Marketing de Relacionamento: Da Captação De Leads à Fidelização

O marketing de relacionamento se tornou indispensável para empresas que desejam desenvolver a sua marca de maneira sustentável, fazendo com que ela seja reconhecida como uma autoridade no mercado.

 

Esse tipo de marketing é o que fideliza um cliente, já que ele estabelece uma ligação mais próxima com o consumidor, proporcionando uma melhor experiência dentro de uma relação iniciada com uma marca.

 

Cada vez mais muitas empresas optam por investir em um relacionamento mais pessoal e próximo aos seus clientes. Isso é fundamental, pois assim o cliente se sente respeitado e confiante na relação que está estabelecendo com uma empresa.

 

 

Por isso, o marketing de relacionamento envolve diferentes etapas, que vão desde a captação de leads até a fidelização dos clientes.

 

Cada um desses pontos precisa ser bem trabalhado para que o resultado obtido por meio da implementação dessa ferramenta seja satisfatório, não apenas para a empresa, como para cada um dos seus consumidores.

 

Quais Os Benefícios Oferecidos Pelo Marketing De Relacionamento?

O marketing de relacionamento conta com algumas fases, que precisam ser bem desenvolvidas e administradas para que as vantagens oferecidas por ele possam ser colhidas de maneira integral.

 

Alguns desses benefícios são:

  • Relação contínua com o cliente;
  • Ser a primeira opção de compra do seu público;
  • Ser uma empresa amplamente indicada;
  • Receber feedbacks para aprimorar seus serviços;
  • Agregar maior valor à empresa, etc.

 

Uma relação contínua com o cliente só é possível para empresas que valorizam o seu público, e desejam que ele esteja sempre próximo à marca, não apenas para compra, mas também para a interação, buscando conhecer as novidades e indicando para seus amigos.

 

Ou seja, mais do que oferecer um tratamento para flacidez no rosto, uma clínica de estética deseja que seus clientes possam manter uma boa alimentação, realizar com segurança atividades físicas e, paralelamente, aproveitar os benefícios oferecidos pelos seus tratamentos estéticos.

 

Esta clínica pode comunicar se relacionar com seus clientes por meio de e-mails informativos, promocionais que oferecem algum bônus para cada vez que a cliente realiza um procedimento no estabelecimento e proporcionando um atendimento de qualidade no momento de tirar dúvidas e de realizar os seus serviços.

 

Todo esse conjunto faz com que a empresa vire a primeira opção quando surge uma necessidade para o seu cliente.

 

Se uma empresa que fornece serviços de locação de salas hora se preocupa em oferecer uma boa estrutura, atendimento personalizado para a demanda de um cliente e cria planos para estimular a recorrência da contratação do serviço, ela certamente será a primeira opção do seu cliente.

 

Isso reflete também na divulgação que o consumidor fará para seus amigos e parentes, afinal quem não gosta de ser bem atendido durante um processo de compra?

 

Um bom atendimento também comporta receber os feedbacks dos clientes, utilizando-os positivamente para que os processos internos possam ser aprimorados.

 

Desse modo, a marca ganha maior destaque no seu segmento, e faz com que o seu espaço seja garantido no mercado, fortalecendo ainda mais a empresa.

 

As Etapas Do Marketing De Relacionamento

Como mencionado, o marketing de relacionamento possui etapas, que devem ser seguidas para criar uma relação sustentável com os seus clientes.

 

As principais são:

  • Conhecer o seu público-alvo;
  • Captação de leads;
  • Investir em e-mail marketing;
  • Investir em conteúdos de qualidade;
  • Utilizar técnicas de SEO;
  • Criar programas de fidelização e etc.

O Público-Alvo e a Captação De Leads

Todo negócio possui um público-alvo específico, que é composto por pessoas que buscam o produto/serviço que a sua empresa oferece.

 

Normalmente, elas vão pesquisar sobre temas relacionados ao que elas precisam e, deste modo, é importante que a sua marca ofereça conteúdos que façam com que o público-alvo encontre a sua empresa.

 

Por meio da divulgação desses materiais, que podem ser e-books ou artigos em seu blog por exemplo, é possível captar os leads, que são os contatos como e-mail ou telefone dos seus clientes, para que você possa estreitar o relacionamento com eles.

 

Um exemplo disso pode ser o de um centro de estética automotiva, que realiza publicações sobre os serviços oferecidos no local, com informações detalhadas sobre cada um deles, como o de micro pintura automotiva ou o de martelinho de ouro.

 

Se o conteúdo for realmente relevante, certamente o cliente irá acompanhar novos artigos periodicamente.

 

Geralmente, o público-alvo desse negócio serão pessoas que possuam carro e que desejam mantê-lo sempre bem cuidado.

 

Por isso, elas inserem o seu e-mail de contato em um campo destinado para esse fim dentro do blog da empresa; esse é o processo chamado de captação dos leads.

 

A Importância Do E-mail Marketing No Relacionamento Com o Cliente

Depois da captação de leads, é preciso investir no relacionamento com o cliente e isso pode ser feito, facilmente, por meio do e-mail marketing.

 

Essa ferramenta possibilita que o contato com o público seja sempre alimentado, com o envio de e-mails que disponibilizem conteúdos como:

  • Alguma promoção imperdível;
  • O lançamento de novas unidades da empresa;
  • Artigos informativos sobre os produtos/serviços realizados;
  • Cumprimentos em datas festivas, etc.

 

O cliente pode ser bastante receptivo ao e-mail marketing, principalmente se ele for desenvolvido de maneira apropriada e interessante, fornecendo uma boa comunicação e conteúdo de qualidade.

 

Isso pode ser feito facilmente por uma empresa do segmento de casa e construção, que pode ofertar produtos lançados recentemente e alguns que são preferidos pelo seu público, tal como o Forro de pvc imitando madeira ou mesmo telhas de cerâmica, tornando o e-mail mais atrativo para o cliente.

 

Depois, outro tipo de e-mail marketing promocional pode ser utilizado para comunicar aos clientes a abertura de novas unidades da empresa, que podem ser interessantes para que o público conheça a localização das lojas, estimulando uma visita ao local.

 

Um dos formatos mais indispensáveis do e-mail marketing é aquele que fornece conteúdos de qualidade ao público, que podem ser informativos e promover novos conhecimentos ao leitor.

 

Se uma empresa deseja que o seu cliente conheça mais sobre um determinado produto/serviço, este pode ser um formato interessante de contato com o público.

 

Um exemplo disso pode ser o de um despachante que realiza o processo de laudo transferência veicular, que pode disparar um e-mail marketing informativo sobre cada etapa do procedimento, os documentos necessários e outros tipos de dados.

 

Isso chama a atenção do cliente e faz com que ele opte por realizar o serviço com o responsável pela divulgação do material informativo, tendo-o como alguém que possui experiência e autoridade naquele segmento.

 

Enviar um e-mail no aniversário do cliente ou em datas comemorativas especiais também é uma maneira de estar sempre presente na rotina do seu público.

 

Técnicas De SEO Para Otimização Da Página Da Empresa

O SEO (Search Engine Optimization) é a técnica mais conhecida de otimização de um site para que ele apareça nas primeiras posições dos buscadores da internet, de maneira orgânica.

 

Uma das estratégias de SEO é a escolha de palavras-chave: quando o cliente realiza a busca de um determinado produto como um painel tecido sublimado, ele vai digitar essa mesma expressão no campo de pesquisa de um buscador e, se sua página oferecer esse produto e utilizar essa palavra-chave cumprindo os requisitos de otimização, ela certamente estará entre os primeiros resultados exibidos.

 

Além das palavras-chave, outros elementos são importantes estratégias de SEO, tais como:

  • Página responsiva;
  • Carregamento leve;
  • Escolha de bons títulos;
  • Interação dos clientes e leitores e etc.

 

As técnicas de SEO também fazem parte do marketing de relacionamento, pois são responsáveis pelo crescimento do número de leitores e da fidelização deles quando o seu site fornece um conteúdo sempre de qualidade e de fácil acessibilidade.

 

Leia também o nosso post Como Engajar Funcionários Na Cultura Corporativa Da Sua Empresa

 

Marketing De Relacionamento e Fidelização De Clientes

Todas as estratégias mencionadas podem ser utilizadas para realizar o marketing de relacionamento de uma empresa, seja ela do segmento de locação de caçamba de entulho, ou seja ela do segmento de artigos para festas.

 

Quando o consumir é sempre bem atendido ao visitar ou adquirir um produto/serviço, certamente ele busca maior proximidade com a marca, pois esse tipo de cuidado faz que o cliente seja fiel a uma empresa.

 

Algumas outras ações podem reforçar de maneira positiva esse vínculo, tal como um programa de fidelidade.

 

Esse formato é bastante conhecido em empresas de transporte aéreo, que desenvolveram um sistema de pontos para que os seus clientes possam colher benefícios pela frequência com que optam pelos serviços oferecidos na empresa.

 

Por isso, esse se tornou um tipo de programa de fidelização do cliente, além de outros como aqueles que oferecem descontos em uma próxima compra, ou aqueles que oferecem um bônus para a contratação de pacotes mais completos.

 

Uma empresa que realize o transporte executivo blindado, por exemplo, pode oferecer um voucher de desconto para que o cliente realize uma nova contratação do serviço, estimulando assim a sua recorrência.

 

Por isso, o marketing de relacionamento é indispensável para qualquer tipo de empresa, fazendo com que a marca seja reconhecida como a melhor dentro do seu segmento, utilizando técnicas que beneficiam tanto ao público quanto ao seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Marketing de Relacionamento: Da Captação De Leads à Fidelização”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − seis =