Google Analytics: O Quanto é Importante Estar Atento a Esses Dados?

Saber utilizar a ferramenta Google Analytics pode proporcionar, com maior clareza, informações e dados sobre uma plataforma online, capazes de modificar estratégias e implementar mudanças eficientes na forma que seu site se comunica com o público.

 

No artigo abaixo, você entenderá mais sobre o Analytics e de que maneira ele contribui para uma boa gestão empresarial, bem como para estratégias de marketing nas redes sociais. Acompanhe!

 

Afinal, o que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para verificar e apresentar métricas relacionadas aos acessos e movimentações dentro de uma plataforma digital, bem como um e-commerce, onde são analisadas as suas vendas.

 

É como se cada visitante ou cada pessoa atingida por uma ação de divulgação da sua página apresentasse um comportamento, que pode ser verificado e estudado pela página no momento desejado, fornecendo informações importantes.

 

Google Analytics: O Quanto é Importante Estar Atento a Esses Dados?
Foto de Negative Space no Pexels

 

O comportamento desses visitantes é totalmente organizado dentro da plataforma do Google Analytics, disposto em métricas, capazes de localizar dados fundamentais que quase nunca são fáceis de entender sem essa ferramenta, como:

  • Localização dos visitantes;
  • Links de maior acesso;
  • Horários de maior acesso;
  • Dias preferidos de acesso;
  • Origem do tráfego;
  • Entre muitos outros.

 

O serviço realiza uma avaliação completa de cada acesso dentro do site, fazendo com que haja o entendimento sobre cada passo dado até o usuário chegar no site, além de todas as informações possíveis sobre quem acessa a plataforma.

 

Por exemplo, um site de um buffet de churrasco a domicílio pode entender melhor os principais horários de entrada no site, e utilizar essas informações para gerar conteúdos e postagens mais focadas na realidade dos usuários, um dos principais usos do Analytics.

 

Dessa forma, alguns cálculos também são localizados dentro da ferramenta, como a taxa de rejeição da página, calculada em conformidade com os dados de acesso. Isso torna interessante para sites de vendas entenderem onde estão errando.

 

Dentro da plataforma, existem as opções de informações baseadas em semanas, meses ou dias, dependendo sempre do que é solicitado pela empresa ou pelos gestores da ferramenta, atendendo ainda a cada especificação das empresas.

 

O Analytics, apesar de pertencer ao Google, pode ser utilizado nas mais diversas plataformas de criação de sites, bem como de hospedagem, fazendo com que a ferramentas seja uma das principais utilizadas no trabalho de equipes de marketing.

 

Impactos Positivos Dentro da Gestão

Ainda que o Google Analytics demonstre grande entendimento sobre dados e informações de usuários, e deixe-as à vista de quem está gerindo a ferramenta, é essencial que ocorra a análise e estudo de tudo aquilo que é afirmado pela plataforma.

 

Isso acontece porque cada empresa é diferente da outra, e dados sobre visitação de uma página de revendedora de deck de piscina podem ser diferentes dos concorrentes, afinal, a data de registro do domínio e funcionamento do site é individual.

 

Além disso, existem empresas que atuam e divulgam seus serviços em inúmeros lugares de um país, ao contrário de outros, que trabalham apenas com públicos regionais. Dessa maneira, é preciso trabalhar com cada um das especificações, para evitar erros.

 

Analisar cada quadro dentro de uma empresa, de forma crítica e centrada nos principais desafios e metas da corporação pode ser a chave para uma gestão de sucesso, algo que faz com que o entendimento de Google Analytics seja essencial para empreendedores.

 

Uma empresa de paisagismo e jardinagem que faz uso da ferramenta e costuma chegar em respostas sobre a receptividade de seu público pode, ainda, prever possíveis erros e também oportunidades dentro de um contexto de vendas, por exemplo.

 

Mas, para além da análise de dados existentes no acesso a um site, o Google Analytics propõe um maior conhecimento do público, de forma aproximada, podendo contribuir para o fortalecimento de uma marca e com seu tipo de comunicação com o público.

 

Como no site de uma consultoria de pintura de prédios, onde os acessos fizeram o corpo diretivo da empresa entender melhor sobre as reais necessidades da corporação ao conversar com o público, que pode se mostrar mais diverso do que imaginado.

 

Benefícios de Conhecer os Dados do Analytics

De maneira geral, entender sobre a corporação em que se trabalha é uma maneira de guiar a empresa para fora de possíveis obstáculos, enquanto cria as melhores oportunidades de crescimento e também realiza correção de erros.

 

Por isso, entender a plataforma e saber como chegar em informações relevantes, bem como ler seus relatórios produzidos de maneira automática, pode ampliar os benefícios para com a sua empresa. Conheça os principais deles abaixo:

 

1 – Melhora o Desempenho do Site

Com o Google Analytics, é possível verificar quantas pessoas acessaram uma plataforma e também por quanto tempo elas permaneceram naquela página, chegando à informações que ajudam a entender a receptividade dos conteúdos dentro do site.

 

Dessa forma, é possível compreender de que forma a página pode melhorar a permanência de seus usuários naquele lugar, criando alternativas interessantes para que haja interesse do visitante, e assim, melhorar o desempenho da página.

 

Talvez as principais análises a serem utilizadas dentro desta análise são os dados que estabelecem os melhores horários de movimentação, bem como as datas. Dessa maneira, uma página de locação de som pode calcular melhor os momentos certos de promoções.

 

2 – Cria Autoridade

Quanto maior for o entendimento de um site, incluindo os melhores horários de visitas, os conteúdos mais acessados e a comunicação certa para seu público-alvo, melhores serão as chances da plataforma atingir bons resultados dentro de buscadores.

 

É importante saber que quanto maiores forem os acessos em uma plataforma, seja em uma página individual ou em conteúdos do domínio principal, esse site será mais facilmente encontrado pelos buscadores, que utilizam essas métricas como base para ranqueamento.

 

Por exemplo, entre dois negócios de arquitetura focados em reforma loja, uma acabou sendo mais pesquisada pelo público, pois conteve maior atração, seja por estratégias de marketing ou pela colocação de conteúdo focado para o público.

 

Assim, essa loja acaba criando maior autoridade diante as demais, conseguindo se destacar na área, nos buscadores e também na preferência do público, que consegue se lembrar mais dessa plataforma do que de outras.

 

3 – Aumenta as Vendas

Sites com cunho comercial, como no caso de e-commerces, podem tirar grande proveito das informações vindas do Google Analytics, conseguindo favorecer a melhoria nas vendas da página, o que é essencial para o crescimento de negócios.

 

Ter a noção dos melhores conteúdos a serem publicados, horários e setores mais interessantes dentro de uma página podem ser utilizados de forma multiplicadora.

 

Ou seja, tudo aquilo que obteve sucesso em uma plataforma pode ser utilizado mais vezes dentro do site.

 

Por exemplo, um estúdio ensaio tem em mãos informações que indicam uma melhora no consumo de postagens em uma página em determinadas cidades, algo que pode resultar em campanhas de marketing mais focadas.

 

Essa também é uma ótima forma de entender quais são as prioridades dentro de um negócio, em relação aos resultados que apresenta. Como dito no exemplo anterior, uma companhia escolhe um segmento específico, pois ele apresenta melhores investimentos.

 

Bônus: Atenção às Ações nas Mídias Sociais

Outra vantagem dos relatórios do Google Analytics é o acesso à fonte da procura por uma plataforma, o que pode guiar o funcionamento de campanhas nas mídias digitais, que são maneiras certas de acesso do link de plataformas.

 

Em campanhas de divulgação de um site ou e-commerce, geralmente as equipes responsáveis fazem divulgações por meio de redes, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • Twitter.

 

Por meio do relatório de métricas, o Google Analytics aponta por quais redes sociais ou pesquisa do Google os usuários que acessam a página mais entraram, entregando então qual foi a técnica que mais deu certo em questão de divulgação.

 

Com esse resultado em mãos, uma empresa revendedora de main power pode utilizar a mesma estratégia ou forma de comunicação e replicar para outras redes de comunicação com o cliente, conseguindo assim melhorar o engajamento e os acessos da página.

 

Depois de um tempo determinado de análises, é possível ainda determinar quais redes não são adequadas para o estilo de negócio, e que podem ser deixadas pelas equipes de marketing, por não traduzirem a identidade da marca ou não conversarem com seu público.

Leia também o nosso post Marketing de Conteúdo; 8 Dicas Para Desenvolver um Texto Atualmente.

Conclusão

Entender de que forma os resultados mostrados na plataforma Google Analytics funciona para promover mudanças seguras e interessantes para o seu negócio pode ser uma ótima tática relacionada às estratégias de expansão de negócio ou melhoria de resultados.

 

Dessa maneira, podemos entender que esta ferramenta do Google é a melhor forma de obter dados de uma plataforma online como um todo, trazendo maior conhecimento sobre a empresa, em comparação com outros sistemas de análise.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 1 =