Quais São as Melhores Estratégias Para Adotar no Instagram?

Já não é segredo para ninguém como as redes sociais crescem diariamente em número de usuários e participantes. Daí a alta busca por soluções de estratégias no Instagram e nas demais mídias.

 

Isso ocorre pois o Instagram é, atualmente, uma das redes sociais que mais crescem no mundo, especialmente no Brasil, que é um dos países que mais utiliza essas plataformas.

 

Segundo a GlobalWebIndex, uma conceituada empresa de pesquisas, o Brasil é o segundo no ranking desses países, perdendo apenas para as Filipinas, sendo que a América Latina já é a primeira região em termos de números absolutos.

 

O mais interessante disso tudo é que as aplicações que as mídias sociais podem ter variam bastante, indo desde o uso pessoal esporádico, passando pelo uso intensivo até as contas profissionais, que dependem em grande medida desse recurso.

 

Quais São as Melhores Estratégias Para Adotar no Instagram?

 

De fato, hoje existem marcas que já não podem deixar de ter presença no Instagram. Além de profissionais liberais e autônomos que construíram sua história graças a essas redes.

 

Foi-se o tempo em que tais mídias não passavam de algo como um “ponto de encontro” entre amigos e conhecidos.

 

Nos últimos anos esse universo se profissionalizou muito, tornando-se cada vez mais exigente e desafiador.

 

Vale lembrar que o Instagram foi uma das primeiras mídias voltadas para tecnologias móveis, como a do celular. Claro que hoje ele já pode ser acessado e configurado (até certo ponto), pelo computador, mas é preciso “pensá-lo” em termos de mobilidade.

 

Além disso, ele já foi uma marca independente, até ser comprado pelo Facebook.

 

Isso aconteceu em meados de 2012, e de lá para cá não apenas ele mudou bastante, como também o mercado e os hábitos das pessoas estão sempre se alterando.

 

Se antes tratava-se apenas de postar fotos do dia a dia e compartilhar hashtags, hoje existem recursos que permitem dar uma boa “turbinada” nas fotos, bem como recursos de vídeos, lives, stories e mais uma gama de recursos comerciais e de impulsionamento.

 

A maior prova dessa variedade e capacidade de se adaptar está nos próprios stories. Ali as inovações são constantes, e os formatos podem incluir fotos, GIFs, perguntas, vídeos sequenciais, enquetes e muito mais.

 

Mais recentemente, foi lançado outro recurso incrível, que é o IGTV, uma seção voltada para as lives que são feitas e podem ficar gravadas ali, se o usuário optar por isso.

 

Também é possível gravar vídeos curtos, com efeitos de sobreposição, corte e até legendas.

 

Tudo isso deixa bastante claro como o Instagram pode ser dinâmico e enriquecer a experiência dos usuários. Então, se você quer compreender como tirar os melhores resultados desse aplicativo, siga adiante na leitura.

 

Usando a Identidade Visual a Seu Favor

O Instagram sempre será uma mídia focada na imagem (o que não quer dizer que o conteúdo não importe, como exploramos no último tópico). Então é muito importante investir tempo e esforço na identidade visual da marca.

 

Isso vai mais adiante do que apenas “investir em fotos”. Claro, se você vai vender uma ibanez k7, pode ser que muita gente nem saiba do que se trata, então será importante colocar fotos desse produto, que nada mais é que uma guitarra.

 

Mas a identidade visual vai muito além. É preciso pensar nela desde a criação da marca como um todo, do logotipo e até do slogan.

 

No fundo, tudo deverá exprimir a percepção de marca que você deseja passar, bem como seus valores e a experiência prometida.

 

No caso de guitarras, cores escuras podem fazer sucesso, como preto, cinza e azul. Mas se você for lidar com alimentação, poderá puxar para o vermelho e o amarelo, que despertam a fome; ou para o verde, no caso de cardápios mais fitness e orgânicos.

 

Além das cores e do nome, também é preciso pensar na própria tipografia. Qual é a letra que será escolhida para a sua marca? Isso independe de ser um termo em outra língua, uma palavra inventada por você ou seu próprio nome.

 

Outro desdobramento da identidade visual – e que também pode constar no Instagram em várias postagens e nos destaques que você decida fazer – é o das embalagens.

 

Lembrando que elas não servem apenas para empresas que despacham produtos.

 

Vamos supor que se trate de um serviço, como aula de ballet criativa. É possível dar um brinde de vez em quando, concorda? Se ele for acompanhado de uma caixa ou mesmo uma sacola personalizada, o efeito será diferente, tenha certeza.

 

Tudo isso compõe a identidade visual e pesa bastante quando o assunto é uma rede social que preza pela imagem, pelo visual e pela comunicação dinâmica.

 

Importância da Frequência e da Agenda

Um elemento importante em qualquer rede social, bem como nos blogs, vlogs e demais geradores de conteúdo, é a agenda de postagens e de relação com o público.

 

Hoje em dia, feliz ou infelizmente, não é possível imaginar as redes sociais como um segundo plano ou algo que se faz quando se tem um tempo sobrando.

 

É preciso pensar nelas como compromisso, o mesmo que você tenha um perfil para divulgar aula de sertanejo.

 

O modo mais prático de fazer isso é cuidando da frequência das postagens. Para isso, é preciso pensar estrategicamente desde a etapa da produção de conteúdos, sejam eles focados no texto ou voltados realmente para as fotos ou vídeos.

 

Assim, você não precisa produzir o que vai ser publicado no dia da postagem. Mantenha sempre cerca de um mês de folga (ou mais, se possível), com conteúdos já previstos ou mesmo prontos para serem publicados.

 

Se você lida com estúdio musical profissional, já pode conciliar sua agenda de postagens e anúncios com as temporadas em que sabe que há mais vagas. Hoje, há softwares que programam essas publicações, automatizando todo o processo.

 

Sobre Anúncios e Sua Customização

Um ponto importante para quem quer crescer, além da frequência e da qualidade dos conteúdos, é pensar em profissionalizar sua conta. Isso inclui não apenas usar uma conta cadastrada como comercial, mas pensar nos anúncios.

 

Com isso, seus conteúdos sobre estúdio ensaio de bandas podem atingir muito mais usuários. O mais incrível do marketing digital é como ele permite customizações cada vez mais assertivas, distribuindo seu material para quem importa para você.

 

Essa personalização permite uma série de filtros, tais como:

  • Gênero e idade dos usuários;
  • Interesses gerais (tecnologia, esportes, leitura);
  • Sistemas e dispositivos de acesso;
  • Localização geográfica.

 

Já é possível definir até mesmo um público personalizado (com foco em quem já acessou seu site, por exemplo), e até mesmo os determinados momentos da vida do usuário, ou seja, se ele tem formação superior, se está casado, se já trabalha, etc.

 

Que os efeitos desse tipo de divulgação são bem mais eficiente não é preciso dizer, concorda? Nas mídias mais antigas e tradicionais você pagava para aparecer para qualquer um, mas hoje já não é assim.

 

De fato, imagine pagar para falar sobre sala de reunião pequena com pré-adolescentes ou jovens em fase de vestibular. Não faz sentido nenhum, e o retorno seria zero.

 

O mais interessante é que essas ferramentas foram criadas para serem intuitivas e utilizadas por qualquer um, o que torna o processo ainda mais democrático.

Leia também o nosso post Quais Estratégias de Link Building Você Pode Aderir no Seu Site?

Bônus: Como Usar Marketing de Conteúdo

Não é possível falar em redes sociais e divulgação na internet sem falar em marketing de conteúdo. Aliás, ele serve não apenas para grandes empresas, mas também para autônomos e qualquer conta que queira aumentar seu público.

 

Seja um grande portal de notícias, ou apenas para divulgar algo como aula particular piano, é preciso levar em conta que existem outras pessoas atuando no mesmo segmento.

 

Portanto, é preciso diferenciar-se e entregar mais do que as pessoas esperam.

 

Esse é o espírito do marketing de conteúdo, que promete entregar conteúdos de qualidade, gratuitamente, gerando valor para os seguidores. Certamente, isso estreita as relações e, quando for o momento da compra, a ação ocorrerá de modo mais natural.

 

Além do mais, essa estratégia é extremamente eficiente em termos de engajamento e de resultados não apenas no curto prazo, mas também no médio e no longo prazo. Por isso é preciso pensar em cada post, cada storie, cada resposta dada, etc.

 

No fundo tudo é uma troca. Ou seja, as pessoas não vão seguir você por qualquer motivo, mas porque elas têm demandas e problemas que precisam ser resolvidos. Portanto, não se deixe enganar pelo fato de o foco dessa rede estar nas fotos.

 

Um exemplo bastante prático é você fazer uma publicação breve sobre uma aula de jazz para iniciantes e, ao final, usar um link que leva para material mais completo. A plataforma não permite que esse link fique ativo, mas os usuários podem copiar e colar.

 

Outro recurso é encaminhar os usuários para sua Bio (sua descrição da página inicial), onde é possível deixar links e demais informações. Assim, ao gerar conteúdo de verdade, você se destaca em relação a quem escreve pouco e só foca no visual.

 

Com isso, vemos como o Instagram conta com várias estratégias que podem mudar a sua marca ou perfil pessoal de patamar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Quais São as Melhores Estratégias Para Adotar no Instagram?”

  1. Pingback: Entenda Como o Youtube Pode Ser Importante na Sua Estratégia de Marketing - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =