Descubra o Impacto Que o Instagram Pode Trazer Para o Seu Negócio

O Instagram está na lista das principais redes sociais do mundo. O acesso de seus milhares de usuários diariamente aumenta constantemente, e muitas empresas estão utilizando a rede social como uma ferramenta estratégica para seus negócios.

 

A plataforma consiste numa rede social de estilo de vida que utiliza fotos e vídeos para que seus usuários interajam. A rede foi criada em 2010, e em um ano já era uma das redes sociais mais bem sucedidas do mundo.

 

O sucesso do Instagram é refletido no Brasil, onde é uma das redes sociais mais acessadas. A participação dos brasileiros no serviço é superior a outras médias mundiais, ocupando um lugar de destaque entre as estatísticas do aplicativo.

 

Pensando nisso, neste artigo, saiba como utilizar essa rede social em seu negócio e quais as vantagens trazidas com seu uso correto. Acompanhe!

 

Descubra o Impacto Que o Instagram Pode Trazer Para o Seu Negócio
Foto de energepic.com no Pexels

 

Por Que Usar o Instagram No Seu Negócio

Que essa rede social é bem sucedida é um fato incontestável, mas qual a vantagem que o Instagram pode oferecer para o seu empreendimento?

 

A plataforma tem um grande apelo visual. Se você possui uma empresa de camiseta personalizada com logo, poderá usar o Instagram como uma vitrine virtual, ampliando o número de pessoas que tenham acesso a seu produto e gerando potenciais consumidores.

 

Pensando em se desenvolver na sua área de atuação, a rede criou o recurso Instagram para Negócios, com ferramentas adequadas para análise de dados e relatórios de consumo de conteúdo, além de um maior controle sobre as publicações, entre outras vantagens.

 

Existem diversas formas de utilizar o Instagram como negócio, seja como um vendedor que utilizará a ferramenta como uma loja virtual, ou para ampliar seu contato com a base de clientes de seu serviço e gerar um relacionamento mais íntimo e pessoal.

 

O Instagram faz parte dos serviços do Facebook, uma vez que foi comprado pela rede social em 2012, permitindo inúmeros recursos de engajamento com seu público quando utilizados em conjunto.

 

Vender seu produto, como uniforme auxiliar de limpeza completo, por exemplo, poderá ser um trabalho muito mais fácil se você utilizar todos os recursos disponíveis para vendas na plataforma.

 

Existe, inclusive, a opção de vendas diretas pelo próprio aplicativo, através da opção Instagram Shopping.

 

Nela, é possível criar uma vitrine com todos seus produtos disponíveis para venda e utilizar a própria ferramenta como estrutura de e-commerce, além de poder direcionar o público diretamente para seu site para concluir a compra.

 

Como Funciona Essa Rede Social?

O Instagram oferece uma série de possibilidades de produção de conteúdo, não se limitando à sua função original. São elas:

  • Publicação no feed;
  • Stories;
  • Reels;
  • Destaques;
  • Mensagens privadas (Direct);
  • Compartilhamentos.

 

Alguns recursos especiais, como os stories, podem parecer bobos de início, principalmente porque as publicações somem depois de 24 horas.

 

Porém, além da opção de criar destaques personalizados e manter suas produções sempre ativas, o stories é quase uma rede social paralela, tendo usuários que só acessam o Instagram para usar esse tipo de conteúdo.

 

Por se tratar de um conteúdo dinâmico, é muito mais fácil atrair clientes nichando seu conteúdo. Se você vende judogui azul, deve pensar em criar um conteúdo que chame a atenção dos esportistas que consumirão seu produto.

 

Uma série de celebridades usa o Instagram para alavancar suas carreiras e conversar com o público, além de influenciadores digitais (ou influencers) que utilizam o Instagram como uma ferramenta de trabalho.

 

Muitas vezes, como no caso de uma distribuidora de anel diamante 2 quilates, é interessante tentar firmar parcerias com algumas dessas pessoas.

 

Elas divulgarão seu produto ou serviço para a base de fãs e acabarão aumentando seu alcance de atendimento.

 

Busque influencers adequados para seu serviço. Em alguns casos, uma empresa multinacional precisa de um grande influenciador ou uma celebridade para uma ação no Instagram.

 

Empresas menores podem tentar regionalizar com um micro influencer, uma pessoa cuja ação é mais centralizada em um público local ou de nicho, para tentar alcançar o maior número de interessados na concretização de um negócio.

 

Como Ter Destaque no Instagram?

Para ter destaque nessa rede social, é preciso se preocupar com a imagem, afinal de contas, é isso o que o Instagram vende.

 

É imprescindível que sua empresa, seja ela uma confeitaria ou uma fabricante de borracha personalizada escolar, possua uma identidade visual dinâmica e agradável.

 

Uma boa foto de perfil atrai a atenção de curiosos, enquanto a organização e otimização do feed de notícias pode ser a chave do sucesso.

 

É preciso pensar o tempo todo em como as pessoas irão enxergar sua marca na rede. Isso não se reflete apenas nas imagens publicadas, mas nos textos e, principalmente, nas interações com o público.

 

Ao gerar um relacionamento com seus seguidores, você está atraindo para si clientes que serão não só recorrentes, mas muitas vezes se tornarão vetores de divulgação, que passarão seu nome adiante.

 

Vantagens do Instagram Para Negócios

Algumas vantagens específicas para empresas tornam essa rede social muito atrativa para companhias de todos os portes.

 

As ferramentas de auxílio são rápidas, eficazes e propulsionam suas oportunidades, buscando um aumento das vendas usando a rede social.

 

Se você trabalha com uniforme escolar infantil feminino, entender o funcionamento do Instagram para empresas pode te encaminhar para o público que conseguirá fechar mais negócios.

 

1. Instagram Insights

Os relatórios de métricas possibilitam a identificação das ações feitas no instagram, suas qualidades, defeitos e ajuda na tomada de decisão para a próxima etapa no marketing do empreendimento.
As opções de análise são bem completas, permitindo a você acessar informações de:

  • Alcance;
  • Impressões;
  • Visitas ao perfil;
  • Seguidores.

 

Todas os dados referentes ao Instagram Insights podem ser vistos em um plano geral ou por publicação, facilitando a realização de uma análise mais detalhada de cada conteúdo que sua empresa produziu e publicou.

 

2. Instagram Ads

Com a ferramenta Ads, é possível promover publicações através de pagamentos para o aplicativo. É uma opção de baixo custo para um retorno imediato de engajamento.

 

Basta clicar no botão “promover”, localizado abaixo da publicação, escolher a meta da promoção, o orçamento e a duração da mesma.

 

Vale lembrar que você pode direcionar o público, optando por manter dentro das opções do Ads apenas seu público-alvo.

 

Uma farmácia que venda shampoo manipulado para crescimento de cabelo pode determinar um raio de atendimento, para tentar alcançar a maior parte de usuários que se encaixam nos clientes que necessitem deste produto em particular.

 

Ainda assim, o Instagram Ads é uma ferramenta que não garante a conclusão de negócios, sendo apenas um alavancador de seu perfil dentro da rede social.

 

3. Botões de Ação

Os perfis comerciais têm a opção de adicionar suas informações de contato em botões que ficam disponíveis no perfil. Com o uso destes botões, é possível entrar em contato diretamente com seu negócio, através dos registros selecionados, como e-mail e telefone.

 

Essa ferramenta é muito útil porque não toma espaço da biografia do seu perfil para criar conteúdo. Normalmente, os usuários da rede social não costumam prestar muita atenção em textos escritos, até porque esse não é o foco da rede.

 

Dessa forma, você pode manter um relacionamento mais próximo com seu público, estando a um toque de distância de um cliente ou potencial cliente.

 

4. Acesso aos Stories

Os stories são uma ferramenta muito útil no dia a dia de uma empresa. É ali que é possível divulgar promoções relâmpago, surpresas e até mesmo campanhas publicitárias completas.

 

Entretanto, depois de 24 horas os stories acabam desaparecendo, o que pode ser um tanto desvantajoso em alguns casos, uma vez que algumas campanhas tem um custo de desenvolvimento, equipamento e pessoal envolvidos na produção.

 

No caso do Instagram para empresas, entretanto, é possível acessar um registro com os stories mesmo depois do período que eles desapareceram. Mais ainda, é possível encontrar registros de como foi a reação do público com os vídeos e imagens.

 

É possível saber quem pulou os vídeos, quem voltou para assistir novamente, a quantidade de pessoas que assistiu, além de uma enorme gama de informações úteis para realizar um balanço de quanto a ação está sendo benéfica para a empresa.

Leia também o nosso post 7 Dicas Para Melhorar o Engajamento Das Páginas de Negócios

5. Recurso “Compre Agora”

Para empresas que trabalham com produtos, como vendedores de creme rejuvenescimento do rosto, por exemplo, o Instagram para negócios tem se tornado uma ferramenta cada vez mais completa.

 

Agora, com o botão “Compre Agora”, é possível criar um anúncio dentro do aplicativo, com um recurso que encaminha o cliente diretamente para a opção de compra no e-commerce em que o link estiver hospedado.

 

Para conseguir conquistar a audiência e crescer na rede social, é preciso produção e trabalho constante.

 

Seja através da criação de conteúdo interessante para seu público-alvo, divulgação em massa de seus produtos ou mesmo uma interação divertida e jovial da marca com seus seguidores, o ideal é manter a conta sempre ativa, buscando novas formas de interação.

 

Utilizar hashtags também pode ser uma das formas mais rápidas e fáceis de atrair público, mas é preciso ter cautela na hora de escolher as tags corretas.

 

Pessoas que buscam algo e são levadas a sua empresa sem que a hashtag tenha relação com a publicação, podem acabar ficando descontentes e gerar uma imagem ruim para a empresa, por exemplo.

 

Com responsabilidade, relevância e frequência, é possível ter o Instagram como um grande aliado do seu empreendimento.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Descubra o Impacto Que o Instagram Pode Trazer Para o Seu Negócio”

  1. Pingback: Entenda Como a Internet Potencializa os Negócios - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 17 =