4 Estratégias de Marketing Para Aplicar No Seu Consultório

O Marketing é fundamental para o sucesso de um negócio, inclusive de um consultório odontológico. Existem várias estratégias de marketing disponíveis para a captação de novos pacientes.

 

Abaixo confira algumas delas!

 

Manter um consultório odontológico não é tarefa fácil, especialmente em nosso país, onde essa área é muito competitiva. Para ter um negócio próspero, um atendimento de ponta não é bastante, é preciso se destacar e mostrar ao seu público que você é um profissional competente e de confiança, antes mesmo de eles chegarem ao seu consultório

 

E é justamente para isso que serve o Marketing. Por meio de estratégias de marketing bem planejadas, você irá conseguir não só captar novos pacientes, como também irá fidelizar aqueles que já te visitaram.

 

4 Estratégias de Marketing Para Aplicar No Seu Consultório

 

Parece uma tarefa complicada, mas implementar o Marketing no dia a dia do seu consultório é algo fácil e pode ser feito por você mesmo ou por sua equipe.

 

Abaixo, confira alguma estratégias de Marketing para melhorar a imagem da sua clínica e alavancar os negócios.

 

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo tem por objetivo atrair a atenção do seu público-alvo por meio de conteúdos informativos com o propósito de falar sobre temas que os interessem e resolvam eventuais problemas deles.

 

Apesar de ter se popularizado com o surgimento da internet, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia bem antiga. O Guia de Restaurantes Michelin é um exemplo disso. A marca de pneus começou a publicá-lo em 1900 com o objetivo de catalogar os melhores restaurantes da Europa, a fim de estimular as viagens de
carro e, assim, vender mais pneus.

 

Por meio do guia a Michelin não só aumentou as vendas de seus pneus, mas também trouxe uma imagem positiva para a marca, conferindo a eles o status de autoridade no mercado automobilístico.

 

Bom, no seu caso não será preciso criar um guia, a internet disponibiliza uma série de ferramentas simples de serem usadas para fazer Marketing de Conteúdo. É possível criar conteúdos ricos sobre odontologia para os seguintes formatos:

  • Blogs
  • Landing Page
  • E-book
  • Webinar
  • Podcast
  • Cases de clientes
  • Redes sociais
  • Infográfico
  • E-mail marketing
  • Newsletter

 

Você pode criar textos ricos em informações sobre aparelho dental transparente ou implante dentário sem necessariamente citar você ou seu consultório. Mesmo assim, quando a pessoa que leu seus conteúdos decidir fazer o tratamento ela optará por você, por já te conhecer.

 

2.Redes Sociais

Atualmente, é impossível falar sobre estratégias sem citar as redes sociais. Isso porque, quase todo mundo tem uma conta em alguma plataforma. Sendo assim, essa é a forma mais fácil de ser visto por um grande número de pessoas simultaneamente.

 

As redes sociais possibilitam que você compartilhe os conteúdo produzido lá no Marketing de Conteúdo. Elas, também, são um canal para que você se comunique com seus pacientes atuais e futuros, de modo a mantê-los engajados para comentar e compartilhar suas postagens.

 

Além disso, seus seguidores poderão compartilhar as experiências deles no seu consultório e resultados dos procedimentos feitos, se tornando parte ativa da divulgação de sua clínica.

 

Invista na produção de conteúdos próprios para as sua redes, como vídeos curtos com dicas e informações sobre lente de contato dental, por exemplo.

 

Não se esqueça de colocar informações de contato e o endereço da sua clínica para que as pessoas te achem facilmente.

 

3. Marketing de Indicação

Sabe quando dissemos sobre tornar os pacientes parte ativa da divulgação do seu consultório? Então, essa é uma ótima de fazer isso.

 

O Marketing de Indicação utiliza pacientes que já frequentam a sua clínica como canal de captação de novos clientes.

 

Para fazer com que eles indiquem o seu trabalho para outras pessoas é preciso continuar fazendo o que você já faz: oferecer uma boa experiência para aqueles que o visitam.

 

Além disso, invista em programas de recompensa, como oferecer brindes e descontos.

 

Outra alternativa é fechar parcerias com outros profissionais com especialidades diferentes da sua. Assim, sempre que eles receberem pacientes que necessitam de atendimentos da sua área eles os encaminharão para você e vice e versa.

 

4. Whatsapp

O Whatsapp tornou a comunicação entre pacientes e dentistas muito mais fácil e rápida. Por meio do aplicativo de conversação, é possível fazer agendamentos, confirmar consultas e checar o estado de um paciente após um procedimento sem precisar fazer ligações.

 

Mas não é só para gerenciar consultas que o Whatsapp pode ser usado. Ele também é um ótimo canal para divulgar conteúdos autorais, sejam eles vídeos, imagens ou áudios. Esses conteúdos podem ser distribuídos para pacientes e possíveis clientes.

 

No entanto, para fazer uso dessa ferramenta é preciso ficar atento a algumas coisas:

 

Não compartilhe ofertas de produtos ou serviços, crie conteúdos informativos que engajam o seu público. Você pode fazer um vídeo explicando sobre clareamento consultório, por exemplo, sem falar de preços ou comparar o seu trabalho com o de outros dentistas.

 

Outra coisa a se prestar atenção é a periodicidade do envio das mensagens. Não exagere nos envios, mas também não os faça entre dias muito espaçados. O ideal é que você compartilhe as informações uma ou duas vezes na semana.

Leia também o nosso post Marketing de Conteúdo Para Empreendedores

Crie o Seu Plano de Marketing Agora

É importante dizer que existem diversas estratégias de Marketing além das citadas nesse texto. Por isso, mantenha-se informado sobre a área para conhecer as que mais se adequam ao seu dia a dia e aos seus objetivos.

 

Além disso, criar um plano de Marketing requer planejamento e dedicação. Se precisar, conte com a ajuda de um profissional ou uma agência especializada.

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

2 comentários em “4 Estratégias de Marketing Para Aplicar No Seu Consultório”

  1. Pingback: Mobile Marketing: Saiba Tudo Sobre Essa Estratégia - Blog da Agência7 Soluções WEB

  2. Pingback: De que forma o Big Data pode te ajudar na empresa? - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 2 =