Browse By

Quais São os Investimentos em Marketing Digital São Mais Apropriados Para Pequenas Empresas?

Que o marketing digital trouxe uma série de benefícios para diferentes empresas no mercado, disso ninguém duvida. E como não poderia deixar de ser, para os pequenos negócios ele pode ser ainda mais importante.

 

A maioria das pessoas hoje desfruta da facilidade que a internet e que os smartphones trouxeram para a sua rotina.

 

Seja para pagar um boleto pelo aplicativo bancário ou para acompanhar notícias nos grandes portais, a tecnologia é cada vez mais eficiente.

 

Seguindo essa linha, o universo virtual trouxe vantagens importantes para que uma empresa que presta serviço de motoboy terceirizado pudesse impactar o seu público de modo dinâmico e constante por meio da atuação online.

 

Quais São os Investimentos em Marketing Digital São Mais Apropriados Para Pequenas Empresas?

Foto de Lukas no Pexels

 

Para que essa estratégia se torne possível, é necessário usar estratégias e ferramentas do marketing digital, que ajudam toda empresa a se tornar bastante conhecida e a oferecer os seus produtos e serviços para usuários em diversas localidades do país.

 

Logo, para quem está iniciando um novo comércio, ou quem já possui uma empresa e reconhece a relevância de estar na internet para potencializar os seus resultados, é essencial conhecer as principais técnicas de publicidade online.

 

Dessa forma, certamente as metas de desenvolvimento do seu estabelecimento serão cumpridas mais facilmente, gerando retornos interessantes nessa nova etapa.

 

Por isso, se você reconhece que o marketing digital pode ser a solução para a sua pequena empresa, siga na leitura deste conteúdo e conheça meios de promover seu negócio e, por consequência, potencializar as suas vendas.

 

01. Invista em Link Building

Quando você entra em um site e faz uma leitura sobre produtos naturais em capsulas para emagrecer, certamente você já notou que algumas palavras ou expressões estão destacadas, não é mesmo?

 

Em geral, ao posicionar o cursor do seu mouse sobre elas, você perceberá que ela se torna um link clicável, que pode direcionar você para outro conteúdo naquele site, ou para outra plataforma da internet.

 

Esse recurso é o famoso link building, uma maneira eficaz de ampliar os conhecimentos dos leitores dos seus artigos com conteúdos complementares, ao mesmo tempo em que se melhora o ranqueamento da sua página dentro dos buscadores.

 

Assim, dentro do seu site, é importante falar sobre os serviços de médico domicílio que você oferece, fazendo a linkagem da sua página com a de um laboratório de análises, criando uma ponte estratégica entre as duas plataformas.

 

Desse modo, o seu site adquire mais visibilidade na internet, fazendo com que as pessoas possam achá-lo com mais facilidade.

 

02. Invista nas Redes Sociais

As redes sociais se tornaram plataformas presentes no dia a dia das pessoas, de modo que elas conseguem realizar uma série de ações virtuais ao navegar nesses sites, tais como:

  • Se relacionar com amigos;
  • Ler notícias;
  • Acompanhar suas marcas preferidas;
  • Fazer compras.

 

Com o grande potencial que as mídias sociais trouxeram para o desenvolvimento das empresas, muitas destas encontraram uma solução eficiente para ampliar o seu alcance de atendimento.

 

Hoje, é permitido agendar um serviço de entrega expressa moto pelo Direct do Instagram ou pelo Messenger do Facebook, de maneira que elas tornaram-se um canal oficial para realização de negócios.

 

Isso porque o relacionamento com o público-alvo da sua empresa é mais próximo dentro das redes sociais, o que permite aumentar o número de vendas e fazer com que se tenha maior visibilidade na internet.

 

03. Invista em um Blog Corporativo

Se você deseja ampliar o estoque da sua loja virtual inserindo roupas de ginástica no catálogo, mas ainda não conhece nenhum fornecedor na área, um dos primeiros locais onde você fará uma pesquisa é dentro dos principais buscadores da internet.

 

Nessa busca, você provavelmente vai encontrar diversos links oferecendo camiseta dry fit atacado feminina, bem como disponibilizando materiais sobre o assunto, dando dicas para potencializar o número de vendas, por exemplo.

 

Em geral, esses materiais estão publicados em blogs corporativos, de empresas que encontraram no marketing de conteúdo uma maneira de atrair clientes para o seu negócio, por meio de materiais valiosos.

 

Da mesma forma, esses empresários não só fazem com a sua marca seja vista como uma referência no segmento em que operam, como conquistam a confiança de consumidores, já que eles percebem o domínio que o estabelecimento possui sobre o seu nicho.

 

Assim, caso você deseja investir em marketing digital para a sua pequena empresa e quer conquistar a atenção e fidelizar os seus compradores, é essencial investir em um blog corporativo, bem como fazer postagens de qualidade para os seus leitores.

 

Isso porque é cada vez mais comum que as pessoas utilizem a internet para comprar, mas também para aprender sobre novos assuntos, de forma que oferecer bons materiais para o público é uma maneira de atraí-lo para o seu negócio.

 

04. Invista no E-mail Marketing

Você costuma receber mensagens na caixa de entrada do seu e-mail, vindas de empresas onde você já realizou uma compra, ou se inscreveu para receber novidades?

 

Esse é o famoso e-mail marketing, estratégia de marketing digital utilizada para companhias de transportes de cargas pequenas e por várias outras de diferentes segmentos, para ter uma comunicação mais ativa com os seus clientes.

 

O e-mail marketing pode ser utilizado tanto para enviar newsletter, como para comunicar uma promoção e até mesmo para falar sobre as novidades institucionais da sua marca, sendo um meio eficaz de se manter presente na vida dos seus leads.

 

Portanto, o envio de e-mails deve ser considerado, já que eles oferecem um bom retorno em relação às vendas, assim como aumentam a visibilidade da sua pequena empresa.

 

05. Invista em Link Patrocinado

Ao fazer uma pesquisa para contratar um serviço de entrega rápida moto no Google, provavelmente você já reparou que o layout do buscador coloca nas primeiras posições do resultado da pesquisa alguns sites específicos.

 

Esses links estão lá pois eles fazem investimento em link patrocinado, ou seja, eles garantem um bom posicionamento com o serviço de anúncios do Google.

 

Essa é uma ótima maneira de conquistar a atenção dos usuários que estão fazendo uma busca, sendo esse um meio interessante de marketing digital para várias empresas justamente porque o valor aplicado pode ser feito de acordo com o caixa do negócio.

 

Além disso, esse é um recurso rápido de ganhar visibilidade na internet, já que ao configurar o anúncio e colocá-lo no ar, rapidamente a sua companhia será vista com prioridade nos resultados de pesquisa.

 

06. Invista em Otimização Para Mecanismos de Busca

As técnicas de otimização para mecanismos de busca, o famoso SEO (Search Engine Optimization), também são ferramentas eficazes para pequenos estabelecimentos que querem trabalhar pela internet.

 

O SEO é composto de alguns elementos, que ajudam uma página a conseguir um melhor ranqueamento nos principais buscadores do mundo virtual, fazendo com que o site da empresa atenda aos parâmetros estabelecidos pelo Google.

 

Entre os principais itens, é possível mencionar: o uso de palavras-chave como “fardamento esportivo feminino” a escolha de boas imagens, a seleção de títulos atrativos, o carregamento rápido do conteúdo, o formato responsivo da plataforma, etc.

 

Todos esses recursos são vistos como uma maneira de melhorar a experiência que um visitante terá ao navegar no seu site e, como o Google prioriza esse tipo de página, faz com que elas sejam vistas prioritariamente nos resultados de busca.

 

Uma vantagem desse tipo de ação do marketing digital é que ele não exige investimentos financeiros para funcionar, já que esses elementos são inseridos de maneira natural nas diferentes páginas do seu site.

 

Vale lembrar que o SEO é um tipo de estratégia que possui longa duração, ou seja, ao aplicá-lo no seu site hoje, ele certamente trará resultados por longos períodos, por se tratar de uma técnica orgânica de divulgação.

Leia também o nosso post Quais São as Melhores Estratégias Para Adotar no Instagram?

A Importância de Investir em Marketing Digital

O marketing digital sempre foi uma solução interessante para vários nichos do mercado, sendo utilizado por empresas de grande, mas também de pequeno porte.

 

Isso porque ele oferece benefícios imediatos – e muitas vezes duradouros -, de forma que o marketing digital não é uma estratégia limitada a apenas uma fase do seu negócio.

 

A presença virtual de um estabelecimento, atualmente, é indispensável para o crescimento dele, pois permite que exista uma relação entre a marca e o seu público, e faz com que ela seja vista por um maior número de pessoas de maneira mais dinâmica.

 

É importante ressaltar que os investimentos mencionados neste artigo não precisam ser feitos de modo isolado, podendo combinar vários deles no seu planejamento de publicidade.

 

Ao utilizar o marketing digital para promover o seu negócio, tenha a certeza de que ele será uma ótima maneira de colher resultados positivos para a sua empresa, seja no curto, médio ou no longo prazo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dezessete =