Browse By

Qual a Importância e o Impacto de Linkar Outros Sites No Conteúdo?

A estratégia de linkar outros conteúdos, conhecida como link building, tornou-se essencial para quem deseja melhorar o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca do seu blog ou site e, assim, obter melhor classificação no Google.

 

Isso porque o buscador vê os links como uma espécie de “termômetros”, que ajudam na medição da popularidade e relevância de um determinado domínio.

 

Até porque se uma impressora para gráfica, por exemplo, receber muitos backlinks (hiperlinks e menções), é bem provável que o conteúdo seja interessante. É justamente nisso que o Google se apoia e, desse modo, melhora a classificação dos sites.

 

Com as atualizações recentes do Google, os algoritmos do buscador já são capazes de interpretar os links e saber se eles são condizentes com o conteúdo do site. Ou seja, mais do que uma citação, ela precisa fazer sentido aos leitores.

 

Qual a Importância e o Impacto de Linkar Outros Sites No Conteúdo?

 

Por esse motivo, ignorar o link building pode ser um erro grave ao otimizar o seu conteúdo. Tanto que muitos conteudistas estão editando e refazendo seus materiais para aprimorar a geração de backlinks.

 

No artigo de hoje, saiba mais qual a importância e o impacto de linkar outros sites no conteúdo.

 

Acompanhe a leitura!

 

Qual a Importância do Link Building?

Conhece a famosa frase “quem não é visto não é lembrado”? Ela vale para o seu conteúdo na internet, já que o ambiente é extremamente competitivo.

 

Para termos uma ideia, basta digitarmos “notebook semi novo” no Google, por exemplo, para nos depararmos com inúmeros resultados. Porém, só os primeiros sites realmente têm uma boa taxa de cliques.

 

Sendo assim, o link building é extremamente importante para os sites, pois a estratégia irá melhorar o SEO e, consequentemente, a classificação. Quanto melhor é o seu ranqueamento, melhor é o tráfego orgânico e as chances de conversão.

 

Portanto, aparecer no topo dos resultados de uma busca no Google é a chance de ter o seu conteúdo apresentado para mais pessoas, que podem se tornar leads (potenciais clientes) e expandir seus negócios.

 

O Que São e Quais os Tipos de Backlinks?

Os backlinks nada mais são que links que qualquer site recebe de domínios ou subdomínios que apontam para ele. Por exemplo, ao citar algumas empresas de instalação elétrica e colocar um direcionamento para elas, isso é um backlink.

 

Importante destacar que os backlinks podem redirecionar para páginas fora do seu domínio (externos) ou para conteúdos do seu próprio site (internos), tendo como principal objetivo complementar o material com fontes confiáveis e assuntos relevantes.

 

Também chamados de inbound links, essas menções devem ser posicionadas em locais estratégicos, para que façam sentido aos leitores.

 

Os backlinks podem ser encontrados de várias formas, por esse motivo, há algumas classificações. Conheça-as abaixo:

 

Link Juice

O link juice é um link que redireciona o usuário até uma página para artigos do seu próprio site. Por exemplo, em um conteúdo sobre descarte de equipamentos de informática, é possível ter um backlink sobre outro material complementar, também produzido por você.

 

Nofollow Links

O nofollow é usado para se referir aos links adicionados na caixa de comentários do conteúdo, que também podem servir de backlinks para outros sites.

 

Dofollow Links

Já o dofollow link refere-se às menções, também em comentários, que podem funcionar como backlinks para o seu site.

 

Root Domain Links

O root domain links consiste na quantidade de backlinks que chegam ao seu site a partir de um outro domínio. Assim, caso muitos links apontem para um site específico, apenas um deles será quantificado.

 

Low Quality Links

Já o low quality links é uma referência aos backlinks que prejudicam o seu site, pois eles podem ter origem de fontes duvidosas, com conteúdos impróprios.

 

É preciso ter cuidado com esse tipo de backlink, uma vez que o seu conteúdo sobre papel timbrado empresa pode estar ótimo, mas a presença de um low quality pode afetar a otimização e a classificação do seu site.

 

Anchor Text

O anchor text, ou “texto âncora”, é um hiperlink do conteúdo, pautado em algumas palavras-chave específicas, que ajudam a aumentar a autoridade do seu site.

 

Mas, Como o Google Faz a Avaliação Desses Links?

Diante das inúmeras quantidades de backlinks, fica a dúvida de como o Google avalia essas menções. Isso porque é preciso ir além do grande número de hiperlinks, mas também considerar a qualidade deles.

 

Sabemos que o Google é rigoroso e possui diversos tipos de critérios para avaliar uma página. Por essa razão, é interessante criar vários links variados e que realmente sejam relevantes.

 

Em primeiro lugar, é necessário criar bons links internos e externos. Ou seja, no seu conteúdo sobre conserto monitor lcd, por exemplo, é necessário ir além das menções que direcionam para o seu próprio domínio.

 

Além disso, há alguns elementos que podem afetar a qualidade de um link. Mesmo que seja realmente difícil saber como os algoritmos do Google funcionam, algumas dicas abaixo podem ajudar a melhorar o seu link building. São eles:

  • O posicionamento do backlink;
  • A variação dos links;
  • A relação direta com o conteúdo;
  • A autoridade do domínio;
  • A acessibilidade dos motores de busca.

 

Vale dizer que os links de rodapé são os menos clicados. Por esse motivo, ao citar bobinas térmicas 80×40, vale a pena verificar se o backlink pode ter uma posição mais estratégica.

 

Como Conquistar Mais Backlinks?

Uma das melhores formas de conquistar backlinks é por meio do guest post (artigo de convidado). Com ele, além de melhorar a relação com o restante da web, é uma maneira de aprimorar o seu conteúdo com informações ainda mais valiosas.

 

De maneira geral, o guest post consiste em chamar um convidado para produzir um conteúdo para o seu site, ou escrever para um outro domínio parceiro.

 

Desse modo, é possível citar conteúdos de outros sites, principalmente do próprio parceiro, para melhorar o link building e, consequentemente, o SEO.

 

Além do mais, é importante focar na produção de conteúdo relevante, pois quanto melhor é o seu material, maiores são as chances do seu domínio ser citado por outras páginas.

 

Quais São as Principais Técnicas de Link Building?

Para colocar em prática a estratégia de link building, é fundamental ter em mente todos os valores de classificação do Google. Assim, é possível conseguir uma rede forte de backlinks, tanto em qualidade quanto em quantidade.

 

A seguir, confira algumas dicas que podem melhorar a sua estratégia:

 

1 – Crie Ativos de Marketing Digital

Um conteúdo com ativos de marketing digital é capaz de chamar mais atenção do que somente um artigo descritivo.

 

Os ativos de marketing podem ser um banner informativo, uma fotografia, infográfico, vídeo, entre outros. Desse modo, é possível alcançar um número maior de compartilhamentos, além de tornar o material muito mais interessante.

 

2 – Busque Parceiros

A melhor forma de alcançar um bom número de backlinks é por meio de parcerias.

 

Em geral, os melhores parceiros são aqueles sites que têm a confiança do Google, ou seja, os que produzem bons conteúdos. Além do mais, vale a pena dar prioridade para os materiais e domínios que têm relação com o seu site.

 

3 – Tenha uma Boa Assessoria

Os links em portais de notícia e sites de imprensa têm muito valor para o Google. Por esse motivo, vale a pena ter uma boa assessoria de imprensa, para a divulgação de informações relevantes aos usuários.

 

É importante ressaltar que o trabalho de assessoria está estritamente relacionado com a comunicação com os veículos de mídia, para divulgar informações de grandes feitos sobre os clientes e negócios.

 

4 – Encontre as Menções Sem Link

As menções sem links também são valiosas para o Google. Porém, elas não transmitem autoridade. Por isso, a melhor forma é entrar em contato com os proprietários do site que citam o seu domínio sem link para requisitar o redirecionamento.

 

Uma maneira de encontrar essas menções é por meio do Google Alerts, que emite uma notificação sempre que a sua marca (ou palavras previamente definidas) forem mencionadas.

Leia também o nosso post Quais São as Melhores Estratégias Para Conseguir Captar Uma Boa Base de Leads?

Conclusão

O link building é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço nas técnicas de otimização. Isso porque o Google está considerando o relacionamento com outros sites da web como algo que transmite autoridade e é valioso ao público.

 

Sendo assim, vale a pena ir atrás de parceiros e estratégias que possam contribuir para melhorar o seu link building.

 

O artigo de hoje teve a intenção de mostrar um pouco mais sobre a importância e o impacto de linkar outros sites no seu conteúdo, com o objetivo de alavancar cada vez mais o seu domínio nos resultados de busca.

 

Afinal, é uma ótima maneira de aumentar o tráfego orgânico e a geração de leads.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Qual a Importância e o Impacto de Linkar Outros Sites No Conteúdo?”

  1. Pingback: 5 Dicas Para Melhorar o Engajamento Com o Conteúdo - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: 5 Dicas Para Melhorar o Engajamento Com o Conteúdo - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 10 =