Browse By

7 Dicas Para Melhorar o Engajamento Das Páginas de Negócios

Hoje em dia, grande parte das empresas tem pelo menos um perfil nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Afinal de contas, essas plataformas já dominam a internet. Mas resta a dúvida: como promover o engajamento dos usuários?

 

Até porque é por meio da interatividade dos seguidores, que a sua fanpage consegue se destacar no mercado cada vez mais competitivo da internet.

 

Quando falamos de engajamento, estamos nos referindo a uma maneira de participar voluntariamente de algo. Por exemplo, quando um usuário compartilha um conteúdo publicado por um estúdio ensaio de bandas, significa que a postagem foi engajada.

 

Ou seja, o engajamento funciona como uma espécie de indicador, que mostra se as atividades da empresa estão sendo conduzidas da melhor maneira possível e despertando valor no público, com capacidade para ampliar a divulgação de produtos e serviços.

 

Imagem de Pexels por Pixabay

 

Por essa razão, melhorar o engajamento das redes sociais é um dos grandes objetivos do marketing digital, pois quanto maior é a interação da sua audiência, maior relevância a sua página ou perfil conquista e, consequentemente, maiores as chances de venda.

 

Além do mais, o indicador funciona como um feedback, demonstrando a opinião da sua audiência a respeito do conteúdo. Por exemplo, quando alguém emite uma opinião a respeito de uma aula de ballet criativa, é possível saber o que o público acha do serviço.

 

No entanto, com a popularidade cada vez maior das redes sociais e o crescimento da participação das empresas nessas plataformas, o engajamento tem sido um desafio.

 

Por isso, o artigo de hoje tem a intenção de trazer algumas dicas para melhorar o engajamento das páginas de negócios e, desse modo, alcançar ótimos resultados com as estratégias de marketing digital.

 

Acompanhe a leitura!

 

1 – Diversifique o Formato dos Conteúdos

Cada rede social tem a sua especificação quanto ao tipo e o formato do conteúdo. Entretanto, as principais plataformas, Facebook e Instagram, oferecem a liberdade de trabalhar com imagens e vídeos.

 

Esses conteúdos são capazes de trazer um engajamento muito maior, ainda mais em uma sociedade imagética, como a que vivemos atualmente.

 

Por exemplo, ao procurar por uma aula de dança mais próxima, o usuário deseja ver um vídeo ou uma foto para ter uma ideia mais visual de como é o serviço. Além disso, esses conteúdos já são mais atrativos, em comparação aos textos.

 

Conforme um levantamento da Brain Rules, as pessoas tendem a lembrar de 65% das informações exibidas com recursos visuais, enquanto a apresentação apenas verbal garante só 10% de assimilação.

 

Segundo a pesquisa da Nielsen, as pessoas gastam 10% a mais de tempo olhando imagens do que lendo um texto.

 

Com esses números, dá para ter uma ideia da importância do marketing visual para aumentar o engajamento nas redes sociais.

 

2 – Invista em Marketing de Conteúdo

O consumidor digital está interessado não somente em propagandas invasivas, como ocorre na publicidade tradicional, mas também quer conhecer mais sobre o assunto, produto ou serviço. A informação é a grande moeda de troca da internet.

 

Sendo assim, um educandário escola ao divulgar o seu serviço na rede social pode investir na produção de conteúdo relevante, tratando de assuntos que não somente se referem à sua atividade-base, mas também possam interessar ao público-alvo.

 

Isso não significa que os seus materiais precisam ser longos, com grandes textos ou artigos. Mas sim, é possível compartilhar links para o seu blog, ou investir em legendas que tragam conhecimento, não somente descrevem as imagens.

 

De acordo com estudos na área de marketing, as postagens com até 250 caracteres possuem um engajamento de até 60%. Por esse motivo, escreva algo curto, objetivo, porém com conteúdo valioso.

 

3 – Use Emoticons nos Textos

Os emoticons já são velhos conhecidos da internet, sendo muito usados em aplicativos de mensagens instantâneas para esboçar reações. Com a sua popularidade, eles caíram nas graças do marketing digital, sendo usados como parte da produção de conteúdo.

 

Por conseguirem expressar sentimentos de maneira visual, as postagens com emoticons tendem a receber 33% a mais de comentários e compartilhamento, além de conquistar 57% a mais de usuários.

 

Sendo assim, ao criar um conteúdo sobre abertura de carros, por exemplo, planeje uma postagem com a ajuda desses recursos. Lembre-se de não exagerar, pois o excesso de emoticons pode ter o efeito contrário e afastar os usuários.

 

4 – Faça Sorteios Com os Seguidores

Uma das melhores formas de conquistar o engajamento com as redes sociais é por meio da realização de promoções, sorteios ou concursos com os seus seguidores. Afinal de contas, as pessoas adoram participar de algo em que podem ganhar alguma coisa de graça.

 

Em geral, os sorteios nas redes sociais demandam algumas regras que envolvem o engajamento, como curtir, comentar e compartilhar com outras pessoas.

 

Dessa forma, a empresa pode oferecer um som para alugar para festa totalmente completo aos seguidores ganhadores da promoção.

 

Porém, vale uma ressalva: tanto o Facebook quanto o Instagram possuem algumas políticas para a realização de sorteios. Por isso, vale a pena verificar quais são as diretrizes de cada rede para não comprometer a sua campanha.

 

5 – Interaja Com o Seu Público

As redes sociais não são apenas plataformas para compartilhamento de conteúdos. Elas também atuam como eficientes canais de comunicação com o público, seja por meio de mensagens instantâneas ou comentários.

 

Para quem deseja aumentar o engajamento, é importante manter uma interação constante com o público, visto que seus seguidores querem se sentir valorizados, vistos e notados pelas marcas.

 

Os benefícios são inúmeros, pois a interação com os usuários contribui para:

  • Melhorar o relacionamento entre a marca e o cliente;
  • Formar promotores da sua marca;
  • Aumentar a proximidade com a audiência;
  • Ampliar as probabilidades de venda.

 

Sendo assim, caso alguém tenha feito um comentário na sua publicação sobre o serviço de entrega de jornal com moto, lembre-se de responder o usuário da maneira mais cordial e simpática possível (inclusive, quando tratamos de críticas negativas).

 

Ao responder os comentários, a sua empresa cria um elo de confiança com a audiência, aumentando o engajamento, mas também o SAC (serviço de atendimento ao consumidor).

 

Grande parte das redes sociais oferece recursos de chatbots para os seus canais de comunicação. Desse modo, mesmo que um usuário envie uma mensagem fora do horário comercial, ele não será ignorado.

 

Aliás, muitos problemas ou dúvidas conseguem ser respondidas com o auxílio do chatbot, dispensando o atendimento humano. Isso ajuda a otimizar a atividade, promovendo um ganho de tempo e redução de custos.

 

6 – Crie Anúncios Segmentados

Uma das grandes vantagens das redes sociais é a possibilidade de criar anúncios segmentados, isto é, desenvolvidos para um público-alvo bastante específico.

 

Dessa maneira, apenas usuários potencialmente interessados em um serviço de cópia de chave tetra, por exemplo, irão se deparar com propagandas a respeito da atividade, o que aumenta as chances de conversão em leads (potenciais clientes).

 

É importante que as empresas saibam aproveitar essa funcionalidade das redes para melhorar o engajamento, bem como o reconhecimento da marca no mercado.

 

Inclusive, o Facebook oferece diversos tipos de anúncios, sendo possível escolhê-los de acordo com o objetivo do planejamento da campanha, como aumentar o número de curtidas em uma fanpage, enviar uma mensagem diretamente à empresa, oferecer um produto, redirecionar para o site, entre outros.

 

7 – Faça Análise dos Dados

Para melhorar o engajamento da sua página de negócios, é fundamental compreender mais sobre a audiência, incluindo a reação do público diante das suas publicações.

 

Felizmente, as redes sociais contam com relatórios completos e detalhados, que oferecem informações valiosas acerca do mercado. Isso ajuda a orientar melhor as próximas campanhas e, desse modo, alcançar o tão almejado engajamento.

 

Por esse motivo, considera-se que toda estratégia de marketing envolve, como parte de seu planejamento, a análise dos resultados posteriores. Com isso, é possível saber o que deu certo e o que não deu.

Leia também o nosso post SEO On Page e Off Page: Entenda As Diferenças e Aplicações

Conclusão

O engajamento se refere não só às interações do público com a empresa, mas também à experiência que os usuários tiveram com o conteúdo das redes sociais. Por esse motivo, é importante focar em uma produção assertiva, que atenda os interesses do público.

 

Sendo assim, o engajamento deve ser entendido como todo o processo de fortalecimento da marca no meio digital, incluindo as estratégias de produção de conteúdo, planejamento estratégico, cronograma de postagens e iniciativas de comunicação.

 

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como aumentar esse engajamento nas páginas de negócios. Com essas recomendações, é possível conquistar destaque de outros empreendimentos e, assim, construir a imagem da sua empresa no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “7 Dicas Para Melhorar o Engajamento Das Páginas de Negócios”

  1. Pingback: Descubra o Impacto Que o Instagram Pode Trazer Para o Seu Negócio - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Descubra o Impacto Que o Instagram Pode Trazer Para o Seu Negócio - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − cinco =