A Importância Das Estratégias De Marketing Digital Para Imobiliárias

Você já parou para pensar no quanto as estratégias de Marketing Digital para imobiliárias podem ser positivas para atração e prospecção de clientes?

 

Considerando que até 2040, a expectativa é que a compra de imóveis no formato 100% online seja cada vez mais comum, conforme previsão da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, vale a pena começar a refletir sobre o assunto.

 

Independentemente das projeções, saiba que trabalhar com o marketing imobiliário para posicionar a sua organização é uma demanda que deve ser analisada aqui e agora.

 

Afinal, quantos clientes podem chegar até a sua imobiliária por meio dos canais digitais ou do próprio Google?

 

A Importância Das Estratégias De Marketing Digital Para Imobiliárias

 

A tendência é que as pessoas interajam cada vez mais com a marca dessa forma e esse é um bom ponto de partida para entender o quanto trabalhar com marketing nas mídias digitais importa!

 

Neste contexto, que tal impulsionar seu negócio e gerar mais conversões por meio da Internet?

 

Se essa é uma boa ideia na sua visão, aproveite a leitura e confira algumas dicas que preparamos especialmente para te ajudar!

Maior Aproximação Do Público

Em quais canais da internet os seus clientes estão? Como utilizar as redes sociais, o WhatsApp ou seu próprio site para melhorar seu relacionamento com o público do seu negócio?

 

Se essas perguntas já passaram pela sua cabeça, saiba que isso faz total sentido e todos esses processos devem ser empregados com qualidade nas suas estratégias.

 

De modo geral, as pessoas podem acessar plataformas como o e-commerce para comprar acessórios e peças como um calibrador de rosca tipo anel, entre outros produtos.

 

Entretanto, existe um perfil de cliente que usa a internet para procurar o imóvel ideal, com desejo de locação ou compra.

 

Não é à toa que aplicativos e plataformas que busca para esse tipo de serviço estão em alta no mercado imobiliário, isso porque já identificam as oportunidades do mundo online.

 

Ao mapear quem é o seu cliente e como ele utiliza a internet, essa é uma forma de se aproximar do seu público e assim, desenvolver mais chances de efetivar um negócio de fato.

 

Tem dúvidas sobre quem é seu público? Aposte em metodologias de pesquisa para essa construção.

 

Vale lembrar também que o conceito de persona é distinto do público-alvo. Compreender essa diferença pode te ajudar a entender detalhadamente o perfil do seu cliente e, sem dúvidas, isso é muito importante para se aproximar dele.

 

Nesse sentido, a persona é caracterizada como o seu consumidor ideal. Ela exprime o perfil completo do seu cliente, como idade, localização, hábitos de compra e, em muitos casos, áreas de atuação.

 

Com essas informações em mãos, esse consumidor idealizado (persona) passa a ser o seu público-alvo, de acordo com os dados que você já possui a respeito dele.

 

Um exemplo possível de persona neste cenário: Fernanda, 26 anos, busca praticidade na rotina é heavy user das redes sociais.

 

Além dessas características, ela coordena um curso de pilates em São Paulo e, no momento, está em busca de um espaço na região central para reunir os alunos com maior comodidade.

 

Quando uma imobiliária tem detalhes sobre a rotina e os interesses da pessoa (além da idade e do gênero), criar estratégias de aproximação e relacionamento é algo que pode gerar melhores resultados.

 

De forma geral, a Internet é um meio que pode aproximar as pessoas das imobiliárias por intermédio de técnicas como:

  • Oferta de soluções;
  • Campanhas digitais;
  • Conteúdo relevante;
  • Interação constante;
  • Soluções otimizadas;
  • Atendimento online.

 

Nos próximos tópicos, abordaremos um pouco mais sobre algumas dessas técnicas no marketing digital.

Os Canais Digitais Podem Aumentar As Vendas

Além da construção do relacionamento com o público e da busca por engajamento constante, um dos papéis do Marketing Digital é promover os negócios.

 

No caso de uma casa de embalagens, por exemplo, uma alternativa interessante é usar as redes sociais para divulgar fotos dos produtos e trabalhar com conteúdos assertivos que tenham o objetivo de promover a venda.

 

Ao vender uma solução como a proteção de isopor para embalagem, você pode adotar uma estratégia de campanha patrocinada ou atuar em várias frentes com o objetivo de conversão.

 

Nesse sentido, é válido frisar que cada uma delas deve ser adaptada de acordo com o perfil do canal.

 

Voltando ao universo das imobiliárias: você também pode (e deve) utilizar as ferramentas disponíveis para aumentar o número de vendas dos imóveis ou fechar um número maior de contratos de locação.

 

Tem dúvidas de como fazer isso na prática? Fique tranquilo (a), pois preparamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Confira abaixo!

Invista Em Campanhas De Google ADS

Você já pensou que após realizar uma determinada ação na internet, os algoritmos das redes sociais ou do próprio Google parecem ter lido os seus pensamentos?

 

Isso acontece bastante com os anúncios de determinados produtos ou serviços relacionados à busca e não é por acaso, já que o Google ADS é uma ferramenta que serve justamente para anunciar itens de forma direcionada.

 

Isso é, com a segmentação que faz sentido para o público-alvo e de acordo com a sua prática no mundo online.

 

Para ficar mais claro: uma pessoa que pode se interessar por um serviço de manutenção de motores diesel certamente tem um perfil específico.

 

Além disso, possui uma jornada de compra diferente das pessoas que não têm um contato direto com veículos no dia a dia.

 

O mesmo vale para o perfil das pessoas que precisam de um corretor de imóveis ou estão em busca de um galpão comercial.

 

Assim como há momentos em que a conversa deve direcionada às pessoas que desejam conquistar o primeiro imóvel, existem campanhas que podem fazer mais sentido para casais que procuram uma casa maior com a chegada das crianças.

 

Todas essas informações só potencializam as campanhas patrocinadas que cumprem um papel e tanto no Marketing Digital para imobiliárias.

Use Os Canais De Atendimento Online a Seu Favor

Você sabe quais são as preferências dos seus clientes para solucionar uma dúvida? Diante de uma rotina agitada, grande parte das pessoas desejam soluções práticas e rápidas!

 

Por isso, fortaleça seus canais de atendimento, seja nas redes sociais, no chat do site ou em contas comerciais de aplicativos, como WhatsApp.

 

Cada canal possui suas particularidades e analisar quais são as abordagens mais interessantes, considerando o produto e as situações que geram contato, é uma ponto de partida para fazer uma gestão mais eficiente desses recursos.

 

Digamos que o produto em questão se trata de um eliminador de gotas torre de resfriamento industrial e que existem dúvidas comuns sobre como utilizá-lo.

 

Uma estratégia que pode ser estudada pela empresa é a criação de um acervo de perguntas e respostas frequentes, de forma personalizada, para atender os clientes.

 

Em termos de agilidade, vale estudar algumas técnicas de automatização para essas respostas, como a implementação de um chatbot (programa que simula conversas humanas).

 

Especialmente no cenário de uma imobiliária, as principais formas de otimizar os canais de atendimento e gerar conversão de clientes interessados são:

  • Capacitações destinadas à equipe de atendimento;
  • Linguagem clara, personalizada e persuasiva;
  • Foco na solução imediata;
  • Investimento em um bom tempo de primeira resposta;
  • Aplicação de técnicas de condução da conversa para gerar venda.

 

Trabalhe Com Bons Conteúdos

Além de respostas padronizadas e alinhadas com os objetivos das imobiliárias e perfil dos clientes, é muito importante que você use os canais digitais para atrair os potenciais parceiros pela qualidade do conteúdo ofertado.

 

Vai falar de um assunto técnico como reator de vidro encamisado? Estude alternativas para tornar esse conteúdo interessante e lúdico, sem perder a essência e a qualidade das informações originais.

 

Como os reatores são dispositivos utilizados em laboratórios químicos, procure associar esse tipo de conteúdo à rotina que se aproxima do público e faça análises constantes do engajamento gerado.

 

Essas dicas também são muito válidas outros setores, inclusive as imobiliárias, visto que lidam com os mais diversos tipos de públicos.

 

Em resumo, vale pontuar algumas diretrizes em relação ao trabalho neste nicho específico:

  • Invista em informações de qualidade;
  • Defina metas de engajamento;
  • Tenha metas claras de conversão;
  • Trabalhe com imagens reais do imóvel em alta qualidade.

 

Além das informações, preze por fotos de qualidade do imóvel, com o objetivo de aproximar o desejo do cliente de forma mais realista possível.

 

Vale lembrar que a questão da imagem do produto em alta resolução é um diferencial não só para os imóveis como também para outros acessórios que podem ser vendidos e anunciados na internet como o selo mecânico tipo cartucho, entre outros.

Leia também o nosso post Como o Instagram Pode Ajudar Nas Estratégias De Marketing De Uma Empresa?

 

A Divulgação Dos Imóveis Fica Mais Profissional

Tomar a decisão de comprar ou locar um imóvel não é algo tão simples quanto parece. Por isso, você deve lembrar do conceito de marketing de atração ou inbound marketing para chamar a atenção das pessoas certas, com as estratégias mais indicadas para conversão.

 

Essa ação vale tanto para quem não sabe qual imóvel escolher e decide procurar informações na Internet, quanto para quem precisa fazer a regularização de CNH suspensa e resolve buscar um pouco mais sobre o assunto.

 

Estude o seu público para criar uma conexão com ele. Sua divulgação será mais profissional e mais eficiente, pode apostar!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “A Importância Das Estratégias De Marketing Digital Para Imobiliárias”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 12 =