Marketing de Conteúdo; 8 Dicas Para Desenvolver um Texto Atualmente.

Hoje em dia, uma das melhores ferramentas para conquistar clientes e contribuir com o sucesso de sua empresa é investir no marketing de conteúdo.

 

Um bom conteúdo pode mobilizar seu consumidor de forma inconsciente, pois uma vez criado o hábito de acessar o site, desenvolverá engajamento e mesmo que não consuma diretamente, poderá indicar a outros que o farão.

 

Todo visitante pode se tornar um pretendente a realizar negócios, se você souber trabalhar bem suas estratégias para mantê-lo engajado e ligado a seu conteúdo.

 

Por exemplo, se você tem por objeto divulgar uma empresa de manutenção predial, cria um blog com diversas dicas de reforma e manutenção, ainda que um consumidor não more em prédio, poderá indicar seu site para amigos que morem.

 

Marketing de Conteúdo; 8 Dicas Para Desenvolver um Texto Atualmente.
Café foto criado por cookie_studio – br.freepik.com

 

1 – Planeje sua Estratégia de Marketing de Conteúdo

Antes de mais nada, a estratégia de marketing de conteúdo deve ser cuidadosamente planejada para alcançar os melhores resultados e conferir o retorno esperado após dedicação e esforço na criação de conteúdo.

 

Um bom texto deve ser o principal, com clareza de exposição e bem redigido.

 

O público-alvo deve ser levado em consideração, com estabelecimento de quem é a persona foco da iniciativa.

 

Além disso, deve-se buscar a melhor forma de conteúdo para expor, bem como fazer uso de todas as ferramentas disponíveis para auxiliar na divulgação e engajamento.

 

É interessante entender quais são os meios que a persona costuma acessar.

 

Monte um Cronograma

Em paralelo a isso, deve-se buscar e mapear quais são os conteúdos que serão mais relevantes, estabelecendo um calendário para que os temas sejam variados e continuem interessantes, garantindo que não fiquem repetitivos.

 

Pode-se, inclusive, dentro desse planejamento por datas, considerar quais são as comemorações próximas, para buscar iniciativas que tenham relação.

 

Se o Dia das Crianças está perto, pode ser interessante programar a divulgação de promoção de brinquedo imitando um microfone sem fio profissional, por exemplo, para que os pais levem a informação em consideração no momento de ir às compras.

 

Se uma equipe estiver envolvida na produção de conteúdo, a ideia do calendário se torna ainda mais importante, pois será a ferramenta que ajudará para alinhar prazos e ter todas as entregas centralizadas na data correta.

 

Ainda, é importante, quando a produção envolve mais de uma pessoa, que as responsabilidades fiquem bem estabelecidas.

 

2 – Invista na Boa Escrita de Marketing

Nada é mais fundamental na criação de marketing de conteúdo do que um texto bem redigido, sem nenhum erro de gramática ou ortografia que comprometa sua qualidade

 

Algumas dicas para melhorar a escrita são:

  • Invista na leitura em seu tempo livre;
  • Pesquise em concorrentes para se adequar ao estilo;
  • Não abra mão de revisão minuciosa;
  • Peça para que outros leiam e deem feedback;
  • Pratique sempre;
  • Não se acostume a escrever errado em nenhum contexto;
  • Leia em voz alta.

 

No último tópico, caso não tenha para quem ler o texto, pode ser interessante fazer uma gravação áudio e escutar, para garantir que está tudo de acordo.

 

Se sentir que não está preparado para abraçar sozinho a produção de conteúdo textual, pode-se contratar redatores para escrever sobre os temas que são foco do blog.

 

Ainda, é interessante que o trabalho de um revisor profissional seja considerado, mesmo que você sinta que se garante na arte da escrita.

 

Por vezes, como ficamos acostumados com nossos próprios textos, pode ser difícil encontrar erros crassos.

 

Além disso, existem ferramentas de marketing que devem se integrar à sua escrita para garantir resultados ainda melhores. O SEO (Search Engine Optimization) é um recurso que otimiza os resultados de pesquisas.

 

Nesse caso, o uso de certas palavras-chave pelo seu texto farão com que ele apareça nos primeiros resultados nos buscadores, quando possíveis clientes pesquisarem temas como seu objeto.

 

Se seu foco de exposição é a reforma predial, é importante que você analise se o termo mais buscado é este ou “reforma para prédios”, por exemplo.

 

Integrando esse tipo de estratégia a seu texto de forma natural, é possível que você aumente suas visualizações sem ter que realizar mais estratégias de divulgação junto ao público-alvo.

 

3 – Determine Quem é Sua Persona

Compreender muito bem quem é o seu leitor e de que formas é possível engaja-lo na sua estratégia de marketing é um ponto fundamental para realização do marketing de conteúdo.

 

Na ideia de público-alvo, o objetivo é estabelecer quais categorias o seu potencial público se encaixa. Assim, se, por exemplo, seu conteúdo é sobre buffet de aniversário infantil, há um tipo claro de pessoa que será o objetivo para visualizá-lo.

 

A ideia é que sejam mulheres, casadas ou não, com determinada renda, de 25 a 45 anos, com filhos pequenos e que estejam planejando o aniversário de seus pequenos. Porém, apesar de categorizar seu público, o conceito ainda é muito abrangente.

 

Portanto, é interessante destacar melhor quem seria essa mulher e porque ela optaria pelo seu conteúdo, buscando formas de individualizá-la e humanizá-la adicionando mais detalhes a essa cliente ideal.

 

Assim, a persona de seu negócio seria Angela, 37 anos, divorciada, dona de um escritório de arquitetura, mãe de Maria, que faz 5 anos daqui dois meses, que busca opções de espaços para realizar o aniversário da filha.

 

Dessa forma, quando você escreve tendo em mente a persona Angela, seu conteúdo será ainda mais personalizado e voltado para agradá-la, lhe ajudando a conseguir mais visitantes e que uma potencial ” Angela” preencha o formulário em seu site e entre em contato.

 

4 – Busque Temas Relevantes em um Bom Design

Com a persona bem escolhida, é hora de pensar no que escrever para atrair o tipo de público que você está buscando.

 

Para isso, nem sempre os temas precisam estar diretamente relacionados com o objeto de seu negócio ou tema de seu blog, mas sim assuntos que chamem a atenção do grupo que você entende que quer encantar.

 

No caso tratado, com o exemplo de ngela, pode ser que temas como paisagismo e jardinagem façam com que o cliente continue visitando seu site, ainda que não tenha mais uma festa para realizar tão logo.

 

É importante que seu site seja de fácil navegação, com um design atrativo, que faça com que a pessoa, ao acessar, queira continuar e aproveitar o conteúdo.

 

Busque uma fonte confortável, com bom tamanho e cores que não cansam a vista.

 

Tudo é uma questão de estar sempre atualizado e buscando as melhores informações sobre seu ramo e também temas que guardem relação direta com o que você pretende expor e com o tipo de pessoa que tem como leitor ideal.

 

5 – Faça Integração com Mídias Sociais

Com a possibilidade de exposição em diversos tipos de mídias sociais, a ordem do dia é utilizar as mais interessantes para seu trabalho a seu favor, a fim de tornar fiel aquele leitor que ocasionalmente busca seu site.

 

Assim, quando publicar um post no blog, pode ser interessante divulgar um vídeo em outro canal, para que um conteúdo leve até o outro e que aumente tanto as visualizações quanto também a taxa de conversão.

 

Se você fez uma reforma no seu quarto, surge uma bela oportunidade de divulgar uma foto que interesse a persona que você tem em mente a buscar informações sobre o processo em seu blog.

 

Dessa maneira, você cria engajamento e proximidade com seus potenciais clientes, que se sentirão mais tentados a compartilharem aspectos de suas vidas e realizarem negócios com você.

 

6 – Trabalhe com Conteúdo Variado

Como mencionado, seu conteúdo deve trabalhar em conjunto para que você consiga alavancar um canal utilizando outro.

 

Para isso, vale lançar mão de diversos formatos e ferramentas para atingir seus propósitos, ampliando a divulgação e o envolvimento do consumidor com seu trabalho.

 

Seu texto não deverá fazer todo o trabalho de atrair visitantes e engajar seus seguidores sozinho, podendo ser apoiado por diversos outros tipos de conteúdos em outros formatos.

 

Se pretende falar sobre buffet de massas em domicílio, um vídeo que mostre como ficou a montagem da mesa e como as massas estavam com uma bela apresentação pode ser ainda mais interessante que descrever todo o evento em um texto.

 

Assim, faça uso de aviso de novos posts por meio de e-mail, exposição de fotos por meio de redes sociais, divulgação de vídeos por outros canais, lives e outros tipos de conteúdos ao vivo, até mesmo o download de e-books.

 

É importante que você aproveite ao máximo essas alternativas para também realizar cadastro de clientes, bem como estimular a realização de outras ações que sejam relevantes para os números de sua página.

 

7 – Aproveite Toda Chance de Divulgação

Pode ser interessante realizar parcerias que confiram visibilidade para seu projeto de marketing de conteúdo.

 

Assim, se o post sobre a reforma do quarto deu muito certo, realizar um conteúdo junto a uma empresa de moveis planejados quarto casal pode conferir renda e ainda se manter dentro do conteúdo que você pretende expor.

 

No mesmo sentido, se alguém que trabalha com marketing de conteúdo buscar seu site, pode ser interessante fazer uso de outra página já estabelecida para encontrar ainda mais visualizações para seu site.

Leia também o nosso post Vale a Pena Fazer um Conteúdo Pago para Conquistar um Público Específico?

8 – Olho Nos Números: Acompanhe Seus Resultados

É interessante ter em mente um número de visualizações padrão, que será o parâmetro para seu site. Mais do que isso, é bom buscar uma boa taxa de conversão (CRO), que diz respeito à quantidade de visitantes que realizaram ações em seu site.

 

É claro que, ao criar e executar o marketing de conteúdo, não são os números que importam individualmente, mas eles serão ótimos indicativos de que seu conteúdo tem qualidade e que você está no caminho certo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

4 comentários em “Marketing de Conteúdo; 8 Dicas Para Desenvolver um Texto Atualmente.”

  1. Pingback: Google Analytics: O Quanto é Importante Estar Atento a Esses Dados? - Blog da Agência7 Soluções WEB

  2. Gostei muito do conteúdo de vocês, parabéns a equipe por trás desse belo material.
    Ótimo conteúdo vou compartilhar com outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =