Browse By

Alguns Segredos Sobre Indexação, Saiba Como Indexar Seu Site No Google

Conquistar um bom posicionamento no Google é a meta de qualquer empresa. Mas você sabia que para o trabalho de SEO funcionar é preciso indexar site no buscador?

 

Você pode ter um trabalho de produção de conteúdo excelente, mas se a página não for indexada, esse esforço pode ir por água abaixo.

 

Essencialmente, a indexação consiste no rastreamento e união das páginas, com todas os conteúdos produzidos e localização de cada uma delas.

 

A organização das informações, o HTML, a URL e outras especificações em relação à estrutura dos sites são critérios considerados pelos robôs de rastreamento do Google.

 

Alguns Segredos Sobre Indexação, Saiba Como Indexar Seu Site No Google

 

Existem diversos robôs que têm como responsabilidade a busca de materiais na internet, eles trabalham, bem como, os algoritmos que identificam a otimização de páginas.

 

Isso significa que a falta de um site, links inativos ou obstáculos na base de informações, podem fazer com que o buscador não encontre o site.

 

Resumidamente: não existe otimização em SEO sem indexação, então, para ter sucesso nesses investimentos é preciso se atualizar.

 

Quer saber mais sobre o que é necessário para ter sucesso na indexação do seu cliente? Leia esse artigo e veja algumas dicas para colocar em prática!

 

O Que é Indexação De Site?

Em terra de internet, nada está imune às varreduras do Google, e esse é um fato que pode ser aproveitado de forma positiva pelo seu negócio.

 

A indexação de sites, por exemplo, é resultado de um conjunto de técnicas necessárias para que seu site apareça no índice de resultados do buscador.

 

Em um primeiro momento, os Googlebots — robôs do buscador — fazem o trabalho de rastreamento dos sites, avaliam a indexação e se tudo estiver dentro dos padrões exigidos, publicam os resultados.

 

Como isso influencia as estratégias de marketing digital e posicionamento das empresas na internet na prática?

 

Um, exemplo: pense em um centro de estética que oferece um serviço diferenciado de massagem 24hs.

 

O produto é diferente, já que geralmente os centros atuam em horário comercial e digamos que além da disponibilidade de horários, o centro tenha profissionais holísticos com diversas abordagens para extrair o melhor da massagem na saúde e equilíbrio corporal da pessoa.

 

Para alavancar a divulgação do negócio, uma estratégia de inbound marketing é montada, bem como a promoção de conteúdos ricos, devidamente otimizados com as boas práticas de SEO.

 

Tudo parece ótimo para captação de leads certo? A empresa só terá certeza que as estratégias darão certo se o site estiver devidamente indexado nos mecanismos de busca.

 

Ou seja, é preciso saber como o Google funciona, para demonstrar que seu site vale a pena.

 

Considerando que mais de 80% das pessoas realizam pesquisas no Google antes de comprarem alguma coisa, é preciso estar atento a todas as diretrizes para que seu público o encontre de fato na internet, não acha?

 

Dica: Sempre deixe claro o potencial do seu site, tanto para a plataforma quanto para os usuários. Os algoritmos avaliam positivamente esses pontos.

 

Claro que há alguns passos mais técnicos para que os robôs captem a mensagem, então, vamos falar deles nos tópicos seguintes.

 

Crie Um Blog

O conteúdo rico não é uma tendência passageira, mas sim, um movimento que, ao que tudo indica, veio para ficar.

 

Os materiais de qualidade são pontos importantes e necessários no posicionamento online, indo além do que já é conhecido por todos.

 

Pense no caso de um centro de usinagem horizontal que atende encomendas de peças industriais.

 

Para que as peças tenham a qualidade desejada, é importante contar com espaços de produção estruturados e mostrar como isso funciona, para que servem e o porquê vale a pena para as indústrias contratarem essa alternativa, certo?

 

Neste contexto, criar um blog especializado é uma forma de mostrar autoridade na web, construir estratégias com foco em inbound e o melhor de tudo é que isso é o fator considerado para a indexação do seu site.

 

Isso ocorre, por causa dos devidos fatores:

  • Blogs contam com mais páginas e links;
  • A quantidade de informações é maior em relação a outras páginas;
  • Os blogs possuem mais chances de conversão;
  • A produção de conteúdo rica e regular é “lida” pelo Google.

 

Segundo pesquisas, os blogs especializados contam com uma porcentagem de 434% nas páginas indexadas e 97% nos links indexados.

 

Construa Uma Boa URL

A qualidade da URL (o endereço do seu site) não se limita a ser um dos 200 fatores de ranqueamento de SEO, mas também faz parte dos requisitos para indexação.

 

Se a especialidade do seu negócio é voltada para serviços de limpeza e manutenção como jateamento em vidro temperado, limpeza industrial, pintura em estruturas metálicas e outros, é natural que o nome da marca tenha essa conexão e, sem dúvidas, você deseja que o Google leia isso na sua URL, certo?

 

É importante construir um endereço com as palavras-chaves do seu negócio e apresentar ao buscador. Essa ação é bem simples de fazer, pois basta você enviar o link para o endereço de rastreamento do Google que avalia a sua situação.

 

Antes de apresentar a sua URL na ferramenta, é importante fazer um checklist no seu site.

 

Verifique se o conteúdo é relevante, observe as boas práticas de SEO, confira a segurança do domínio e tenha certeza que não há nenhuma ação considerada antiética e passível de punição para o seu site.

 

Faça Um Mapa Do Seu Site

Existe uma série de ferramentas que auxiliam nas práticas de ranqueamento, monitoramento e indexação dos sites.

 

Criar um mapa do seu site  — ação também conhecida por sitemap  — é uma alternativa válida.

 

Se você trabalha com a venda de materiais de construção para grandes obras, como a guia de concreto padrão prefeitura e tem um e-commerce sobre o assunto, é esperado que o seu site tenha várias páginas e direcionamentos.

 

O mapa do site é um diagnóstico dessa estrutura. Ou seja, é uma ferramenta que permite listar todas as URLs de todas as páginas que estão linkadas à sua plataforma, site ou blog.

 

Esse mapeamento ajuda os mecanismos de busca a entender o que é importante para seu negócio e tem relevância para publicação.

 

Ainda no segmento dos materiais de construção e ferramentas, imagine que você tem um parceiro especializado em artigos e materiais para a indústria como a ponte rolante apoiada e outros equipamentos de transporte, por exemplo.

 

Se existe um trabalho de colaboração mútua, com o apoio de estratégias de Link Building, nas quais um parceiro fornece direcionamentos para o site do outro, tudo isso reflete na popularidade do site, portanto, pode influenciar a leitura para a indexação.

 

Abordaremos mais sobre isso no tópico abaixo.

 

Leia também o nosso post Saiba Como Contratar Uma Agência De Marketing Pode Ajudar Sua Empresa

 

Invista Em Link Building

Não importa se a empresa em questão trabalha com serviços de manutenção, como a troca óleo de câmbio do celta e outras demandas de automóveis, ou atua no segmento de móveis industriais, ter popularidade na internet é um fator que ajuda a construir a imagem da empresa e aumenta as chances do negócio ser encontrado.

 

Considerando que na indexação, quanto mais links e páginas de qualidade, melhor, uma estratégia que pode unir o útil ao agradável é o trabalho de link building.

 

De forma resumida, as atividade consistem em criar links internos que direcionam a persona do seu negócio a outros posts do blog ou na compra de links que fazem referência ao seu site.

 

No caso da oficina mecânica, por exemplo, pode existir um portal renomado em assuntos automobilísticos que aborda a importância do laudo de periculosidade posto de gasolina, isso inclui formas de trabalho e risco, qualidade dos combustíveis e impactos para funcionários e clientes.

 

Caso o site cite dicas complementares e faça um hiperlink com a sua oficina, isso pode gerar um aumento de tráfego no site, o que é um fator que aumenta a popularidade. Neste caso, são links externos que fazem referência ao seu domínio.

 

Importante lembrar, links bons e com qualidade aumentam a chance do seu site ser encontrado e também indexado.

 

Essa prática vale para outros segmentos também como os especializados na construção de mezanino galpão, bem como equipamentos industriais e até projetos de infraestrutura para oficinas.

 

Basta achar parceiros que são coerentes com a sua estratégia, além de serem confiáveis.

 

Outros fatores como a segurança do domínio, a proteção dos dados do usuário, os layouts responsivos e o uso de ferramentas como Google Analytics e Google ADS para a elaboração de links patrocinados e monitoramento de campanha também são fatores de influência.

 

Fique atento, pois as atualizações dos algoritmos mudam rápido, o que pode impactar em algum momento na forma de indexar. Por ora, esperamos que o conteúdo seja útil na sua tarefa!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Alguns Segredos Sobre Indexação, Saiba Como Indexar Seu Site No Google”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =