalha, de modo geral, é necessário algumas atitudes.

 

Uma delas é criar uma cultura interna que valoriza o relacionamento com o cliente. Também é importante estudar e estar por dentro das necessidades do público-alvo regularmente.

 

Também é importante alinhar as estratégias de relacionamento com os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que escolher as ferramentas adequadas para sua implantação.

 

Mas, afinal, quais são as estratégias ideais de marketing de relacionamento para uma instituição de ensino?

Leia também o nosso post 5 Dicas De Endomarketing Para o Setor Industrial

Estratégias Em Marketing De Relacionamento Para Instituições De Ensino

Quando falamos em instituição de ensino, estamos abordando os mais diversos perfis que atendem a essas organizações. Podem ser escolas infantis, de ensino fundamental e médio e até universidades.

 

Toda instituição tem o seu público-alvo específico, no caso das IEs, este público são seus alunos e pessoas que correspondem ao período e ensino oferecido pela instituição.

 

Uma das maiores preocupações dos gestores está relacionada à evasão, ou seja, alunos que saem da escola e se matriculam em outra, ou aqueles que não efetivam sua rematrícula para o ano seguinte.

 

Assim como uma fabricante de embalagem de madeira para exportação precisa focar em seus objetivos e também problemas para a aplicação das estratégias de marketing de relacionamento, as IEs também precisam.

 

Fazer uso de tecnologia e da internet é uma excelente maneira para conhecer o público-alvo dessa organização. Vamos imaginar uma escola infantil particular, que ofereça seus serviços para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

 

Fazendo uso das redes sociais, essa escola poderá, antes de qualquer coisa, conhecer seu público. Com base nisso, algumas estratégias podem ser colocadas em prática.

 

A primeira delas é ter uma base de contatos atualizada. Quanto mais informações nesta base de contatos, melhor. É importante ter o telefone, endereço, e-mail e qualquer outra maneira fácil de ter contato com os responsáveis pelas crianças matriculadas.

 

Um tratamento personalizado também é muito importante. Mas, isso só é possível quando a escola e até uma confecção de uniforme social para empresa conhecem bem o perfil do seu consumidor.

 

O atendimento personalizado oferece mais exclusividade, o que aproxima naturalmente a instituição e se cliente.

 

É importante que a gestão, sendo o diretor e também a secretaria estejam sempre disponíveis para atender os pais ou responsáveis e alunos. Isso demonstra que a escola realmente tem interesse em atende às demandas de seu público.

 

Respostas rápidas também são importantes. Todos somos clientes e todos desejamos ser atendidos prontamente em qualquer tipo de empresa, seja esta uma empresa de manutenção de geradores a diesel ou uma universidade.

 

Portanto, o ideal é responder a cada solicitação de maneira rápida, mostrando ao aluno ou responsável que sua necessidade tem importância e deve ser atendida.

 

Para aproximar os pais cada vez mais da escola, inclusive alunos, os eventos são muito importantes, que normalmente são em datas comemorativas como Natal, Páscoa, dentre outros.

 

Além desses eventos, ao longo do ano, a escola pode oferecer palestras, jogos interclasse dentre outras atividades estimulam os alunos e aproximam as famílias da escola.

 

Outras ações como desconto em rematrícula, agendas como brindes, reformas em espaços da escola ou universidade, também fazem a diferença.

 

O fato é que, o marketing de relacionamento é muito benéfico e importantes para que as instituições de ensino possam manter seus alunos e continuarem a crescer.

 

Isso evita a concorrência e faz com que a escola se torne referência na qualidade do ensino que oferece.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Estratégias De Marketing De Relacionamento Para Instituições De Ensino”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1 × quatro =