Browse By

Gerar Leads; Descubra as Maneiras Que Podem Gerar Mais Resultados

Quando se fala em marketing digital, automaticamente já associamos com as estratégias para gerar leads. Ou seja, a principal intenção geralmente é focar em transformar meros usuários em potenciais clientes, com chances de aumentar o faturamento das marcas.

 

Para isso, é necessário criar oportunidades, fazendo com que o público se interesse pela sua empresa, produto ou serviço e, desse modo, interaja com a plataforma para saber mais sobre o assunto – seja por meio de um e-mail, e-book, entre outros conteúdos.

 

Afinal de contas, de nada adianta ter inúmeros seguidores ou curtidas na sua fanpage, se esse número não se converte em vendas ou, pelo menos, chances de negócio.

 

Diante desse cenário, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas que podem contribuir com a geração de leads e maneiras que vão te ajudar a melhorar os resultados. Acompanhe a leitura!

 

 

Qual é a Importância da Geração de Leads?

Um lead é gerado quando um usuário fornece informações de contato (e-mail, WhatsApp, telefone, etc.), em troca de alguma oferta de valor da sua empresa.

 

Por exemplo, um seguidor pode oferecer o e-mail para a sua empresa, em troca de um e-book completo sobre como fazer polimento piso porcelanato.

 

As possibilidades são inúmeras, incluindo o compartilhamento de cupons de desconto, inscrições em newsletters, participações em clubes de vantagens, entre outros.

 

Com a geração de leads, a empresa é capaz de avaliar o interesse dos visitantes em seus produtos ou serviços. Por essa razão, quando se tem uma boa taxa de conversão, é sinal que o seu conteúdo é atrativo para o público-alvo e há maiores chances de venda.

 

Inclusive, a empresa pode guiar os leads ao longo das próximas etapas da jornada de compras. Dessa forma, quanto mais conteúdo valioso ele receber sobre o seu nicho de atuação, maior é a chance de fechamento de um negócio.

 

7 Dicas Para Aumentar a Geração de Leads

Diante da importância da geração de leads para os negócios, muitas estratégias de marketing digital são elaboradas justamente com esse objetivo.

 

Entretanto, com as inúmeras possibilidades oferecidas pela internet, é preciso saber como orientar as melhores campanhas para ter resultados efetivos.

 

A seguir, separamos algumas dicas que podem colaborar com o aumento de leads. Confira!

 

1 – Defina a Sua Persona

A persona é a representação semi-fictícia do seu cliente, com base em características do público-alvo. Ou seja, é um personagem criado para humanizar a sua audiência e, dessa forma, orientar a melhor produção de conteúdo.

 

Por exemplo, as pessoas interessadas em uma lixeira ecológica de madeira plástica têm características bastante específicas e é preciso considerá-las para a elaboração de materiais de valor.

 

Nesse sentido, o primeiro passo é fazer a coleta de dados a respeito do público. Isso pode ser feito através de uma pesquisa de mercado, ou a partir do levantamento de informações dos seus próprios clientes.

 

Alguns dados relevantes para a construção da persona são:

  • Faixa etária;
  • Estado civil;
  • Nível socioeconômico;
  • Escolaridade;
  • Interesses;
  • Localidade;
  • Hobbies;
  • Entre outros.

 

Quanto mais informações a empresa tiver, melhor será o direcionamento do conteúdo. Vale dizer que as empresas podem ter mais de uma persona e, desse modo, orientar diferentes materiais em suas publicações.

 

Por exemplo, para vender uma cortina franzida com franzidor, o empreendimento pode atender tanto pessoas com filhos, que moram em grandes casas, mas também jovens recém-casados, moradores de apartamentos.

 

Neste caso, é importante orientar o conteúdo de acordo com a persona escolhida. Se necessário, modifique a linguagem, veja o canal mais apropriado para a comunicação, entre outras especificações referentes ao seu personagem em destaque.

 

2 – Produza Materiais Ricos

É possível encontrar uma grande infinidade de materiais informativos na internet, principalmente na forma de blog posts. Basta digitar “conserto de persiana vertical” no Google, por exemplo, e já se deparar com inúmeros resultados.

 

Por esse motivo, a geração de leads exige que o seu material se destaque dos demais, com um aprofundamento maior do conteúdo e informações que não são normalmente encontradas em uma simples pesquisa do Google.

 

Ou seja, os materiais ricos funcionam como uma espécie de “isca”, para que os usuários sejam atraídos por aquele conteúdo a ponto de fornecerem um contato em troca dele.

 

3 – Construa Landing Pages

As landing pages são páginas focadas na conversão de leads. Elas se assemelham aos sites institucionais, porém com menos elementos, em geral, somente com um formulário de inscrição, uma chamada e um material rico.

 

Por exemplo, uma landing page pode oferecer desconto na compra de uma persiana varanda gourmet para os usuários que se inscreverem no formulário.

 

Elas são excelentes ferramentas para aumentar a geração de leads. Porém, é necessário construí-las por meio de um planejamento estratégico, levando em conta o conteúdo oferecido, a elaboração de uma boa chamada (CTA) e formulários de fácil preenchimento.

 

4 – Faça Pesquisas de Mercado

As pesquisas de mercado são ótimos recursos para levantar informações a respeito de algo, mas também funcionam como ferramentas de conversão.

 

Por exemplo, a empresa pode lançar uma pesquisa para avaliar se uma malha pop para contrapiso teria procura no mercado. No formulário de questões, é possível adicionar um campo de contato e pedir autorização para o envio de novos conteúdos.

 

5 – Invista em Transmissões ao Vivo

As transmissões ao vivo, popularmente conhecidas como “lives” ganharam notoriedade com a pandemia da Covid-19, sendo uma oportunidade de promover eventos online, durante o período de isolamento social.

 

Ao mesmo tempo, elas também se mostraram como ferramentas de conversão de leads, já que as pessoas podem conhecer mais a respeito de uma marca através da transmissão e, ao final da exibição, fornecer um contato para a empresa.

 

Por exemplo, um empreendimento pode abrir uma live para mostrar mais sobre o processo de calafetação de tacos, como o serviço é feito e responder ao vivo as dúvidas do público.

 

Desse modo, a audiência tem um contato maior com o negócio, sendo possível não só aumentar a geração de leads, mas também fazer com que a empresa tenha mais reconhecimento no mercado.

 

6 – Ofereça Kits Promocionais

Os kits promocionais também são instrumentos de geração de leads muito eficazes, ainda mais porque todo mundo quer ter uma oportunidade de pagar menos, ou adquirir algo por um melhor custo-benefício.

 

Uma dica é oferecer kits promocionais para usuários que se cadastram em newsletters, por exemplo. Dessa forma, além de aumentar as chances de compra, a empresa ainda nutre o lead com conteúdos ainda mais valiosos.

 

É importante que o kit promocional ofereça algum tipo de vantagem ao cliente. Por exemplo, desconto na compra de uma cortina com alça de tecido, em conjunto com o varão.

 

Perceba que está se oferecendo mais de um produto, por um preço promocional, aumentando a probabilidade do usuário fazer mais de uma compra.

 

A estratégia de kit promocional deve ser pensada em conjunto pelos departamentos de marketing e vendas. Desse modo, é possível pensar na melhor condição para o cliente.

 

7 – Crie Cursos Online

A procura por cursos online aumentou muito nos últimos anos. Muito disso, deve-se ao próprio avanço da internet e das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), que ampliaram o acesso ao conhecimento e os métodos de ensino midiatizados.

 

Sendo assim, a criação de cursos online gratuitos é uma forma de conquistar mais leads, já que os usuários têm a oportunidade de aprender coisas novas, sem pagar nada por isso.

 

Posteriormente, ao conhecer o trabalho da sua empresa, sem esquecer de continuar alimentando o lead com conteúdo relevante, é possível aproximá-lo de uma compra.

 

Essa estratégia é muito usada por empresas do ramo de marketing e empreendedorismo. Elas oferecem cursos online gratuitos com conteúdos mais “básicos” e, posteriormente, a oportunidade de aprofundar o ensino com um serviço pago.

Leia também o nosso post Qual a Melhor Maneira de Entrar em Contato Com a Sua Rede de Leads?

Conclusão

A geração de leads é um dos objetivos mais importantes no marketing digital. Felizmente, com o aprimoramento tecnológico e o avanço dos recursos virtuais, as campanhas para conquista de leads se tornaram muito mais eficientes e amplas.

 

Hoje em dia, é possível investir não só na criação de landing pages, mas de muitas outras campanhas que colaboram com o cadastro de usuários na sua base de leads.

 

No entanto, uma das coisas mais importantes é focar na elaboração de campanhas direcionadas, isto é, em conformidade com os interesses, necessidades e desejos do público-alvo.

 

Aliás, isso é algo primordial para qualquer estratégia de marketing. Atualmente, o consumidor digital está cada vez mais interessado em ter em mãos um conteúdo personalizado, não apenas mais uma propaganda tradicional e massiva.

 

Por essa razão, o ponto de partida para a sua geração de leads é ouvir a sua audiência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =