Browse By

Lojas no Instagram: O Que Fazer Para Vender Mais?

Com a tecnologia, é cada vez mais comum que os varejistas tenham que adaptar os seus modos de atuação, para se adequar às novas tendências. Agora, o mais recente recurso disponível para todos os tipos de negócio são as lojas no Instagram.

 

Este promete divulgar e promover ainda mais as vendas de produtos para os usuários da rede social, que agora também podem usar a plataforma como um shopping virtual, conferindo os produtos nos mais variados perfis.

 

Portanto, empresas de todos os portes, desde uma pequena que produz lembrancinha de maternidade menina, até lojas de roupas de grandes marcas, devem acompanhar essa tendência e se inserirem nesse ambiente para aumentar seu número de vendas.

 

Pensando nisso, neste artigo, conheça as vantagens da ferramenta de compras do Instagram, como ela funciona, além de dicas de como vender muito nessa plataforma gratuita. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

 

Lojas no Instagram: O Que Fazer Para Vender Mais?

Foto de Lisa Fotios no Pexels

 

O Que é e Como Funciona a Nova Ferramenta?

A ferramenta denominada “Compras no Instagram”, funciona como um shopping virtual, onde os perfis comerciais podem publicar fotos com o preço incluso numa tag.

 

Logo, ao entrar em um perfil com esse recurso, uma pessoa pode se deparar com diversas opções de compra.

 

Para que a publicação apareça nessa aba, é necessário que sejam produzidos materiais de divulgação, que aparecerão nos Stories ou Feed do usuário.

 

Portanto, até mesmo uma loja de kit higiene bebê menino pode promover seus produtos por meio do Instagram para que elas apareçam na aba de Compras e, como consequência, haja um aumento de visualizações que podem se tornar futuros consumidores.

 

Nesse sentido, para que a publicação funcione, a conta da loja deve seguir os seguintes passos para sua postagem:

  • Carregar uma foto do produto;
  • Inserir a descrição do item;
  • Adicionar o preço, clicando em “marcar produtos”;
  • Inserir link de direcionamento para o site.

 

Como benefícios, uma postagem que tenha informações sobre determinada mercadoria, ajuda o usuário a saber instantaneamente do que se trata sem precisar tirar as suas dúvidas por meio de uma mensagem no Direct da loja.

 

Também deve ser colocado o valor do produto, assim, quando ao ver a publicação, é possível saber o preço do item com apenas com um clique em cima da foto. Por fim, é preciso inserir o link do site para direcionar o indivíduo para concluir a compra.

 

Essas são as etapas que um restaurante de hambúrguer artesanal vegano ou qualquer outro negócio devem seguir para incluir suas publicações na aba Compras e os usuários tenham informações e facilidade para conhecer os produtos

 

Quais as Vantagens da Loja no Instagram?

O Instagram conta com milhares de usuários ao redor do mundo, ou seja, é muito presente na vida da população, principalmente a brasileira. O país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, com 77 milhões de usuários ativos, perdendo apenas para os EUA e a Índia.

 

Muitos indivíduos gastam grande parte do seu dia no aplicativo, por isso, uma vantagem para o dono de um negócio é que ele não precisa levar o usuário até o seu site para conhecer seus produtos.

 

No próprio aplicativo, é possível que durante o seu momento de entretenimento, um usuário seja impactado pelos produtos que aparecerem no seu Feed e realize uma compra sem que ele tenha entrado na rede social com o objetivo de realizar alguma compra.

 

Além disso, na aba de Compras do Instagram, o número de visualizações é muito maior, já que as publicações ficam todas concentradas em um só lugar, facilitando para que um estabelecimento que esteja vendendo um notebook novo seja facilmente encontrado.

 

Ademais, o processo de aquisição é mais rápido, isso porque o link colocado na tag para dar acesso ao site da loja já abre na página do produto, logo, o cliente só precisa dar mais alguns cliques para concluir a aquisição.

 

A atualização ainda permite que a loja crie categorias, podendo usar esse recurso para separar as coleções novas de velhas, por exemplo.

 

Desse modo, há a possibilidade de reunir todas as postagens em uma mesma seção, possibilitando que o visitante visualize todos os itens daquela aba.

 

Esse recurso também pode ser usado para separar os itens por modelos, por exemplo, camisetas e calças. Assim, é possível que o visitante se sinta mais direcionado se estiver buscando por um modelo em específico.

 

Por fim, tudo isso é possível sem que seja preciso gastar em investimento, isso porque tanto o aplicativo quanto os recursos são gratuitos para os seus usuários.

 

É, portanto, um modo de um comércio ampliar a sua estratégia e conseguir impactar o seu público por meio das redes sociais.

 

Sendo assim, essa seria uma vantagem até mesmo para uma loja de creme hidratante para o rosto poder facilitar o tráfego de compras em seu site, fazendo com que o procedimento seja finalizado de modo mais prático.

 

Como Vender no Instagram?

Para que uma loja consiga usar o aplicativo com o recurso de vendas, é preciso que alguns métodos sejam alterados ou incluídos na sua conta. Confira, a seguir, o passo a passo de como fazê-lo para aumentar as suas vendas na plataforma.

 

1 – Crie um Perfil Comercial

Crie uma conta comercial para a sua loja, assim, é possível ter acesso às opções que te auxiliarão a ter uma melhor atuação, como por exemplo, acesso a dados de métricas que ajudam a compreender o engajamento e a interação dos seguidores.

 

Além disso, há a possibilidade de incluir o link do site, endereço, número de contato e uma biografia completa que contextualiza o visitante, quando o perfil é comercial.

 

Portanto, uma comerciante de doces finos para festa infantil que deseja divulgar e vender seus doces na rede social, precisa, como primeiro passo, criar uma conta comercial.

 

2 – Crie Sua Loja no Aplicativo

Não basta ter somente o perfil, é preciso que você crie a loja na rede, para que as publicações sejam incluídas nessa aba de compras.

 

Para que esse recurso seja ativado, é necessário que a conta tenha, no mínimo, 9 publicações. Em seguida, clicando na aba “Configurações”, haverá a opção de “Catálogo de produtos”.

 

Esse catálogo deve ser criado previamente, por meio da vinculação da sua conta com o Facebook ou através da vinculação de parceiro de plataforma de comércios eletrônicos, como o BigCommerce ou Shopify.

 

3 – Produza Conteúdo

Para que a loja tenha relevância e conquiste mais seguidores, é necessário que haja constância na produção de conteúdo, além de que eles precisam ser úteis e chamar a atenção dos usuários.

 

No caso de lojas, a produção de fotos e vídeos devem priorizar a ótima qualidade, uma vez que é por meio delas que os visitantes conhecem as mercadorias e se interessam em realizar uma aquisição.

 

Portanto, se um chaveiro residencial deseja que a sua página seja movimentada, deve investir na produção de conteúdo, para que se tenha um material de qualidade que impacte positivamente os seguidores e aumente suas vendas.

 

4 – Faça o Uso de Fotos e Vídeos

O Instagram é uma plataforma totalmente visual, por isso, é importante priorizar a postagem de materiais visuais. Por isso, poste vídeos que mostrem as suas mercadorias, esse é um modo de interagir com os seus seguidores.

 

Desse modo, se a sua loja for do ramo de vestuário, use essa ferramenta para apresentar uma coleção de roupas, por exemplo.

 

Além disso, você pode usar esse recurso para explicar sobre algum tema, tirar dúvidas e até mesmo mostrar o funcionamento de um produto. Use a criatividade e faça conteúdos pelos quais os visitantes se sintam motivados a continuar na sua página.

 

5 – Utilize o Stories

Esse recurso é o mais famoso do aplicativo e atrai muitas visualizações por dia, isso porque mostrar o dia a dia e bastidores de eventos e da sua loja pode ser de interesse das pessoas. Sendo assim, alterne as publicações entre o Feed e o Stories.

 

Use o recurso para mostrar bastidores, divulgar as mercadorias e todo assunto que possa ser relevante. Com ele, inclusive, é possível compartilhar uma imagem ou vídeo com link para que a pessoa acesse o produto no seu site.

 

Além disso, há a possibilidade de usar métodos de divulgações contratando, por exemplo, influenciadores e blogueiras que tenham o mesmo público-alvo que o seu negócio. Assim, há chances de que as vendas de sua cesta de bicicleta tenham um aumento.

 

Ademais, para impulsionar um maior alcance e envolver os usuários, podem ser realizados sorteios, que auxiliam no crescimento das visualizações.

 

6 – Use Hashtags

Essas pequenas palavras ou frases, precedidos pelo famoso jogo da velha (#), auxiliam as publicações a serem encontradas pelos usuários, uma vez que todos aqueles que procuram pelo termo, muito provavelmente verão o seu post.

 

Por isso, essas tags devem ser selecionadas para que tenham relação com a sua publicação, logo, pesquise as hashtags que mais se adequam ao seu segmento de atuação e ao produto que está vendendo, e use para impulsionar as suas vendas.

Leia também o nosso post Como Uma Pequena Empresa Pode Começar a Investir em Marketing Digital?

Conclusão

Com isso, fica claro que negócios que usam a ferramenta de compras do Instagram podem ter um melhor desempenho nas suas vendas, com o aumento das visualizações e engajamento.

 

Seguindo as dicas aqui apresentadas, certamente você terá potencial para vender mais nessa plataforma.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Lojas no Instagram: O Que Fazer Para Vender Mais?”

  1. Pingback: Quais São as Melhores Estratégias Para Conseguir Captar Uma Boa Base de Leads? - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Quais São as Melhores Estratégias Para Conseguir Captar Uma Boa Base de Leads? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − sete =