Conheças as Melhores Estratégias de Marketing Para Veterinários

Os veterinários são profissionais que também dependem de ações estratégicas em marketing digital para se destacarem no mercado.

 

Mesmo porque, eles atuam com um modelo de negócios que, assim como qualquer outro, precisa dessas ações voltadas para seu público-alvo.

 

Atualmente, muitas pessoas estão adotando animais, principalmente tendo em vista o crescimento de ONGs que se dedicam à adoção e também a sensibilização das pessoas.

 

Isso fez do ramo veterinário um mercado de alta concorrência, por isso, esses profissionais precisam conhecer e entender o seu potencial cliente. Compreendendo seus gostos e necessidades, fica mais fácil estabelecer um relacionamento.

 

 

Só que isso deve ser feito de maneira benéfica para que a clínica possa ser bem vista e bem lembrada, assim como acontece com outros tipos de negócios.

 

Apesar de a concorrência não facilitar, o marketing digital consegue tornar esse processo mais simples. Mas é necessário saber como ele funciona e quais são suas melhores estratégias para cada tipo de negócio.

 

Pensando na influência que a internet exerce sobre o consumidor hoje, este artigo traz algumas informações e estratégias voltadas para os profissionais veterinários.

 

Dessa maneira, fica mais fácil atender às demandas do público que procura por esse serviço constantemente.

 

O que é Marketing Digital?

Antes de darmos algumas dicas sobre o assunto, é importante entender um pouco mais sobre o que é marketing digital.

 

Trata-se de um conjunto de ações que uma empresa ou profissional executa on-line, visando atrair novas oportunidades de negócios, criar relacionamento com o público-alvo, além de desenvolver uma identidade para a marca.

 

Para isso, faz uso de algumas estratégias como SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

 

Atualmente, com o crescimento contínuo da internet e sua influência na vida das pessoas, que estão cada vez mais conectadas, o marketing digital tornou-se o principal meio de propagação de marca e divulgação de produtos e serviços.

 

Pessoas que têm interesse nos serviços de veterinário popular estão 24 horas por dia conectadas, assim como aquelas que têm necessidade de qualquer outra solução.

 

Portanto, para colocar em prática essa ações, empresas e profissionais fazem a utilização de alguns canais, como:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Motores de busca;
  • Mídias Sociais;
  • E-mail.

 

Esses canais buscam o mesmo objetivo: solucionar dores e desejos dos clientes, além de promover a marca, seus produtos e seus serviços.

 

Além de ser importante e indispensável para as organizações, sejam elas clínicas veterinárias, escritórios de contabilidade e até um fornecedor de ovo de galinha, o marketing digital permite agir dentro da realidade do negócio.

 

E todos os meios que esse tipo de marketing disponibiliza são os melhores existentes atualmente, além de oferecerem melhor retorno sobre os investimentos.

 

Vantagens do Marketing Digital

Além de saber o que é marketing digital, também é importante saber quais são suas vantagens, para acentuar a sua importância. E dentre as principais, podemos citar:

 

1 – Mais Interatividade

Ao contrário das mídias off-line, como TV e rádio, o marketing pela internet permite uma maior interação com o público.

 

Além disso, nesse modelo de marketing, o foco não é mais no produto, mas sim na experiência do cliente e em sua jornada de compra.

 

Portanto, ao utilizá-lo, uma clínica veterinária terá do outro lado o seu público interagindo constantemente, o que aumenta o engajamento.

 

2 – Fácil Análise e Mensuração

O marketing tradicional é muito difícil de mensurar. Apesar de ainda ser importante, as ações em TV e rádio não podem ser medidas, o que dificulta saber sobre sua efetividade.

 

Inclusive, até a chegada da internet, as marcas gastavam muito dinheiro com propagandas e ações que não eram bem aceitas pelo público. Mas com o marketing digital, esse cenário é diferente.

 

Mesmo porque, a análise e obtenção de dados são fundamentais para melhorar continuamente a maneira de abordar e levar conteúdo para o público.

 

3 – Mais Oportunidades

Quando uma clínica de cirurgia plástica na barriga, por exemplo, usa essas estratégias on-line, consegue diminuir a distância entre ela e seus clientes.

 

A mesma coisa acontece com os veterinários, pois eles também podem fazer boas campanhas e atrair clientes de todos os lugares.

 

Portanto, é uma fórmula ganha-ganha, onde o profissional conquista mais clientes e as pessoas conseguem ter acesso às melhores opções para seus pets.

 

Além do mais, é através do marketing digital que empresas de todos os setores conquistam um bom posicionamento na internet, aumentando suas oportunidades de vendas por meio de diferentes canais.

 

4 – Melhor Direcionamento

A primeira coisa que se passa na cabeça de profissionais e empresas que vão começar a usar o marketing pela internet é o fato de poder falar com um grande número de pessoas.

 

No entanto, o grande diferencial dele é atingir o público certo.

 

Por exemplo, os consumidores que precisam de check up cardiológico para seus animais serão impactados pelas ações de marketing dos profissionais que trabalham com isso.

 

Portanto, mais do que falar com um grande número de pessoas, empresas e profissionais falarão com as pessoas certas.

 

Dicas de Estratégias

Entendendo o que é, e qual a importância do marketing digital para os negócios, é o momento de estar por dentro das principais estratégias, como apresentaremos a seguir.

 

1 – Redes Sociais

As redes sociais são locais estratégicos para que os veterinários possam atrair novos clientes e nutrir os mais antigos.

 

Mas é preciso estar atento a como fazer isso, pois é ele que determinará o relacionamento com o público. Além disso, os usuários não acessam as redes sociais atrás de produtos ou serviços, mas sim para se distraírem.

 

Mas se o veterinário fizer uma publicação engraçada ou curiosa sobre qualquer assunto, como esqueleto apendicular animal, essa ação pode prender a atenção das pessoas.

 

Isso fará com que elas se recordem daquele profissional de maneira positiva quando precisarem de algum serviço.

 

Por isso, é importante focar nos benefícios, importância, curiosidades e qualquer informação relevante sobre os serviços veterinários.

 

Mesmo sendo muito eficientes, as redes sociais podem levar um tempo até atingir o público-alvo ideal. Por isso, uma boa dica é optar pelos anúncios pagos no começo.

 

2 – E-mail Marketing

O e-mail é uma excelente ferramenta de automação em marketing para estabelecer e manter um bom relacionamento com os clientes.

 

Seja para serviços veterinários ou para uma consulta ginecologista particular, o e-mail se adapta de acordo com as necessidades do mercado. Além disso, quase 100% dos usuários da internet possuem pelo menos um e-mail válido.

 

Por isso, é importante que o veterinário envie e-mails para uma lista selecionada de pessoas, com informações e conteúdos que sejam relevantes para elas.

 

Não estamos falando de um disparo de e-mails sem planejamento algum.

 

Por exemplo, uma boa dica é separar aquelas pessoas que possuem animais idosos ou que possuem alguma deficiência visual. Encaminhe para elas artigos relacionados, por exemplo, com informações sobre os equipamentos oftalmológicos utilizados na consulta.

 

Ou então, pessoas que gostam da raça de cães Golden, por exemplo, podem receber por e-mail conteúdos com dicas de cuidados com essa raça, traços de personalidade, alimentação entre outras informações.

 

Com isso, o cliente ou potencial cliente percebe que a intenção não é apenas ofertar consultas, produtos e serviços, mas sim, auxiliá-lo nos cuidados com o animal e também sanar qualquer dúvida que ele venha ocasionalmente a ter.

 

3 – Marketing de Conteúdo

Seja para enviar no e-mail marketing, compartilhar nas redes sociais ou publicar no blog, é fundamental criar conteúdos de valor para as pessoas. Eles podem, também, ser veiculados em formato e-book e webinars.

 

Ao investir em marketing de conteúdo, o veterinário, além de educar seus leads (potenciais clientes), também consegue se posicionar como autoridade no mercado em que atua.

 

Quanto mais o público é educado e informado sobre o serviço que o profissional realiza, mais rápido ele fecha uma venda.

 

Isso porque são conteúdos que fortalecem ao dados e chegam às pessoas ideais e no momento ideal.

 

Por exemplo, se o dono do animal compreender que o cachorro precisa de um veterinário especialista de fígado ao ler uma publicação no blog, o profissional nem precisará explicar e convencê-lo a respeito das necessidades do bichinho.

 

Dessa forma, optar pela consulta e seguir as orientações será apenas uma consequência natural, proveniente das estratégias em marketing de conteúdo.

Leia também o nosso post 6 Dicas de Negócios para Mães Empreendedoras

Conclusão

Assim como qualquer outra empresa ou profissional, os veterinários também lidam com a concorrência e com as necessidades de seu ramo de atuação.

 

Para atender às demandas do público e se destacar como profissional, o marketing digital oferece as melhores estratégias de marketing, que de quebra, ainda elevam as oportunidades de negócios.

 

É uma maneira indispensável de estar perto das pessoas que têm interesse no serviço oferecido e se destacar no mercado, seja você uma clínica veterinária ou profissional autônomo, sem precisar investir rios de dinheiro.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Conheças as Melhores Estratégias de Marketing Para Veterinários”

  1. Pingback: Saiba Como Definir a Persona do seu Escritório de Advocacia - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 12 =