Marketing de Conteúdo: Por que é Tão Importante Para o Seu Site?

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas na internet, visto que a sua base é o compartilhamento de informações relevantes.

 

Hoje em dia, a moeda de troca mais valiosa no mundo online é a informação. O consumidor digital tem interesse em obter conhecimento acerca de um determinado assunto, indo além da propaganda meramente comercial e sensacionalista.

 

Para termos uma ideia, o marketing de conteúdo é capaz de aumentar em até 7,8 vezes o tráfego para os sites da empresa, segundo uma pesquisa da Aberdeen.

 

Só com esse dado, já dá para entender o porquê a estratégia é adotada pelos empreendimentos que desejam se destacar no mercado.

 

Marketing de Conteúdo: Por que é Tão Importante Para o Seu Site?
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

 

No artigo de hoje, conheça mais sobre o marketing de conteúdo e saiba por que ele é tão importante para o seu site. Acompanhe a leitura!

 

O Que é o Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada no compartilhamento de materiais informativos e relevantes para um público-alvo, com o objetivo de gerar engajamento e atrair novos clientes.

 

Uma das principais características da metodologia é gerar valor para as pessoas, com a intenção de criar uma imagem positiva da marca e, como consequência, ampliar as vendas e o reconhecimento do seu negócio.

 

Desse modo, ao tratar de ferramentas elétricas profissionais, por exemplo, o marketing de conteúdo pode produzir um blog post sobre o assunto, com dicas de como usar esses instrumentos de forma adequada, especificações de produtos, entre outros assuntos.

 

O marketing de conteúdo faz parte da metodologia Inbound, que tem como foco atrair o público de maneira sutil, diferentemente do Outbound (publicidade tradicional).

 

Para alcançar o seu objetivo, a estratégia se baseia em quatro pilares:

  • Atrair, com a oferta de conteúdo relevante;
  • Converter, transformando visitantes em leads (potenciais clientes);
  • Vender, mostrando a solução da sua empresa;
  • Fidelizar, construindo uma relação de confiança com os clientes.

 

O marketing de conteúdo é aplicado ao longo de toda a jornada de compra do consumidor.

 

Afinal de contas, quanto mais próximo o usuário está de fechar um negócio, é necessário fornecer informações ainda mais ricas e aprofundadas.

 

Quais as Principais Vantagens do Marketing de Conteúdo?

De acordo com o levantamento da Content Trends, mais de 73% das empresas brasileiras adotam o marketing de conteúdo como parte da estratégia de aquisição e fidelização dos clientes. A tendência é que esse percentual aumente ainda mais com o passar dos anos.

 

Isso deve-se às inúmeras vantagens que a metodologia oferece para as marcas. A seguir, confira algumas das razões para o investimento em marketing de conteúdo para o seu site.

 

1 – Melhora o Brand Awareness

O brand awareness, ou consciência da marca, diz respeito à identificação e o reconhecimento da sua empresa no mercado.

 

Por exemplo, quando se pensa em toldos e coberturas em guarulhos, já vem um estabelecimento específico à sua cabeça. Com isso, as chances de fechar negócio com essa empresa são muito maiores.

 

A construção do brand awareness é um processo que demanda tempo. No entanto, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado, já que as pessoas têm maior propensão para comprar com marcas que lhes são familiares.

 

Ao oferecer conteúdo relevante em seu site, os clientes sentem confiança no seu empreendimento e preferem fazer a compra com você, ao invés da concorrência.

 

2 – Educa o Mercado

Muitas vezes, os visitantes do seu site têm dúvidas a respeito do serviço de impermeabilização de piscina de concreto armado feito pela empresa, por exemplo.

 

Quando isso ocorre, o marketing de conteúdo tem um papel fundamental para educar os clientes a respeito dos produtos ou atividades empreendidas pelo seu negócio, algo que irá influenciar diretamente no processo decisório para a compra.

 

Até porque, as pessoas preferem adquirir algo que elas já conhecem ou entendem um pouco de como será o funcionamento.

 

3 – Melhora a Classificação do Site no Google

O Google é um dos gigantes da internet. Por esse motivo, muitas empresas desejam que o seu site apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, para conseguir um tráfego de visitantes maior e o crescimento na conversão de leads.

 

Para que isso ocorra, é necessário aplicar a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que engloba um conjunto de técnicas para melhorar a classificação do seu site nos mecanismo de busca, incluindo o marketing de conteúdo.

 

O Google entende que, ao pesquisar por forro de gesso inclinado, o usuário quer saber mais sobre o material e não apenas ver propagandas. Daí a importância da produção de conteúdo relevante, pois quanto mais informativo é o seu artigo, melhor é a classificação.

 

Segundo a HubSpot, o primeiro resultado de uma busca no Google tem uma taxa de 34,36% de cliques.

 

Para o State of Inbound, cerca de 66% dos profissionais de marketing que aplicam o SEO perceberam uma melhora na presença orgânica dos sites.

 

Além do marketing de conteúdo, a otimização também envolve o uso de palavras-chave, que são os termos mais pesquisados pelos usuários.

 

Assim, ao usar a palavra “chuveiro eletrônico econômico“, por exemplo, o ideal é produzir um conteúdo que tenha relação com o termo, bem como com a sua empresa.

 

4 – Reduz o CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

É comum que as empresas tentam ao máximo reduzir o CAC. Afinal, quanto menor for o custo de aquisição do cliente, maior é a rentabilidade do negócio – e o marketing de conteúdo pode ajudar o seu site a diminuir esse indicador.

 

Com a oferta de materiais relevantes e informativos, é possível sanar as dúvidas dos clientes na hora de realizar uma compra.

 

Por esse motivo, vale a pena rechear o seu site com conteúdos diversificados (artigos, e-books, webinars, etc.).

 

Dessa maneira, alguém que esteja interessado em uma manta aluminizada para telhado, terá em mãos uma série de informações, o que torna o processo de decisão mais simples, rápido e eficiente, diminuindo os custos para a empresa.

 

Como Planejar Uma Estratégia de Marketing de Conteúdo?

O planejamento do marketing de conteúdo vai muito além da escrita. Não basta sentar à frente do computador e produzir inúmeros artigos, esperando que esse processo dê algum resultado satisfatório.

 

Ao contrário: é necessário projetar o passo a passo da estratégia, para que o seu site aproveite todos os benefícios da metodologia.

 

Abaixo, confira algumas dicas para começar o seu planejamento no marketing de conteúdo.

 

1 – Identifique o Público-Alvo

O primeiro passo é identificar quem são os seus clientes e suas características.

 

Desse modo, ao produzir um artigo sobre conserto persiana externa, por exemplo, será possível direcionar o conteúdo para esses usuários específicos, aumentando as chances de conversão.

 

A dica é fazer uma pesquisa de mercado, levando alguns dados em consideração sobre a audiência, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Escolaridade;
  • Nível socioeconômico;
  • Localidade;
  • Preferências;
  • Entre outros.

 

Quanto mais informações coletar, mais direcionado será o seu conteúdo.

 

2 – Defina os Objetivos da Estratégia

O objetivo é fundamental para definir as técnicas para a produção do seu conteúdo, bem como o direcionamento do material.

 

Até porque, um usuário que já está próximo de realizar a compra de um piso concreto polido residencial, necessita de materiais diferentes de alguém que acabou de conhecer o seu site.

 

Além disso, os objetivos são responsáveis pela definição das métricas e indicadores, que são fundamentais para a análise posterior da estratégia, como forma de verificar se a campanha, de fato, foi positiva para a empresa.

 

3 – Escolha o Formato do Conteúdo

Atualmente, a internet possibilitou a expansão do marketing de conteúdo em diferentes formatos.

 

Diante disso, vale a pena investir em uma diversificação dos materiais, conforme os objetivos, necessidades do público-alvo e condições da empresa.

 

A diversificação também é a grande responsável por aumentar o engajamento dos seus clientes. Por esse motivo, é recomendável ir além de blog posts, elaborando conteúdos diversos, como e-books, vídeos tutoriais, infográficos, entre outros.

Leia também o nosso post Vale a Pena o Investimento no Facebook Ads? Entenda Qual é o Melhor Momento.

Conclusão

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais populares do mercado. Presente em grande parte das empresas brasileiras, a metodologia visa atrair clientes por meio da oferta de materiais valiosos e informativos, gerando valor para o público-alvo.

 

Visto que a informação é a principal moeda de troca da internet, o marketing de conteúdo encontrou um campo fértil para se desenvolver.

 

Hoje em dia, muitos sites contam com sessões reservadas para o compartilhamento de materiais, em geral, por meio de blogs.

 

As vantagens são inúmeras, incluindo o aumento significativo do tráfego orgânico, melhor posicionamento nos mecanismos de busca, orientação dos clientes e, é claro, um grande aumento das vendas.

 

Por esse motivo, quem ainda não investiu em marketing de conteúdo pode começar a se planejar desde já, pois a tendência é que a estratégia esteja cada vez mais presente no dia a dia das marcas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Marketing de Conteúdo: Por que é Tão Importante Para o Seu Site?”

  1. Pingback: Entenda a Importância das Palavras-Chave Para um Bom Posicionamento no Google - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =