A Importância Do Call To Action Para Sites De Imobiliárias

É bem provável que você já tenha se deparado com um Call To Action, o famoso CTA, quando estava navegando em algum site da internet.

 

Por exemplo, imagine que você está em um blog fitness e, de repente, avista um botão oferecendo preços imperdíveis em um curso para instrutor de pilates. Isso é um Call to Action.

 

Como a própria tradução sugere (Call to Action significa “chamada para ação”), esse recurso tem como principal objetivo orientar o visitante da página a realizar alguma ação dentro do site.

 

No exemplo citado anteriormente, o intuito é oferecer um curso em promoção, guiando o usuário a clicar na oferta e, com isso, adquirir o serviço.

 

A Importância Do Call To Action Para Sites De Imobiliárias

 

A eficiência dos CTAs fez com que o recurso fizesse parte da maioria dos planejamentos de marketing digital.

 

Hoje em dia, desde grandes multinacionais, até uma clínica de acupuntura para gatos pode usar a estratégia. E o mesmo vale para as imobiliárias!

 

Quer saber mais sobre a importância do Call To Action para sites de imobiliárias e como aplicar a estratégia na sua empresa? Acompanhe o post de hoje.

 

Quais As Vantagens do CTA?

Como pontuamos anteriormente, o CTA é qualquer elemento colocado no seu website, com o objetivo de chamar o visitante da página para alguma ação.

 

Sendo assim, você pode empregar recursos visuais, textuais e, até mesmo, vídeos, dependendo da sua abordagem.

 

Por exemplo, uma loja de lingeries pode colocar um recurso visual, como um banner, chamando os usuários para conhecer a nova linha da marca, com um sutiã pós cirurgia de mama extremamente confortável.

 

Na situação descrita acima, o CTA usou de ferramentas visuais para chamar a atenção dos visitantes da página. Mas, ele pode ser um botão, link, ou somente um texto, que influenciará no comportamento do usuário.

 

Entre os tipos de CTAs mais conhecidos, temos:

  • “Inscreva-se na nossa newsletter”;
  • “Receba agora ofertas por e-mail”;
  • “Baixe agora o nosso e-book”;
  • “Compartilhe com os seu amigos”;
  • “Compartilhe a sua opinião”.

 

Ou seja, há uma grande diversidade de modelos de CTAs e você pode escolher o que mais se adéqua ao seu site imobiliário.

 

Ademais, além da versatilidade, os Call To Actions também oferecem muitas outras vantagens para a sua estratégia de marketing. Veja abaixo algumas delas:

 

1 – Aumento Na Conversão De Leads

Os leads (potenciais clientes) são os usuários que entraram em contato com a empresa, ou deixaram algum tipo de endereço eletrônico disponível, em troca de conteúdo.

 

Por exemplo, quando um internauta deixa seu e-mail para receber um conteúdo exclusivo sobre os procedimentos de investigação confirmatória Cetesb, ele deixou de ser um mero visitante da página, para se tornar um lead.

 

Os CTAs são especialmente desenvolvidos para aumentar esse processo de conversão, já que, de maneira simples e fácil, ele consegue guiar o usuário em uma determinada ação, para que ele venha a ser um potencial cliente.

 

Dessa forma, você terá em mãos o contato dessas pessoas e pode falar diretamente com elas. Para as imobiliárias, isso é ótimo, uma vez que os próprios corretores podem enviar mensagens a respeito de bons negócios.

 

2 – Mais Cadastros Na Sua Lista De E-mail

O e-mail marketing é outra estratégia muito usada em sites imobiliários e que tem oferecido ótimos resultados.

 

Com ele, é possível enviar e-mails com conteúdos exclusivos aos clientes, sobre os mais diversos assuntos, como especificações de um selo mecânico duplo, além de notícias, ofertas, promoções, mensagens automáticas, entre outros.

 

Mas, para iniciar a campanha de e-mail marketing, você precisa, em primeiro lugar, do contato dos usuários. E é aí que entra o CTA.

 

Por meio do recurso, você pode influenciar o comportamento do visitante da sua página, para que ele forneça um contato de e-mail.

 

Sendo assim, as ações de chamamento colaboram para que você aumente a sua lista de contatos de e-mail e possa investir em novas estratégias de marketing.

 

3 – Maiores Chances De Fechar Negócio

Imagine que você está lá, navegando em um website, procurando pelo serviço de locação de compressor parafuso, quando de repente, você se depara com um botão anunciando exatamente isso e já te convidando para fechar negócio.

 

Ou seja, você esbarrou em um CTA que encurtou a sua jornada de compra. Essa é outra grande vantagem das ações de chamamento.

 

Ao facilitar a tomada de decisões para o usuário, você encurta o caminho até o fechamento do negócio e, com isso, aumenta significativamente as chances de venda.

 

Mas, Como Elaborar Um Call to Action Para Meu Site Imobiliário?

Embora pareça simples, nem sempre é fácil elaborar um CTA eficiente. Isso porque muitas empresas acham que, somente escrever algo como “Clique Aqui!” é suficiente para converter os usuários para uma determinada ação.

 

No entanto, há algumas estratégias que devemos considerar na hora de montar um Call To Action. Separamos algumas delas para que você fique por dentro e possa aproveitar ao máximo das vantagens do CTA. Confira!

 

Ofereça Algo Específico

Como mostramos, o uso de textos genéricos nem sempre é a melhor técnica para chamar a atenção do usuário.

 

O melhor é utilizar as chamadas “âncoras”, que especificam o que você está oferecendo e o que acontecerá, quando o usuário realizar uma determinada ação.

 

Por exemplo, se o objetivo é fazer com que o visitante conheça o novo reator de vidro encamisado, a melhor forma de escrever um texto âncora é:

 

Veja agora o nosso novo reator de vidro!

 

Mas, lembre-se: os textos de qualquer CTA precisam ser curtos, auto-explicativos e precisos. Nada de escrever algo muito grande (guarde isso para os seus artigos).

 

Tenha Cuidado Com As Cores

Quando vamos montar um elemento visual, precisamos pensar em absolutamente tudo, desde a estrutura, o design e, principalmente, as cores.

 

Afinal de contas, dependendo da tonalidade aplicada no CTA, você pode despertar uma sensação nos usuários.

 

Sendo assim, muito cuidado na hora de escolher as cores para o seu botão de chamamento. Veja algumas delas:

 

Vermelho

É uma cor de efeito marcante e pode chamar muita atenção dos internautas. Contudo, quando usada em excesso, o vermelho causa desconforto.

 

Nos websites, a tonalidade está geralmente associada com avisos e erros, mas também é ótima para botões de “compre agora”, ou ofertas imperdíveis.

 

Assim, você pode anunciar a promoção de um eliminador de gotas torre de resfriamento com a cor vermelha, desde que usada com equilíbrio dentro da página.

 

Amarelo

É a primeira cor que o olho humano consegue ver e, por causa disso, ela é muito comum em elementos visuais (placas de trânsito, sinalização de emergência, entre outros).

 

Assim como o vermelho, a cor amarela deve ser usada com parcimônia nos CTAs, uma vez que o excesso pode causar irritabilidade nos usuários.

 

Saiba Onde Colocar o Seu Botão

O contexto de um CTA é fundamental para definir o sucesso da estratégia.

 

Afinal, não adianta nada colocar um botão de compra de um determinado produto, se a página nem ao menos cita a mercadoria.

 

Por esse motivo, você deve verificar o lugar certo onde inserir o seu botão de chamamento.

 

Entretanto, não é necessário se limitar ao seu site.

 

Muitas pessoas acham que os CTAs somente estão presentes em páginas da internet, mas eles também podem ser encontrados dentro de e-books (por meio de hiperlinks), mensagens de e-mail e, até mesmo, nas redes sociais.

 

De qualquer forma, independentemente disso, é importante sempre colocar o botão dentro de um determinado contexto, para que ele converse com o assunto tratado naquele local, sessão ou material.

 

Crie Uma Urgência

O CTA é um ótimo recurso para aplicação de gatilhos mentais de urgência. Não é à toa que muitos botões de chamamento usam a palavra “agora” para influenciar os usuários.

 

Isso porque a mente humana tende a tomar determinada decisão muito mais fácil, ao perceber que aquilo pode ser a última oportunidade.

 

Além dos mais, você pode criar senso de urgência utilizando verbos no imperativo, que também condicionam as pessoas na realização de determinadas ações.

Leia também o nosso post O Que é SEO Off-Page e Como Pode Ajudar a Estratégia De Marketing Da Sua Empresa

Use Números No Seu Texto

Os números também são excelentes aliados do seu CTA. Eles mostram, de forma muito mais simples, quais são os benefícios para o cliente. Como exemplo, veja o seguinte texto:

 

Ganhe 30% de desconto clicando aqui!

 

Podemos observar que, ao aplicar a porcentagem, o usuário percebe que está economizando dinheiro e, por conta disso, é possível que ele tome uma decisão muito mais fácil.

 

Como podemos ver, criar um Call to Action é quase uma arte. Por isso, esse recurso é, normalmente, criado em conjunto por um designer e um redator, para integrar arte e texto de modo direcionado e assertivo.

 

Vale dizer que as dicas dadas acima são válidas para todos os tipos de CTAs, incluindo os botões para sites de imobiliárias.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “A Importância Do Call To Action Para Sites De Imobiliárias”

  1. Pingback: Como Usar Vídeos Na Estratégia De Marketing Da Sua Empresa - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dez =