Browse By

Saiba o Que é AEO

As pesquisas por voz estão se tornando mais populares, e o AEO é uma estratégia que ajuda os conteúdos a surgirem nas respostas desse tipo de busca.

 

Os responsáveis por gerenciais tudo o que contém os sites sabem que as técnicas em SEO trazem muitos benefícios.

 

Esse tipo de estratégia aumenta o reconhecimento das marcas, em meio a uma enorme quantidade de conteúdos presentes hoje na internet.

 

As pessoas não precisam mais estar em casa para ter acesso a internet. Elas podem fazer isso a qualquer momento, por meio de seus smartphones e outros dispositivos móveis.

 

Saiba o Que é AEO

 

Estes permitem buscas mais rápidas por meio de pesquisas por voz, o que facilita a vida dos usuários. No entanto, as empresas precisam se adequar a essa nova realidade para que seus conteúdos apareçam nos resultados.

 

Essa evolução dos métodos de consulta não é advinda apenas dos aparelhos utilizados, mas também dos próprios mecanismos de busca e seus algoritmos.

 

Isso fez com que surgisse uma nova tática do marketing digital, conhecida como AEO.

 

Esta sigla, que em inglês significa Answer Engine Optimization, veio para facilitar a rotina de buscas para usuários e empresas.

 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é AEO, sua importância, além de dar algumas dicas sobre como aplicá-lo.

 

O Que é AEO?

As pesquisas por voz estão ganhando cada vez mais espaço, por isso, mecanismos de busca como o Google, se aperfeiçoam constantemente para entregar resultados mais confiáveis.

 

Isso mostra que existe uma grande propensão de os buscadores se especializarem em mecanismos de respostas.

 

As estratégias em SEO continuam igualmente sendo importantes, mesmo assim, uma empresa de emplacamento de moto e todas as outras precisam otimizar seus sites para uma nova realidade: a pesquisa por voz.

 

Vamos imaginar que, se um usuário perguntar alguma coisa ao Google, este vai tentar entregar uma resposta definitiva ou uma lista com todos os resultados mais pertinentes ao assunto.

 

Logo, o usuário nem mesmo vai precisar clicar em um resultado para ter acesso à informação que deseja.

 

Importância do AEO

Muitas pessoas utilizam um dispositivo de busca por voz pelo menos uma vez por dia. Isso significa que esse assistente digital passou a fazer parte do dia a dia das pessoas.

 

Por isso, as pesquisas por voz têm um potencial de crescimento muito grande, e tende a ser, futuramente, o principal meio de busca dos usuários.

 

A mesma coisa aconteceu quando, antigamente, as pessoas procuravam o que precisam na internet por meio de seus desktops.

 

Atualmente, isso é majoritariamente comum por meio dos aparelhos móveis, como tablets e smartphones.

 

Como as Pessoas Usam a Pesquisa Por Voz?

Atualmente, existem assistentes virtuais, como o Google Assistant.

 

Por meio dessas aplicações, dependendo da requisição, o usuário obtém uma resposta proveniente do Google em seu dispositivo móvel.

 

Além disso, se o usuário pesquisar, por exemplo, sobre transferência de moto, outras caixas de som controladas por voz podem recorrer aos mecanismos de busca para responder à pesquisa.

 

Inclusive, ao acessar o próprio Google, o usuário tem a opção de pesquisar por voz. E essas mudanças aconteceram por conta de fatores como:

 

Evolução Das Buscas

Os algoritmos de ranqueamento do Google sofrem constantes aprimoramentos, com o objetivo de entender melhor o que o usuário deseja. Isso permite a entrega de resultados mais relevantes.

 

Dentre as suas principais atualizações, está uma que foi ao ar em 2013, que procurava interpretar a intenção e o contexto da busca.

 

Portanto, se uma pessoa pesquisar por kit gnv 5 geração, não é apenas a palavra-chave que será levada em conta, e sim a finalidade e o contexto da busca.

 

Por isso, a própria semântica da pesquisa também passou a ser importante. E essa atualização de 2013 trouxe ainda mais precisão às pesquisas por voz.

 

É comum que as pessoas ainda estejam mais familiarizadas com a busca textual, mas a busca por voz é algo mais natural, além de mais ágil.

 

Comportamento Dos Usuários

A popularização dos smartphones e das conexões móveis trouxe várias mudanças para o comportamento do usuário.

 

As pessoas têm mais tempo e paciência quando fazem uma pesquisa pelo desktop. Mas quando essa pesquisa é feita em um dispositivo móvel, elas querem respostas mais rápidas, ou uma solução imediata.

 

O dia a dia cada vez mais corrido também influenciou nessas mudanças.

 

Hoje em dia, as pessoas são multitarefas e podem estar fazendo outras atividades enquanto realizam uma busca.

 

Por isso, a pesquisa por voz permite que o usuário encontre o que precisa, enquanto realiza algumas atividades, como:

  • Correr;
  • Dirigir;
  • Limpar a casa;
  • Cozinhar.

 

Outro ponto a ser observado é que esse tipo de busca é mais específico, e apresenta um tom de conversa, o que acaba por revelar a intenção do usuário.

 

Essa busca também tem mais sentido e usa frases completas. Por exemplo, uma pessoa pode digitar tendas sanfonadas, mas numa pesquisa por voz ela pode perguntar: “onde posso usar tendas sanfonadas?”.

 

Por isso, o AEO é uma necessidade em sites e plataformas de todas as empresas, visando melhorar suas estratégias em marketing digital, incluindo o áudio marketing.

 

Dicas Para Aplicar o AEO

Em vista da funcionalidade e da importância do AEO, é essencial saber como bem usá-lo, e dentre as principais dica, podemos citar:

 

1 – Usar Semântica HTML5

Quando o Google precisa entregar uma resposta ao usuário, por exemplo, se ele pesquisar sobre clínica veterinária 24 horas, além de escolher os sites mais relevantes, também procura por informações organizadas.

 

Essas informações ajudam a interpretar a estrutura do conteúdo da melhor maneira possível. Por isso, os elementos semânticos do HTML5 são tags que ajudam a definir seu tipo de conteúdo.

 

2 – Utilizar o schema.org

Também com o intuito de organizar melhor as informações contidas dentro das páginas de um site, está a marcação de dados estruturados por meio do schema.org.

 

É uma espécie de decodificação complementar ao HTML, que auxilia o Google e outros mecanismos de busca a compreenderem o conteúdo.

 

Para fazer isso de um jeito simples, a ferramenta de marcação do Google Search Console pode ser usada. Ela ajudará a gerar uma codificação.

 

3 – Fortalecer a Credibilidade

O AEO também tem muito a ver com a credibilidade de um site. Este é um dos principais pilares dessa estratégia, pois garante que tudo o que for publicado tenha informação de qualidade e seja confiável.

 

Por isso, uma revenda de auto peças de moto pode, por exemplo, realizar uma pesquisa com o seu público-alvo para descobrir quais são os principais questionamentos que ele tem.

 

Isso permitirá a criação de conteúdos esclarecedores, e umas das maneiras mais fáceis de fazer isso, é por meio de uma enquete on-line.

 

Outra forma, é incluindo botões nas redes sociais que incentivem o compartilhamento.

 

Isso porque, quanto mais pessoas compartilharem, mais o conteúdo por ser considerado relevante.

 

A marca também pode inserir funcionalidades que permitam uma avaliação do conteúdo publicado. Isso ajuda o Google e outros mecanismos de busca a identificar conteúdos fidedignos.

 

Também são válidas as estratégias de link building, pois elas aumentam consideravelmente a autoridade de um site perante determinado assunto.

 

Uma clínica de vulvoscopia que adota estratégias de link building, inclusive, pode conseguir que sites de empresas maiores possam apontar para o seu, e vice-versa.

Leia também o nosso post O Que é Arquitetura da Informação e Como Pode Ajudar Sua Empresa

AEO pode substituir o SEO?

Durante a leitura do conteúdo, muitas pessoas podem pensar que o AEO vai substituir o SEO.

 

De fato, não haverá essa substituição, mas é inegável que o AEO tem se tornado cada vez mais importante.

 

O próprio Google atualiza seus algoritmos, para que estes acompanhem sites como de fabricantes de comida natural para cachorro, otimizados por essa estratégia.

 

Isso porque é muito comum que os usuários usem a pesquisa por voz para localizar o endereço de muitos locais e estabelecimentos.

 

O próprio marketing digital muda constantemente, o que significa que, apesar de o AEO jamais substituir o SEO, é necessário que as empresas estejam atentas a essas transformações, e usem as estratégias que forem mais adequadas ao seu negócio.

 

Com o surgimento contínuo de páginas e sites na internet, e a mudança no comportamento do usuário que só tende a aumentar com o passar do tempo, é necessário acompanhar novas tendências.

 

São aquelas que trazem novas possibilidades e muitas vantagens, e o AEO está dentre as principais. Além disso, permite que uma empresa se destaque em meio à concorrência.

 

O ano de 2020, inclusive, marca um período em que a tendência é que as pesquisas sejam cada vez mais realizadas por voz.

 

Isso significa que os conteúdos serão cada vez mais usados, como uma forma de os usuários encontrarem o que precisam.

 

Afinal, a pesquisa por voz veio para possibilitar mais agilidade e objetividade nos resultados, trazendo para o usuário aquilo que ele realmente precisa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Saiba o Que é AEO”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =