Fazer Marketing Digital É Um Trabalho Muito Difícil

Outra agência digital fechou as portas no mês passado. Ela tinha todas as características de uma grande agência: liderança, talento, uma equipe com funcionários dedicados e de alta performance, uma bela localização, e uma impecável marca online. Eles tinham processos internos altamente eficiêntes e um sistema de CRM que forneciam relatórios e mais relatórios. Mas mesmo assim ainda fechou.

trabalhar-com-marketing-digital-dificil

Nossa agência, DK New Media, tem estado nisso por 7 anos. Minha piada (apesar de não ser tão engraçado), que esta é a 7ª startup da minha vida. Felizmente eu deixei a agência consumir minha vida. Nós tivemos altos e baixos dramáticos nesse tempo. Um dos pontos alto foram investidores de todo o mundo procurando empresas de tecnologia em marketing para investir. O ponto baixo foi demitir pessoal, não ter um salário, e ainda ficar devendo para o governo.

 

Ainda converso com o pessoal da outra agência que fechou as portas, mas não sei por que uma agência com tanto talento teria desaparecido e nós ainda estamos indo em frente. Talvez porque simplesmente o fracasso não é uma opção. Outra é que nunca ficamos parados em desenvolver um processo e vendê-lo para as massas. Somos uma agência ágil que segue uma estrutura enxuta, e sempre cria soluções personalizadas com base nas oportunidades que nossos clientes têm.

banner-principal-gestores

 

A ironia é que tudo que você lê online mostra como é fácil. As listas, o infográficos, os ebooks, as plataformas … todos querem dizer como é fácil introduzir no mercado e vender seus produtos a rodo. Não é fácil e nunca foi. E o ritmo em que a tecnologia está auxiliando nossas decisões é apenas para manter o ritmo com a variedade de canais para anunciar os produtos e serviços dos clientes.

 

Os profissionais de marketing reais só podem dizer duas coisas sobre o mercado – resultado ou preço. Os resultados exigem tempo e recursos, mas os clientes muitas vezes não tem nenhum. Eles querem uma bala mágica. Muitas agências estão felizes em fechar contratos com eles, e definir as expectativas de que eles são a bala mágica, apenas para ser demitido pelo cliente no caminho do projeto quando as expectativas forem por água abaixo. Vejo algumas agências com incríveis equipes de vendas que reconhecem isso, mas não se importam, apenas querem fechar contratos um após o outro.

Mas Esta Agência é Diferente

Alguns anos atrás, eu tinha um colega que era parceiro de negócios e me chamou para falar sobre a agência incrível que ele contratou para ajudar em seu inbound marketing. Eles eram muito mais caros do que a minha agência, mas eles tinham experiência no ramo do meu colega por uma década e tinha um programa único que iria entregar resultados excepcionais. Eu arranhei minha cabeça e disse-lhe que fiquei desapontado por ele não ter pedido minha ajuda. Ele olhou para mim e disse: “Você não entende, esta agência é diferente.”

 

Ele estava certo, encerrou o contrato com a agência digital assim que as coisas começaram a dar errado. Não só isso, a agência levou propriedade intelectual de muitos dos recursos e ele saiu da relação sem nada.

emails-370x258

 

É frustrante porque essa porta giratória muitas vezes deixa o cliente decepcionado em nossa porta – sem orçamento e com muito tempo perdido. Não há dúvida de que esses clientes pararam na porta da minha agência também. Uma das questões que um dos fundadores da agência falida trouxe à tona foi a falta de lealdade do cliente. Nós vimos um problema muito semelhante – você trabalha duro para mover um cliente para a frente e eles deixam você por uma bala de prata (que nunca atinge seu alvo) ou um serviço mais barato.

Então, qual é o meu ponto?

Eu não vou fingir que eu sei por que algumas dessas agências incríveis falham, mas eu tenho um palpite, muito disso tem a ver com arrogância. É pensar que você é diferente quando você realmente não é. É pensar que você tem uma bala mágica quando você realmente não tem. É pensar que você pode ajudar a todos quando você realmente não pode. Isso não é uma crítica aos líderes e funcionários que derramaram seu sangue em seu trabalho diário, é apenas uma observação.

 

Tentamos fazer um trabalho muito melhor na definição de expectativas para nossos clientes que estão comprando nossa experiência e nosso esforço. Porque essas duas coisas são excepcionais entre os nossos pares, sempre estamos otimistas e acreditamos que sempre podemos mover o gráfico das vendas para cima de qualquer empresa. Mas ambos exigem muito trabalho duro. Temos de nos apoiar absolutamente na nossa experiência para orientar os nossos clientes longe de erros e para metodologias comprovadas. E temos de aplicar todos os nossos recursos – em todos os canais, e adaptando-nos rapidamente às mudanças nas demandas.

hard-work-and-play-hard

 

Se você não está comprando um trabalho sério, você não pode esperar resultados superiores. Hard work and play hard baby.

Fonte: Marketing techblog.

1 comentário em “Fazer Marketing Digital É Um Trabalho Muito Difícil”

  1. Olá Amigo, gostei do post.
    Da um pulinho na minha página também que eu tenho um conteúdo muito interessante, exclusivo e que ajuda muito quem trabalha com maketing digital.
    Vou deixar o endereço linkado ai no meu nome. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo, abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =