Browse By

Inbound Marketing é Uma Boa Possibilidade Para Blogs Jurídicos?

O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas por empresas dos mais variados nichos de mercado.

 

Por ter o importante papel de atrair a atenção dos consumidores para uma empresa, tornou-se essencial na hora de fazer crescer a quantidade de clientes e, consequentemente, elevar o número de vendas.

 

Para os escritórios de advocacia e advogados, é proibido por lei o uso de publicidade. Mas essa mesma lei diz que é permitida a veiculação de conteúdos de cunho informativo e que a internet pode ser um canal para a divulgação deles.

 

Dentro do marketing digital, mais precisamente do Inbound Marketing, existem algumas estratégias que podem perfeitamente ser utilizadas pelos profissionais de direito.

 

Inbound Marketing é Uma Boa Possibilidade Para Blogs Jurídicos?

 

Por conta disso, alguns canais como os blogs são a ponte perfeita entre advogados e seu público-alvo. Para publicar conteúdos de qualidade, que atraiam a atenção das pessoas, tire suas dúvidas e torne tanto o blog quanto o profissional conhecidos, é necessário entender um pouco mais o Inbound Marketing.

 

Afinal, ele vale a pena para blogs jurídicos? Quais são suas estratégias e quais podem ser aplicadas em um blog jurídico? Continue lendo este conteúdo para responder a essas perguntas.

O Que é Inbound Marketing?

O marketing tradicional e mais antigo, sempre foi aquele tipo de propaganda que interrompia os consumidores para mostrar um produto ou serviço e promover uma marca.

 

A internet trouxe uma nova concepção aos consumidores, que se comportam de outra maneira na hora de adquirir um produto ou serviço.

 

Por conta disso, as empresas se viram em uma situação nova, onde é preciso conquistar os consumidores. O Inbound Marketing surgiu exatamente dessa necessidade de atrair e conquistar os consumidores.

 

Portanto, Inbound Marketing ou marketing de atração é uma série de estratégias que cria e compartilha um conteúdo voltado a um público-alvo.

 

Esse conteúdo conquista o público, que permite uma comunicação entre ele e a empresa. Em outras palavras, essa estratégia não interrompe o consumidor, mas atrai sua atenção naturalmente, por meio de conteúdo relevante.

 

Para saber como isso funciona na prática, vamos imaginar que uma pessoa busque por regularização de cnh suspensa na internet. Diversos resultados serão trazidos por essa pesquisa.

 

Os primeiros resultados que aparecerem, certamente serão de marcas que fazem uso do Inbound Marketing.

 

Isso porque quando um conteúdo é bem produzido, ele também tem como resultado um bom posicionamento nos sites de busca.

 

Um material produzido por meio das estratégias de Inbound Marketing faz com que os clientes cheguem à marca, atraídos pela mensagem. Isso facilita ao apresentar soluções e conquistar mais clientes.

 

Um consumidor moderno não vai se matricular em um curso para instrutor de pilates apenas porque a escola x disse que o curso delas é bom.

 

Uma pessoa se matriculará nesse curso porque ela chegou até o blog da escola e teve informações sobre.
O blog da escola falava sobre pilates, o que é, como surgiu, explicou como é o curso, os benefícios que ele traz.

 

A escola apostou em imagens, vídeos e outros materiais que enriqueceram os assuntos de seu blog.
Ou seja, a escola investiu em algumas estratégias de inbound para atrair novos alunos. Mas quais são essas estratégias?

Estratégias de Inbound Marketing

Ações de marketing são fundamentais para que uma empresa se estabeleça no mercado, conquista novos clientes e fidelize os que já tem. Mas como fazer isso, sendo um escritório de advocacia ou advogado?

 

O marketing digital é tão amplo que, inclusive, esses profissionais veem nele uma forma de atrair e ficar em contato com seu público-alvo.

 

O inbound marketing é um dos pilares do marketing digital que pode atender às demandas dos escritórios de advocacia e profissionais do ramo. Mas é preciso conhecê-lo e montar uma boa estratégia.

 

Uma empresa de enchimento para torre de resfriamento tem como seu público-alvo as indústrias de vários setores.

 

A indústria movimenta muito dinheiro com a compra de equipamentos, portanto, as empresas que se dedicam a fornecer esses equipamentos também enfrentam muita concorrência.

 

Para fazer uso do inbound marketing, ela pode seguir as seguintes estratégias:

  • Definir um objetivo;
  • Identificar o público-alvo;
  • Saber onde ele está;
  • Atrair a atenção de seu público-alvo;
  • Fechar vendas.

 

Qual é o objetivo da empresa? Em quanto tempo ela quer atingir esse objetivo? Estas são algumas perguntas que devem ser respondidas antes de dar continuidade às estratégias de Inbound Marketing.

 

O ideal é ter objetivos realistas, ou seja, de acordo com a realidade da marca. Por exemplo, uma pequena empresa de investigação detalhada cetesb pode começar com o objetivo de gerar 20 leads em 6 meses.

 

Depois disso, é importante identificar o público-alvo. Os escritórios e advogados têm um público bem definido. Mas isso pode mudar quando o assunto é a persona. Qual a persona do seu escritório?

 

Por exemplo, sua persona pode ser: Helena, 45 anos, classe C, economicamente ativa, contadora, que realiza compras online.

 

Neste caso, a produção do conteúdo para o blog estará voltado para esse tipo de público, relacionados a direitos do consumidor e outros assuntos, com linguagem acessível e esclarecedora.

 

Onde está o seu público-alvo? Por exemplo, é bem provável que pessoas que pesquisem na internet informações sobre despachante cnh cassada estejam nas redes sociais.

 

Ter um perfil nas redes sociais permitirá que essa empresa esteja em contato com seu público-alvo e que este também tenha um relacionamento mais próximo com a empresa.

 

Atrair a atenção do consumidor é o principal objetivo do Inbound Marketing. Por meio da criação de conteúdo relevante, o usuário acessa o site ou blog, lê o conteúdo, esclarece suas dúvidas e gosta do que leu, e então preenche um formulário de contato.

 

Esse formulário pode ser para envio de material como newsletter, e-mail marketing, etc. Mas essa atração e a conquista de um novo lead só vão acontecer por meio da criação de conteúdo relevante.

 

Uma marca que trabalhe com mezanino industrial metálico, por exemplo, tem a possibilidade de desenvolver um conteúdo atraente e levar o usuário a querer obter uma quantidade maior de conteúdos como aquele.

 

Então, por meio de um formulário, ele deixa seu e-mail de contato para receber a newsletter. A partir daí, esse usuário terá muito mais chances de fazer negócios com a empresa, porque teve acesso a um conteúdo de seu interesse. A fabricante de mezanino conseguiu produzir um conteúdo voltado à sua persona.

 

A última etapa do inbound é transformar o lead em cliente. Depois de atraí-lo com o assunto certo, por meio de um conteúdo de valor e alimentá-lo com mais conteúdo, é hora de transformar esse lead em cliente.

 

Para isso, o ideal é enviar e-mails, e-books, novidades, lançamentos, etc. Isso fará com que ele deseje adquirir o produto ou serviço oferecido. Mas será que essas estratégias também são válidas para os blogs de escritórios e advogados?

Leia também o nosso post A Importância Das Estratégias De Marketing Digital Para Imobiliárias

 

Estratégias de Inbound Marketing Para Blogs Jurídicos

Depois de tudo o que você leu sobre o Inbound Marketing, qual a sua concepção sobre ele? Com certeza, você percebeu que essa ferramenta do marketing digital vale muito a pena para os blogs jurídicos.

 

Se o Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdos de valor e informativos e a lei diz que esse tipo de conteúdo é permitido, ele é ideal para os blogs jurídicos e para promover um escritório ou profissional.

 

As táticas ideais para isso são basicamente as mesmas, mas para trazer resultados ao blog e ao profissional, podemos citar como sendo as principais:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Produzir conteúdo relevante;
  • Fechar um contrato.

 

Um blog jurídico não pode ser como o blog de uma empresa fabricante de calibrador de rosca anel. Ele não pode ser comercial, mas precisa atrair as pessoas, atrair usuários.

 

Produzir um conteúdo jurídico que se encaixe ao dia a dia das pessoas é uma boa pedida para atrair a atenção delas.

 

Muitas pessoas querem saber sobre ações trabalhistas, pagamento de pensão, previdência, assédio moral, etc.

 

Quando as pessoas têm acesso a um conteúdo que esteja dentro da realidade em que vive, ela tira dúvidas e pode se interessar por outros conteúdos. Para isso, ofereça um cadastro para que ela preencha seus dados e envie alguma dúvida.

 

É por meio dessa dúvida que você saberá se ela tem interesse em questões trabalhistas, cíveis, etc. Envie conteúdos relacionados a isso. Isso é trabalhar em um conteúdo personalizado.

 

Aqueles que demonstrarem interesse em seus serviços devem saber as vantagens de cada um deles, bem como ter todas as dúvidas esclarecidas, de modo a estar pronto para fechar um excelente contrato.

 

As técnicas de inbound marketing são para negócios de diferentes segmentos, desde fabricantes de caldeiraria tubulação industrial até escritórios de advocacia.

 

Portanto, mais do que permitidas para os blogs jurídicos e seus profissionais, elas são ideais.

 

Ao investir nessa estratégia, o profissional estará ofertando conteúdo de qualidade, mostrando sua autoridade e atraindo novos clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Inbound Marketing é Uma Boa Possibilidade Para Blogs Jurídicos?”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + doze =