Browse By

Entenda o Quanto é Importante Otimizar o Site

A prática de otimizar o site é importante para as empresas ou qualquer pessoa e estabelecimento que possua uma plataforma ativa na internet.

 

Afinal, o objetivo de qualquer dono de negócio é ter mais chances no ambiente digital.

 

Mesmo que ele não esteja diretamente relacionado à web, é importante ter presença nos canais de mídia, para que a marca seja mais conhecida.

 

Uma das melhores maneiras de se fazer isso é possuindo um site, pois nele as marcas conseguem expor seu negócio, além de utilizarem todas as ferramentas de marketing a seu favor.

 

Imagem de Mudassar Iqbal por Pixabay

 

No entanto, apenas ter um site não é garantia de sucesso, visto que é necessário investir em práticas que otimizem o site.

 

Quando isso é feito, suas páginas passam a ficar de acordo com as diretrizes do Google. Com isso, seu site passa a figurar entre as primeiras posições das buscas, por ser considerado bom o bastante.

 

Isso traz muitos benefícios, como o aumento das vendas e maior tráfego, além de colaborar com absolutamente todas as estratégias de marketing digital.

 

Só que, para isso, é necessário saber o que é e como otimizar um site, seus benefícios para a empresa e para os usuários, além de conhecer alguns cases de sucesso. É sobre este assunto que falaremos nesse artigo, então não deixe de acompanhar.

 

O Que é Um Site Otimizado?

A otimização de um site nada mais é do que criar condições favoráveis para que ele funcione da melhor maneira possível.

 

Uma confecção de camisa time futebol infantil personalizada vai otimizar o seu site por meio de estratégias em SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, estruturando-o de acordo com os padrões adequados estabelecidos pelo Google.

 

É algo complexo, mas que se bem feito, pode trazer muitos benefícios, como fazer com que o site apareça entre as primeiras posições do ranking.

 

É importante investir nessas estratégias porque as pessoas acessam a internet através de diferentes modos, não apenas por meio de desktops, como acontecia antigamente.

 

Há uma pluralidade muito grande, e o principal meio são os dispositivos móveis, como tablets e celulares.

 

Dessa forma, um site que funcionava muito bem para os computadores tradicionais, pode não atender às necessidades desses aparelhos.

 

Benefícios da Otimização: Como se Tornar um Case de Sucesso

A seguir, vamos apresentar 3 exemplos de segmentos de empresas e como podem otimizar os seus sites, de modo a se tornarem cases de sucesso.

 

Para isso, cabe ressaltar que tais benefícios e estratégias podem ser alcançados independentemente do setor de atuação em que atua. Confira:

 

Loja de Bijuterias e Aumento de Vendas

O primeiro exemplo diz respeito aos empreendedores que vendem tornozeleira feminina dourada.

 

Para realizar a venda e divulgar os serviços, é preciso que seja feita uma intervenção de SEO, focada na categoria que mais venda e em seus produtos.

 

Assim, é possível utilizar os algoritmos para auxiliar na definição da categoria, como a das tornozeleiras, auxiliando no ranqueamento.

 

Cabe ressaltar que antes de otimizá-la, uma pesquisa de mercado e busca de palavras-chave no Google deve ser realizada, para saber quais usar. Do mesmo modo, também devem ser pesquisados os possíveis concorrentes.

 

Depois da pesquisa, é iniciada a otimização, englobando aspectos como:

  • Título;
  • Descrição;
  • URL;
  • Repetição das palavras-chave;
  • Uso de palavras-chave relacionadas.

 

Na página dos produtos, por sua vez, devem ser otimizados o título, descrição, meta description, URL e produtos relacionados.

 

Portanto, não há nenhuma alteração muito avançada, já que há o adequamento das palavras-chave e dos locais em que devem ser inseridas.

 

Assim, as chances de aumento nas vendas são muito grandes e o crescimento pode ser mantido por meio de mais otimizações.

 

Joalherias e Aumento do Tráfego

Neste caso, as otimizações podem estar concentradas nas estratégias de SEO e demais ações de intensificação feitas durante um determinado período.

 

Nesse tempo, devem ser produzidos conteúdos para todas as páginas, com foco em buscas locais.

 

Também são empregadas as palavras-chave mais usadas pelo público-alvo da marca, como “pulseira berloque completa“.

 

Com isso, a probabilidade das páginas do estabelecimento obterem um aumento de tráfego é muito maior.

 

O trabalho em SEO reforça a autoridade do website para os mecanismos de busca, impactando no número maior de pessoas que encontram a página e, consequentemente, de acessos.

 

Logo, a cada nova pesquisa realizada, o site da joalheria tem mais chances de aparecer entre as primeiras posições.

 

Com os esforços também voltados às buscas locais, mais pessoas poderão encontrar a localização da loja, por meio de palavras-chave como anel da lol.

 

Setor de Confecção e Segurança do Usuário

Nesse caso, podem ser feitos investimentos em testes que identificam possíveis vulnerabilidades, como a blindagem do site, que audita endereços web semanalmente, procurando brechas e gerando relatórios de correções.

 

Realizando esses processos, o site pode até mesmo obter o selo de “site blindado”, que certifica endereços que fazem esse tipo de verificação, tornando mais segura a informação de dados para compra de uma camiseta personalizada com logo, por exemplo.

 

Outro teste que pode ser aplicado diz respeito a uma simulação de invasão, que permite entender quais brechas um atacante encontraria ao explorar o site.

 

Dessa forma, o Google é capaz de classificar melhor a segurança do endereço, o que impulsiona a melhoria da posição do site no ranking de resultados de busca, bem como promove a sensação de seguridade para o cliente.

 

Benefícios da Otimização

Quando falamos em otimizar um site, nos referimos às estratégias em SEO, que trazem inúmeras vantagens competitivas para as empresas que querem aproveitar todo o potencial da internet.

 

Esses benefícios impactam as empresas donas de site, como uma fabricante de uniforme auxiliar de limpeza completo, além dos usuários.

 

Um dos principais benefícios é ser facilmente encontrado pelas pessoas, visto que todos os dias milhares de usuários buscam pelo produto ou serviço que uma empresa oferece.

 

Nessas buscas, apenas os links que aparecem entre os primeiros resultados recebem cliques. Portanto, quem está no topo do ranking tende a se destacar e ter mais visibilidade.

 

Esses acessos são conhecidos como orgânicos, e as pessoas estão muito mais propensas a fechar negócio com uma empresa fruto de sua pesquisa do que aquelas que investem em links patrocinados.

 

Ademais, se um site recebe um número maior de visitas, este tem chances muito maiores de vender mais. Só que para isso é necessário investir em otimização de longo prazo.

 

Esse investimento é considerado de longo prazo porque conquistar boas posições pode levar meses. No entanto, quando conquistadas, é muito difícil perdê-las.

 

Também é fundamental lembrar que as pessoas confiam na capacidade que o Google tem em oferecer as melhores respostas.

 

Dessa forma, consultá-lo se tornou um hábito entre os usuários, e as empresas que aparecem entre as primeiras posições são vistas como as mais confiáveis.

 

Quando alguém pesquisa sobre algo de seu interesse, como kimono feminino luta, obtém informações que o ajudam na sua decisão de compra.

 

Isso faz com que seja essencial oferecer informações úteis ao potencial cliente e causar uma boa primeira impressão.

 

Assim, a confiança do consumidor é despertada e a credibilidade que uma marca bem posicionada tem irá decidir todo o processo de compra dele.

 

A otimização também faz com que o site seja visto por um número maior de pessoas, como nos cases que mostramos anteriormente.

 

Isso vai tornar a marca mais conhecida, aumentando seu valor diante do público-alvo e também da concorrência.

 

Os impactos positivos chegam até as vendas offline. Isso porque antes de comprar um produto ou serviço em uma loja física, como abadá personalizado masculino, os consumidores costumam pesquisar na internet e, assim, podem decidir ir até a loja.

 

Além disso, essa ação reduz os custos de aquisição de clientes (CAC). Isso porque, ao atrair visitantes de maneira orgânica para o site, a necessidade de investir em anúncios (links patrocinados) é diminuída ou eliminada.

 

Isso acontece porque a otimização também está relacionada ao Inbound Marketing ou, como também é conhecido, Marketing de Atração.

 

Essa estratégia tem como princípio atrair os visitantes por meio de conteúdos relevantes, sendo o oposto do que acontece no marketing tradicional.

 

O melhor de tudo é que as estratégias de otimização são 100% mensuráveis. Com isso, é possível identificar o que está dando certo e o que não está, para investir em recursos que realmente virão a dar resultados.

 

É a otimização que vai fazer do site um recurso valioso para a marca, o que aumenta o seu ROI (retorno sobre investimento) de maneira superior e duradoura.

 

Para os clientes, os benefícios giram em torno de muitos fatores. Por exemplo, no último case, mostramos uma otimização para tornar o site mais seguro e confiável.

 

Dessa forma, os clientes podem realizar suas transações de compras com tranquilidade, utilizando dados como os de cartão de crédito, para débitos em conta e suas informações pessoais, como nome e endereço.

 

Além disso, um site otimizado esclarece dúvidas e leva até os clientes todas as informações que eles precisam para fechar um negócio tendo certeza de que ele é a solução ideal para o seu problema.

Leia também o nosso post Como Utilizar o Mesmo Conteúdo em Redes Sociais Diferentes?

Conclusão

Como vimos, não basta ter um site, é preciso que ele atenda às necessidades e demandas do consumidor moderno, além das diretrizes do Google.

 

Somente dessa forma, uma marca que possui presença online consegue obter bons resultados.

 

Sendo assim, não adianta deixar essa necessidade de lado, em razão de que não levará a lugar nenhum.

 

Pelo contrário, fará com que a empresa perca oportunidades de negócio valiosas.

 

Saber trabalhar as estratégias em SEO e otimizar o seu site é a melhor maneira de propiciar mais sucesso ao seu negócio, independentemente do seu mercado de atuação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Entenda o Quanto é Importante Otimizar o Site”

  1. Pingback: Investir em Marketing na Crise? 5 Dicas Para Realizar Esse Investimento Sem Correr Riscos - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Investir em Marketing na Crise? 5 Dicas Para Realizar Esse Investimento Sem Correr Riscos - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 15 =