Vale a Pena Montar Um Blog Para Sua Clínica Veterinária?

Montar uma clínica veterinária nos dias de hoje vai além de ter um espaço dedicado ao atendimento de animais. Mais do que a estrutura física, é preciso estar presente no mundo online, já que grande parte das pessoas busca por negócios na internet.

 

Só o Brasil conta com mais de 126 milhões de pessoas conectadas, o que equivale a 70% da população, segundo informações.

 

Por conta disso, a pesquisa na internet tende a aumentar cada vez mais, daí a importância de aparecer no mundo online.

 

Mas as vantagens de um blog vão muito além na presença virtual. O artigo de hoje vai tratar justamente sobre isso e mostrar o porquê vale a pena montar um blog para sua clínica veterinária.

 

 

Quer saber mais? Então, continue lendo!

 

Mas, Afinal, o Que é um Blog?

Os blogs são páginas web atualizadas com certa frequência e periodicidade, funcionando como uma espécie de diário virtual ou periódicos empresariais. Ou seja, eles atuam como plataformas de comunicação de pessoas e instituições com todo o mundo.

 

Normalmente, no caso de empresas, os blogs operam na mesma base do site institucional. Dessa maneira, as organizações podem publicar conteúdo relevante a respeito do nicho de atuação, bem como assuntos relacionados à própria empresa.

 

Por exemplo, uma clínica veterinária pode usar o blog para compartilhar um artigo sobre a importância de medidas rápidas durante as emergências veterinárias, além de várias outras temáticas.

 

Quer dizer que o blog é a principal ferramenta de produção de conteúdo para as empresas e, justamente por isso, ele é usado na maioria dos planejamentos de marketing digital.

 

6 Vantagens do Blog Para a Sua Clínica Veterinária

Independentemente do tipo de estratégia adotada no marketing digital, o blog pode ser um grande aliado das empresas, incluindo clínicas veterinárias e outros negócios da área da saúde, como estéticas especializadas em microagulhamento no rosto, entre outros.

 

Isso porque as pessoas se interessam em saber mais sobre assuntos relacionados a esse nicho de atuação, ainda mais quando o conteúdo compartilhado é acessível à maioria dos leitores.

 

Além disso, os blogs ajudam a educar o cliente sobre o seu negócio, indexar melhor o site nos mecanismos de busca, aumentar o alcance da marca e outros pontos positivos. Abaixo, separamos algumas dessas vantagens.

 

1 – Construção de Uma Audiência

Uma das principais vantagens de montar um blog é a capacidade de alcançar milhares de pessoas através da internet. Isso ajuda na produção da sua clínica veterinária, sendo possível aumentar o seu público e, ao mesmo tempo, promover o seu negócio.

 

A audiência é conquistada porque os blogs oferecem algo de valor, antes de pedir algo em troca. Por exemplo, os usuários encontram um artigo falando sobre as especificações de um esqueleto axial animal, sem a necessidade de pagar por essa informação.

 

Desse modo, ao criar conteúdos valorativos ao público, a sua clínica veterinária pode atrair novos visitantes para o seu site e, eventualmente convertê-los em clientes, parceiros, fornecedores ou seguidores da página.

 

2 – Melhor Classificação nos Mecanismos de Busca

O Google é considerado um dos gigantes da internet. Quase todos os usuários utilizam o buscador para pesquisar algum conteúdo, produto ou serviço, incluindo o atendimento de clínicas veterinárias e consultórios de animais disponíveis na cidade.

 

Por conta disso, é importante ter uma boa classificação no Google – e os blogs são capazes de melhorar o rankeamento da sua página.

 

Muito disso é feito pelas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, que são uma série de técnicas que melhoram a classificação do seu domínio.

 

Os benefícios de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa são inúmeros, tais como:

  • Aumento do tráfego orgânico na sua página;
  • Maior número de visitantes no website;
  • Maior reconhecimento do seu conteúdo na internet;
  • Mais chances de conversão de leads (potenciais clientes).

 

Entre as estratégias, destaca-se o uso de palavras-chave ao longo do seu conteúdo, que são os termos mais pesquisados dentro do Google. Por exemplo, você pode usar a palavra-chave “chocadeira elétrica preço” ao longo de um artigo no blog.

 

No entanto, não se pode esquecer do principal: oferecer conteúdo relevante aos usuários. Afinal de contas, de nada adianta usar as palavras-chave, se elas não são empregadas da maneira correta para oferecer uma boa experiência ao internauta.

 

3 – Estabelecimento de Uma Autoridade no Mercado

Quando a sua clínica veterinária tem um blog e escreve sobre tópicos relevantes para a audiência, como os exames de check up geral para animais domésticos, a empresa se torna uma autoridade dentro do nicho de atuação, realçando a imagem profissional.

 

O blog funciona como um cartão de visitas virtual para a sua clínica e, quando mais conhecimento sobre o assunto for compartilhado, o público terá mais confiança e credibilidade.

 

Contudo, é preciso produzir conteúdos informativos, com fontes confiáveis e que com potencial de compartilhamento, além de publicar regularmente na plataforma, para que outras pessoas possam conhecer o seu blog.

 

4 – Eduque o Público Sobre Seu Negócio

Imagine que você deseja divulgar os novos equipamentos veterinários na sua clínica e mostrar as vantagens desses aparelhos para consulta, atendimento e tratamento dos animais domésticos.

 

Esse pode ser um assunto complexo, principalmente para os leigos, que não conhecem muito sobre a área de medicina veterinária.

 

Com o blog, é possível produzir um material acessível à audiência, com uma linguagem personalizada, de melhor assimilação e, com isso, educar o público a respeito do seu negócio.

 

Dessa maneira, as pessoas passam a ter mais conhecimento sobre o serviço e sentir mais confiança na sua clínica veterinária.

 

Os blogs também ajudam na divulgação de certos eventos, promoções e exposição de temáticas para o público, sendo mais fácil expressar algumas ideias.

 

Isso torna a comunicação entre empresa e clientes mais transparente, o que tem um efeito positivo na credibilidade da sua clínica e nas vendas.

 

5 – Melhor Relacionamento Com os Clientes

A construção de um relacionamento saudável com os clientes é um dos principais objetivos do marketing digital.

 

Afinal de contas, ter uma proximidade com o público é uma das maneiras mais efetivas de alcançar novos consumidores, já que a audiência fiel pode recomendar seus produtos ou serviços.

 

Neste caso, os blogs podem ser usados para expor depoimentos, por exemplo, a experiência inesquecível de um cliente após a massagem shiatsu, além de ser uma plataforma para oferta regular de novos conteúdos, algo que colabora para a manutenção desse relacionamento.

 

6 – Capacidade de Monetização

Os blogs também podem ajudar a sua clínica veterinária a ganhar dinheiro na internet. Essas plataformas têm capacidade de monetização, isto é, elas geram receitas online, por meio de banners, publipost ou qualquer outro tipo de parceria.

 

Por exemplo, você pode ganhar com um anúncio pago de manipulação de medicamentos para pets, somente expondo a propaganda no seu blog.

 

Existem diversas formas de monetização, por conta disso, é importante escolher a que melhor atende às suas necessidades e de uma maneira que não prejudique a experiência do usuário.

 

Então, Vale Realmente a Pena Montar um Blog?

A resposta é sim!

 

Algumas pessoas pensam que os blogs estão ultrapassados, mas longe disso, eles ainda continuam sendo parte fundamental das estratégias de marketing, ainda mais por oferecer conteúdo relevante ao público.

 

O blog é uma das estratégias de marketing digital mais recomendadas por quem deseja um investimento de alto impacto, em longo prazo, por um baixo custo.

 

Entretanto, vale ressaltar que os resultados podem demorar um tempo para aparecer, não sendo a melhor estratégia para quem deseja resultados imediatos. Para estes casos, o melhor pode ser o investimento em links patrocinados, por exemplo.

 

De qualquer forma, um não exclui o outro. Quer dizer que a sua clínica veterinária pode, ao mesmo tempo, planejar uma estratégia paga e ter um blog. Mas é importante adequar o seu planejamento para as reais necessidades da empresa.

Leia também o nosso post Como Produzir Conteúdos de Fundo de Funil Para o Setor de Eventos

Conclusão

Os blogs continuam sendo uma referência dentro das estratégias de marketing digital. Muito disso, deve-se às inúmeras vantagens dessas plataformas, com capacidade para aumentar o número de visitantes no site e converter leads.

 

Além disso, os blogs são capazes de contribuir com a autoridade de um domínio, dentro de um nicho específico de atuação – algo que depende diretamente da relevância do conteúdo produzido.

 

Por isso, o ideal é optar por materiais ricos, que informem os usuários, não somente propagandas sensacionalistas e invasivas.

 

Ou seja, assim como toda estratégia de marketing digital, os bons resultados dos blogs dependem diretamente de um bom planejamento, que irá direcionar os esforços de divulgação e contribuir para a construção da autoridade da sua página na internet.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Vale a Pena Montar Um Blog Para Sua Clínica Veterinária?”

  1. Pingback: Como Fazer Linkagens Pode Aumentar a Relevância do Seu Site - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =